Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Lançado site em inglês sobre futebol português

A paixão pelo futebol português levou o britânico Tom Kundert a criar, sozinho, um sítio na Internet de informação sobre o "desporto-rei" em inglês, o Portugoal.net.

"Sem qualquer dinheiro investido, só o meu empenho", disse o tradutor, 38 anos, nascido e criado em Inglaterra, mas a viver em Lisboa há 15 anos e que desde 2003 divulga o futebol português em língua inglesa.

Tom Kundert, que se dedica profissionalmente à tradução de textos em língua portuguesa para inglês, realçou que o investimento para a elaboração da página, em Março de 2003, resumiu-se à compra de "revistas de 'web design' e um 'software' de criação de páginas da Microsoft".

"Eu próprio desenhei a página, claro que o resultado foi um sítio muito tosco, mas mesmo assim atraiu uma audiência razoável que me deu motivação para continuar", sublinhou, acrescentando que a disponibilização, de alguns visitantes, para colaborarem com o Portugoal.net o levaram a "investir um bocado e a contratar um profissional para melhorar o design".

Com "três autores diários", os ingleses Tom Kundert e Sean Gillen, que escreve a partir de Londres, e o luso-canadiano Marco Pereira, desde Toronto, o sítio recebe artigos, entrevistas e reportagens de outros sete voluntários, "que gostam do futebol português o suficiente para escreverem sem retorno financeiro", de várias nacionalidades: "Colaboram portugueses, ingleses, um romeno e até um egípcio".

"Alguns têm outros empregos e colaboram por gosto, outros, como é o caso do Sean Gillen, como é novo, tem 24 anos, mostra mais empenho porque quer mesmo entrar no mundo do jornalismo desportivo e encara esta colaboração como um estágio", explicou.

Depois de ter "relançado" recentemente o Portugoal.net, o impulsionador do sítio anuncia "como meta publicar entre 5 a 10 novos artigos todos os dias", para uma "audiência" que "ronda os 3500 e 4000 utilizadores únicos por dia", numa média de "100.000 por mês".

"Temos visitantes do mundo inteiro, mas a maior parte vem dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e, numa proporção menos expressiva, de todos os países da Europa, e apenas 10 por cento de Portugal", frisou Tom Kundert, destacando a consulta do sítio por portugueses no estrangeiro ou luso-descendentes de segunda e terceira geração, "que até gostam do futebol português, mas têm dificuldade em ler as notícias sem ser em inglês".

Na "homepage", o "novo" Portugoal.net disponibiliza, além das notícias mais recentes, as classificações actualizadas das Primeiras Ligas de Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, destacando as equipas onde alinham jogadores portugueses, as mesmas, cujos jogos são acompanhados ao minuto, na secção "live scores".

Sem publicidade, logo sem lucros com o sítio, Tom Kundert justifica a persistência com o gosto pelo futebol, português em particular, e com a "boa imagem" que este tem no estrangeiro.

"O futebol português é muito bem cotado no estrangeiro, acho que os estrangeiros têm uma melhor percepção sobre o futebol português do que os próprios portugueses", concluiu. n

in Lusa

Etiquetas:

posted by J G at 12:53 da tarde

0 Comentários:

Comentar