Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Importância de Cardozo

Este ano, ao contrário da época passada, Óscar Cardozo tem uma forte concorrência interna no Benfica. A um Nuno Gomes em boa forma juntou-se o hondurenho David Suazo.
Ainda assim, é o paraguaio que continua a fazer a diferença no ataque. Depois de um jogo apagado a meio da semana, contra ao Hertha, Quique Flores deixou Cardozo no banco frente à Naval. Sem os tiques de vedeta que lhe valeram um início de época atribulado, marcado por problemas disciplinares, o 7 do Benfica foi igual a si próprio e precisou de apenas 24 minutos para fazer o que Nuno Gomes e Suazo não conseguiram em 90: marcar um golo e desfazer uma igualdade que atrasaria os "encarnados".
Já é o melhor marcador do Benfica e do campeonato, a par de William, Nené e Wesley, com quatro golos. E se o Benfica está, pela primeira vez em três anos, à frente dos rivais FC Porto e Sporting, é à cabeçada fulminante e imparável de Cardozo a três minutos dos 90', que o deve.

E não fui eu que escrevi estas linhas. Vem no Público de hoje.

Etiquetas:

posted by J G at 10:31 da manhã

7 Comentários:

Não entendo a mà vontade por parte de adeptos benfiquistas em relação ao Cardozo...
Um jogador que marca e marca e marca e não faz mais nada. Deve ser por esse pormenor de não fazer mais nada. Faz lembrar a historia do Jardel :)
Quando ele for vendido (infelizmente) por + de 30 milhões e continuar a marcar golos no estrangeiro, talvez tenha saudades do Oscar.
Anonymous Anónimo, at 11:13 da manhã  
Não compreendo como é possível dizerem que o Nuno Gomes está em boa forma. Está melhor do que na época passada, mas em boa forma!?!? Por favor. Só este ano já falhou 'n golos de forma escandalosa. Só peço os primeiros 45m de qualquer jogo, com a dupla Suazo/Cardozo. Talvez aí se perceba o potencial do nosso ataque. E ainda falta o Aimar a 100%...
Blogger Kazozy, at 11:41 da manhã  
Não abdico da minha avaliação do Cardozo: claro que o seu ponto forte é o excelente disparo de pé esquerdo e o facto de não ter medo de assumir o risco, mas que disfarça as suas muitas limitações que poderiam fazer dele um jogador mais evoluído técnica e tacticamente:
-Jogo de cabeça - apesar da sua estatura física, quantos golos de cabeça marcou pelo Benfica? 2? 3?
-Pé direito - é claramento o seu ponto mais fraco, chegando a ser confrangedora a sua limitação técnica até para fintar.
-Desmotivação/alheamento do jogo: eis onde Cardozo mais rapidamente poderá evoluir, corrigindo a sua falta de aptidão física para jogar em pressing, desgastando as 1ªs linhas das defesas adversárias que detêm a posse de bola, forçando-as à sua perda, reflectindo-se isso, depois, no tipo de jogo colectivo.

Com este tipo de análisee me questionarem sobre o assunto, é óbvio que prefiro (opinião pessoal, lá está!) ver um tipo de jogador como o Lisandro, ou até (um pouco diferente) como o Liedson, mas bendito seja o Quique que tem uma (boa) dor de cabeça para resolver, porque enquanto o Cardozo tiver veia goleadora e os outros tb. estiverem em forma e houver forte concorrência (sem esquecer o Makukula, que foi dos poucos que não jogou mal, contra o Penafiel, para a Taça), quem ganha é o Benfica!

Cosme Damião
Anonymous Anónimo, at 6:48 da tarde  
O Cardozo ja marcou 6 golos de cabeça desde que está no Benfica:
2 este ano: Porto em casa e Naval em casa.
Na época passada foram 4: Donetsk fora, Sporting fora, Maritimo fora, e Académica para a Taça de Portugal em casa.

Golos de pé direito ja marcou 2: Contra o Feirense para a Taça o ano passado e este ano contra o Leixões.

Tambem marcou outro de pé direito contra o PSG mas no amigavel desta pré epoca do trofeu cidade de Guimarães.
Anonymous Anónimo, at 10:00 da tarde  
O Cardozo a seu tempo vai demonstrar aos cépticos que estão enganados, ou então vai ser mais um geovanni, infelizmente. A propósito, outro jogador que tem sido subvalorizado pela massa associativa do SLB, talvez por problemas de memória selectiva, é o Luisão, que está a voltar ao seu melhor nível.
Anonymous Anónimo, at 10:34 da tarde  
Eu aprecio o futebol de Cardozo e essa opinião já vem da época anterior.

Deslumbra pela capacidade de drible? Não, nem de longe...

Dá nas vistas pela qualidade técnica? Nem por isso, até domina mal a bola...

Alegra as bancadas pela sua movimentação e espírito de sacrifício? Não creio...

Porém...marca golos, ou não? Ahhh, ok. Pode não ter técnica digna de registo, pode não saber fazer uma finta, quase que não corre, não ajuda defensivamente, mas pelo menos mete a PORRA da bola dentro da baliza.

Como já li aqui, é daqueles jogadores que ainda vamos ter saudades e tenho quase a certeza que irá continuar a marcar imensos golos e a ser decisivo, para onde que vá um dia.
Blogger Catenaccio, at 11:05 da manhã  
Cardozo, contratado aos argentinos do Newell's Old Boys, foi o jogador estrangeiro mais caro da história do Benfica (11, 8 milhões) e o segundo mais caro de sempre, atrás do português Simão Sabrosa.

O Tacuara tem um total de 26 golos pelo Benfica, em 52 jogos (todas as competições), o que significa que, em média, marca um golo a cada dois jogos que realiza pelos encarnados. Excelente média.

Apesar de ser apenas o 12.º jogador mais utilizado por Quique Flores, em matéria de minutos (495), Tacuara é já o melhor marcador da equipa, com quatro golos, todos na Liga. Segue-se Nuno Gomes, com três.

Esta época Cardozo ainda não fez qualquer assistência para golo, mas na temporada anterior também se destacou neste capítulo, com quatro passes certeiros para os companheiros concretizarem.
Blogger J G, at 3:16 da tarde  

Comentar