Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Um Belo Texto de Santos Neves

QUE monumental confusão, começando por tremenda irritação, deve ir nalguns ilustres (nem ponta de ironia no adjectivo) intelectuais, ferrenhos nas suas lógicas antifutebol. São poucos, minoria entre os seus pares, mas fervorosos militantes. Devo frisar que alguns muito admiro em vastas áreas das suas análises; mas quanto à paixão pelo futebol ser espelho do atraso sócio-cultural do nosso país, logo, do seu fraco desenvolvimento global, francamente...

A Espanha deve estar no topo do atraso, vide memorável explosão de entusiasmo por ser campeã da Europa de futebol – e não é que, de repente, o futebol, por sinal só o futebol, conseguiu unir, de lés a lés, todas as culturas da Espanha tão diversificada (e divergente, amiúde até dividida) nas autonomias que a integram?

Mas o espanto-mor deve, nesta altura, chamar-se... Alemanha. Afinal, atrasadíssima, culturalmente de rastos. Derrotada na final do Europeu de futebol, recebeu a sua selecção quase como se fosse campeã: que raio de capital é Berlim, que põe 23 futebolistas a assinar o livro de honra da cidade?!; que raio de exemplo é este, o da Alemanha líder europeia: nas célebres Portas de Brandeburgo, gigantesco palco e mais de cem mil pessoas num impressionante espectáculo de vitoriar futebolistas?! Ainda por cima, aquela enorme tarja: 82 milhões + 23 jogadores = 1 Team. Como se explica que o povo alemão, ainda com mal curadas chagas das décadas da sua divisão por dois países, encontre no futebol o elo para, enfim, sem complexos, assumir sentimento... nacional?!

Etiquetas:

posted by J G at 4:24 da tarde

4 Comentários:

Exceente texto.

Cumprimentos
Anonymous Anónimo, at 9:07 da tarde  
Muito bem «fisgado» o tema...

Adorei!
Blogger Jorge Bastos, at 1:57 da manhã  
Aqui na minha terrinha o povo diz: Boca santa!
Anonymous Anónimo, at 2:00 da manhã  
Excelente Texto. Ao invés cá do Burgo, onde se pavoneia a corrupção desportiva e não só e os adeptos, gritam, falam, falam, mas não dizem, nem fazem nada. Tristeza.
Anonymous Anónimo, at 12:04 da tarde  

Comentar