Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Pako Ayestaran em Discurso Directo

in A Bola
É considerado um dos melhores preparadores físicos mundiais, mas é, na verdade, muito mais do que um adjunto com essa função específica. Pediu desculpa por ainda não falar português, prometeu aprender em dois meses e provou que, por vezes, o mais difícil no futebol é mesmo a sua simplicidade. Há conversas que valem a pena
EM que assentou a definição das linhas fundamentais da pré-época do Benfica, sobretudo nesta fase inicial?

— Os jogadores, provavelmente ao contrário do que estão habituados, não vão fazer muitas sessões de treino por dia, pois a intensidade do trabalho é mais importante do que o volume. É necessário que os atletas mantenham a concentração, e sabemos que quanto maior é o tempo de treino, menor é a concentração e a intensidade. Isso acontece em todos os ambientes laborais.

— Que tipo de avaliações estão a ser feitas aos jogadores?

— Hoje [ontem] houve uma avaliação com o objectivo de conhecermos os desportistas que temos, as suas virtudes e carências. Pretendemos prever quais podem ter mais predisposição para lesões e adequar tipos de trabalho a cada um. Há também que conhecer os parâmetros mais fisiológicos, como força, velocidade e resistência. O mais importante, contudo, é o que o futebolista vale em si: quanto maior é o seu nível, maior é o seu rendimento, nós só tentamos ajudar a melhorar. Sinto uma grande motivação em todos, e é com base nisso e no profissionalismo que se podem conseguir muitas coisas.

— Esta planificação pode ser alterada se o Benfica for à Liga dos Campeões?

— Não. No início traçámos duas planificações, uma para a Champions e outra para a Taça UEFA. Depois introduzimos o Torneio de Guimarães e ficámos com dois jogos na mesma semana, o que nos obrigará a reduzir um pouco a carga: quanto mais se joga, menos se pode treinar e vice-versa. Portanto, acaba por não variar nada.

— O facto de os jogadores não chegarem todos ao mesmo tempo dificulta a tarefa?

— Não é a situação ideal, mas pode solucionar-se.

— Quique Flores diz que é melhor começar com jogos contra equipas como FC Porto e Sporting. Concorda?

— Concordo. É mais complicado como aconteceu com o Benfica o ano passado, em que perdeu terreno desde o início e chegou a esses jogos em posição difícil.

— Esse início de campeonato obriga a intensificar a preparação?

— Uma das coisas de que não me vão ouvir falar é preparação física. O futebolista é um todo: é técnica, táctica e tem de correr, saltar, chocar, sprintar... A preparação não vai variar. As pessoas gostam muito de falar de picos de forma, mas os três pontos do primeiro jogo são tão importantes quanto os do último. O objectivo é manter o maior nível possível no maior número de jornadas possível. Acelerar a preparação pode hipotecar o futuro. Quando chegar o momento, estaremos num bom nível. Repito, contudo, que o mais importante é a qualidade dos jogadores, o nível do plantel que vamos ter. É a partir daí que podemos traçar os nossos objectivos.

— É verdade que o Manchester United o contactou para substituir Carlos Queirós?

— Não, não fui convidado. Depois de sair do Liverpool é verdade que tive o interesse de clubes europeus, sobretudo ingleses, e na altura senti dúvidas sobre se ficaria em Inglaterra ou viria para o Benfica, mas já comentei com os meus amigos, familiares e pessoas do clube que não me arrependo nada da decisão que tomei. Encontrei um clube maior do que pensava, com uma estrutura maior do que esperava, com instalações de nível superior ao que imaginava e com pessoas muito determinadas em voltar a tornar o Benfica grande. Estou contentíssimo da escolha que fiz, tenho contrato por dois anos e espero cumpri-lo.

— Há novidades sobre a contratação de Pablo Aimar?

— O clube está a trabalhar nisso. Aimar é realmente uma possibilidade, mas existem outras.

— Já está definido que jogadores ficam e quais saem do plantel?

— Ainda não. Estamos a trabalhar com muitos jogadores que não conhecemos e todos partem do zero. Cabe aos jogadores demonstrar se são válidos para o Benfica ou não. Está tudo em aberto para todos.

Etiquetas:

posted by J G at 2:05 da tarde

2 Comentários:

Genial...!
Anonymous Anónimo, at 2:36 da tarde  
Discurso que deixa boas indicações, vamos ver depois os resultados.
Entretanto a cada treino que o SLB faz aparece mais um jogador, ontem Pedro Correia, hoje Ruben Lima amanha quem?
Anonymous Anónimo, at 3:08 da tarde  

Comentar