Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quarta-feira, 19 de março de 2008

A Questão do Treinador

Vamos lá ver se nos entendemos. O jornal A Bola hoje publica uma sondagem entre benfiquistas que diz que os treinadores preferidos são Mourinho, Humberto Coelho, e Scolari.
Nem vou comentar os outros, mas importa aqui acabar com o mito Humberto-treinador o quanto antes.
Humberto Coelho nunca poderá ser uma alternativa para o nosso banco de treinador. Sejamos claros, Humberto é uma grande figura no universo benfiquista. Foi um excelente jogador, um central do melhor que vi jogar na Luz, e um capitão exemplar. Mas como treinador Humberto Coelho simplesmente não existe. Digam-me qual foi a última vez que Humberto treinou um clube.
E para os que vão já acenar com a carreira de seleccionador peço já que pensem bem no que fez o homem à frente de Marrocos e Coreia do Sul.
Deculpem lá, mas Humberto a treinador nem pensar!

Etiquetas:

posted by J G at 2:15 da tarde

21 Comentários:

Concordo totalmente contigo, só porque fez um bom europeu não pode ser considerado um bom treinador para o Benfica.
Quanto ao mourinho nem vale a pena comentar.
Já sobre o Scolari, não sei se é boa ideia tar a espera que termine o euro para começar a tratar da equipa para a proxima epoca.
Blogger CF, at 2:35 da tarde  
pois entre estas opções, que venha o Humberto. Mourinho é pura e simplesmente inacessível, além de que ficaria de boca aberta durante um mês se ele aceitasse vir treinar o Benfica; Scolari será o que vocês quiserem, mas ainda não consegui perceber onde está o mérito do homem, basta ver a miséria de futebol que a selecção pratica, vivendo da inspiração individual de dois ou três jogadores em grande fase de carreira, o falhanço do Euro 04, em que desperdiçou uma oportunidade única e uma geração de ouro de futebolistas, as teimosias nas convocatórias (que o pessoal aplaude como manifestação de "personalidade dura" e de "fortalecimento do grupo de trabalho", balelas inventadas pelos jornais...), além de tantas outras manifestações de vedetismo e de pouco perceber de táctica de jogo.
quanto ao Humberto, como se percebe, não concordo muito com a tua opinião; terá pouca experiência, sem dúvida, e a selecção já foi há uma data de anos, mas mostra conhecer bem o meio, gosto da sua personalidade, leva uma boa dose de mística e de história do Benfica para junto daqueles meninos e parece-me que teria tudo a ganhar em conseguir fazer um bom trabalho.
mas volto ao meu preferido, também grande central e capitão: Ricardo Gomes.
carlos
Anonymous Anónimo, at 4:04 da tarde  
Sem querer especular com nomes de treinadores, gostaria de proferir umas palavras acerca do organograma do futebol profissional:

texto original: www.catenacc10.blogspot.com

organograma s.m.
representação gráfica da organização de uma instituição ou serviço, que indica os seus elementos constitutivos e as relações existentes entre eles.

A repartição de funções pelos vários departamentos da Sociedade no quadro do processo de decisão empresarial é baseada no seguinte organograma funcional da Benfica Futebol SAD:

Fonte: Relatório e Contas da SAD relativo ao ano de 2006/2007

(ver imagem no blog Catenaccio)

Se quanto às Áreas de Suporte não há nada a contestar, resulta lógico que o Futebol Profissional e de Formação encontra-se demasiado dependente da visão pessoal de Luís Filipe Vieira. Sendo certo que as decisões mais relevantes, em matéria desportiva, são tomadas no âmbito da direcção da SAD, creio que neste ponto há espaço para a crítica e para uma reformulação no quadro do processo de decisão empresarial. Ao futebol, actividade "core business" dos clubes transformados em Sociedades Anónimas Desportivas, exige-se a criação de uma estrutura profissional, descentralizada por departamentos e hierarquicamente disciplinada.
Então qual o organograma que melhor serve os propósitos de um clube com a dimensão do Sport Lisboa e Benfica? Para já, sem adiantar nomes, a minha concepção encontra-se ilustrada na imagem que se segue:

(ver imagem no blog Catenaccio)

Teoricamente, parece-me que estamos perante uma organização mais consentânea com os pergaminhos do clube. Por aquilo que a imprensa desportiva tem noticiado, o organograma funcional da Benfica Futebol SAD poderá corresponder a este cenário. Na minha opinião, seria um rumo a seguir.
Para que, na prática, a hipótese se concretize, Luís Filipe Viera terá de manifestar a humildade suficiente para atribuir responsabilidade a orgãos mais competentes e a sabedoria certa para gerir todo o processo de reformulação. Não que isso signifique a total ausência nas matérias relacionadas com o futebol, mas faço votos para que o presidente tenha o bom senso de limitar a sua influência nas grandes decisões e imponha as suas virtudes na implementação de novos projectos. O Canal Benfica surge-me como o desafio mais premente.
Face à representação gráfica actual, teríamos três novas áreas ou departamentos funcionais: Administração do "core business", Direcção Desportiva e, para concluir, a Direcção de Prospecção, como orgão de "staff". Enquanto os orgãos de linha são unidades de trabalho com poder de decisão, a Direcção de Prospecção, a cargo de Rui Águas, presta assessoria ou desenvolve actividades específicas para o titular do orgão a que se ligam.
E quanto a nomes? Quais as figuras que preenchem requisitos de excelência? Bem, ainda estamos em fase de reflexão e há que aguardar, pacientemente, por novidades. Tenho as minhas preferências mas, sem querer especular, gostaria de comunicar a minha verdade sobre o que poderá acontecer: na Administração do Futebol, Humberto Coelho; na Direcção Desportiva, tal como tem vindo a ser comentado ao longo dos últimos meses, Rui Costa; na Direcção de Prospecção mantém-se Rui Águas. Três gerações de benfiquistas para transmitir a tão falada mística e dar suporte de confiança e serenidade ao coordenador do futebol encarnado. E quanto ao treinador? Provavelmente a palavra certa até seria manager. Carlos Queiróz poderia muito bem ser a peça que falta para preencher o puzzle 2008/09.
Blogger Catenaccio, at 5:11 da tarde  
A mim agradarme-ia bastante Carlos Queiros.. nunca mas nunca o sr Scolari q so acaba de deixar de fora da convocatoria o melhor guarda redes portugues.. o sr JOAQUIM NÃO merecia tamanha falta de respeito!!

Pedro
Anonymous Anónimo, at 6:44 da tarde  
Meus amigos acreditem se quiserem, mas garanto-vos q foi apresentada uma proposta ao mourinho pelo benfica.
Muitos de voces podem estar-se a rir e a dizer este gajo é doido, mas isto que vos digo é a pura verdade.
A Proposta foi apresentada pelo Luis f Vieira e por quem manda actualmente no nosso benfica a nivel financeiro, ou seja o BES.
E ainda vos digo mais garantiram ao homem uma verba a rondar os 40 milhoes de euros para reforcos.
a nivel de ordenados se pensarmos um pouco vemos que a eng financeira do negocio nao seria impossivel ora vejamos- quanto aufere o butt o zoro o rui costa o cristhian rodrigues ( se nao ficar )cerca de 50 mil contos 60, e quantos cativos venderiam ???e bilhetes ??? e publicidade ??? e patrocinios ??? por isso meus amigos acreditem se quiserem é dificil mas é possivel
Anonymous Anónimo, at 7:22 da tarde  
Inteiramente de acordo com o post.

Dos 3 apenas Mourinho interessava, mas é inacessível.

Scolari absolutamente não.

Humberto treinou um clube há mais de 20 anos.

A não ser que a notícia se refira a Humberto vir treinar uma nova secção de Golfe do Benfica...
Anonymous Anónimo, at 7:23 da tarde  
Uma coisa vos digo para limpar a merda que esta a fazer estou convencido que o Vieirinha vem ai com uma bomba para treinador, para nos calar a todos
Anonymous Anónimo, at 7:35 da tarde  
Essa do Mourinho é de ir às lágrimas.
Conta-nos cá ó Xico Esperto que tudo sabe, da fatia dos 40 milhões quanto é que calhava ao Mourinho?
Até te deixo a dica que desse lote de jogadores se iria poupar mais.
A frase é dele mesmo o Special One sem ovos não se fazem omoletas. Com mais de metade da equipa a dever de ser varrida, onde é que 40ou talvez 30 se o Mourinho fizer o favor vais arranjar uma equipa com um bom banco?
A parvoíce da próxima época vai começar no tremendo erro de deixar sair o Rodriguez e deixar sair o Léo.
Quanto é que o Léo quer? 2 anos? 3 anos? É pela idade? Com o profissionalismo do Léo há muitos poucos em cada plantel (no Benfica só o comparo ao Rui Costa)e tenho visto grandes jogadores a fazerem carreira até perto dos 40.
Anonymous Anónimo, at 9:35 da tarde  
Xico esperto a tua prima, nao estou a inventar garanto-te, se nao sabes nao critiques, mas que isto aconteceu, podes ter a certeza.
agora se ele aceita, ou qual é a fatia dele no bolo nao sei, até te vou dizer mais, só o ultimo contrato q ele fez com a adidas ( dava para ele viver a vida toda com os colhoes ao sol, sem falar do guito q ele recebeu do chelsea
logo nao vas por aí,
e alias para ele é um desafio do caralho ser campeao europeu pelo milao, barca, real estes clubes nunca ganharam nada.
eu nao disse que ele VINHA po benfica só disse que o vieira lhe fez uma proposta,
VER PARA QUER
Anonymous Anónimo, at 9:54 da tarde  
E o Mourinho aceitava? Não esteve para aturar as birras do "Sr. Milhões" russo e vinha levar com as bujardas do Sr. Vieira??? Ele gosta de desafios, mas não é maluco...
Blogger Catenaccio, at 10:02 da tarde  
E Mais com 40 milhoes nao arranjavas bom banco, deves tar a dormir, se o leo ficar na defesa so precisas de 1 defesa direito no meio campo 1 bom criativo e 2 extremos no ataque + 1 ponta, sao cerca de 5 jogadores o que da cerca de 8 milhoes para cada um, claro que isto é ser lirico, mas cinco jogadores com quim moreira - baliza mais um guarda dos juniores
luisao david luis edcarlos - katsoranis- trincos - petit, katsoranis, binya, avancados - cardoso , amelia gomes , di maria, makukula
laterais - leo, sepsi, nelson havendo ainda jogadores q nao sao dispensados como o maxi o luis filipe podemos comecar a fazer contas se destes 5 ou 6 que entrarem houver um bocado de qualidade nao é dificil fazer omoletes principalmente em portugal
Anonymous Anónimo, at 10:10 da tarde  
EU nao disse q ele aceitava, isso era o q nos queriamos o que te posso dizer é q a fonte pela qual vim a saber disto é segura ( Um GD AMIGO DELE) citado até por ele no seu livro, e ate te digo mais ele nao rejeitou a proposta, esta a estuda-la.
uma coisa podes ter a certeza ele nao vai ficar sem treinar mais um ano.
Anonymous Anónimo, at 10:16 da tarde  
Nem Humberto, nem Scolari, nem Jesus, nenhum destes homens tem categoria suficiente para ser treinador do Glorioso.
Tem de ser um Profissional de eleição (dentro dos parâmetros financeiros disponíveis), um estratega nato, disciplinador, de grande maturidade, bom comunicador e sobretudo respeitado por todos (é caro? eu sei. Qualidade paga-se)
Em Portugal não vejo nomes, alem de Queirós (improvável) ou Mourinho (muito improvável).

Tasca
Anonymous Anónimo, at 11:29 da tarde  
Segundo um dos anónimos, venha o Mourinho, venha a carga finaceira que com ele traz, e depois se não houver titulos, venha a puta que o pariu.
Anonymous Anónimo, at 1:15 da manhã  
É verdade q o Benfica contactou o Mourinho. E a questão do ordenado, por incrivel q possa parecer (e se pensarem um pouco verão q não é nada incrivel) não é problema.

O problema é o ego de Mourinho. Mourinho esteve 3 anos como o centro de atenções do futebol europeu. Vindo para o SLB, doa a quem doer, deixa de estar nesse spotlight. E isso é complicado para o ego dele. Fazer do Benfica campeão europeu é um dos sonhos do Zé mas o ego é grande demais. E a Itália está constantemente a chamar.

Veremos se o desafio consegue ser superior ao ego.
Blogger Pedro, at 9:11 da manhã  
Concordo. Julgo que HC daria um excelente Presidente do Benfica, pois com treinador de clubes é zero.
Admiro-o muito, no entanto :)
Blogger Paulo, at 9:17 da manhã  
Anonimo, é muito facil dizeres que sao fontes seguras, pois não deste novidade nenhuma, pois essa noticia saiu na comunicação social nos a seguir a saida do camcho.
E é muito facil fazer propostas o dificil é fazer com que as mesmas sejam aceites.
Será que tambem fez propostas ao Ronaldo, Kaka e sei lá quantos mais...
Blogger CF, at 10:13 da manhã  
O Mourinho é impossível. 0% de hipóteses de vir para o Benfica.
O Scolari seria um desastre. Não tem cultura táctica nenhuma. É um excelente treinador de selecções, porque aí o que conta são os nervos, é a capacidade de estimular os jogadores.
O Humberto só pode ser piada. Seria o cadafalso para LFV. Não há nenhum clube em Portugal que o queira.
Queirós falhou em todo lado; porque é que há tanta gente a falar nele?
Para mim, só há uma solução. Arranjar um grande treinador europeu, tipo Lippi. Em Portugal não estou a ver quem tivesse nervo para aguentar o barco. Temos alguns bons treinadores, que talvez funcionassem no Porto. Mas no Benfica, com a crise actual, não acredito.
Anonymous Anónimo, at 10:42 da manhã  
Sinceramente penso que neste momento a questão do treinador é secundaria (apesar de claro está ter a sua relevância), o mais importante para mim é saber se o futebol do Benfica vai ter uma estrutura decente!
Anonymous Anónimo, at 11:40 da manhã  
Axo k era deveras importante criar uma petição online contra a contratação do Humberto, pois, pelo k me parece ele tá a pensar k os benfiquistas o querem...

Quaquer coisa como:

" HUMBERTO NÃO POR FAVOR"

Ps: Para mim, portugueses só mesmo o C. Queirós ou o Peseiro...
Anonymous Anónimo, at 1:00 da tarde  
A mim nao me interessa se saiu ou nao na comunicacao social a história do mourinho, uma coisa podem ter a certeza a proposta foi feita e economicamente é viavel, agora se o homem esta disponivel po benfica essa é que é a duvida, é evidente que ele ambiciona outros voos mas a vida para ele tb nao esta facil ( a nivel de clubes pa treinar ) pq actualmente só se ouvem especulacoes ora vejamos .
inter - mancini diz q nao ficava, mas agora vai renovar
barca- rickard já renovou
milan - sera q o anceloti vai mesmo sair ??? duvido
bayern - nem toca - vao ganhar tudo
manchester - nem cheira
a unica hipotese para mim com logica seria o real, pq para treinar um valencia, lyon , ou uma roma o outro clube deste cartel ele lutaria simplesmente por ganhar campeonatos ( franca ) mas sem gd significado, ou simplesmente lutaria para ficar em 3º ou 4º lugar nos campeonatos, ou para ir a 2ª fases na europa
alias se estamos a falar de ego, estes clubes nao sao suficientes para ele.
Meus amigos nao há duvida q o mourinho é 1 dos mais apeteciveis treinadores por esta europa fora, mas nao sao todos os clubes q estao disponiveis para alimentar a sua postura e a sua maneira de estar no futebol, onde so ele é q sabe e so ele é que toma todas as decissoes, se assim fosse ainda estaria no chelsea.
por tudo isto pq nao agarrar num monstro adormecido e torna-lo novamente num dos maiores clubes do mundo, pq realmente só falta um lider e alguns jogadores de qualidade para isso acontecer.
pois temos a maior massa associativa ( apesar de muitos deles serem os chamados socios do golo ) do mundo, excelentes infraestruturas, excelente marca comercial, por isso temos q comecar a rentabilizar isto.
vamos acreditar q é possivel
Anonymous Anónimo, at 3:50 da manhã  

Comentar