Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Obrigado Simão!

24 horas após o choque que foi receber a notícia confirmada da partida de Simão tenta-se deixar aqui um testemunho sobre este momento de mudança.
Vou ser directo, Simão Sabrosa foi (ainda me custa usar o verbo no tempo passado) o jogador mais emblemático do nosso clube desde os tempos de João Vieira Pinto. Assim como os anos 90 ficaram marcados pelo "menino de ouro", a primeira década do século XXI vai ser associada à imagem do capitão Simão de águia ao peito.
São eles os dois as últimas figuras máximas da história recente do Benfica. João Pinto venceu o campeonato em Alvalade e só uma década depois um capitão ergueu o troféu, curiosamente vindo de Alvalade.
É aqui que começa o brilho de Simão. A chegada à Luz foi vista com muita desconfiança. Lembro-me bem de ter ficado pior que estragado quando vi confirmada a notícia da contratação do lagarto ao Barça. Não queria aqui um pigmeu verde! Estávamos em 2001/02.
Ele também sabia que não ia ser recebido de braços abertos pelo 3º anel, na altura o verdadeiro.

Vieram os jogos, vieram as exibições, as fintas, os cruzamentos, o discurso à Benfica, os livres, os penaltis, e, claro, os golos. Muitos golos. Em pouco tempo Simão conquistou o respeito de todos. Mais algum tempo e passa a figura maior, pelo meio uma birrinha pela braçadeira de capitão com Hélder que já foi perdoada. E foi esquecida porque Simão revelou-se um capitão à Benfica. Mesmo que iluminados como Manuel Alegre tenham escrito o contrário.

As desconfianças iniciais deram lugar à admiração. Mas uma admiração legítima e pura conquistada a cada jogada, a cada exibição, e não com a ajuda da imprensa como muitas vezes acontece.
Habituei-me a imaginar a equipa do Benfica à volta de Simão, Luisão, Petit, e Nuno Gomes. Simão agora sai e não deve ser esquecido por nós.
Simão nunca levantou problemas, teve sempre uma postura impecável, nunca desrespeitou o clube, mostrou sempre dignidade na sua defesa, e na defesa dos companheiros.
Não era só o melhor jogador, era o melhor jogador reciclado de Alvalade. Era o nosso lagartito. Era um trunfo imbatível para irritar qualquer lag. Um mimo ouvir os comentários dos nossos queridos inimigos ao longo desta década. Todas as criticas e invejas ontem foram fulminadas em poucas horas. Já não via tanta lagartada sorridente, e feliz em Lisboa desde o despedimento do Peseiro!
E os jogos em Alvalade nas últimas épocas?! Que lindo! Vou recordar para sempre os jogos em que Simão foi assobiadíssimo pelos cabeçudos, dos belos golos lá marcados. Ainda na época passada, em Dezembro, enlouquecemos de alegria no único espaço saudável do WC XXI com o golo do Capitão na baliza da Juve. Nunca esquecerei o cântico mais bonito de sempre ouvido no estádio esverdeado: rapaziada oiçam bem o que vos digo, o Simão é nosso amigo: Simão Sabrosa!

Ontem espantou-me o consenso, e a facilidade com que todos os benfiquistas receberam a notícia. Parecia que eu era o único que tinha mentalizado que o "20" já não saía! Não sei porquê mas já tinha acreditado que ele não iria sair. Fiquei de rastos por tudo o que já referi. E ainda pensei que se era para sair, então que tivesse ido para o Liverpool! Escolher o Sporting de Madrid não faz sentido. Mas se o dinheiro lhe recompensa o facto de não ir vencer mais troféus, ele é que saber e só lhe desejo tudo de bom.
Ouvi companheiros a recordarem o golo de Simão em Anfield Road como se fosse o melhor dele. Para mim esse foi um momento único, mesmo porque eu estava na bancada. Mas há muitos mais. Até apelava ao pessoal dos "videoblogues" uma compilação com os golos do Capitão.
Há o penalti contra o Santa Clara com que nos despedimos da velha Luz, há o golo em Old Trafford, há os golos contra os lagartos, há o penalti no Bessa que nos dá o título, há muitos...
Mas pessoalmente o golo que sempre ficará como o mais emocionante aconteceu na tarde quente do Jamor quando ganhámos a Taça ao Porto de Mourinho. Golo de cabeça em plena área azul e já no prolongamento. Corrida de peito feito, braços abertos em direcção ao banco portista, e cara centrada em Mourinho a gritar "eu sou fo...!". Lindo!
Simão o teu lugar na nossa gloriosa história está conquistado. Em destaque!

Etiquetas: ,

posted by J G at 12:41 da tarde

7 Comentários:

sempre admirei bastante o simao, e nao esperava nada que saisse, muito menos para o atletico de madird, mas temos de respeitar a decisão dele...

teve grandes momentos e so lhe podemos agradecer por isso

OBRIGADO SIMÃO!!!
Anonymous Anónimo, at 2:06 da tarde  
Não percebo porque o site do SLB não coloca uma mensagem de agradecimento e de desejo de boa sorte ao Simão.

Tipo o que o site do A.C. Milan fez com o Rui Costa !
Ficava bem...
Blogger Nuno Gonçalves, at 3:44 da tarde  
ponham uma velinha aceza,lá na capela.
Anonymous Anónimo, at 9:07 da tarde  
este virou benfiquista....até chora!o nnosso obrigdo
Anonymous Anónimo, at 12:44 da tarde  
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogger sempresente, at 12:55 da tarde  
Obrigado Capitão!!!
é isso mesmo, não levaram um jogador qualquer..levaram o nnosso capitão.
Eu, já imaginava a quantidade de assistências deste ano para Nuno Gomes, Cardozo, Bergessio e companhia...
Agora pergunto eu, se esta noticia aparece umas semanas atrás teriamos ficado com Micco?Haverá mais saídas a seguir?
para capitão...Nuno Gomes, Petit, Rui Costa, Luisão!
Blogger sempresente, at 12:58 da tarde  
Parabens ao autor deste texto. Magnifico.

E obrigado ao Simão por tudo o que deu ao Glorioso.
Blogger Boi, at 8:49 da tarde  

Comentar