Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Moreira

É um caso misterioso na história recente do Benfica. O guarda redes Moreira arrisca-se a passar pelo nosso clube com uma aura de azar que o vai fechar no ciclo de enigmas em que caem muitos jogadores.
Vejamos o que se pode pensar hoje em dia de Moreira.
Para todos nós o jovem guarda redes é uma reserva moral da nossa baliza. Quando as coisas correm mal a outros que estão no posto nº1 pensamos em Moreira, e que o temos pronto a avançar. Lá vem a história de ser um puto da nossa formação, que não levanta ondas, que respeita o clube, que vai para o banco, ou bancada, sem rancor.
E no entanto os anos passam e vemos Quim como titular a tempo inteiro, alternando com figuras polémicas como Moretto, ou agora Butt. Estranho , não é?
Começamos a andar para trás nos turvos caminhos da nossa memória e somos tentados a dizer que Moreira é capaz do excelente - 0-1 em Alvalade com golo de Geovanni, e do pior - golo em arco de Deco no Dragão.
E como é que Moreira perdeu a titularidade? Num jogo ingrato em que sofreu 4(!) golos no Restelo. Um jogo completamente atípico e que até marcou o ponto de viragem nessa época que acabou com... a conquista do título!
Moreira deu-nos metade de um campeonato ganho, foi a primeira aposta do único treinador que em anos passou na Luz e que sabia de futebol a sério. Já tinha sido a aposta de Camacho para garantir um acesso directo à Champions, e ganhar uma Taça no Jamor ao FC Porto de Mourinho.
Depois dos famosos 4-1 do Restelo avançou Quim, mas a escolha nunca gerou consenso entre adeptos, e observadores. Ninguém pode dizer que Quim é muito melhor do que Moreira. O problema é que com Koeman a discussão deixou de ser entre a dupla portuguesa, e passou a ser entre Moretto, e Quim!
Depois vieram as lesões, e aqui é que Moreira parece ter sido amaldiçoado de vez. Forçado a ficar de fora da luta pela baliza, não esqueçamos que com Koeman houve uma razia impressionante na nossa baliza que fez de Rui Nereu um herói acidental, para logo depois ser pontapeado para o esquecimento, e agora está discretamente na Briosa.
Esta época parecia que íamos voltar a ter uma luta lusa pela nossa baliza, e acabar com as palhaçadas da época passada que levaram Moretto da bancada aos postes em poucos dias, perante a visível, e audível contestação dos adeptos que sempre preferiram o puto, mas Fernando Santos depois de despachar Moretto para a Grécia resolve baralhar tudo outra vez ao ir buscar o alemão Butt!

Agora que tinha sido renovada a equipa médica e que parecia que as lesões tinham abandonado o Seixal aparece uma lesão grave em Moreira que o deixa de fora de acção meio ano. Ou seja fica uma grande incógnita à volta do futuro de Moreira.
Eu gosto do Moreira, e acho que devia ter sido dada a oportunidade dele ser o nosso guardião. Mas agora cada vez acho mais improvável isso acontecer, de qualquer maneira quero deixar aqui uma palavra de incentivo a Moreira e dizer-lhe que ele já faz parte da nossa gloriosa tarde nem que seja pela memorável exibição de Alvalade na tarde do "Já Está!".

Etiquetas:

posted by J G at 10:36 da manhã

4 Comentários:

Parece outro caso Jaime Graça.
http://benfica-fc.com/slbenfica/
Anonymous Anónimo, at 11:13 da manhã  
Também gosto do puto, não o acho inferior ao quim e parece-me que seria o sucessor natural na baliza do benfas...mas será só azar o que se passa com aqueles joelhos!?

Por falar em keepers, quem disse que era do clube para onde agora se transferiu desde pequenino, quem foi?
Blogger visconde gay, at 3:31 da tarde  
Memorável foi a exibição contra o Rosemborg que nos permitiu passar à eliminatória seguinte.
De resto confesso que nunca achei que fosse nada de especial.
Anonymous Anónimo, at 6:13 da tarde  
Sim contra o Rosenborg foi piramidal....
Blogger José António Torres, at 8:28 da tarde  

Comentar