Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

domingo, 1 de julho de 2007

Gonzalo Bergessio: A Grande Contratação

Meus amigos, agora que o jogador já está em Lisboa vou avançar aqui um post de apresentação daquele que eu acredito ser o melhor reforço da época para o nosso Benfica. A análise que vou aqui deixar é feita pelo insuspeito Rui Malheiro, meu querido amigo e companheiro de aventura no Terceiro Anel. O texto é de Maio de 2007:

Gonzalo Bergessio (Racing Club de Avellaneda) Gonzalo Ruben Bergessio 20 – 7 – 1984 1.78 / 72 avançado, extremo

Avançado natural de Córdoba, capital da Província com o mesmo nome, situada no centro da Argentina, é um produto das escolas do Platense, clube pelo qual se estreou na primeira equipa com apenas 17 anos. Rapidamente deu nas vistas, mas a sua afirmação ocorreu entre 2003 e 2005, apontando 23 golos em duas épocas na D3 argentina. Esse facto despertou o interesse na sua aquisição por parte de vários clubes da divisão maior do futebol argentino, optando por uma proposta do Instituto de Córdoba, clube da sua cidade natal. A nível individual a sua temporada de estreia na D1 argentina foi muito positiva, apontando 6 golos em 37 partidas, 35 das quais como titular, mas em termos colectivos o Instituto não conseguiu evitar a descida de divisão. Contudo, as suas boas exibições levaram-no a rumar ao Racing Club de Avellaneda, onde tem sido a máxima figura do clube em 2006/07, isto apesar do desempenho colectivo irregular do conjunto. Soma, até ao momento, 11 golos em 32 partidas, tendo visto 6 cartões amarelos. É conhecido por ‘Lavandina’ (Lixivia em português), por ser “branco como a neve”, revela o jogador.

Trata-se de um avançado que joga como unidade solta do ataque, estando habituado a alinhar em 4x4x2 ou 3x4x1x2, aparecendo com igual facilidade aberto nas alas, a romper em diagonais ou de trás para a frente, como também a aparecer na área como se de um puro “9” se tratasse. Assim, pode desempenhar várias funções: a sua posição natural é a de avançado, mas pode também actuar como extremo ou segundo avançado. É um jogador extremamente móvel, que procura espaços exteriores, descaindo para qualquer das alas ou aparecendo atrás, sobre a zona de meio campo, para conduzir jogo ofensivo, mostrando-se particularmente talhado para desenvolver acções de contra-ataque. Apesar de aparentemente leve, trata-se de um jogador com grande capacidade física e de explosão, que parece uma autêntica locomotiva, já que explora muito bem a sua velocidade de ponta e mudanças brucas de ritmo, com grande capacidade de aceleração. Inteligente a ler o jogo, mostra uma boa visão de jogo e capacidade no passe e nos cruzamentos, realizando várias assistências para finalização, para além de tirar partido da sua capacidade física para jogar também de costas para a baliza, controlando, protegendo e segurando a bola com mestria, mostrando uma fantástica capacidade de rotação, seja para procurar a baliza, seja para assistir algum colega melhor posicionado. Com um excelente poder de desmarcação, em movimentações com e sem bola, aparece com grande facilidade na área ou nas imediações desta em posições de finalização, mostrando potência no remate, seja com os pés – finaliza com os dois com igual facilidade, aliando enquadramento e força -, seja de cabeça, onde se mostra particularmente forte, aliando capacidade de antecipação sobre os defesas com um bom poder de impulsão e técnica de cabeceamento. Oportuno, está também sempre muito atento aos ressaltos, mostrando-se rápido a atacar as bolas, para além de se revelar muito ágil e astuto na área. Do ponto de vista técnico sabe tirar partido da facilidade com que joga com ambos os pés, criando inúmeros desequilíbrios no um para um, quer sobre as alas, quer em movimentos curtos dentro da área, mostrando capacidade para progredir em drible, sobretudo quando rompe de trás para a frente ou em diagonais da ala para o meio. Em termos defensivos, para além de não revelar qualquer receio de meter o pé em lances divididos, atacando todas as bolas, mostra capacidade de luta e de pressão, conseguindo recuperar jogo. Como joga, diversas vezes, no limite do fora de jogo, cai, em algumas situações, nesse tipo de situação.

Jogador de enorme potencial, de apenas 22 anos, não tem ainda grande projecção a nível europeu, apesar de ter sido observado recentemente por alguns clubes italianos de segunda linha – Livorno e Génova -, Tem tudo para vingar no futebol europeu, até pela facilidade com que desempenha qualquer posto na frente do ataque, mostrando também uma enorme garra e determinação tanto nos jogos e nos treinos. O seu ídolo é Enzo Francescoli, tratando-se de um jogador muito ligado aos pais – Ruben e Delia -, que o acompanham permanentemente, até porque o ajudaram bastante na sua carreira de futebolista.


CURRÍCULO:

2006/07 Racing Club (I) 32 / 11 (17 / 6 no Apertura 2006 ; 15 / 5 no Clausura 2007)
2005/06 Instituto Córdoba (I) (18 / 3 no Apertura 2005 ; 19 / 3 no Clausura 2006)
2004/05 Platense (III) 28 / 10
2003/04 Platense (III) 36 / 13
2002/03 Platense (III) 12 / 3
2001/02 Platense (III) 13 / 1


VÍDEOS:

Bergessio marca ao Boca Juniors, após excelente combinação com Rulo Romero

Bergessio bisa diante do Belgrano
Bergessio marca em vitória no terreno do Quilmes
Bergessio marca ao Colón
Bergessio: vários vídeos

Etiquetas: ,

posted by J G at 4:37 da tarde

2 Comentários:

O problema é chegarem ao Benfica e desaprenderem de jogar futebol...
Blogger José António Torres, at 12:30 da tarde  
foi sem duvida a grande contratacao do benfica naquela epoca...nao haja duvidas...parabens aos olheiros e continuem assim..
Anonymous Anónimo, at 11:39 da manhã  

Comentar