Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O Futuro Breve ( 6 semanas ) e o Futuro Médio ( até às eleições ) : O Cenário Que Eu Desenho

Estamos a chegar a uma altura absolutamente decisiva para o futuro do Benfica.
Faltam 6 semanas para se fazer o balanço e uma época desportiva que se adivinha tristonha.
Aparecem sinais políticos tendo como horizonte as eleições de Outubro.
Neste momento está muito mais em jogo do que se possa pensar numa leitura rápida.
Não é só de treinadores que estamos a falar quando discutimos a continuidade ou não de Quique. Temos que ver mais à frente.

Vou tentar ser objectivo e dar a minha opinião (é para isto que servem os blogues pessoais) do futuro imediato do nosso clube.

Apoio do Clube à equipa técnica

O Presidente já esta semana veio a público criticar os jornais do grupo Cofina, e garantir a continuidade de Quique Flores.
Mas não garantiu em momento algum que o treinador espanhol ia estar até ao último dia de contrato no clube. Lembrou apenas que Quique tem mais um ano de contrato e que (para já) é para continuar.
A minha leitura é simples. LFV fez bem em assumir este papel porque é o que o clube precisa neste momento. Daí eu ter defendido esta semana a continuidade do treinador.
Mas não sejamos ingénuos. É uma continuidade de 6 semanas. Nada mais que isso.
Ou acontece um verdadeiro milagre nas próximas 6 jornadas e o Benfica sobe na Classificação e salva a pele de Quique, ou então o ciclo do espanhol acaba irremediavelmente.
Isto porque feitas as contas finais, se a equipa não conseguir o apuramento para as eliminatórias que dão acesso à Champions, o objectivo mínimo não é garantido.

Verão Quente

Terminado o Campeonato a corrida para as eleições no clube vai ficar ao rubro, literalmente. Os candidatos vão abrir fogo, e LFV, que sem dúvida quer manter o lugar, vai ter de garantir trunfos para acalmar a urbe.
Não estou a ver LFV partir para a corrida exibindo um treinador que falhou estrondosamente no Campeoanto. É muito arriscado. E não estou a ver também que consiga cativar só com o habitual discurso da recuperação do clube, e da estabilidade. Os benfiquistas estão fartos de não ganhar, e ele sabe-o. O que deu a LFV um verdadeiro balão de oxigénio há um ano foi a entrada de Rui Costa para a SAD, e é em Rui Costa que os sócios depositam esperanças no futuro do clube. Eu, pelo menos, penso assim. O meu apoio vai para ... Rui Costa.
Sendo assim é natural que LFV queira apresentar trunfos fortes para a nova temporada. Não custa acreditar numa saída digna de Quique que acaberá por rescindir sem obrigar o SLB a pagar a enorme indminização a rondar os 3 milhões de euros para toda a equipa técnica.
Saindo Quique, por vontade própria, LFV é "obrigado" a apresentar alternativa de peso que já deve estar mais que pensada nesta altura e que eu acredito ser o ex-seleccionador nacional.
Scolari será o trunfo de LFV, e deverá trazer consigo alguns "rebuçados" para animar as hostes, e aí é provável que jogadores caídos em desgraça em Londres como Paulo Ferreira, e Ricardo Quaresma sejam cartas de peso para contagiar o povo para a nova temporada. Junte-se a isto o facto do novo campeonato ter como característica de nas suas primeiras semanas não permitir encontros entre grandes e adivinha-se um início de época pacifico para o novo treinador, o que deverá manter o entusiasmo até às eleições.

O dilema de Rui Costa

Neste quadro o problema que LFV teria pela frente seria a conciliação entre o Director Desportivo e o treinador, sabe-se que Rui Costa não morre de amores por Scolari.
Aqui é que está o ponto que tudo pode mudar neste contexto. Rui Costa deve saber que neste momento ele simboliza o futuro do Benfica para milhares de associados. E é ele que vai influenciar o rumo das coisas. Ou o "Maestro" engole a entrada de Scolari e assim seguimos para mais uma era de ilusão agora com sotaque brasileiro, ou temos que aguardar para ver o que acontece. Repito, eu estou com Rui Costa.

Alternativas

Nesta altura já não restam dúvidas que LFV vai ter companhia nas próximas eleições. Afastado que está o cenário de eleições antecipadas é natural que os demais candidatos se estejam a guardar para o fim do campeonato e aparecerem em peso. Para já temos Bruno Carvalho que , pelo que se tem visto, não chega a ser uma ameaça para o actual Presidente. Portanto tem que haver uma terceira via para que esta Direcção se sinta incomodada ao ponto de dar conferências de imprensa avisando que não cedem o poder facilmente. E um terceiro nome a aparecer terá de ser de alguém que agitará realmente as águas. E assim de repente essa pessoa só pode ser José Veiga que nunca escondeu a vontade de regressar em grande ao clube.
E deverá ser com este quadro que nós benfiquistas vamos viver até Outubro.

Temos pela frente 6 semanas de "paz podre" onde se espera que aconteça um milagre em que eu não acredito (alguém acredita?), e depois vai começar uma fase muito complicada para a vida do clube. Esperemos calmamente pelos acontecimentos, e pelas muitas mudanças que pode acontecer neste cenário ao sabor das incidências que vão aparecendo nas próximas semanas.
Mas estejamos atentos, e preparados para escolhermos o que é o melhor para o nosso Benfica!

Etiquetas:

posted by J G at 11:47 da manhã

14 Comentários:

Concordo em 99% com o escrito. Apenas continuo a ter dúvidas que após 2 falhanços de Liga dos Campeões com avultados investimentos, e com o natural apertar os cordoes à bolsa para a proxima epoca,o SLB tenha capacidade financeira para, 1º convencer Scolari, 2º dar-lhe os rebuçados que ele vai pedir. Atenção que o brasileiro vem mal habituado de Inglaterra, pois todos os jogadores que pediu ao russo foram contratados: Deco, Bosingwa, Quaresma e até o Mineiro. Para alem que Felipão abriu a porta de saida ao Rui na selecção e já deu uma nega ao LFV a meio de umas negociações. Será que alguma ferida dessas já sarou? Continuo a defender a permanência de Quique, mas é por demais evidente que nãos erá ele a começar a nova epoca e neste momento LFV ate deve pagar ao Betis para lhe sacudirem esta agua do capote.

No que toca a Veiga, mais do que apresentar projectos, ele tem que apresentar apoios benfiquistas, que o Dragao de Ouro que tem em casa é uma brecha muito grande na sua candidatura (mesmo apesar do LFV ser sócio dos 3 grandes). Se Veiga conseguir apoios de pessoas como Bagão Felix ou Gaspar Ramos pode ser um candidato forte e caso ele avance contra LFV vamos ter a campanha mais feia dos ultimos tempos com um lavar de roupa suja inacreditavel e bastante prejudicial ao SLB.
Blogger Constantino, at 12:03 da tarde  
Continuo a acreditar que José Veiga irá apenas aparecer a dar a apoio a alguma candidatura, ou até mesmo com algo cargo dessa candidatura para depois num futuro próximo chegar à presidência.
Quanto às eleições, defendo que estas deveriam ser durante o mês de Junho. Devia haver uma alteração nos estatutos rapidamente para que tal acontecesse sempre, pois eleições com uma época a decorrer só prejudicam o nosso clube.
Em relação ao Scolari, não acredito pois já chegou a bronca em 2004!
Blogger sempresente, at 12:37 da tarde  
O Veiga no cenário actual não tem

qualquer hipótese !
Anonymous Red Alert, at 1:05 da tarde  
Quem já leu o livro do Veiga sabe que o Benfica precisa de alguém como ele. Assim como precisa do Rui Costa. Daí achar que os dois na liderança do futebol seria o melhor para todos nós. A presidente teria de ser alguém com nome e respeitados. Bagão, Seara, H. Coelho, L. Nazaré seriam opções. É certo que o LFV deu muito ao Benfica. O regresso em força das modalidades deve-se, em muito, a ele. Mas já chega dele.

Agora, são 6 jogos para ganhar.

Viva o Benfica
Anonymous Anónimo, at 1:23 da tarde  
Deus o ouça, JG, que o José Veiga se candidate. E mais, se se candidatar, ganha as eleições. E Constantino, é preciso andar muito distraido para não saber ainda que o José Veiga não tem e nunca teve um dragão de ouro. A Casa do FC Porto no Luxemburgo é que tem. São coisas diferentes. E mesmo que assim fosse seria sempre um pouco diferente do que completar este ano 25 anos de sócio do FC Porto. Não acha?
Anonymous Et Pluribus Unum, at 3:58 da tarde  
O dragao de ouro pode não ser dele, mas fundar casas do fcp não é coisa que benfiquistas desde pequenos façam. Quer dizer, nisto falo por mim, que não meto as mãos no fogo pelos outros. Dizer que o Veiga é benfiquista desde pequeno é atirar areia para os olhos. Aliás, eu até gostava de saber há quantos anos é que ele é sócio. É que se não estiver em erro só para ai no Verão de 2004 é que ele se tornou "benfiquista desde pequenino" e por isso não deve querer eleições antecipadas porque só la para julho ou agosto é que completa 5 anos de sócio, os necessários para ser Presidente (se não estou em erro).
Blogger Constantino, at 4:10 da tarde  
Era ter dinheiro e uma vida estavel, candidatava-me eu à presidencia. De uma coisa podiam ter a certeza, o Benfica ia ser dos benfiquistas.

Saudaçoes benfiquistas
Anonymous Anónimo, at 4:40 da tarde  
O que eu gostaria é que o nosso clube desse uma prova de vitalidade em termos democráticos.

Passo a explicar, independentemente de quem se candidatar o ideal seria ter candidatos benfiquistas de verdade e não de circunstância a debater problemas de fundo e não só de futebol. Só saber escolher jogadores e treinadores e com isso ter um discurso populista não chega.

Tem que se falar da política de comunicação (como contrariar a campanha diária feito pelos jornais e que faz com que o clube esteja sempre sobre brasas), dos desafios em termos financeiros (multimédia, direitos TV) e da equipa de futebol sem demagogias. Identificar os verdadeiros inimigos do clube em unísono e acabar de vez com esta lavagem cerebral aos benfiquistas efectuada na sombra pela controlinveste.

O Vieira não se pode agarrar ao poder, o clube não é dele.
O tripeiro mascarado de adepto do glorioso do NOVO BENFICA está aqui só para baralhar o pessoal, há que o desmascarar depressa para não se desvirtuar o debate.

Este acto eleitoral tem que que ter o condão de lançar os alicerces para um Benfica estável, duro com os seus inimigos e virado para conquistas regulares, há que pôr em marcha o círculo virtuoso e isso vai depender dos sócios. Porque se o senhor que se seguir ao leme do nosso clube o levar para o abismo só nós seremos os responsáveis.

Viva o Benfica.
Blogger Carlão manda-chuva, at 6:10 da tarde  
Bom, eu não chego a ser Carlão, sou só Carlos, mas subscrevo o que ele diz...
Claro que tenho preferências para presidente e para treinador (meramente abstractas, nem sei das condições efectivas em que cada um se encontra nem de quanto o caminho possa estar minado, mas cá vai: Humberto Coelho para presidente, Ricardo Gomes para treinador), mas isso são pouco mais que pormenores no estado actual do clube: há mesmo é que avaliar a situação e as condições de curto e médio prazo para inverter o que está mal e para aproveitar o que está bem.
Para isso, só mesmo com bastante discussão e participação benfiquista, mas infelizmente prevejo que tudo vá afunilar nas figuras que apareçam na corrida, como já noutras ocasiões mostramos que preferimos fazer, mesmo não aprendendo com os erros evidentes (Vale e Azevedo é o maior exemplo desse processo).
Mais ainda, temo que essa corrida seja disputada por dois desastres para o futuro do clube, independentemente do que cada um já fez: Vieira e Veiga. E este seria mesmo o retrato da calamidade a que chegamos. Espero não ter acertado neste prognóstico...
Como diz um amigo meu: no Porto, o que querem é que o Ponto da Costa seja o presidente, no Sporting, o que querem é que alguém seja presidente, no Benfica, cada um queria ser o presidente.
Nem me parece que fosse mau o Quique continuar, embora isso seja para avaliar melhor após as seis jornadas em falta, mas como já disse antes isso é só um pormenor, ele, como tantos outros treinadores apenas bons que passaram por cá, nada consegue fazer para alterar a falta de estrutura e de objectivos de que o Benfica sofre desde há anos, apenas reagindo às coisas, em vez de definir o seu próprio rumo, apenas inventando desenrascanços, em vez de definir soluções sérias para o médio prazo...
carlos
Anonymous Anónimo, at 8:11 da tarde  
Duvido, mas duvido mesmo muito , que Scolari seja treinador do SLB pela mão de Rui Costa. Estão esquecidos da forma como o nosso Maestro saíu da selecção? Rui tem e terá para sempre isso atravessado na garganta.

Não acredito que Rui Costa engula um sapo por Scolari, um treinador longe de gerar consenso.

Mas, no meu do teu cenário hipotético, adorava q algo fosse verdade: A vinda do Quaresma. Não tem nada a ver com o valor dele mas sim pq me daria um gozo do outro mundo ver as cambalhotas q tanta gente q tanto elogiou o "minino" iria fazer se o gajo vestisse de vermelho...
Blogger Pedro, at 9:18 da tarde  
Excelente post, que daria pano para mangas; limito-me a comentar a questão do treinador
Na minha opinião a decisão de manter ou não manter Quique Flores, não deve depender do que se fará nos próximos seis jogos, isto é, do que falta ao Benfica jogar esta temporada.
Independentemente das qualidades (ou falta delas) técnicas, tácticas, profissionais, pessoais – o que se queira – de Quique Flores, este não deve arrancar a temporada 2009-10 aos comandos da máquina da Luz. Porquê? Por variadíssimas razões; mas sobretudo por duas: Quique já deu suficientes mostras de que sabe pouco sobre futebol e, claramente, é um treinador muitíssimo fragilizado no balneário e bancadas da Catedral.
Como já disse antes vejo com bons olhos a solução Scolari e torço por que estejas bem informado.
Em breve lá iremos à questão da Direcção do clube e da Direcção Técnica.
[eu, para já, não estou com rigorosamente ninguém]
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 11:33 da manhã  
Concordo com praticamente tudo o que foi escrito.

Quanto à estratégia de LFV para a próxima época, a crer que essa será a aposta do Vieira, as questões que me coloco são: o que pensará o Rui Costa de Scolari? Até que ponto Scolari seria a melhor solução? Quanto aos reforços falados, não tenho duvidas que o Quaresma seria super e o Ferreira de grande utilidade.

Quanto ao Rui Costa é um enigma, pelo menos para mim. Não sei o que pensa de Scolari e também não sei o que pensa de Quique. Muitos adeptos e jornalistas têm dito e escrito que o Rui Costa é que segura o Quique. Estou convicto que isso é verdade para os jogos que faltam, agora para o próximo ano não é nada claro.

Quanto a Scolari, acho que tem coisas boas e más. Mas, e isso estou seguro, entre Scolari e Quique (a menos que aconteça o tal milagre)não tenho dúvidas. Scolari.

Quanto às eleições, não me parece que existam condições, ou interesse sequer, em substituir o LFV. Mas, espero que exista um candidato capaz de as discutir, embora não esteja a ver.

Quanto aos nomes falados, não me parece nada que o Veiga se candidate a presidente, provavelmente será Director Desportivo de candidatura de oposição, e mesmo que se candidate nunca ganhará. Adepto do Porto, com contas por ajustar com o Fisco, com um passado eticamente discutível como empresário (vide JVP, Figo, negócios com o Porto, Jardel, etc, etc), não tem hipóteses. A associação com Vale e Azevedo é demasiado fácil.

Falaram no apoio de Gaspar Ramos ou Bagão Félix e isso preocupa. O Gaspar Ramos ganhou coisas e tem o seu nome na história do Benfica, mas é um dos principais abutres do Benfica desde então. Cada crise ou pseudo-crise aparece ele. Quanto ao Bagão Félix, nas palavras do mal amado APV, foi dos que defendeu Vale até ao final. Quem é mais novo pode não se lembrar, mas foi um facto. Credibilidade no futebol não tem. E nem faço do perfil político e pessoal dele.

Alexandre
Anonymous Alexandre Calado, at 5:04 da tarde  
O amigo Alexandre que não se convença do que diz. O Veiga se se candidatar terá os votos de muitos benfiquistas. Os meus e o dos meus filhos e alguns amigos vai ter. Porque tem garra, conhecimento e vontade de acabar com o regabofe. O senhor fala com um convencimento de que o homem não é sério, então porque é que não leva as suas suspeitas à PJ ou ao Fisco? Se calhar é porque essas duas instituições por muita vontade que tivessem nunca lhe puderam pegar. É por causa de benfiquistas como o senhor, que o Veiga, se não estiver para aturar estas merdas, nos vai mandar passear e os Alexandres deste clube vão passar os próximos quinze anos a fazer o que fazemos desde há outros quinze. A berrar contra os árbitros e a ver o FC Porto festejar. Talvez seja isso mesmo que os benfiquistas mereçam. Com uma oportunidade de ouro de alguém convencer o Veiga a candidatar-se e ainda há benfiquistas que vêm para aqui com estas parvoices. Olhe lá, mas você acha que se o homem fosse metade do que dizem que é, andava solto? O homem até teve a decência de se demitir quando foi acusado pela justiça...Ouça lá, conhece alguém do futebol que tenha feito o mesmo? Acha que isto é atitude de quem está entalado com alguma coisa? Deixe-se dessas mentiras com que a propaganda vieirista gosta de entreter os benfiquistas, pense no que o Benfica tem de fazer para voltar a ser grande e pense que o Veiga é o único que tem características para dar a volta à situação. E não volte a falar do seu passado portista, que eu me lembre não é ele que está há 25 anos como sócio dos corruptos. Abram os olhos, os benfiquistas se não abrem os olhos em Outubro, daqui a três anos será tarde demais.
Anonymous Sinal Vermelho, at 6:24 da tarde  
Saudações Vermelhas e Brancas!

Também concordo com a abordagem, também estou com Rui Costa.

A mensagem é essa, mas existe muita distorção por aí. E é preciso muita paciência para saber lidar com os próximos tempos...tenho uma mensagem a enviar a toda a Blogsfera Benfiquista e como não vi o teu e-mail disponível, pedia-te s.f.f. que me enviasses uma mensagem com o mesmo para o meu.
Anonymous Santana de Azevedo, at 11:22 da tarde  

Comentar