Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 27 de março de 2009

Morreu Alfredo Farinha

Morreu, aos 84 anos, Alfredo Farinha antigo jornalista de A BOLA. O desporto despede-se de um homem que dedicou a sua vida ao serviço do futebol e do jornalismo.

Para além da ligação ao Nosso Jornal, Alfredo Farinha assumiu várias outras funções, algumas delas ligadas ao desporto.

Foi director desportivo de diversas associações, com destaque para a Associação dos Antigos Alunos Salesianos. Foi fundador do CNID, Clube Nacional de Imprensa Desportiva e a «menina dos olhos de ouro», foi liderar o clube da sua terra, o Estoril-Praia.

No seu longo currículo destaque-se o Governo atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Desportivo e Mário Soares distinguiu com o grau de Comendador.

Paralelamente, foi Inspector do Trabalho, durante 40 anos.

in A Bola
posted by J G at 11:49 da manhã

2 Comentários:

Paz à sua alma...
Anonymous Anónimo, at 3:28 da tarde  
A morte de Alfredo Farinha significa o fim da melhor geração de jornalistas da imprensa desportiva em Portugal, para não dizer do jornalismo em geral. Nas palavras do beirão, um tipo de jornalismo que "não obedecia à voz do dono" nem tampouco era subserviente. Independentemente das suas simpatias políticas e do seu clube do coração, defendido até à medula quando era ridicularizado por invejosos, utilizava corajosamente a liberdade de expressão mesmo nos tempos de feroz ditadura. Escrita irrepreensível, foi professor e agraciado com o grau de comendador, também graças aos seus valores morais onde a frontalidade e a lealdade imperavam. Que lição para os dias de hoje onde o jornalista se confunde com o ardina, a notícia com a opinião, onde a a deontologia é arrumada para dentro de uma secretária e a promiscuidade de alguns jornalistas com agentes desportivos é demasiado comprometedora.

http://dylans.blogs.sapo.pt/
Blogger Dylan, at 1:07 da manhã  

Comentar