Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Benfica 4 - 1 Paços de Ferreira



Entrar a perder, sair a golear. Um jogo que irá ficar marcado pelo facto de um "ladrão" chamado Duarte Gomes ter sido escandalosamente nomeado para relançar a confusão sobre arbitragens à volta do Benfica.
Um árbitro que é acusado de prejudicar o SLB marca hoje dois penaltis a favor do Benfica. Isto é andar a gozar connosco, mas nem me quero alongar.
Prefiro falar do belíssimo jogo que Rui Costa fez, coroado com um golo, e da assistência que fez para o golo do Nuno Assis. Rui Costa só por si valeu o preço do bilhete para ir ao estádio.

Depois é ver como jogam Léo e Rodriguez e pensar... Mas estes rapazes vão sair daqui porquê? Não deveria ser prioritário manter os melhores?
E começar o jogo com Cardozo no banco, faz sentido? Camacho lança Makukula a titular e põe a descansar o paraguaio. Descansar de quê? Assim que se viu a correr foi logo chamá-lo...
O Benfica deu a volta com dois penaltis , e depois juntou duas obras de Rui Costa. Cheira-me que para a história ficam os dois penaltis.
Deve estar na hora de entrar a conversa do cólo...

Etiquetas: ,

posted by J G at 12:53 da manhã

13 Comentários:

Concordo na totalidade com o teu comentário ao jogo, mas quero deixar aqui alguns pontos sobre os quais devíamos reflectir :
- Continuamos a jogar mal, pois contra 10 jogávamos em contra-ataque ??
- A nossa defesa que era um ponto forte, treme que nem varas verdes
- A excepção de Rui Costa, ninguém consegue transportar a bola, pior ainda é que ninguem se desmarca, jogam todos com medo da bola.
- A táctica continua a pecar por penalizar o Rui Costa ao jogar muito adiantado, não permitindo que tenha terreno para abrir o livro da magia
- Continua-se a jogar com um único ponta de lança, sendo assim para que foi a aquisição de Makukulka ? O Cardoso sempre estava de saída ?
- A falta de desportivismo dos treinadores adversários que não sabem aceitar a derrota e lançam duvidas sobre os lances capitais do jogo.
Blogger RMSoares, at 2:57 da manhã  
Olha que o árbitro foi o Augusto Duarte... O tal do Nacional-Benfica de há uns anos atrás.
Blogger S.L.B., at 2:58 da manhã  
Provou-se ontem nesse jogo a pouca vergonha do sistema. Que mais provas quer a justiça para erradicar estes cancros do futebol? Um dos maiores ladrões e alma negra do Benfica, ontem, arbitrou como deveria ser sempre: há penaltys a nosso favor, marcam-se, seja um, sejam dois, sejam três; há penaltys contra nós, marcam-se: seja um, sejam dois, sejam três.
E se ontem foi tudo marcado por que razão não o foi de todas as outras vezes. Não o foi por livre arbítrio, por interesses que todos conhecem, porque era conveniente e alguém mandou, porque convinha a terceiros. E ontem? Tal arbitragem, digo-vos, também não foi de todo inocente. De que mais precisa a justiça? O que me deixa perpelexo e espantado é escutar as declarações de um indivíduo que treina o P.Ferreira, com tiques de indignação, barafustar furiosamente contra a arbitragem. E sabeis porquê? Porque o jogo foi com o "desgraçado" do Benfica pois que se tivesse sido com o Clube da Máfia do Norte todas essas peripécias tinham sido aceites como normais, branqueadas e até louvaminhadas, como o tem sido tantas vezes e até por esse mesmo títere.
Haja vergonha e decoro.
Anonymous Anónimo, at 10:13 da manhã  
Ideias deste jogo:

- Arbitragem com erros, basicamente para os 2 lados, sendo que o caso mais flagrante seja o do penalty do 1º golo do Benfica (apesar de, com o desenvolvimento da corrida e da jogada, ser tão bem "cavado" pelo Rodriguez que 90% dos árbitros assinalava penalty), o 2º pelanty nem comento, de tão flagrante que é... se os árbitro não costumam marcar, deviam! Porque essa é a sua obrigação! Isto não apaga as "recordações" que nós temos deste árbitro...

- Benfica com azar, a sofrer logo aos 2 minutos, o que, por muitas críticas que se façam ao Camacho, arrasa e abala com qualquer estratégia inicial da equipa

- Após a tremideira inicial, sobretudo na defesa (o que se passou com Edcarlos, sempre tão certinho?), depois da substituição (aí, justiça seja feita, Camacho foi brilhante e arriscou, mas nisso ninguém fala, ñ interessa pq ñ vende jornais!) começámos a jogar noutro sistema com 2 avançados puros, tendo a vantagem de algum controlo da posse de bola, sem grande brilhantismo, diga-se!

- Digam o que disserem, Cardozo, o que fez de mais, além de marcar (arriscado rematar para o centro - mas com sucesso, que interessa?) os 2 penalties? Repararam bem na movimentação de Makukula? É isso que se pede a um ponta de lança! Cardozo, abre a pestana! Não digo que Makukula seja o avançado ideal, mas corre, pressiona, vai à luta, briga pela bola (como Mantorras fazia e ainda faz a espaços, qd o deixam)

- Léo e Rodriguez são IMPRESCINDÍVEIS!, O que será de nós para ao próximo ano, se se confirmarem estas 2 saídas, acrescidas da retirada de Rui Costa? Ui!!!!

- Por falar em Rui Costa: o que falta já em velocidade sobra em elegância, clarividência e perfume do seu futebol (qd na 2ª parte jogou mais solto e se apercebeu da maneira de jogar dos defesas contrários).

- Em vez da campanha de quererem obrigar alguém que ñ quer, a voltar à selecção contrariado, lancemos desde já a campanha RUI COSTA CONTINUA! Ele ainda ñ decidiu o que fazer para no próximo ano e, por isso, demonstremos-lhe o quão importante ele é dentro de campo! o Benfica precisa de Rui Costa! Ele ñ pode ficar insensível à mensagem! Para o ano ñ queremos ficar orfãos: ñ só Rui Costa ainda é útil, como É O MAIS ÚTIL!

ÁGUIA DE OURO
Anonymous Anónimo, at 12:08 da tarde  
Apenas percebo o trivial de futebol, mas depois de ler alguns comentários tinha de escrever alguma coisinha... dizer que o Cardozo apenas apareceu nos penaltys, ou é entender de futebol menos que eu, ou então não se viu o jogo, quando ele fez uma ou outra grande abertura e foi dele o centro que deu origem ao terceiro golo, em que fez um cruzamento excelente para o Makukula falhar e o Nuno Assim idem, vá lá que a bola sobrou para o senhor Rui Costa e este mostro como se faz.
Também gostava de falar sobre o assunto do momento no país (não, não é o apito dourado, nem a má governação que o país leva, isso são temas que não importam nada...) , sobe se o Glorioso deveria jogar com 2 pontas de lança ou não... para mim é indiferente 1 ou 2, pois para jogar com 2 na frente, é necessário um avançado móvel, tipo Miccoli, que não temos, sendo que a principal questão reside no meio-campo, pois pura e simplesmente o Benfica não pode jogar com 2 trincos, por muito que tenham dado ao clube e sejam queridos pelos adeptos, quer o Petit e o Katso, não podem jogar os 2 ( excepto se o Katsouranis jogar a central), pois assim temos 2 trincos a marcarem-se um ao outro, esperando que algum deles se solte, coisa que não acontecera pois são apenas 2 bons trincos nada mais, ainda para mais e na minha modesta opinião, temos um excelente jogador que poderá jogar em vez de qualquer um deles, o Bynia (que muita falta tem feito) ganhando muito mais força o meio-campo.
Para mim numa táctica de 4-4-2 jogariam o Bynia e o Rui Costa no meio, com o Maxi (muito criticado quando é um excelente jogador, a fazer a primeira época na Europa), ou Di Maria à direita, com o Rodriguez na esquerda, e ainda há que contar com o Adu (também gostaria de o ver actuar como 2º avançado), e na frente o Cardozo e Makukula.
Num esquema de 4-3-3, o meio campo seria constituído pelo Katsouranis a trinco (o Petit é actualmente uma sombra do que foi, não há que ter medo de o dizer, para mim seria apenas suplente), com o Bynia e o Rui Costa a jogar mais à frente, com o Di Maria e o Rodriguez no apoio ao Cardozo.
Fundamental será para a próxima época assegurar de vez o Rodriguez, e ir buscar um bom extremo direito, também um avançado do estilo Miccoli, e um bom médio um box-to-box, pois infelizmente o Rui Costa só joga mais esta época.

P.S(ao estilo do cromo do maisfutebol) era bom tentar vender o Nuno Gomes, e despachar o Nuno Assis e o Butt, e se for ainda possível renovar com o Leo.
Anonymous Anónimo, at 6:13 da tarde  
Dizer que o Bynia e o Maxi Pereira são bons jogadores e transformar o Rui Costa num "box-to-box", de facto, não abona mt. quanto ao conhecimento futebolístico, companheiro!
Qt ao resto, concordo com o que foi dito sobre o Miccoli, o Petit, o Nuno Gomes, o Nuno Assis, o Léo e até a má governação!
ÁGUIA DE OURO
Anonymous Anónimo, at 11:15 da tarde  
O maxi Pereira é um bom jogador, um jogador bastante útil.Daqueles jogadores que, por toda a sua garra e dedicação, se pode tornar um símbolo (não um símbolo como Eusébio, mas símbolo no sentido de jogador querido da massa associativa) do Benfica. Pena que o terceiro anel, normalmente pouco conhecedor, n dê crédito a este tipo de jogadores. N esquecer que apenas tem 23 anos... O Bynia é um jogador com bastante potencial, só n vê quem n quer.
O Rui Costa, nesta fase da sua carreira, pode fazer muito bem a posição de Box to Box, se tiver alguém que consiga aguentar sozinho o meio campo defensivo.

So para dar um exemplo: No primeiro golo do Paços, o Leo (grande jogador, que eu respeito muito e caso a sua saída de concretize, mt me indignará) também tem a sua cota parte de culpas. Alguém reparou? Não, claro que a culpa é do Maxi porque n estava a cobrir...

Cumprimentos.
Anonymous Anónimo, at 12:46 da manhã  
E, só para acrescentar, dizer que o Cardozo apenas apareceu nos penalties, é, isso sim,com todo o respeito,perceber pouco de futebol...
Anonymous Anónimo, at 12:49 da manhã  
Caro 115

Maxi Pereira tem deficiente sentido posicional, leitura de jogo, passe e apenas abona em favor o facto de ser voluntarioso, ter entrega ao jogo, algum sentido de baliza e, para mim, render mais a defesa direito do que na posição onde (não) joga, o que, convenhamos, ser muito pouco para um jogador do Benfica numa posição onde jogou o Poborski...

Se está contente com as (confrangedoras) características técnicas (bom pé esquerdo? Não chega!) de um avançado como o Cardozo, parabéns pela mediania, eu não estou! Até o Michael Manniche tinha mais técnica e era mais útil!

Durante a minha vida já vi ao vivo, desde Eusébio (na fase final da carreira), Humberto Coelho, João Alves, Ian Rush, Kenny Dalglish, Maradona, Schuster, Futre, Van Basten, Madjer, até Paredão, Michael Thomas, Nelo, e Tavares...
Far-me-ão, concerteza a justiça de distinguir entre uns e outros...

ÁGUIA DE OURO
Anonymous Anónimo, at 11:09 da manhã  
De facto amigo águia de ouro, pelo que li, não percebemos mesmo muito de futebol...
Concordo com o Henry14, quanto ao que diz sobre o Maxi Pereira, pois é jovem, tem potencial e esta é a sua primeira época no futebol europeu, além que é um jogador de garra, para o ano sim poderemos começar a cobrar mais dele, até porque deverá ter a concorrência de um bom médio direito (será que o vão buscar???).
O Bynia tem tudo para ser o dono do meio campo do Glorioso durante muito tempo, e só quem percebe menos de futebol que eu diz o contrário... jogadores como o Petit e o Katsouranis (que curiosamente joga melhor a central), são apenas destruidores de jogo, incapazes de transportar jogo, como disse ou joga um ou outro, e neste momento para mim o Petit estoirou, não dá mais, é só ver o número de lesões este ano, também gostaria de entender porque no jogo com o porto, ele jogou a titular, quando regressava de uma lesão, e o resultado foi a perda do meio-campo, e o resto já sabemos nós...
Claro que não se pode comparar o Cardozo ao Eusébio, Maradona, etc mas não ver que neste momento a par do Rui Costa é dos melhores da equipa, é dose... ainda para mais está também na sua primeira época no futebol europeu, para além das inúmeras faltas que sobre ele deveriam ser marcadas nos jogos, mas passam impunes, sendo que quando é ele a encostar-se ao defesa os árbitros apitam logo.
Quanto ao Rui Costa não poder jogar como um box-to-box, é só reparar na imprensa de hoje e ver que foi o jogador que mais sprintou no jogo, querem que ele jogue onde? no apoio ao ponta de lança? não pode, aí o seu futebol fica encurralado, tem de jogar mais atrás e ter um Bynia, muito mais rápido e forte que um Petit ou um Katso.
Insisto nesta do Petit e Katsouranis, pois para mim é onde reside o problema do Benfica (não dá para jogar com 2 trincos que apenas sabem destruir), pois são jogadores que jogam sempre, estejam bem ou mal, quando na melhor das hipóteses deveria jogar apenas um, sendo que neste momento deveria ser o Katsouranis, mesmo não estando num bom momento de forma, sempre está melhor que o Petit.
Anonymous Anónimo, at 1:19 da tarde  
Caros polemistas:

numa perspectiva de economia de tempo, queria desde já abordar um tema que nem sequer aflorei (mas que partilho a opinião) de que Petit (que começou a época na sua melhor forma de sempre) e Katsouranis (que também gosto de ver a central- wishfull thinking - quanto mais ñ seja porque liberta um elemento do meio-campo -) ñ poderem jogar juntos na mesma equipa, sob pena de se coartar muito do futebol ofensivo.

Quanto a Maxi Pereira e Bynia, reafirmo a que disse antes: neste momento não são, de facto, jogadores brilhantes. Maxi Pereira, se começarem a reparar bem, falha demasiados passes, até curtos! E Bynia, ou muda drasticamente a sua maneira de jogar, ou como já está tomado de ponta, vai passar a ver mais vezes as cartolinas. Eu até sou de opinião que aquele tipo de jogadores tem de entrar forte, sem medo, mas ainda está na retina aquela entrada em Glasgow...

Qaunto ao Cardozo, é assim: com o investimento feito pelo clube naquele corpanzil, acho que estamos todos de acordo, que ele possa render MUITO mais! Ou será que não? Marcou, de facto, um grande golo à ponta de lança em Donetsk, mas, mesmo com os golos que já leva (e Deus queira que venham muitos mais!) é, no mínimo, confrangedor que o a cabeça seja só para usar boné e aquele pé direito sirva só para subir para o autocarro...

Esta é a minha opinião, que tem o dom de ñ ofender ninguém e se recusa a entrar em concursos de temas abstractos, vagos e subjectivos, tipo: -Quem sabe mais de futebol do que eu? Porque quem sabe verdadeiramente de futebol, costuma sentar-se no banco e pisar palcos como Wembley, Nou Camp, Santigo Bernabéu, Giuseppe Meazza, Maracanã, Azteca, Monumental, Bombonera, ou habita actualmente numa certa e determinada moradia em Setúbal...

ÁGUIA DE OURO
Anonymous Anónimo, at 5:44 da tarde  
Só para acrescentar que, em minha opinião, Maxi Pereira poderá render muito mais como Defesa Direito ou, no máximo, como Lateral que faz o flanco todo num esquema de 3 centrais. Se reparar, o cruzamento é das suas melhores qualidades, tanto de pé direito como de pé esquerdo.

Agora também tem de ver que o homem não tem culpa de estar a jogar numa posição na qual n consegue, devido às suas caracteristicas, render o melhor que pode (extremo direito)

Em relação ao Tacuara, creio que o tempo irá provar que o homem, apesar de não ser um avançado completo, é um GRANDE (no sentido de muito bom) avançado.

E isso de quem sabe mais ou menos de futebol são tretas, apenas aqui estamos para trocar uns "bitaites",e puxar todos pelo mesmo!

Cumprimentos
Anonymous Anónimo, at 1:34 da manhã  
Telegráficas:
- Muito me apraz que corrobore uma opinião acima expressa por mim sobre o Maxi Pereira e a posição onde ele pode render mais,
- Quanto a Cardozo, demos tempo ao tempo, apesar da m/opinião do protótipo de ponta de lança.
- Não concordo com a posição (muito europeia) "box-to-box" do Rui Costa. Poderia ter sido e já chegou a desempenhar essa função no Milan, quando jogava junto com Káká a titular, mas hoje já não tem pernas para isso. Os anos, infelizmente, já vão pesando e é impensável fazer dele um Gerrard. Se é uma questão de terminologia do "futebolês", para mim Rui Costa é um médio "volante" puro, como dizem no Brasil.
- Por falar em Rui Costa, a ideia principal subjacente ao m/ 1º. comentário era fazer passar a mensagem da campanha: "Rui Costa, continua!" Infelizmente, devido a outras vicissitudes, não se caminhou por aí. Lamento!
- Registo com agrado o facto de ter havido uma alteração de opinião e de rumo em relação aos parâmetros desta saudável conversa de forma a não haver tentativas de minimizar e ridicularizar ninguém, para valorização de opinião própria (e isso não era "treta" ), só porque se tem opinião diferente. Essa é condição essencial para a participação em qualquer fórum!
- Por mim, encontraremo-nos por aí e saudações benfiquistas!

ÁGUIA DE OURO
Anonymous Anónimo, at 11:45 da manhã  

Comentar