Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

terça-feira, 14 de abril de 2009

Os Benfiquistas do Costume

Impressionante. Hoje alguém me recordou um texto que publiquei no antigo blog Terceiro Anel. Já nem me recordava que tinha sido há 3 anos! O impressionante é que a sua mensagem continua actual. Tão actual que não resisto a ir buscá-lo ao baú:

segunda-feira, 6 fevereiro 2006

Vinha a meio do trajecto Leiria - Lisboa na A1, debaixo de um manto impressionante de nevoeiro que aumentou o tempo de viagem para o dobro, quando me deu para pensar no que escrever sobre esta semana negra do Benfica.
Não está fácil, duas derrotas por 3-1, e uma delas contra o rival Sporting.

Sou da opinião que é uma fase má ao fim de dois meses e meio de excelentes resultados. Contra o Sporting foi um desastre, a derrota foi merecida. Em Leiria o resultado é injusto, premeia a excelente organização da equipa de Jesus mas é um castigo demasiado forte para um Benfica que tudo fez para sair da cidade do Liz com outro resultado.

Aturar as bocas dos mais chegados rivais é duro, mas consigo sem problemas. Não acho muita piada à conversa forçadíssima do colo, mas entendo a euforia em volta da dupla derrota do Benfica na Liga.
Continuo a não ter dúvidas, e a acreditar no valor do Benfica. Acredito que vamos lutar até ao fim pelo título, e que somos candidatos a voltar ao Jamor. E ainda espero ansiosamente pelo confronto com o Liverpool. Já paguei a viagem para ir dia 8 de Março a Anfield Road.

O que me irrita profundamente nestas alturas menos boas é a aparição dos eternos benfiquistas cépticos.
Hoje já tinha ouvido umas bocas no café, mas o auge foi atingido ao ler uma opinião num fórum.

Alguns dos leitores conhecem o Fórum Sons, e sabem que além de música também se fala muito de futebol. Ora, no rescaldo da derrota de Leiria encontrei esta prosa:

" Ja previa uma excitação generalizada por parte dos anti-benfiquistas que frequentam este espaço. Hoje já não somos uma ameaça pois a sorte deixou de nos acompanhar. Ontem aos 30 minutos de jogo o resultado certo seria o 0-2 pró Benfica e não estou a contar com a bola na trave.

Já não vamos ser campeões tenho a certeza.

Os nossos melhores jogadores não são regulares, não me lembro de ver o Simao jogar , o Luizao nao sei o que se passa com ele , o Petit está muito nervoso , o Micco e o Karagounis são bluff e o Gomes não me lembro do ultimo golo que marcou...

E se juntarmos a isto um treinador que não serve... os resultados sao os que vemos ...

vamos ser eliminados da Taça na quarta-feira e na Liga dos Campeoes nao iremos muito longe porque se nao for o Liverpool a por-nos de fora serão os bem vestidinhos senhores da Uefa ...

espero que em Maio o Orelhas saiba o que tem que fazer ..."
ass: imightbewrong

Nada tenho contra o imightbewrong, mas a verdade é que isto espelha o que mais me enerva nos benfiquistas.
O imightbewrong conseguiu mostrar aquilo tudo que caracteriza a maior parte dos benfiquistas. Os tais benfiquistas que não enchem o estádio, que não vão aos jogos fora, que passam a vida a lamentarem-se do facto de serem... benfiquistas.

Não são sócios (porque não alimentam chulos), não compram o jornal do clube, não vão às instalações do clube, nem sempre acompanham os jogos até ao fim, adoram lenços brancos, e várias vezes deixaram escapar nos últimos 20 anos que gostavam era de ver Pinto da Costa como presidente do Benfica.

Se convivo há tantos anos com anti-benfiquistas, e sempre a dar luta, há alturas em que entendo perfeitamente as razões dos rivais por odiarem o Benfica. A diferença é que eles detestam tudo no Benfica, eu detesto os "simpatizantes" que o imightbewrong tão bem caracterizou há pouco.

Sempre me irritou a conversa da grandeza do Benfica ser medida pelos 6, 7 ou 12 milhões de simpatizantes. Nunca me interessou! Até podem ser 30 milhões, mas aqueles que interessam não são mais do que 40/50 mil. Pode parecer exagerado, mas não é.

Há anos e anos que o estádio da Luz (mesmo o antigo nos anos 80) regista uma média de assistência na ordem dos 50 mil espectadores. É verdade que houve enchentes históricas com mais de 120 mil. Mas não era a regra, ao contrário do que alguns dizem. Nunca foi.

A decisão desta direcção ter optado por um estádio de 65 mi lugares é das que mais aplaudo. Souberam ver que no meio de tantos milhões de benfiquistas, nunca teremos na luz uma média superior a 40/50 mil pessoas.
A história do kit do Vieira dá azo a grande gozo, e bocas engraçadas. Mas, diga-se, é dos mais inteligentes actos de gestão no Benfica em muitos anos. E porquê? Porque a direcção de Filipe Vieira chegou à mesma conclusão que eu já tinha chegado há anos. A conversa que metade do país é lampião é mesmo só conversa. A maioria são benfiquistas tipo imightbewrong, ou seja, não interessam para a vitalidade do clube. O clube não pode contar com eles, porque eles só vão aparecer a exibir a águia ao peito nas alturas de vitória.
Vieira pensou que arranjar 200 mil novos sócios seria uma meta ambiciosa mas possível. Eu dou.lhe razão. Se não se conseguir, então é porque o cenário do númerio de imightbewrongs é pior do que eu pensava.

O que mais marca ( e me irrita) é a atitude desses benfiquistas nos dois ambientes extremos.
O Benfica vai bem e ganha - segunda feira lá vêm eles: "Então, ontem ganhámos cá com uma pinta! SOMOS os maiores, granda Benfica! Para a semana vou lá."
O Benfica vai mal e perde - segunda feira lá vêm eles: "Não tens vergonha do teu clube? Só desgraças! Não JOGAM nada, pá. São uns chulos! E gajos como tu é que têm culpa, porque ainda lá vais apoiar...".

Pronto, é isto que me irrita. Neste contexto também me posso juntar aos meus rivais e dizer: odeio (estes) benfiquistas.

Na época passada, quando começou a cheirar a título era vê-los a correr às bilheteiras (e a criticar tudo e todos porque não havia bilhetes para todos!) e aí foi uma festa. Era vê-los a cantar os dois únicos cânticos que sabem, e orgulhosos da sua camisola.
Mas, até à recta final do campeonato quantos pessoas iam à Luz ver o Penafiel, o Beira-Mar ou o Estoril?! Pois... Estava frio e não sei quê...

Portanto, muito pior do que o regozijo dos anti-benfiquistas (perfeitamente normal), é a aparição destes pseudo-benfiquistas de lenço branco afiado e lingua solta.

Etiquetas:

posted by J G at 7:59 da manhã

33 Comentários:

JG, o que achas da hipótese Rui Costa como treinador?

Jaime
Anonymous Anónimo, at 9:46 da manhã  
Jaime,

acho que não é hipótese.
Blogger J G, at 9:56 da manhã  
Isso é verdade, e eu enfio em parte essa carapuça. Mas não creio que a diferença entre o FCP e o SCP resida nos adeptos, isso é totalmente secundário.
Anonymous Pedro, at 10:29 da manhã  
«Sempre me irritou a conversa da grandeza do Benfica ser medida pelos 6, 7 ou 12 milhões de simpatizantes. Nunca me interessou! Até podem ser 30 milhões, mas aqueles que interessam não são mais do que 40/50 mil. Pode parecer exagerado, mas não é.»



A mim, o que mais enerva não são estes milhoes de adeptos "que não interessam", mas todos os outros que se acham melhores que eles. Esses "40/50 mil" que se acham superiores, mais benfiquistas e com autoridade moral para condenarem as opiniões dos restantes. Opiniões correctas ou não, mas acima de tudo legítimas. Eu fui educado a respeitar as opiniões de todos, desde que substanciadas, quer concorde com elas ou não. Se nao concordo com uma opinião, tento argumentar em contrário, não colocar em causa o valor dos seu autor. Quem não sabe respeitar opiniões diferentes da sua, esse sim, não tem legitimidade para sequer emitir uma.

Nunca acenei com um lenço branco na minha vida, e certamente nunca o farei, mas, até onde sei, acenar com um lenço não insulta ninguém. É, porventura, uma forma menos refinada de mostrar desagrado, mas esse desagrado é um sentimento legítimo e não pode ser silenciado por ninguém. Deve ser respeitado e rebatido com argumentos válidos.
Blogger sigmund, at 11:03 da manhã  
Bons mesmo são os camelos que vão empurrando o Benfica para este deserto. Mas tem calma, tens pelo menos mais uma decada pela frente, se não morreres à sede. Descansa em paz Benfica.
Anonymous Anónimo, at 11:07 da manhã  
JG, admito que gostava de:

Veiga a director desportivo;

Rui Costa como treinador-adjunto de um treinador italiano que ele disse gostar muito (Malesani?) durante duas ou três épocas e, depois, Rui Costa passava a treinador principal durante muitas épocas;

Rui Malheiro na prospecção;

Bagão Felix ou Seara a Presidente.
Anonymous Anónimo, at 11:09 da manhã  
O último comentário:

Jaime
Anonymous Anónimo, at 11:10 da manhã  
http://bitaites.org/futeboladas/o-benfica-e-o-antigo-egipto
Anonymous Anónimo, at 11:12 da manhã  
Jaime:
100% de acordo contigo na prospecção.

sigmund, por saber respeitar as opiniões é que mantenho a escrita em dia sobre o slb desde 2003, acho que não é o meu caro que me vem ensinar nada sobre isso.
posso respeitar que se leve lençóis para o estádio. e respeito não indo lá ao camarote fazer o que tinha vontade. mas sou livre de dar a minha opinião e de rotular esses actos de imbecis.

não me considero melhor do que ninguém, mas não há quem seja mais benfiquista que eu, tal como o sigmund deve pensar em relação a si próprio.

Mas sei como vivo a minha vida em função do Benfica e isso dá-me ânimo para escrever o que penso.
Blogger J G, at 11:15 da manhã  
E qual a tua opinião sobre o Veiga?

Jaime
Anonymous Anónimo, at 11:19 da manhã  
Subscrevo o post na integra...
Não consigo sequer conversar com adeptos assim...
Para além de não lhe reconhecer razão, sou capaz de sentir uma enorme raiva só de ouvir as barbaridades do costume!
É preciso adeptos que amem o clube quando ganha e quando perde!
É preciso apoiar mais ainda quando não ganha!
É preciso sentir o Benfica no dia-a-dia! Viver o Benfica!
Dou graças a Deus por ser assim...
VIVA O BENFICA!
Blogger Benfiquista, at 11:21 da manhã  
Concordo com tudo. E por isso deixo um comentario, o que raramente faço.
Deve ser o segundo comentario que deixo num blog benfiquista, porque os dois falam com muita lucidez sobre a atitude os benfiquistas.
Estes dois posts caiem bem, depois do que aconteceu na Luz, e porque souberam explicar com palabras o que senti quando vi o jogo.

Para ser sincero, acho que somos demais. Muitos benfiquistas so servem para complicar ainda mais a vida do clube, estragar a imagem do clube.
O "momento alto" é quando escreveste "a maior parte dos benfiquistas". Concordo, a maior parte dos benfiqusitas são assim, metendo nojo aos que realmente AMAM o Benfica, sofrem com a equipa, apoiam, protegem a grandeza do clube. O problema é que estes benfiquistas vão ao estadio da Luz, e fora não param de falar mal do Benfica.
O que se passou na Luz foi vergonhoso. Essa pessoas não são benfiquistas. So se lembraram de gritar quando o Mantorras entrou em campo. O resto do tempo foi assobiadelas e silencio.
Estas pessoas nem sequer percebem de bola, e são os primeiros a criticar ao longo da epoca a equipa. Detesto essas pessoas ainda mais que os nossos rivais.

Estas pessoas mostram o lenço branco so porque a equipa perde, não são capazes de argumentar.
Como os nossos rivais, a unica coisa que sabem dizer é que o Benfica joga mal, que não nos podemos queixar de ser roubados porque a equipa não merece vencer, e que é preciso mudar tudo.
Ter argumentos realistas e opiniões inteligentes, não é com essas pessoas.

Mas afinal, são benfiquistas para que ?
Anonymous Anónimo, at 11:24 da manhã  
jaime, a minha opinião sobre Veiga é que foi um director desportivo do SLB com bons momentos e maus momentos.
no livro dele estão romanceados os bons momentos, e aconselho a todos os benfiquistas lerem o capítulo em que se conta as idas invictas ao Dragão.
mas também há muitos momentos com morettos, manus, manducas, paulos almeidas...
Blogger J G, at 11:25 da manhã  
Adorei o livro do Veiga. As histórias do Dragão são demais.

Abraço

Jaime
Anonymous Anónimo, at 11:29 da manhã  
Caro JG

O problema do Benfica é esse mesmo. O problema é que um post seu feito à 3 anos seja o retrato do actual Benfica.

Isso é que o devia preocupar.
Blogger A.Saraiva, at 11:43 da manhã  
como dizes e como eu disse no meu post há cinco questões essenciais para o estado actual do Benfica: quantidade de adeptos, relatividade, exigência, presidente e mística.
no meu post prolongo a explicação.

http://nemvaleapenadizermaisnada.blogspot.com/2009/04/futuro-encarnado.html
Blogger JJT, at 11:47 da manhã  
A.Saraiva ,

e preocupa-me muito. se eu quiser vou buscar prosas minhas ainda mais antigas que hoje ainda são válidas. Impressiona-me.
Daí ter aplicado a palavra impressionante no início do texto.
Blogger J G, at 11:49 da manhã  
Com tanto ódio pela generalidade dos benfiquistas até parece que o Benfica não ganha por causa dos adeptos que tem. Em síntese, os benfiquistas estão insatisfeitos porque têm adeptos insatisfeitos.
Anonymous Pedro, at 12:20 da tarde  
Meu caro, JG, se tivesse lido o livro de Veiga com mais atenção ainda, saberia que jogadores como Manu, Paulo Almeida, Paulo Jorge e outros charutos que andaram pelo Benfica, não foram da responsabilidade de Veiga. Mas tudo bem, vale tudo. Siga a rusga, daqui a dez anos voltamos a falar. E não se esqueça de entregar os seus votos ao LFV.
Anonymous Sinal Vermelho, at 12:49 da tarde  
É um pouco redutor atribuir responsabilidades directas aos adeptos mas, tendo em conta os últimos presidentes que elegeram e o fanatismo para com alguns jogadores que pouco produzem em campo, até compreendo.
Blogger Pedro Neto, at 1:14 da tarde  
sinal vermelho:

eu escrevi "mas também há muitos momentos com morettos, manus, manducas, paulos almeidas..."

há momentos maus, não culpabilizei ninguém em particular, ok?
é preciso alguma calma na hora de comentar, ou então vamos todos começar a escrever só por escrever e acabamos em debates decadentes como o que houve dos presidentes dos rivais.

Pedro, e Pedro Neto,
não há aqui ponta de má vontade contra os benfiquistas caracterizados por mim no texto que escrevi há dois anos.
Nem pretendo generalizar.
É apenas um exercício de meditação sobre o que ouço, vejo e sinto há muitos anos na minha vida particular e profissional.
Lamento muito, mas é aquilo que eu vejo.
A maior parte dos benfiquistas são hipócritas e nada fazem de construtivo pelo clube.
é a minha opinião.
Blogger J G, at 2:40 da tarde  
Interessante como outros, outros que tanto exultaram com a saída de Fernando Santos logo na primeira jornada da época passada, agora usem o argumento da estabilidade de forma descarada. Interessante como agora ai Jesus, ficam ofendidos com lenços brancos. Foram tão rápidos a despachar Santos, tão satisfeitos ficaram, tão convencidos estavam que em Santos residia o mal do Benfica, mas agora com Quique deve-se seguir o princípio que não usaram com Santos. Fica mal, soa a desonestidade intelectual, a hipocrisia. Não creio que o problema do Benfica esteja nos adeptos. É uma questão superficial. São iguais em todos os lados. Fanáticos, sofredores, apaixonados, apáticos, idiotas. Conheço gente assim do Benfica, Sporting e Porto. Ainda sobre os lenços brancos: relembro que Jesualdo e Paulo Bento também os viram este ano. Haja capacidade para saber reagir do treinador e de quem o rodeia que não é por aí que o Benfica deixa de ganhar.

A.
Anonymous Anónimo, at 2:59 da tarde  
Eu percebo-te, JG.
Blogger Pedro Neto, at 3:01 da tarde  
pedro neto, sei bem que sim.

tenho alguma dificuldade a responder a comentários assinados por anónimos ou por A.

de qualquer maneira vejo que se fala aqui muito de fernando santos. não se são pessoas diferentes, se a mesma pessoa com siglas diferentes.

Não há conversa possível sobre o Santos porque aqui este espaço (encarnado e branco) deve ser dos poucos que está contra a presença dele no SLB desde o primeiro minuto da sua apresentação.

Santos é um looser. Santos mostrou que é um looser. Eu defendi que Fernando Santos tinha que sair o mais rapidamente possível porque não gosto dele, e tenho esse direito.

isto não é hipocrisia nenhuma. não gostar e assumir que não se gosta mesmo quando toda a imprensa o elogiava não é ser hipócrita.
Blogger J G, at 3:12 da tarde  
Para mim é o princípio que está em causa. Se escreveste um texto de semelhante indignação quando Fernando Santos começou a ver lenços brancos então dou-te razão. Escreveste? Da mesma forma que tu achavas FS um looser, deverá haver gente que acha QFlores um looser. Admites isso, imagino.

Eu nunca assobiei um treinador, eu nunca mostrei um lenço a um treinador, mas quem o faz não é mais ou menos benfiquista que eu. É uma forma de mostrar descontentamente como qualquer outra. Se as pessoas acham Quique um looser, força nisso, mostrem lenços brancos. Não lhes vou por em causa o benfiquismo. Ele que mostre que estão erradas.

André Magalhães.
Anonymous Anónimo, at 3:31 da tarde  
Essa do anónimo... enfim eu costumo ler o blog e nem sequer comento e nao sou esse anónimo, mas desde quando um comentário anónimo que nao insulta ninguém, só dá uma opiniao pode ser algo problemático? Se eu assinar Pedro, que nao é o meu nome vou ter mais credibilidade?

Enfim, gostava de dizer que sim também nao gostava do Santos e acho que agora o argumento para o Quique é hipócrita, embora concorde que ele deva ficar mais um ano, para nao cortar as pernas agora. E atençao eu detesto o Santos e por isso nao queria que ele ficasse mais um minuto.

Quanto aos diferentes tipos de benfiquistas: infelizmente nem todos nós podemos viver perto do nosso estádio, mas posso garantir que uma grande massa, quase sempre os mesmos, nao falham partidos na parte norte de Portugal. E parece-me que os que vao a estádios que nao o da Luz levam bem menos lenços brancos...

Já falaram de quererem voltar com o Veiga, epá, nao. Salvadores da pátria? No benfica? Mais? Nao obrigado. A única qualidade que lhe via e que me custa reconhecer que o Rui Costa nao tem, era a capacidade de blindagem da equipa, ele falava, esperneava e tudo mais e acabava por apanhar com todas as balas, coisa que ainda nao vi o Rui fazer.

Uma palavra para a memória curta de muita gente: todos, mas todos, queriam o benfica a jogar como no tempo de Erikson, dois pontas de lança e dois extremos. E o Quique fez isso, ou tenta. Agora já vejo por vários comentários que a melhor táctica é mesmo a anterior, com um avançado e dois extremos... e isto sim é hipocrisia. Vamos continuar a apoiar porque estamos a mudar de táctica que temos desde há muito tempo. Só critico por nao termos um plano B, isso sim, é muito mau.

Vamos continuar a apoiar e tentar melhorar os resultados, ainda faltam jogos e temos de ir obrigatoriamente à champions. No final haverá tempo suficiente para reflexoes.
Anonymous Anónimo, at 3:49 da tarde  
André Magalhães

vamos ver se consigo que tu percebas o meu ponto de vista, o que é diferente de querer que concordes comigo, obviamente.

- eu não gosto do Fernando Santos
- eu não percebo o folcore dos lenços brancos no estádio da luz.

duas coisas distintas , portanto.

- eu admito perfeitamente que haja quem não goste do treinador actual. e admito perfeitamente quem quer que ele saia.

quanto a resumires o texto que hoje recuperei ao facto de eu achar mais ou menos benfiquista quem mostra lenços é não perceberes o conteúdo do mesmo como, aliás, acontece com algum pessoal do Ser Benfiquista.

Eu não tenho o menor problema em respeitar a tua opinião e que não concordes com a minha visão.

Mas não abdico de chamar hipócrita a um benfiquista que numa semana vencedora fala no NOSSO Benfica, e em semana perdedora fala em TEU Benfica.

Voltando ao Quique, não te esqueças que neste momento faltam 6 semanas de competição, e é nisto que tenho insistido. ok?

Tal como na altura o escrevi que por muito que não gostasse do Santos era incrivel a maneira como se despedia o homem na 1a jornada.
Blogger J G, at 3:52 da tarde  
A generalidade dos adeptos dos clubes não são sócios nem vão aos estádios. Isto acontece com o SLB e com qualquer outro clube, especialmente com os maiores.

Do mesmo modo, a frustração que esses adeptos manifestam quando o SLB fracassa é normal num clube com as ambições do SLB: ser indiferente à derrota é o denominador comum dos perdedores.

Os adeptos estão insatisfeitos por causa fracassos do Benfica, o Benfica não fracassa por causa da insatisfação dos adeptos.

Os adeptos que enchem os estádios, fracasso após fracasso, merecem louvor porque estão na linha da frente para apanhar com os baldes de água fria, mas não me parece que isto lhes conceda qualquer superioridade moral em relação aos demais.

Em resumo, o Benfica tem fracassado sistematicamente, não por causa dos adeptos mas apesar dos adeptos.
Anonymous Pedro, at 3:55 da tarde  
anónimo,

não gosto muito de responder a anónimos por episódios bem desagradáveis que tenho visto aqui nos comentários. se é leitor habitual sabe do que estou a falar.
espero que compreenda este meu desabafo.

quanto ao resto eu só quero lembrar que nunca disse que os adeptos, os mais dedicados, ou mais oportunistas, são culpados de alguma coisa.
só se formos pela teoria das massas que elegeram "coisas" como o Vale.
Explicação que uso também para o Pedro que comentou a seguir.
Nunca culpei os benfiquistas por nada. É só um desabafo , que até tem eco em outros leitores como já vimos hoje, e em 2006.

Quanto ao Veiga, é uma questão dos meus amigos abrirem os olhos e irem espreitando por essa blogosfera fora. ele "anda" por aí...
Blogger J G, at 4:09 da tarde  
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=1056377
Anonymous Anónimo, at 5:10 da tarde  
Tenho a sensação que qualquer candidato que apareça deve ter um dedo de José Veiga, para num futuro próximo chegar onde quer.
Também sou contra os lenços brancos,... nunca percebi,porque é que esses mesmos adeptos mal acaba o jogo correm para casa e não ficam a pedir justificações aos jogadores, treinadores e dirigentes?
Porque não vão ao centro de estágios, reclamar?
Os horários dos treinos no Seixal tem um programa estabelecido logo no inicio da semana...não há desculpas!
Digam lá que não irrita aquelas pessoas no trabalho que sabemos que nunca vão à bola....virem com o "nosso Benfica" ou com um "o teu clube é uma vergonha"...eu por causa deste tipo de adeptos, ainda sou mais exigente, pergunto logo se é sócio, se não for, nem dou resposta.
Isto é tão como um simples contribuinte com os impostos em atraso, que moral tem para reclmar se nem paga os próprios impostos estabelecidos no seu país, ou como as pessoas que não votam e depois reclamam.
Quanto à conferência de imprensa que seja qualquer coisa, menos as arbitragens, já não há paciência para tanta desculpa.
Blogger sempresente, at 7:30 da tarde  
"...destes pseudo-benfiquistas de lenço branco afiado e de lingua solta" e se me permites adicionar "e com sorriso na cara pk à pala do lenço ainda aparecem na TV, tendo pago apenas um simples bilhete"

Não percebem o quão mal fazem ao Benfica pois não?..."Perdoa-Lhes porque não sabem o que fazem"
Blogger Zuzarte, at 8:43 da tarde  
Ha um argumento, quanto a mim importantissimo, a favor da continuidade do treinador - a responsabilizacao dos jogadores. Temos assistido recorrentemente a epocas negativas que terminam com uma mudanca de tecnico. No fim da epoca o treinador sai, os jogadores continuam, passa-se uma esponja na epoca que passou e espera-se que a epoca seguinte, essa sim, traga sucessos. As falhas dos jogadores, maiores ou menores, sao tacitamente desculpabilizadas, afinal era o treinador quem tinha culpa, foi embora e "este ano e que vai ser". Isto e demasiado sportinguista para o meu gosto.
A continuidade de um treinador, bem protegido pela direccao, que possa dizer aos jogadores que se nao deram tudo na epoca anterior nao contara com eles para a epoca seguinte, tem feito muita falta ao Benfica. Ninguem e despedido se nao o despedirem. Basta olhar para os resultados desde que se entrou nesse frenesim de treinadores por uma epoca para ver que nao resulta. Acho que ate o Artur Jorge se tivesse treinado o Benfica desde 94 ate hoje teria ganho mais qualquer coisa que 1 campeonato (04/05), uma taca (03/04) e uma supertaca (05)...

Miguel S
Anonymous Anónimo, at 10:15 da manhã  

Comentar