Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Grande Rui Malheiro


A propósito desta notícia quero voltar a falar de 3ª feira.
Um final de tarde inesquecível na livraria Bertrand nas Picoas para testemunhar a apresentação que Rui Malheiro sobriamente fez do seu enorme livro dedicado a factos, números, explicações, e estatísticas do futebol. Uma viagem detalhada por todos os campeonatos nacionais de futebol que possamos imaginar. Um documento obrigatório para quem profissionalmente vive ligado ao futebol, e uma dádiva para nós , comuns adeptos, que acedemos a informação que até aqui nunca veríamos.
Espero que as redacções de televisão deste país se dignem a investir menos de 30€ na aquisição deste anuário para darem aos comentadores, e jornalistas. Há muito a aprender sobre os campeonatos internacionais que por cá pagamos para ver e levar com comentários geralmente medíocres. Em vez de andarem a "cravar" o livro, comprem-no sem hesitação, a vossa profissão só tem a ganhar com isso.

Uma palavra para o autor, o Rui, que realizou ali um dos sonhos da sua vida. Ali no meio de gente ilustre, ídolos sagrados (e podiam ter sido mais se o Quique não marcasse treinos para o fim da tarde desde que anda a dormir pouco) como Eusébio, Simões ( o mais jovem campeão europeu de sempre ), Rui Costa, Carlos Manuel, e outros. O Rui exibia a sua felicidade no brilho dos olhos, o Rui falou com simplicidade, o Rui ficou ali sentado humildemente sozinho na mesa com a sua obra ao lado, enquanto toda a imprensa aproveitava para massacrar Rui Costa, e Paulo Sousa, com as perguntas do costume. O Rui olhava, e sorria. Ele é assim. Uma enciclopédia de futebol, um homem que respira futebol por todos os lados, mas um eterno apreciador dos seus ídolos.
Nesta altura já o Rui voltou para o seu "canto" bem mais a norte do país já deve estar a tirar a pinta a jogadores promissores da Moldávia, e Chipre, e sei que está feliz.
Nem que seja para os amantes do jogo de PC Football Manager, este anuário é obrigatório.

Tive oportunidade de trocar umas palavras com Rui Costa e reproduzo aqui o desejo que lhe manifestei: que o SLB acabe rapidamente com aquela linhagem de "olheiros" e que convide o Rui Malheiro para criar um departamento a sério de prospecção. O Rui , como se vê, tem o trabalho em dia e não costuma falhar nas suas observações. Ainda me lembro da noite em que eu troçava no MSN da compra dos lagartos de um gajo brasuca que trabalhava em supermercados lá no Brasil. Ele só me disse: "O Liedson é fabuloso, bro..." E podia dar muitos mais exemplos, mas nem é preciso. O Rui Malheiro no Benfica seria para mim um alívio de ver a pessoa certa no lugar certo, e seria o realizar de outro sonho para o autor do livro, porque o Malhas é um grande benfiquista!
Parabéns, Rui!

Etiquetas: ,

posted by J G at 1:45 da manhã

11 Comentários:

Eu quando vi o Parvo Sousa no meio de tão boa gente, até me assustei...
Blogger Avô Maltine, at 3:01 da manhã  
A certa altura, diz-me assim o José Marinho:

- "quantas destas pessoas, aqui presentes na sala, já não terão insultado o Paulo Sousa, pelo menos uma vez na vida"?

Eu respondi com franqueza, assumindo que também fazia parte do grupo. O 'Verão quente' já faz parte da história, não é? Ao José Marinho estragaram-lhe o S. João, quando soube da notícia da ida para o Sporting. Enfim, acho que há situações que nunca se esquecem, mas o tempo também cura muita coisa...
Blogger Catenaccio, at 9:47 da manhã  
Só acrescentar o seguinte: não conhecia o Rui Malheiro pessoalmente, apenas tive a sorte de ir contactando com ele desde a altura do saudoso 3.º anel e a admiração vem desses tempos. Com o twitter, as conversas sobre clubes, treinadores, jogadores, tácticas, foi-se reacendendo.

Como é óbvio, não sou amigo dele porque não nos conhecemos bem. Mas, fico mesmo satisfeito por ter marcado presença no lançamento e ver um sonho concretizado. Numa sociedade cada vez mais competitiva, onde imperam sentimentos como a inveja e o egoísmo, há que dar valor a quem o merece. Sem segundas intenções. E, o Rui merece. Sabe imenso de futebol e tem uma simplicidade que cativa. Em conversas que tive, quer por trocas de emails, quer via twitter, nunca vi um pingo de superioridade ou sobranceria. E tinha razões para tal, tal a nosso ignorância em tantos aspectos ligados ao futebol. Como diz o João, tinha mais do que condições para estar ligado a um gabinete de prospecção como o Benfica.
Blogger Catenaccio, at 10:23 da manhã  
Aqui fica uma deliciosa “Labareda” dedicada aos gatos e porque não...também a vós...

Chove? A culpa é do F.C. Porto; Está sol? Aponte-se o dedo aos Dragões; A sua equipa perde? Influência azul e branca; A sua equipa vence? Jorge Nuno Pinto da Costa distraiu-se. Bendita criatividade! Acordam e deitam-se a pensar no melhor clube português. É certo que o Tricampeão lhes inflama os cotovelos e o par de extremidades ao nível da testa, ainda assim não deixa de ser caricato. Dizem mal, mas também ganham a vida a escrever sobre o F.C. Porto.
O Labaredas assume um pedido humilde: De futuro, digam em que parte é para achar piada. Tipo: «Rir à terceira palavra da quarta linha do segundo parágrafo». É mais fácil, poupam tempo a quem lê e sempre conseguem manter o estatuto de «humoristas». Ou de «uma espécie» de humoristas. Daqueles que se fixam apenas no «istas» e esquecem o «humor». No «istas» de anti-portistas.
É evidente que as páginas de A Bola e Record vão continuar a ser ocupadas por estas anedotas. E até faz sentido. Significa que o F.C. Porto continua a ganhar e a doença não lhes passou. O Labaredas encolhe os ombros aos figurões que fazem. E não se importa de contribuir para que continuem fedorentos, portanto esta é de borla: Escrevam sobre a «labareda» de hoje nos próximos artigos. É um orgulho ajudar a pagar o personal trainer das vossas esposas.

Cheers
Anonymous Anónimo, at 11:06 da manhã  
A minha rede de informações contou-me que parte da excelsa comitiva foi devidamente transladada, da Bertrand, directamente para o "Edmundo", em Benfica, local onde os convivas afagaram o estômago e mataram a sede!
Verdad?

Cosme Damião
Anonymous Anónimo, at 11:37 da manhã  
Caramba, Cosme Damião, isso é que é uma rede de informação valiosa!

Confirmo o grandioso jantar no Edmundo onde se contaram histórias do futebol português que davam para fazer outro livro.
:)
Blogger J G, at 11:41 da manhã  
O facto do Labaredas andar a distrair-se com o humor feito por adeptos publicamente conhecidos do SLB é bem a prova da incoerencia que proclama ao dizer que nós é que nos deitamos e acordamos a pensar neles. Das tiradas mais ridiculas que já vi. Aliás, do pouco que ja vi, o Labaredas sonha constantemente com o Benfica. E não o contrario...
Anonymous supp, at 12:39 da tarde  
JG o Rui Malheiro é alguma coisa ao João Malheiro?

Paulo Sousa...mas alguma vez alguem vai esquecer?
Blogger Pedro, at 6:11 da tarde  
Labaredas ??

Bufas , meu caro , e todos os maus cheiros que a corrupção exala.

Red Alert
Anonymous Anónimo, at 8:06 da tarde  
Aquele corte de cabelo é digamos que ... diferente !
Anonymous Anónimo, at 9:09 da tarde  
...alternativo,...
Anonymous Anónimo, at 12:32 da manhã  

Comentar