Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 2 de abril de 2009

É Fazer as Contas, Como Diria o Outro...

Portugal tem de vencer todos os jogos e esperar que a Dinamarca e a Suécia percam pontos, explica o Público:

As contas portuguesas no apuramento para o Mundial 2010 tornaram-se ontem mais complicadas (mas também mais claras), após as vitórias da Dinamarca sobre a Albânia e da Hungria frente a Malta, ambas por 3-0. A Portugal só resta vencer os cinco jogos que lhe faltam e esperar que a Dinamarca perca sete pontos (incluindo a imprescindível derrota frente à selecção de Queiroz) e a Suécia deixe pelo caminho três ou quatro.

Se estas três condições se verificarem em simultâneo, Portugal até pode ser primeiro do grupo, qualificando-se directamente para o Mundial. O que, porém, não é nada fácil, até tendo em conta o calendário da selecção portuguesa, que ontem viu a Dinamarca dar mais uma demonstração de força. Andreasen (31'), Larsen (38'), Poulsen (80') marcaram os golos frente à Albânia, destacando-se Larsen: avançado de 1,93m, que ainda não marcou pelo Toulouse nesta edição da Liga francesa, mas já soma cinco golos na qualificação, só menos um do que a selecção portuguesa.

Voltando às contas, apenas ganhando os cinco jogos que lhe faltam, o que permite somar 21 pontos, é que são realistas as hipóteses de a equipa de Carlos Queiroz estar na África do Sul. É que nem mesmo para o segundo lugar depende de si própria, já que a Dinamarca pode somar no máximo 28 pontos e a Suécia 24.

As duas selecções nórdicas, porém, ainda têm de se defrontar duas vezes entre si, residindo aqui uma das grandes esperanças portuguesas. Nesses dois embates, cada um dos rivais perderá três pontos (em caso de uma vitória para cada lado), ambos perderão quatro (empates) ou um ficará sem dois pontos e outro sem cinco (vitória num jogo e empate no outro).
Este duplo confronto entre nórdicos pode definir até onde pode ir Portugal no Grupo 1. Já com a Hungria, as contas são simples. Os húngaros somam mais sete pontos, têm mais um jogo e, acima de tudo, ainda terão dois duelos com Portugal, o que deixa os portugueses dependentes de si próprios para ultrapassar os magiares. A Hungria, aliás, só tem jogos difíceis pela frente (ver tabela) e até pode ser um auxílio à causa de Queiroz, se perder com os portugueses e roubar pontos aos escandinavos.

Outra preocupação para Portugal é que o segundo lugar pode não chegar. Há nove grupos e apenas os oito melhores segundos disputam o play-off a duas mãos para apurar quatro equipas. E na definição destes oito, para as equipas dos grupos 1 a 8, não contam os resultados frente ao último, já que o Grupo 9 tem menos uma equipa. Depois dos pontos, a diferença de golos é o critério de desempate.

O que falta jogar a cada uma das selecções

PORTUGAL
Albânia (f)
Dinamarca (f)
Hungria (f)
Hungria (c)
Malta (c)

Máximo pontos possíveis: 21

DINAMARCA
Suécia (f)
Portugal (c)
Albânia (f)
Suécia (c)
Hungria (c)

Máximo pontos possíveis: 28

SUÉCIA
Dinamarca (c)
Malta (c)
Hungria (f)
Malta (f)
Dinamarca (f)
Albânia (c)

Máximo pontos possíveis: 24

HUNGRIA
Suécia (c)
Portugal (c)
Portugal (f)
Dinamarca (f)

Máximo pontos possíveis: 25

Etiquetas:

posted by J G at 1:23 da manhã

0 Comentários:

Comentar