Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

terça-feira, 24 de março de 2009

O Livro do Ano

Tenho acompanhado há muitos meses o trabalho de construção que resultará num livro essencial para quem gosta de futebol.
O motivo do meu interesse explica-se pelo facto do autor da Obra (assim mesmo com "o" maiúsculo) ser o meu querido amigo Rui Malheiro.
Tenho ídolos. Sou capaz de fazer um "onze" de jogadores que idolatro, um por cada posição dentro de campo. Sou capaz de destacar uns quantos treinadores que admiro. Até sou capaz de elogiar o papel de escritores que já se dedicaram à arte de descrever emoções à volta do futebol. E depois há o Rui Malheiro.
A diferença entre os ídolos e o amigo Rui é que ele faz o favor de ser meu amigo, e de ter tido a paciência de aceitar a minha "doença" benfiquista e conseguido mostrar-me a essência da observação do jogo. Ele mudou a minha forma de ver futebol. Não quando o SLB está em campo, claro, porque nessas ocasiões não estou a ver futebol.
Mas quando só estou a ver um jogo desinteressadamente consigo analisar tacticamente, e dá-me gozo pôr em prática tanta coisa que aprendi com o Rui em horas e horas de conversa.

O Rui para mim é a enciclopédia de futebol, e ao mesmo tempo a mística que rodeia momentos únicos como aquela vez em que lhe liguei perto do fim do jogo do SLB em Guimarães com o resultado em 1-1: "Tranquilo, bro, a gente ganha isto", afirmou convicto.
No último minuto livre directo de Geovanni e golo do soneca.

Agora está prestes a sair um trabalho em forma de livro que é um autêntico sonho para quem adoro futebol. Sei o que representa para ele o reconhecimento do seu trabalho, e por isso quis dedicar-lhe aqui estas simples linhas para anunciar o lançamento do livro do ano:


31 de março de 2009
Lançamento oficial do "Anuário Futebol Mundial 2008/09".
Apresentação pública do livro no El Corte Inglés de Lisboa, às 18h00.

ANUÁRIO FUTEBOL MUNDIAL 2008/09 (Rui Malheiro, QuidNovi, 2009).
O futebol português visto à lupa: Liga Sagres, Liga Vitalis, II Divisão, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Intercalar e Supertaça. A actividade das Selecções nacionais: dos sub-15 aos AA. Os campeonatos de mais de 100 países. Tudo sobre o futebol inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, brasileiro e argentino. As provas internacionais de clubes e selecções. O perfil de cerca de 1000 jogadores de todo o Mundo ao longo de 816 páginas.

"Estou feliz por ver um sonho realizado e contente por uma obra tão rica aparecer em Portugal. É um documento fantástico, de enorme valor, que resulta de uma pesquisa exaustiva e que demonstra a dedicação ao futebol por parte do autor. Trata-se de uma obra que tem um largo campo de interesse. Para mim, como treinador, é uma ferramenta de consulta extremamente útil, como também não tenho dúvidas de que o será para os diversos agentes desportivos - clubes, treinadores, jogadores, jornalistas e adeptos -, que passam a ter em mãos um vasto documento com informação organizada sobre os intervenientes dos principais campeonatos".
PAULO SOUSA

Etiquetas: ,

posted by J G at 11:27 da manhã

5 Comentários:

Também já falei com o Rui, via 'twitter e email. Obviamente, lá estarei.

P.S. Pagas as Carlsbergs?
Blogger Catenaccio, at 11:55 da manhã  
Sim,

as Carlsbergs são por minha conta!
Blogger J G, at 12:00 da tarde  
Local: Estádio do Jamor
Acontecimento: Final da Taça 2001/02
Equipas: SCP vs leixões
Resultado: 1-0 com golo FORA DE JOGO do Jardel
Pergunta: Não me lembro de na altura atiraram as medalhas para a mata de Monsanto?


http://www.youtube.com/watch?v=BgItGYi-_AY

PALHAÇOS, PALHAÇOS, PALHAÇOS

amcslb
Anonymous Anónimo, at 12:15 da tarde  
Uma cena destas por um penalti?!!!!

Assim já o Benfica e tantos outros tinham desistido de campeonatos e outras taças. Basta lembrar o penalti do Jardel contra o Benfica sem ninguem nas próximidades...só mesmo o vento. E o outro a favor do Porto que também ninguem viu a não ser o árbitro e nem por isso o Benfica desistiu do campeonato.

Cresçam, sejam homenzinhos e saibam perder mas...com honra e dignidade. Assim é uma vergonha. Parecem putos.

Abraço João,

Jota Ene
Anonymous Anónimo, at 9:13 da tarde  
Local: Estádio do Jamor
Acontecimento: Final da Taça 2001/02
Equipas: SCP vs leixões
Resultado: 1-0 com golo FORA DE JOGO do Jardel
Pergunta: Não me lembro de na altura atiraram as medalhas para a mata de Monsanto?

Procura a parte em que Rui Bento remata e a bola transpõe a linha de baliza. Fica-vos bem a taça é suja!

E lembram-se daqule jogo em 1907? Peço desculpa ainda não tinha nascido a instituição...

Palhaços são vocês!
Blogger A MAGIA DO FUTEBOL, at 2:20 da tarde  

Comentar