Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SLB envolvido em cinco dos seis encontros com piores desempenhos dos árbitros

A arbitragem de Elmano Santos no jogo da Liga de futebol entre Belenenses e Benfica foi até agora a pior da época, segundo os relatórios de observadores. Os "encarnados" estão envolvidos em cinco dos seis encontros com piores desempenhos dos árbitros. O penálti que permitiu ao FC Porto empatar o jogo com o Benfica não é sancionado como erro de arbitragem.

A nota de 2,1 (numa escala de zero a cinco) atribuída ao árbitro madeirense foi motivada sobretudo por dois erros que tiveram influência no resultado: uma grande penalidade e uma obstrução, à entrada da área, não assinalados a favor das "águias".

Segundo o relatório do observador divulgado pela Agência Lusa, Elmano Santos estava "perto e bem posicionado" mas não assinalou uma obstrução de Baiano ao avançado "encarnado" David Suazo, nem uma falta cometida por Carciano sobre o mesmo jogador hondurenho.

A segunda pior nota, 2,2, foi atribuída a Rui Costa no jogo entre o Nacional e o Belenenses (2-4), com o observador a considerar que o juiz portuense, irmão de Paulo Costa, teve "insuficiente juízo interpretativo dos lances", nomeadamente ao anular um golo da equipa do Restelo e ao validar um irregular dos madeirenses.

Um golo invalidado ao Benfica na recepção ao Nacional (0-0), valeu a Pedro Henriques uma nota de 2,3, com o observador a entender que o árbitro lisboeta "teve um erro de julgamento com influência no resultado ao não validar o golo", apontado já em tempo de descontos.

Após o encontro, que terminou sem golos, Pedro Henriques disse estar certo da avaliação do lance, esclarecendo que houve "uma inversão da trajectória" da bola, depois de esta tocar na mão do jogador Miguel Vítor. "Puni a mão. Há um tirar nítido de vantagem de uma situação de uma bola tocada com a mão", disse.

in Público

Etiquetas:

posted by J G at 9:53 da manhã

1 Comentários:

Sobre o Elmano:

- desde Maio de 2003 já apitou o FC Porto em 11 ocasiões em jogos em casa ;

- o saldo é de 10 vitórias para o FC Porto e 1 empate (a zero, diante do Vitória Guimarães) ;

- até esta época, os 9 jogos que apitara do FC Porto em casa, as equipas visitantes não marcaram qualquer golo.

- esta época apitou 2 jogos em casa: FC Porto - Académica (2-1) e FC Porto - Rio Ave (3-1). em ambos os jogos assinalou grandes penalidades, no mínimo, duvidosas. o FC Porto, curiosamente, não venceu qualquer jogo caseiro entre as duas partidas. num quadro de mais de 20 árbitros é estranho que o mesmo árbitro apite o mesmo clube em casa no espaço de dois meses.

- em 2007/08 apitou o FC Porto em duas ocasiões fora de casa:
::: vitória 2-1 em Setúbal, onde a imprensa considerou que realizou um mau trabalho: erro grave no lance do 2. golo portista, onde Mariano, antes de finalizar, domina a bola com a mão, como também poupou segundo amarelo a Stepanov (44), após entrada por trás sobre um adversário.
::: vitória 1-0 em Coimbra, com um golo de grande penalidade, que, para não variar, deixou dúvidas.
Blogger J G, at 11:26 da manhã  

Comentar