Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Trofense 2 - 0 Benfica

Escrevo esta crónica a 300 km de casa.
Esta noite estive pela primeira vez na Trofa.
Aproveitei a passagem de ano para vir ao norte passar uns dias. Aceitaria o convite de amigos nortenhos na mesma. Comer francesinhas, passear entre Gaia e Porto, conviver com esta boa gente, são coisas que faço de boa vontade.
Por isso o ano começou muito bem, teve uns primeiros dias muito agradáveis.
Estava 2009 a correr de feição até que o Benfica entra em campo.
É sabido que o futebol tem uma influência absurda na minha vida. Por causa do Benfica resolvi alargar estas mini férias mais um dia para poder ir ao estádio e depois não ser obrigado a penosa viagem até à capital em véspera de trabalho.
Por causa do Benfica andei uns dias preocupado com alguns amigos lisboetas que não sabiam se vinham ao jogo, e eu precisava que viessem para me trazerem o bilhete.
Por causa do Benfica paguei 20 euros para entrar num estádio ridículo.
Para dizer a verdade paguei 40 euros porque resolvi levar quem tem paciência para me aturar.
Isto tudo para dizer que eu tenho a minha vida absurdamente , como já disse atrás, dominada pelo SLB.

Bastaram 15m de jogo para perceber que estava perante mais uma noite negra. Quando começo a ver a minha equipa a optar pelos cruzamentos a seguir à linha de meio campo sinto logo que a coisa vai acabar mal.
Depois tenho uma certa dificuldade em explicar a quem faz o favor de me acompanhar numa deslocação gelada como esta o que anda a fazer em campo o Di Maria, o Carlos Martins, ou O Binya.
No caso do Binya a dificuldade é maior quando toda a gente naquela bancada pediu para se tirar o homem logo após o 1º amarelo. Não se tirou.
Porquê? É preciso convocar ali uma Assembleia Geral para se tirar logo um atleta que ao nível da inteligência é zero e que só precisa de uns minutos para levar o 2º amarelo?

Não vi no banco ninguém preocupado com o evoluir da tragédia, não vi ninguém em campo com vontade de mudar o rumo da vergonha. Quando assim é sinto-me sozinho. Parece que só eu é que estou a sofrer com a perda da liderança no campo do último classificado. Eu, e todos os outros iguais a mim na bancada. Alguns que a esta hora ainda seguem pela A1 no regresso a casa.

Hoje o Benfica disse alto e bom som, não contem muito connosco porque temos mais que fazer do que ganhar jogos.
É triste mas é assim.
O que me chateia neste Benfica, digamos, moderno é o facto de não conseguir corresponder às necessidades dos seus apaixonados adeptos. Se nos sentimos roubados na nossa casa na última jornada hoje os nossos rapazes tinham que ter dado uma grande resposta. Ao não darem estão eles também a dizer que se estão nas tintas para o facto de lhes anularem golos limpos, ou não.
É pena, porque eu tenho 35 anos, este ano até recebo a águia de prata, e já não vou mudar o meu sentimento pelo clube. Sei é que vou desesperar à espera que se voltem a reunir 11 rapazes que entendam esta estranha forma de vida e que correspondam dentro de campo com empenho e garra. Hoje a minha dedicação foi para mais de uma dezena de cagões. Ou seja, não fez sentido nenhum esta minha ida à Trofa. Cidade que se não fosse o Benfica eu jamais conheceria.

Etiquetas:

posted by J G at 1:57 da manhã

17 Comentários:

JG na lucidez do costume.

Valeu o fim de ano, as francesinhas e afins. ;)
Blogger Bancada de Leão, at 2:31 da manhã  
O meu respeito por esta crónica.

Traduziste em palavras os meus sentimentos.

No entanto eu ainda acredito que é este ano :) (permitam.me um smiley de optimismo nesta noite negra)

Cumprimentos

Henry14
Anonymous Anónimo, at 4:05 da manhã  
(Só mais um aparte)

Por favor , deixem esse génio do futebol, Di Maria, ir embora.

Ele nao quer estar aqui, e 20 milhoes chegam e sobram para um trinco em condiçoes.

Como escreve Luis Avelãs hoje no record, se ele fosse português já há muito estaria emprestado um qualquer Trofense.
Anonymous Anónimo, at 4:11 da manhã  
oh João, desculpa, a culpa é minha e de mais dois ou três "abutres", que estamos sempre à espera do primeiro falhanço (primeiro??!! ah, ah, ah!) para vir dizer mal do treinador, dos jogadores, do grande Vieira e do enorme Costa.
Desculpa, desculpa, se não fossemos nós, os outros, os "benfiquistas verdadeiros", os que acham que é proibido criticar o que está à vista de toda a gente, menos de quem não quer ver!, os que acham que tem que ser dado tempo a esta "aposta de futuro" (por isso é que temos por empréstimo os jogadores mais caros de sempre, por isso é que não se aposta num único jovem formado no clube, é em nome desse "futuro", não de resultados imediatos...) já eram campeões nesta altura.
Que esses saibam entender a tua crónica.
Já agora, talvez alguém me consiga explicar um mistério que já vem pelo menos desde a época passada: se os jogadores treinam diariamente apenas os famosos "15 minutos abertos à comunicação social" (se alguém tem dúvidas, basta olhar para a maneira como a equipa está em campo - dizer "como a equipa joga" seria um evidente exagero - além de que o Quique não saberia o que fazer num treino maior que isso), qual a razão para ainda andarem nas rabanadas quase uma semana depois de todos os adversários já andarem a fazer pela vida, a apanhar frio e chuva nos campos de treinos?
carlos
Anonymous Anónimo, at 9:20 da manhã  
Repararam quem foi o grande obreiro do contra-ataque do 1 golo da Trofa...precisamente DiMaria!Reparem que ele tentou por 2 vezes no espaço de 10 segundos iniciar o contra-ataque deles.Perde uma bola que o Carlos MArtins (ou o Ruben) consegue recuperar e lhe devolve, e ele trata de devolver ao adversario que lança o contra-ataque!!! (neste segundo parti uma cadeira da minha sala...se soubesse que esse ataque iria acabar com o frango do Moreira a lembrar porque é que era o Quim o titular apesar de ter falhas...tinha partido era a TV...)
O Bynia nao tem culpa. Ele está lá para partir jogadas contrárias.Reparem que ele ja nem recebe passes dos colegas para sair a jogar.Só está mesmo para destruir jogo contrário.A culpa é do anormal do Quique que ao contrário de toda a gente viu que ia acontecer (todos os meus vizinhos ja deviam estar a rezar para que ele substituisse o Bynia antes que fosse expulso, só para nao me ouvirem mais a continuar a gritar a pedir a substituição)!!!
Para terminar...como é que um jogador como o Aimar falha um golo daqueles isolado e sem oposição na 1a parte??? Começo a perceber a alcunha de palhaço...
Tá tudo lixado!
Acabámos o ano na lama...e começamos o ano na mer--!!!
Mal empregadas 12 passas que eu gastei a pedir para sermos campeões...
Anonymous Anónimo, at 9:47 da manhã  
Eu so não consigo adivinhar os numeros do euromilhoes, era sabido que quando o Benfica entrasse em campo ja nao teria a liderança e que não a voltraria a conquistar.
Não percebo porque insistem em ser sempre os ultimos a jogar, colocando ai mais pressão os jogadores, não querendo com isto desculpalos pois estao ali para dar tudo pela camisola.
Blogger CF, at 9:52 da manhã  
Para quem vai a todas jogos como o de ontem são maus de mais.
Eu sou cliente da luz apenas,ontem na Tv viu-se o "nosso" Rui preocupado e com ar agastado como nos, o Quique penso que seja um bom treinador mas lê mal o jogo demora a perceber o que se passa e por norma é muito lento nas substituições, mais e esta é uma opinião de adepto mas não me parece que se esteja a aproveitar o Diamantino como devia.
Vamos ter uma 2ª parte de campeonato complicada porque os treinadores portugueses e as equipas portuguesas pela forma com jogam isto é á defesa e na expectativa do erro já perceberam os pontos fracos deste Benfica, este 4-4-2 com os médios centros que temos não funciona.

PS: Ainda podemos ser campeões!!!!!
Blogger rsa, at 10:17 da manhã  
Notarei eu neste texto a primeira admissão de que, se calhar, o Quique não é capaz de ser lá um grande treinador?
Anonymous Anónimo, at 1:04 da tarde  
Excelente texto JG.

Da minha parte apenas te peço desculpa por te ter levado os bilhetes.

Ai...que dói tanto.
Anonymous Anónimo, at 5:39 da tarde  
Só digo uma coisa.

Veiga de volta ao Benfica, já!

Jaime
Anonymous Anónimo, at 6:10 da tarde  
a minha pergunta é só uma, não obstante da péssima exibição de ontem... ninguém reparou que o golo começou num fora de jogo?! na TV até colocaram a linha virtual do último defesa e era clarissimo o fora de jogo, não fiquei surpreendido que os comentadores da sporttv nada disessem, mas ainda não ouvi nenhum benfiquista por aqui a dizer isso...
Anonymous Anónimo, at 7:14 da tarde  
É pá vai aqui uma A Z I A
Anonymous Anónimo, at 7:23 da tarde  
Veiga???????????????

Epa, tenham juízo...
Blogger Quetzal Guzman, at 8:37 da tarde  
Ter juízo? Vai ler o livro dele.

Jaime
Anonymous Anónimo, at 8:50 da tarde  
Porque acho que Quique deve ficar por varios anos:

Nos ultimos anos temos invariavelmente assistido a uma desresponsabilizacao dos atletas, com o exemplo a vir de cima com sucessivas mudancas de treinador. Ano a ano os atletas vao-se acstumando que, joguem melhor ou pior, outro treinador vira, uma esponja sera passada pelo que eles fizeram ou nao fizeram, e terao uma outra oportunidade de continuar a ganhar o seu chorudo salario e manter o status quo. Nao e preciso esforcar-se por aquele treinador, porque mais cedo ou mais tarde vem outro. Se for claro que o treinador e para continuar e se nao arrepiarem caminho para o ano estao no Chipre ou no Estrela a ameacar com greve, certamente se aplicarao mais.
Deve-se olhar para esta equipa com olhos de ver e compreender que com eles muito pouco se ganhou. A haver propostas chorudas, como se fala, qualquer um se vendia pois nao vejo ninguem para valer 20 milhoes de euros como se fala. Vejo grandes craques de um jogo so que depois passam 4 ou 5 a passear. Saudades de Simao e JVP, que sabiamos que dariam tudo sempre, e souberam elevar ate o nosso nivel de exigencia para com eles.

Miguel S
Anonymous Anónimo, at 9:03 da tarde  
Um prazer ler-te, como sempre.
Blogger Pedro Neto, at 10:55 da tarde  
A respeito do amigo Quique aqui deixo um link de uma entrevista que ele deu nas férias do Natal no País vizinho.

http://www.elpais.com/articulo/deportes/Quiero/abrir/carrera/Europa/elpepudep/20090105elpepidep_28/Tes
Blogger Pedro Estevens, at 11:34 da manhã  

Comentar