Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pronto! Está o Caldo Entornado... (Estou Contigo, José Nuno Martins!)

Isto ia bem de mais para ser verdade.
No fim de semana tive o cuidado de , mais uma vez, elogiar aqui o trabalho do Director do Jornal O Benfica José Nuno Martins.
O editorial da última sexta foi certeiro e directo aos jogadores do clube que são sempre protegidos, e os últimos a serem atacados mesmo quando dão claras mostras de desleixo.
Disse mesmo que nunca tinha lido nada de tão ousado e certeiro naquele jornal. A seguir o Benfica deu 6 na Madeira.
Hoje, segundo o suspeito Correio da Manhã, já se fala em demitir José Nuno Martins:

"Eles [jogadores] não são nenhumas flores de estufa a quem tudo tenha de ser indefinidamente perdoado" – esta foi uma das frases do Editorial escrito por José Nunes Martins na última edição (dia 5) do jornal ‘O Benfica’, sob o título ‘Enervante Displicência’, que desagradou a jogadores, a técnicos e a dirigentes dos encarnados.

Segundo soube o CM, a direcção do clube da Luz pretende mesmo que José Nuno Martins deixe o cargo de director do jornal do clube, que ocupa desde Maio. 'Não é admissível que após uma derrota [5--1, com o Olympiakos] para a Taça UEFA e um empate injusto [2-2, com o V. Setúbal, para a Liga], as críticas à equipa sejam feitas por um elemento que tem a confiança dos dirigentes', adiantou uma fonte oficial do clube da Luz.

'José Nuno Martins não poderia ter escrito o que escreveu. Uma coisa é a opinião de um colunista, que deve ser sempre considerada livre, outra é o próprio director de uma publicação do clube tecer comentários inaceitáveis', observou a mesma fonte, frisando que Martins, assim que se apercebeu do 'incómodo' que provocou junto de jogadores, dirigentes e técnicos, deveria ter 'colocado o lugar à disposição'.

Um dos jogadores, aliás, que deu conta da revolta sentida no balneário com o Editorial de José Nuno Martins, foi Luisão, após a goleada (6-0) da equipa no Funchal, frente ao Marítimo. 'Não éramos os piores quando perdemos com o Olympiakos e empatámos com o V. Setúbal, nem agora somos os melhores por termos ganhado por 6-0. Esta é resposta que tinha de ser dada, depois de algumas críticas injustas que ouvimos depois desses resultados menos conseguidos', afirmou o central brasileiro.

O Correio da manhã soube, ainda, que a maioria das pessoas que trabalha no ‘O Benfica’ não concordou com a opinião do director.

Contactado pelo CM, José Nuno Martins declarou: 'Não discuto assuntos do Benfica fora do universo do Benfica.'


Fico muito revoltado se o clube não souber mostrar que sabe viver com críticas construtivas.

Eu estou totalmente ao lado de José Nuno Martins!

Etiquetas:

posted by J G at 9:52 da manhã

20 Comentários:

No dia em que começa a Benfica TV logo uma notícia bombástica...
Blogger 1234567vv, at 11:29 da manhã  
Eu nao estou com o JNM... apesar de eventualmente concordar com parte do seu raciocínio, DISCORDO em absoluto q o tenha manifestado daquela forma
Anonymous Anónimo, at 12:11 da tarde  
JG, sou contra o facto de se apoiar incondicionalmente, sem nunca criticar... mas não achas que o momento é mal escolhido? O Benfica está numa boa fase, com jogadores de classe mundial, treinados por um homem que parece ser inteligente, e sob a supervisão do Rui Costa, que parece colocar sempre os interesses do clube à frente... Custa-me dizer isto, mas acho mesmo (espero) que estamos numa nova era... E se dermos tempo ao Rui Costa, sem cometer os mesmos erros desportivos dos últimos anos , tenho a certeza que chegaremos ao topo...

Se houver críticas a fazer (e há), acho que devem ser feitas no final da época. Agora só destabilizam o trabalho que o Rui e o Quique estão a fazer...
Anonymous Anónimo, at 12:24 da tarde  
Eu não concordo com a possivel destituição de director do José Nuno Martins,porque nunca se escondeu e sempre se assumiu benfiquista.
Deve o pessoal só criticar no final da época?
E não é o que tem acontecido,eles são pagos a peso de ouro num país de miseraveis se não tem capacidade para encaixar criticas,então não tem capacidade para jogar no Benfica.
Blogger mafegos, at 12:30 da tarde  
Afinal o JNM tem mesmo razão em criticar estes jogadores, pois se soubessem que esta é a opinião da maior parte do universo Benfiquista, já pensavam duas vezes quando lessem um texto daqueles.
Quantos de nós, já quisemos dizer algo menos bonito aos jogadores que não pedir um autografo ou uma camisola???
Ah pois é, todos!
Tenham coragem e vivam com a critica e com a frontalidade das pessoas, pensem que se calhar o universo Benfiquista está com um simples director de jornal do que com muitos jogadores do nosso plantel.
Os jogadores são autênticos mercenários e mudam de clube de um dia para o outro,...um director e massa adepta do clube fica.
Blogger sempresente, at 12:53 da tarde  
Agora, já se justifica a publicação do referido texto.
Blogger sempresente, at 12:55 da tarde  
Agora, já se justifica a compra do jornal.
Blogger J G, at 1:07 da tarde  
A ser verdade, só se confirma: não poderia ter sido mais certeiro o editorial de José Nuno Martins.
Blogger mago, at 2:19 da tarde  
O JNM deve ser dos poucos lucidos dentro do slb.Não é tudo flores,á muinto Lixo para varrer.
Anonymous Anónimo, at 3:52 da tarde  
A ser verdade, é profundamente lamentável.

Não está em causa o conteúdo das críticas, mas sim a relação causa-efeito que o texto proporciona. Também chamei a atenção para o tom das críticas feitas por António-Pedro Vasconcelos e pode-se sempre discutir o 'timing' e teor das afirmações. Não se (deve) pode é colocar em causa a liberdade de opinião, só por ser contrária à apregoada pelos orgãos dirigentes.

No fundo, José Nuno Martins até tem razão e, a meu ver, não disse nenhuma mentira. O exemplo de Luisão cabe que 'nem uma luva'. Por sinal, é o defesa brasileiro que renega qualquer crítica escrita, não aceita uma vaia de um adepto e uma reprimenda de um colega?

A conclusão a retirar disto tudo aponta para um péssimo indicador: no Benfica, e na sociedade em geral, premeia-se o politicamente correcto e os unanimismos imbecis. Palavras como frontalidade e sinceridade de nada valem perante conceitos mesquinhos, a fazer prever que a 'voz do dono' sai vencedora. Actualmente, não se valorizam (H)omens de elevada postura moral, mas antes (h)omenzinhos invertebrados, sem coluna de pensamento coerente.

Já há muito que o digo: a liberdade de imprensa é, cada vez mais, uma ilusão mascarada por quem realmente domina os orgãos de informação. Que orgulho tenho do meu cantinho onde, sem deixar de tentar ser sério e responsável, consigo ter a margem necessária para não me sentir dependente de 'causas superiores'.
Blogger Catenaccio, at 5:22 da tarde  
Até vou comprar o jornal só para ver se com o aumento de tiragem percebem que o JNM está a trabalhar bem.
Se por um lado a crítica dele me parece construtiva, também me parece que colar as palavras do Luisão a este texto, quando a seguir ao jogo do OLympiacos toda a gente criticou é querer armar confusão. Ele não se referiu directamente ao jornal do clube pois não?
Jornais como o CM sabem sempre aproveitar qualquer nada para fazer uma bomba.
Mesmo que haja algum descontentamento por parte da equipa isso é bom, aprendem a reagir e a superar-se (este condicionamento devia ser feito pelos técnicos).
Temos de segurar o JNM, só assim poderemos afirmar a grandeza democratica do Benfica. Mesmo que não se concorde com as palavras dele acho que não pode sair por isso. Aqui há lugar até aos críticos, não mandamos a guarda pretoriana bater em ninguém.

PAPOILA SALTITANTE
Anonymous Anónimo, at 5:37 da tarde  
Era só o que faltava demitirem o JNM. Quem defende que ele não devia ter escrito o que escreveu por causa do timing, deve corroborar da corrente politicamente correcta. Quanto ao conteúdo, acertou na mouche e foi direito ao assunto e ao cerne da questão. Quanto ao Luisão, quem juntou as palhas ao lume foi o Correio da Manhã, pegando numa declaração pós-jogo da Madeira e colando-a ao editorial do JNM, sem que o cú tenha a ver com as calças. Aliás, todo este barulho por causa do editorial é apenas feito pelo pasquim referido. Nem acredito que essa notícia seja verdade. Mas nós percebemos que o 1º lugar incomoda algumas gentes. E eu estou-me completamente a borrifar para o assunto.
Blogger GR1904, at 7:14 da tarde  
O artigo de JNM está muito bem escrito e as críticas que ele faz são justas, moderadas e não ofendem a dignidade do Benfica nem dos jogadores, técnicos e dirigentes. O que ele escreve é o que pensa a maioria dos benfiquistas. Estamos com a equipa mas esta tem de ter sempre uma atitude ganhadora, tem de continuar a procurar o golo quando está em vantagem mínima. Não pode ser uma equipa de «serviços mínimos».
O CM pode estar a tentar fazer um caso disto. Mas, se JNM for demitido fica em causa a liberdade de expressão no jornal «O Benfica». É certo que o jornal é do clube mas as críticas construtivas devem ser acolhidas.
Anonymous Anónimo, at 7:33 da tarde  
A publicação do texo de JNM justifica-se apenas os leitores deste bolg que estão fora de Portugal.
Blogger sempresente, at 7:34 da tarde  
Pelos vistos só lhes fez bem lerem o editorial o JNM
Blogger JoaoLynch, at 10:17 da tarde  
Claro que só um pasquim como o correio da manha é que não entendeu que as criticas do Luisão se dirijam as criticas feitas pela dupla Record/CM.
O editorial esta muito bem escrito e vem de encontro ao que alguns jogadores disseram após a derrota na taça uefa.
Só mesmo um jotnal como o CM que vive a custa das noticias do Benfica é que iria tentar incendiar o ambiente no balneario.

Façam as contas as noticias publicadas pelo CM/Record onde se fala de polemicas na equipa e onde se critica o treinador, equipa e direcção. Esses 2 pasquins não sabem publicar outras noticias, e problema dos problemas, quando essas noticias não existem inventam-se. Cerca de 90% das noticias do Record/CM sobre o Benfica são simplesmente Falsas.
Blogger RMSoares, at 12:11 da manhã  
Caro JG antes de mais muitos parabens por este blog fantastico. Percebo perfeitamente que nao publiques o editorial para aumentar a tiragem do jornal... no entanto, para pessoas como eu que vivem na asia e seguem o teu blog, assim fica mais dificil... sabes onde consigo encontrar este editorial na net para poder ler o texto?? um abraco e... Saudacoes Leoninas

PJS
Anonymous Anónimo, at 5:36 da tarde  
Não disse nenhuma mentira o mal dos jogadores é pensarem k ninguem pode falar mal deles... Uma coisa é falar por falar e sem razao agora o JNM nao mentiu e emitiu a opniao geral dos benfiquistas e depois isto nao é nenhuma ditadura para ditadura ja basta o k este governo faz... VIVA O BENFICA
Blogger uva, at 8:51 da tarde  
Concordo em absoluto. Aliás, se é verdade que houve alguma reacção dos jogadores, equipa técnica ou dirigentes, sejam eles quais forem, no sentido de contestar ou mesmo tentar censurar ou "expurgar" JNM, só provam que são mesmo umas florzinhas de estufa e não têm tomates para estar ao serviço do SLB.
É que embora me pareça que aquelas críticas foram um pouco excessivas para um editorial do Jornal O Benfica (ainda para mais vindas de quem garante só em situações excepcionais falar de futebol), até porque ataca directamente um só grupo dentro da estrutura do SLB (com críticas veladas para a direcção), afastá-lo por causa destas críticas (justificadas pela decepção que um benfiquista não pode deixar de sentir depois de um dos resultados mais miseráveis de sempre do nosso clube) significaria a negação da própria democracia interna no clube. E não é seguramente este o cenário que o SLB quer apresentar aos sócios e transmitir para o exterior. Espero eu...
Abraço,
Zé Amaral
Anonymous Anónimo, at 10:55 da tarde  
Já agora, o grupo directamente visado é, naturalmente, os jogadores.
Zé Amaral
Anonymous Anónimo, at 10:56 da tarde  

Comentar