Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

domingo, 16 de novembro de 2008

Não Fui eu Que Escrevi:

A notícia do dia são as buscas feitas pela polícia em casa de elementos dos No Name Boys. Não tenho qualquer simpatia por esta claque do Benfica, mas há factos que têm de ser colocados sobre a mesa. Este grupo organizado de apoio esteve envolvidos em factos lamentáveis no passado, como o caso do very-light, há muito que sofre represálias pelo facto de ter recusado submeter-se a uma Lei 16/2004 que não fica nada a dever às imposições do 24 de Abril. Um erro não justifica outro. Em cada jogo na Luz, os NN nunca apresentam menos de mil elementos em curva. A acção policial incidiu sobre uma fatia extremamente representativa (será 1% do total da claque?) de 30 supostos integrantes, onde foram encontradas tochas e... droga. Pois bem, vamos lá às estatísticas de consumo de droga em Portugal e tentar adivinhar qual seria a percentagem de casos semelhantes em 30 buscas aleatórias em casa de jovens... estudantes universitários, por exemplo. Quanto às tochas e "armas", bem, tomem cuidado se tiverem um gás defensivo ou um bastão de beisebol em casa. Ou se sacarem do e-mule um filme do Pato Donald que afinal, quando clicam, dá em pornografia/pedofilia. Podem passar por criminosos ou pedófilos se um dia a polícia vos entrar pela porta dentro às 6 da manhã. Mais vale tirarem uma licença de caça, dado que assim podem ter caçadeiras em casa sem que ninguém vos aborreça. Em suma, qualquer cidadão tem de respeitar a Lei e, não o fazendo, está sujeito a ser penalizado. Se a polícia detectou situações anómalas envolvendo os No Name Boys, a claque mais multi-étnica em Portugal depois das idiotas conotações nazis dos primeiros anos, fez bem em actuar. É pena, somente, que exista uma verdadeira paranóia em torno das claques em Portugal, com dezenas de polícias que não fazem mais nada durante a semana do que "controlar" os elementos deste grupos, quando as verdadeiras vertentes da criminalidade tantas vezes não recebem a atenção que justificariam. De resto, e como um clube português destacou em devido tempo, o estatuto de adepto de futebol apenas existe ao redor do espectáculo desportivo. Por isso, o que cada espectador faz na sua qualidade de cidadão é da sua responsabilidade individual. Pensar que uma claque com cerca de 3 mil elementos, como os No Name Boys, só tem 1% de elementos com comportamentos questionáveis, se calhar vem demonstrar que estes grupos organizados são bem mais tranquilos do que a sociedade em geral. Reflictam nisso.

PS: Como seguir a corrente é fácil e pensar custa mais, resta apenas informar quem não sabe: a maior parte das claques portuguesas estão legalizadas. Repito: legalizadas. Quem cumpre a Lei 16/2004 não pode ser metido no mesmo saco dos NN, que sempre optaram por ficar à margem. Por último, considerar que um grupo de organizado de apoio com milhares de integrantes é composto por criminosos é tão redutor como afirmar que todos os políticos são corruptos só porque existem Fatinhas, Isaltinos, Valentins e quejandos. Vamos ter mais seriedade e discutir as raízes do problema sem seguidismos ideológicos.

Para conferir em Futsabado

Etiquetas:

posted by J G at 11:34 da tarde

41 Comentários:

É isso. Pouco mais há a acrescentar. A discussão tem de ser mais séria e profunda.
Blogger Bancada de Leão, at 11:42 da tarde  
Não entendo esta operação. Afinal, só as claques do SLB têm delinquentes? E o que tem a ver umas rusgas a umas habitações com o caso do incêndio ao autocarro de uns adeptos de um clube adversário? Será que andavam atrás da caixa de fósforos ou do isqueiro? E porquê toda esta atenção mediática quando afinal, mais uma vez, a montanha acabou por parir um rato? No fim de contas, essa claque nem existe como tal, uma vez que não se encontra legalizada, e por isso é estranho que se refiram a ela enquanto claque do SLB, que de resto não tem (à face da lei), claques.
Zé Amaral
Anonymous Anónimo, at 1:31 da manhã  
Não é por acaso e tem todo o ar de alguma vingança e forma de pressão.

O timing em que foi feito, pela forte e irreverente resistência que tem sido ponto de honra contra leis sem sentido; e o grupo em que incidiu, por não querer e mt bem ir a favor dessa corrente, ao contrário de outros que, hipocritamente e sendo do conhecimento das autoridades, declaram ter Y elementos quando na realidade têm Y*1000.

Ficamos a saber que o DIAP se preocupa, e muito, com este tipo de perigo público. Ao ponto de efectuar operações concertadas pela madrugada dentro, em todo o país, a residências de adeptos de futebol. Deve ser para isto que existe o DIAP, porque da corrupção que rói até à economia, do tráfico de droga em larga escala e do crime organizado, puta que os pariu, isso são peanuts que não interessam à sociedade.
Blogger GR1904, at 2:03 da manhã  
Como benfiquistas,não podemos dar uma palavra,sequer,de apoio a estes marginais.
Não se esqueçam que já um anterior dirigente dos No Name foi preso exactamente pelos mesmos motivos era um tipo chamado Gonçalo.
Podemos questionar porque razão não o fazem a outras claques,principalmente a guarda pretoriana do Pinto Corrupto,mas todos sabemos que a policia do Porto é conivente,os juizes são coniventes,agora nós se nos achamos gente de bem,não podemos tolerar essa corja que utiliza o Benfica,para praticas violentas e ilicitas.
Blogger mafegos, at 10:24 da manhã  
Não pode deixar de dar os parabéns ao trabalho da policia, pois prenderam pessoas que tinham na sua posse material perigoso e proibidos. Para bem do futebol e do espectáculo desportivo, pois certos actos que acontecem nos estádios são de lamentar.
Refiro-me ao lançamento de tochas, foguetes e a violência gratuita feita contra adeptos e claques adversárias. E claro que é de lamentar que tenha sido apreendido substancia proibidas e armas.

Mas não deixa de ser estranho o alvo e o timing da acção policial. Pois :
Não deixa de ser curioso que a intervenção policial se limite a uma das claques do Benfica.
Não deixa de ser curioso que a intervenção policial seja feita na véspera de um jogo do Benfica.
Não deixa de ser curioso que a intervenção policial seja feita após, mais, uma derrota dos lagartos.

Dou os parabéns a intervenção policial, mas fico a espera que a mesma seja feita em outras claques de outros clubes.
Blogger RMSoares, at 11:26 da manhã  
Há aqui muitos anjinhos. O pessoal que foi detido não o foi por acaso, não foi pelas drogas ou por outros materiais que, supostamente, são proibidos. Isso acabam por ser os motivos dados pela polícia, de forma cobarde e persecutória. Foram detidos, provavelmente por estarem mais expostos no grupo onde se inseriam e, principalmente, estão a pagar a factura pelo grupo de apoio não querer, e muito bem, estar registado à face de uma lei em que outros declaram ser Y quando são Y+1000, com as autoridades a fechar os olhos hipocritamente. E para quem não sabe do que fala, essa lei não obriga ao registo dos grupos. Só se regista quem quiser e ponto final. É um direito que assiste não ser abarcado por um conjunto de regras impostas unilateralmente. Obviamente que, estando registados, a polícia tem a vida facilitada, embora hipocritamente feche os olhos a uma base de dados que, se não é falseada, anda lá perto. Ou seja, uns estão registados de forma forjada e não lhes toca nada. Outros, assiste-lhes o direito de não estarem registados, e toca-lhes operações nacionais com mandatos de detenção. Depois, a polícia justifica-se com drogas, de certeza quase todas para consumo caseiro ou pequeno tráfego, e fazem uso desta cobarde justificação para deter alguns quando, mais a norte e ali ao lado, as coisas assumem uma proporção que devesse manifestar mt mais preocupação por parte de quem investiga.
Blogger GR1904, at 11:58 da manhã  
Particularmente não nutro especial apreço por claques! Pelo menos as portuguesas, que são as que conheço menos mal! A maioria delas.

Antes de mais, gostava de fazer uma pergunta. A que drogas te referes quando dizes que se encontrariam em casa dos estudantes universitários?

Depois, gostava que me dissessem, entre quem, em 90% dos casos, se dão os conflitos nos estádios e pavilhões desportivos? No último Benfica-Sporting que vi em futsal, se não me engano foi à 2 épocas, não levei com uma cadeira na cabeça por poucos centimetros, e estava, aparentemente em local calmo! Se calhar os coitadinhos dos rapazinhos das claques não sabem que há pessoas pouco interessadas na cabeça oca e limitada deles e, apenas, interessadas no jogo! Por acaso foi a mim, mas na zona onde estava haviam crianças! Essas pessoas, para mim, não voltavam a entrar num estádio/pavilhão! São vândalos! Umas bestas que para além de berrar e dizer caralhadas pouco mais devem saber fazer!

É claro que estou a generalizar, e acredito que haja pessoas em condições nas claques!

Relativamente a esta rusga da polícia, parece-me um bocado ridícula até prova em contrário! Preocupem-se em detentar quem põe em risco as pessoas nos estádios e, esses sim, retirem-nos DEFINITIVAMENTE de lá!
Anonymous Anónimo, at 12:04 da tarde  
Todas as Operações Policiais que se façam dentro da Legitimidade e conformes á lei estão correctas, só é pena que sejam sempre para o mesmo lado, uns podem fazer tudo e nada lhes acontece, os outros é que estão sempre em falta. Quem preverica deve ser punido, só isso, mas alargar essa premissa a outras claques que estando "dentro" da lei são tão perigosas ou ainda mais que a claque em questão, por isso deveriam também ser "visitadas", mas sem seu conhecimento, claro, que infelizmente não é o que se passa, quando alí vái alguém fazer qualquer coisa, são pré-avisados, o que não acontece com os outros ou não será assim ??!!
Anonymous Anónimo, at 12:46 da tarde  
à - há
"detentar" (nem sei o que é isto!!!) - deter

A idade é lixada! ;)
Anonymous Anónimo, at 12:47 da tarde  
João Silva por acaso o "Diabo" q invadiu o relvado era elemento de alguma claque?

Em dezenas de anos em estádios nunca vi confrontos entre claques (cá fora é outra conversa) mas em todas as épocas assisto a confrontos fisicos entre adeptos "normais" por causa de discussões sobre este ou aquele jogador. Ainda recentemene isso aconteceu com dois velhotes ao meu lado q não só foi mais grave pq a malta os acalmou...

Lembro-me de uma cena "mítica" em Guimarães em q os árbitros foram brindados com uma brutal chuva de cadeiras q originou carga policial e confrontos. Os desacatos foram na bancada central e as imagens não mentem: eram adeptos "normais" com idade para ter "juízo"....

As claques têm umas costas muito largas.

J G e GR1904 agora depende dos NN se deixarem ir abaixo com isto ou não. Ontem notou-se q o grupo sentiu o golpe, veremos se foi apenas a surpresa pelo sucedido. Espero q sim. Não desistam!!!!
Blogger Pedro, at 12:48 da tarde  
O Ótário João Silva, 1º que tudo, Oca é a cona da tua mãe, da mulher do teu vizinho e das tuas primas.
2º A todos: não conseguem perceber que isto é o inicio do envio de espinhos e tropeços ao NNOSSO GRANDIOSO BENFICA, devido, está claro, á nossa classificação na liga e percepção do BENFICA CAMPEÂO..
3º O NNOSSO APOIO é ao BENFICA e antes desses palpites, perguntem aos jogadores o que sentem por NNÒS, quem os defede qdo nos jogos fora e tambem em casa, estão sujeitos as maiores e inimaginaveis dificuldades dos adeptos adversários? São os Srs? que só lá vão para verem o futebol e qdo algo acontece nda fazem?
Da 1ª a ultima divisão, num qualquer jogo é possivel haver desentendimentos entre adeptos, acha mesmo que se retirar certas pessoas dos estádios haverá menos Desentendimentos entre adeptos?
Poderia continuar mas tenho que trabalhar. Sim sou trabalhador sou igual a qualquer outro sócio do Benfica, pago cotas pago bilhetes, canto, berro e aplaudo o Meu BENFICA.
FORÇA BENFICA, FORÇA NN, Vamos Ser CAMPEÔES,
Anonymous Anónimo, at 1:06 da tarde  
eu gosto dos nn boys eu gosto dos dv eu gosto de claques sem as claques o futebol está a tornar-se chato sem emoçao afinal somos humanos ou não o futebol sem claques é como comida sem tempero viva o 25 abril abaixo o fascismo
Anonymous Anónimo, at 1:18 da tarde  
O nosso lema o que é que diz: Um por todos, todos por um.
Esta operação não é um ataque ao crime organizado, esta operação não é um ataque contra os denominados comportamentos desviantes, esta operação é contra nós benfiquistas, é contra o nosso Amor, o Benfica.
Abram a pestana!
TODOS A COIMBRA, POR FAVOR!!!
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 1:40 da tarde  
O anónimo reflecte tudo aquilo que disse! Bestice atrás de bestice! Lá está, é oco! A esse nem preciso de reponder! Basta abrir a boca para se enterrar. É típico! ;) O que leva a concluir que este não faz parte das excepções que referi que existe, sem qualquer dúvida, nas claques!

Agora para o Pedro,

Dei-te um exemplo em que as claques foram as culpadas dos desacatos e podia dar-te muitos mais! E como reparaste, não disse em lado nenhum que os conflitos nos estádios são EXCLUSIVAMENTE devido às claques, mas não tenho dúvidas que são ESSENCIALMENTE devido às claques!

Em relação ao diabo que entrou em campo, tens razão. Mas foi um caso que a comunicação social exagerou! A gravidade dessa situação, na minha opinião, não foi a atitude do diabo, uma vez que não pôs em risco ninguém, o que não deixa de ser um acto condenável! A questão fulcral e grave da situação é a falta de segurança! Porque se uma pessoa consegue entrar com a simplicidade que aquele Sr., que nem dava ares de ser muito atlético, o fez, imagine-se se um grupo de pessoas o decidir fazer!

Mas dou-te uma situação idêntica, feita por parte da claque do Sporting, num Benfica-Sporting ou Sporting-Benfica! Não me recordo! Na altura disseram que a culpa foi do Argel! As imagens também não mentem! E pela forma como uns e outros entraram não me pareceram ter as mesmas intenções!

Não acho que as claques tenham costas largas. Eu acredito na máxima que diz que "cada um tem o que merece"! Se as claques têm a imagem que têm, não será por acaso!

Uma correcção sobre o meu primeiro comentário. Quando disse que não tenho especial apreço pelas claques, quero clarificar porque o que queria dizer era que "não tenho especial apreço por ESTAS claques"!

Para terminar um comentário ao anónimo - não sei se é o mesmo -, que disse:

"o futebol está a tornar-se chato sem emoçao afinal somos humanos ou não o futebol sem claques é como comida sem tempero"

Isto reflecte tipicamente o espírito das claques! Colocam o futebol num patamar secundário! Nem vale a pena tentar imaginar as prioridades!

O que torna o futebol chato, são jogos chatos! E eu diria antes que futebol sem golos é que é como comida sem tempero! Mas isto sou eu, que gosto é do futebol! Quem prefira os conflitos é outra coisa...
Anonymous Anónimo, at 1:48 da tarde  
João sem as claques no estádio da Luz assiste-se a um silêncio brutal...
Blogger Pedro, at 2:14 da tarde  
João Silva:

Antes de mais, gostava de fazer uma pergunta. A que drogas te referes quando dizes que se encontrariam em casa dos estudantes universitários?

Haxixe. A droga era haxixe. Como sabes, é uma droga pesadíssima. Tão pesada que há quem, mesmo com ela nos bolsos, ainda consiga partir para cima de adeptos adversários. Não brinquemos com coisas sérias. Isto é apenas uma justificação cobarde da polícia para justificar as detenções. Caso contrário nng entrava nos quarteirões do Bairro Alto, só para dar um exemplo.

Quanto aos conflitos, João Silva, não sei com que frequência vais à bola e aos estádios, mas a maioria dos problemas que existem acabam por ser com a polícia. Sim, com a polícia. Mas eu posso-te dar "ene" exemplos em como adeptos normais também criam situações de conflito: contra o Galatasaray houve até quem fosse detido e não era ninguém dos grupos do Benfica. Sabes qual é a diferença? É que não estando na zona dos grupos de apoio, acabam por ser vistos não de forma marginal mas de forma mais leviana.

Quando falas da questão da falta de segurança na situação do Diabo de Gaia, esqueces de te referir talvez o ponto mais importante de toda essa cena. A brutalidade policial que toda a gente viu, mas que a comunicação social não deu o destaque que deveria ter dado. Viste tu, e viu toda a gente, policias de bastão a humilhar pessoas com idade para serem, talvez, teus avós. Até viste um adepto do foculporto solidário com os benfiquistas a ajudá-los a defenderem-se contra as bastonadas dos policiais. Quem pôs aqui a segurança pública em risco, foi precisamente a entidade que mais obrigação e dever tem para a garantir. Não deixa de ser contraditório. Agora, imagina o que é levar com estas atitudes e contradições jogo após jogo. Isto para dizer que, se quiseres defender a tua dama, fá-lo da forma que melhor entenderes, mas não ignores o que desconheces e o que os outros passam só porque têm um símbolo ao pescoço que incomóda os poderes instalados.

O pessoal que se defende com insultos perde a razão toda. Não acho que esse seja o caminho.

Para terminar, Pedro: ontem viu-se o grupo do Topo Sul com grandes pulmões em algumas alturas do jogo. E naquelas em que a força não esteve tão presente, talvez pelo que na altura já era do conhecimento público, viu-se bem quem é que, no estádio, apoia a equipa. Viu-se bem a diferença entre o que pode ser um estádio com ambiente e um estádio vazio. Se há quem possa preferir um ambiente sem alma e despido de fervor clubística, embora com mta dificuldade, eu ainda posso entender. Mas não tenham duvidas que sem estes grupos, o Benfica não tinha a força e a identidade que tem. Porque não é só de um símbolo que um clube é feito. É também pela massa de adeptos que tem. E esses são tanto melhores quanto mais cantarem e apoiarem depois de uma derrota em casa para a uefa.
Blogger GR1904, at 2:21 da tarde  
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogger Catenaccio, at 2:39 da tarde  
peddro tens razao os golos sao o tempero do futebol mas o joao tb tem razao sem claques o jogo de futebol parece um funeral hehehehehehhe peace and love
Anonymous Anónimo, at 6:11 da tarde  
pessoal eu sou o anonimo de cima lol agora e ke descobri isso lol
Anonymous Anónimo, at 6:12 da tarde  
Hoje sou nn.hoje todos devemos ser nn.
Anonymous Anónimo, at 6:14 da tarde  
Choca-me ler comentarios de claques contrárias pk fazem o mesmo e não vêm que se vai afundar tudo, choca-me ouvir os anti-claqueiros pk não vêm que isto tudo é para atirar areia! Vão a uma faculdade e fazem rusga as casas de 30 alunos.. qual a probabilidade de encontrarem tacos de basebol (ainda por cima com a onda de assaltos q anda por ai há q prevenir), qual a probabilidade de encontrar drogas? ate no secundário ja se dá na cocaina como na minha geração se fumava charros! Esta operação em qualquer claque, faculdade, etc teria sempre "sucesso"!! E porque só aos NN? para avisar as outras para terem cuidado e enconder as "cenas"? pk aos NN? pk se recusam legalizar quando essa legalização não passa de pseudo legalização pois a JuveLeo supostamente tem 200 membros? lol onde andam os outros? sao imigrantes ilegais? pk aos NN? pk os NN estão sempre com o Benfica e mudaram a forma de estar de todos os Benfiquistas pois podemos perder 2-0 mas continuam-s a ouvir gritos e canticos de incentivo? Pk os NN? Porque O BENFICA INCOMODA e MEXE O PAIS!!! Agora quero ver justiça feita se algum ficar preso! Lider da Juve Leo...um Santinho, Lider dos Super Dragoes...ohh outro santinho como é obvio!!

A diferença é que eles gozam com o pais e fazem questão de mostrar a toda a gente o que fazem!
Anonymous Anónimo, at 6:16 da tarde  
Claque ou nao, quem nao cumpre a lei deve ser punido. Ao grupo no name boys, alem do provincianismo do nome "estrangeiro", lamento que accoes de membros desse grupo estejam a arrastar o nome do Sport Lisboa e Benfica consigo.

Miguel S
Anonymous Anónimo, at 6:34 da tarde  
Miguel S, qual lei? A lei que diz que NÃO há obrigatoriedade de estar registado mas mesmo assim a policia não os deixa quietos? Qual a parte que não percebes? Diz-me que eu explico-te tim tim por tim tim. Adoptar um nome estrangeiro é provincianismo? Eu pensava que provincianismo eram comentarios como o teu, que não acrescentam nada e só demonstram o carneiro que tu és.
Anonymous Anónimo, at 7:04 da tarde  
o q tem o nome a ver com isto?! sabes a origem do nome ja agora? os provincianos é q falam sem conhecimento! é por estas e por outras que sei que ha muita merda nas claques mas continuo a defende-la.. defendo-as porque ainda ninguem as soube atacar com pes e cabeça, limitando-se a atirar bocas para o ar sem conhecimento nenhum!
Ah e ja agora para te corrigir a ti e a toda a imprensa.. os NoNameBoys já acabaram segundo a lei, se a lei é para ser respeitada porque raio é que os Media falam desse nome e não dizem socios do Benfica presos?
Anonymous Anónimo, at 7:09 da tarde  
Referia-me a lei que proibe a posse de armas, estupefacientes e recurso a violencia. Tanto me faz se cumprem a lei das claques ou nao. Escrevi a minha opiniao no post anterior. Nao tenho tempo para continuar dialogos futeis.

Miguel S
Anonymous Anónimo, at 7:19 da tarde  
http://www.marca.com/edicion/marca/futbol/internacional/es/desarrollo/1184862.html

Lindo servico prestado ao Benfica...

Miguel S
Anonymous Anónimo, at 7:20 da tarde  
diálogo futeis? tu é q não ves o eixo da questão... limitas-te aos que ouves e ves pela TV...
Anonymous Anónimo, at 7:34 da tarde  
gostava que todos estivessemos presentes a um Benfica-Porto sem as claques do Benfica no estadio.. sim pk apoiar a equipa do Benfica é coisa que 80% das pessoas nao fazem e iriamos sentir-nos no Dragao..
Tb gostava de assistir a este jogo sem claque alguma... acho q se estivesse no 3o piso iria conseguir ouvir o Quique Flores a falar co adjunto! E ai sim...iriamos sentir o verdadeiro inferno vermelho que de inferno so mesmo a cor! ha gente que só mesmo nas situações é q consegue pensar...

ILEGAIS CONTRA OS PSEUDO-LEGAIS
Anonymous Anónimo, at 7:59 da tarde  
Miguel S, mas tu estás preocupado com aquilo que os jornais dizem do Benfica? Então és um carneiro mesmo, como alguém disse aí atrás e mt bem. Provincianos são aqueles que emprenham pelos ouvidos e formam opiniao sem conhecimento de causa. Provincianos sao tb aqueles que como tu nao sabem argumentar sustentadamente e que não compreendem que o nome do Benfica é uma coisa e as pessoas que eventualmente se usam deles são outra. Tu nem uma nem outra. Desaparece pa.
Anonymous Anónimo, at 8:34 da tarde  
Pedro,

Não sabia a que tipo de drogas se referiam. Sendo haxixe, é ridiculo! E sim, nem é preciso serem estudantes universitários... Acho que hoje em dia até nas escolas preparatórias! Vá... secundárias!

Agora em relação aos conflitos, antes de mais, é bom enquadrar as coisas. Partindo de uma média de assistência de 30.000 adeptos, quantos pertencerão às claques? 5.000? Ou seja, temos uma relação de 6 para 1, convém entrar em linha de conta com isso quando se analisam actos de violência!

Mais. Geralmente os conflitos, dentro de campo, não são entre claques, por impossibilidade física! Uma está numa ponta e a outra noutra! Também é óbvio que as claques do benfica não vão alvejar os adeptos do benfica! O contrário já não sei! O exemplo, que te dei, no pavilhão do benfica, no benfica-sporting em futsal, é diferente. Como sabes a distância entre claques é muito pequena! Eu estava em zona neutra! Possivelmente 90% das pessoas naquele local seriam do benfica! Mas eram casais, senhoras, crianças, jovens, idosos. Tudo. Estava no meio do pavilhão, as claques estão nas pontas, portanto a cadeira não foi ali parar por engano! A cadeira foi lançada pelas claques e a polícia ainda não tinha feito nada de mal! Ninguém da bancada se tinha dirigido às claques! Bem sei que as cadeiras são de plástico, mas lançada áquela distância, com a velocidade que ganha, não sei o que fariam se acertassem na cabeça duma criança! Volto a repetir, quem fez isto é UM VÂNDALO, UMA BESTA, e sim é aquela cabecinha deve ser OCA, só assim se percebe o facto de pôr em risco, em última análise a vida duma criança! E o anónimo que ficou muito iriçado por ler isto das duas uma: Ou é um gajo muito parcial e muito tapado, ou faz a mesma coisa, e aí a denominação que darei, é a que dei em cima! Não acredito que as tais pessoas decentes que afirmo e reafirmo que também existem nas claques, defendam esta situação! Qualquer pessoa com uma atitude destas, para mim, merecia exclusão de todos os estádios durante 1 ano. Em casos de reincidência a pena aumentaria! Atenção, pertençam a claques ou não!

Eu continuo a achar, até prova em contrário, que a maioria das claques provoca mais conflito que outra coisa! Os próprios confrontos fora do estádio, mesmo que apenas entre claques, transmitem insegurança para quem vai ao futebol!

Agora a polícia. No caso concreto do diabo que entrou no campo, estou totalmente de acordo contigo. Inclusivamente comentei isso aqui em casa quando via o jogo. Independentemente de ter infringido a lei e de não se querer entregar à polícia, não me parece que fosse caso para aquilo! Foi uma brutalidade. Geralmente nas pessoas mais fracas abusam, em quem deviam abusar, fogem com medo! É habitual, mas também há questões políticas à volta da polícia que levavam a uma longa conversa!

Agora em Portugal, um campo sem claques, ficaria mais silencioso, não tenho dúvida! Acho que as claques, agindo decentemente, fazem bem ao jogo e ao espectáculo! Mas lá está, a minha ideia nesse ponto é diferente da tua! E ficarei muito feliz se me um dia vir que afinal estou enganado!

Somos um público muito fervoroso para concertos mas no futebol ou ficamos calados ou assobiamos! Em Inglaterra os estádios enchem, duvido que sejam todos adeptos de claques, e todos cantam do principio ao fim! São posturas e mentalidades! Somos um bocado "velhinhos", nisso! É como o País! São como as cidades! São como as ruas à noite... vazias! É pena!

Concordando ou não contigo, foi uma discussão engraçada! Tenho pena que nem todos saibam ouvir outras opiniões! E em relação a opiniões não há verdades absolutas! Há as nossas verdades! Já no "Pontapé na Lógica", por um post que escrevi, houve logo quem ficasse nervoso! Deve ser da crise!

Abraço! ;) E acima de tudo que continuemos a ganhar!
Anonymous Anónimo, at 9:06 da tarde  
concordo em muita coisa que dizes mas olha q se ficaste chocado com a brutalidade da policia no episodio Diabo, olha que se tivesses frequentemente na curva apenas com o intuito de apoiar e ves a policia a ter atitudes do genero, podes krer que com a frequencia com que acontece, irias começar a entrar no estadio com outra postura e dp o ser humano em massa ja sabemos como funciona! E nao esquecer que como é logico nas claques não sao todos iguais e dp acontecem situações xatas mas que a claque em si na minha opiniao nao tem culpa...
Como o Benfica não ficou manchado com o episodio Diabo, os NN nao deviam ficar manchados pk violencia todas fazem e porque raio pagam so os NN por isso? Drogas? em todo o lado é igual, armas? idem..
Anonymous Anónimo, at 10:04 da tarde  
João Silva,

só vou comentar o facto de teres falado do Pontapé na Lógica, porque dá a sensação que te insultam por lá, e se isso aconteceu foi certamente por um anónimo, porque da minha parte que eu saiba não houve problemas. É que parece que a forma como falas do blogue até dá a sensação que alguém te "fez mal"!
Blogger Bancada de Leão, at 10:12 da tarde  
Como podem prender elementos de uma coisa que não existe?
E é precisamente este o ponto principal da questão.
Foram detidos apenas sócios do Benfica.
Mas a comunicação social não é capaz de dizer isto, pois sabe o mal estar que vai provocar no país.
Só espero que isto não seja mesmo por estarmos à frente de outros clubes, porque se isto for verdade, isto é bem mais grave do que pensamos.
Agora façam investigações e rusgas a casa de médicos, engelheiros, bancários, economistas, arquitectos, etc...vão ver que encontram muita droga, armas, filmes pedófilos, etc, e tenham coragem de dizer que não encontraram nada.
Quiseram unir mais o grupo de sócios, foi?
Conseguiram!
Blogger sempresente, at 10:13 da tarde  
«Já no "Pontapé na Lógica", por um post que escrevi, houve logo quem ficasse nervoso! Deve ser da crise!»

Por causa do comentário do Pedro Varela. Epá se com o que afirmei em cima levei a pensar que tinha sido o autor do blog a ter uma atitude incorrecta, peço desculpa! O problema não é do blog nem do seu autor! O problema são alguns comentários sem pés nem cabeça e na base da ofensa! Aliás, se tivesse alguma coisa contra o blog, não perdia tempo a escrever nele!
Anonymous Anónimo, at 10:38 da tarde  
"Também é óbvio que as claques do benfica não vão alvejar os adeptos do benfica!"

Pois eu não sei se é assim tão óbvio. Parte da acusação prende-se com o rebentamento de petardos. Petardos que rebentam no cimento da bancada, entre os pés de benfiquistas que não se importam que isso aconteça. (embora eu compreenda e apoie a sua proibição, contraiamente ao caso das tochas) Não são petardos que rebentam sob a cabeça de adeptos, daqueles que motivam a apatia dos spotters nas bancadas ou a colocação do Corpo de Intervenção junto dos agredidos, não fossem eles desatar aos pontapés ao Quim. É bom lembrar isso. Foi há ano e meio!
As drogas, as armas (3 em 30 dá vontade de rir...), como disseram atrás, servem agora para a vertigem mediática. Eu não me vou pôr aqui a defender aquela malta toda, pois haverá quem tenha motivos para ir de cana, mas ninguém pode negar a origem disto tudo. Está lá no comunicado da polícia: agressões a agentes. Ora quem vai ao estádio ainda se lembra muito bem como tudo começou. Onde se originou a violência e porque motivos. Quem é que dava bastonadas às raparigas que saíam da casa de banho, por exemplo, quem invadia cafés sem justificação, quem ordenava cargas policiais sem sentido, quem impedia a entrada de tarjas e cachecóis sem qualquer mensagem de teor racista ou violento, quem linchou um adepto do Belenenses durante o Benfica-Milão... Em qualquer País isto originaria um debate de teor Constitucional, mas por cá foi preferível insistir numa pergunta estúpida: "porque é que não se legalizam", como se isso fosse obrigatório segundo a Lei (que não é!), como se todos eles vivessem á margem da Lei, como se todos eles fugissem aos impostos, etc e tal...
Blogger Quetzal Guzman, at 10:40 da tarde  
prometi não voltar a comentar aqui, embora leia todos os dias o trabalho do autor que incrivelmente consegue manter o blog actualizado diariamente. aproveito para dar os sinceros parabens ao autor pelo reconhecimento (merecido) que este blogue teve no jornal do clube.

por tudo isto quero dizer que estou 100% solidario com o pessoal que optou por estar a ver jogos de pé e a apoiar o slb em todo o lado.
que eu saiba são uns 3 mil. hoje o pais fala de 30... 14 já sairam. poeira para os olhos, tentativa de calaram o maior, e melhor grupo de apoio de portugal.
não se calem, por favor! não desistam , por favor. o SLB vai à frente dos rivais, e só se fala de uma claque fantasma.
vamos invadir coimbra.

quanto aos confrontos com outras claques isto dá-me vontade de ver. as pessoas esquecem-se que isto é futebol. que faz parte do futebol. há quantos anos é que andamos Às turras com os vizinhos do lado? agora é crime? e só vale para um lado?
é engraçado, é que os verdes andam sempre à espreita. aliás, basta ver os comentários deste post, logo apareceu um.

bruno m.
Anonymous Anónimo, at 1:05 da manhã  
Sou membro dos NN desde 92 ( apesar de nos últimos tempos estar afastado da curva), não sou drogado, não trafico, não tenho afiliação politica, nunca tive problemas criminais, trabalho, e levo uma vida honrada, e como eu conheço centenas de NN, e agora ?

No meu dia a dia, conheço pessoas que se drogam, pessoas alcoólicas, pessoas que roubam, pessoas q são violentas, mas q n pertencem aos NN. E agora ?

Conheço, e conheci pessoas nos NN, em quem confio plenamente, em termos de honestidade, lealdade, como pessoas humanas com princípios e valores, e agora ?

No meu dia a dia, conheço, pessoas mentirosas, desonestas, criminosas, de baixo nível, alguns capazes de venderem a própria mãe, e não pertencem aos NN, e agora ?

Em casa tenho facas, garfos, ...., de tudo um pouco, menos droga, mas enfim, pelos vistos tenho armas perigosas, e agora ?

Sou adepto do Benfica, e se achar piada a um taco de basebol, q tem incluído o nome do ''Glorioso'', não posso comprar para ter lá em casa, por exemplo como enfeite ?

Mas pode ser vendido em lojas legais, não pode ?

Que eu saiba existem mais de 6000 pessoas que foram NN, serão mais criminosos por isso ? Mais drogados/traficantes/... do q qualquer outro cidadão ?

Cump.s
CCF
Anonymous Anónimo, at 5:43 da manhã  
Ter tacos de basebol é ilegal? E tacos de golfe? Não posso ter tochas em casa nem potes de fumo?

Estou a perguntar a sério. Pela forma como foram apresentados todo aquele material fiquei com a sensação q era tudo ilegal e julgo q tacos d ebasebol se pode comprar em qqr loja de desporto...

Não sou especialista em leis mas a maioria do q a policia falou não terá grande sucesso em tribunal talvez pegue a associação criminosa se o juiz for daqueles q embirra com claques e aqueles q foram apanhados com droga e armas. O resto é poeira, é para criar confusão na opnião pública. Pode ser q resulte...ou não.

Sobre as armas...não estou a defender ninguem mas lembro-me de um certo líder de uma claque a norte dizer à boca cheia q veio a Lisboa comprar bilhetes com uma arma à cintura. Já pensaram q ser um NN conhecido na cidade do porto requer um cuidado e protecção especial? É q dar a cara para defender causas nem sempre é pacifico.

Em loures andaram aos tiros uns com os outros. Alguem viu um aparato como este? Alguem viu uma operação policial como esta? Alguem viu detenções? E tudo foi filmado....
Blogger Pedro, at 9:18 da manhã  
Os ultios dias foram bons para as claques, e para os no name boys particularmente, pois com a operacao policial foram apanhados varios membros que se dedicavam a praticas potencialmente ilicitas. Devem ser julgados de acordo com as suspeitas levantadas. Os membros respeitadores das claques devem estar satisfeitos com esta separacao entre o trigo e o joio. Pena o nome do clube andar metido nisto, mas de resto parece que sao boas noticias.

Miguel S
Anonymous Anónimo, at 10:39 da manhã  
Miguel S

A partir do momento em que a polícia insinua (e mente) que a claque viajava à custa do dinheiro da droga, só por brincadeira podes dizer que foi um bom dia para quem frequenta aquela bancada. Neste momento há uma percepção generalizada quanto aos que param ali: são traficantes e drogados.
Anonymous Anónimo, at 1:06 da tarde  
tanto te mostras preocupado com as ilegalidades como com a imagem do clube! és mm benfiquista daqueles q nao curto! por isso é q o Benfica atravessou a fase q atravessou...a contar unica e exclusivamente com a imagem!

falando em imagem, Benfica=Inferno Vermelho e sem os NN a imagem do Benfica fica incompleta! DESDE 92
Anonymous Anónimo, at 6:08 da tarde  

Comentar