Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Em Poucos Meses Um Novo (Melhor) Rumo


A mais valia da activa blogosfera encarnada é o poder de discussão suscitado pelos diversos comentários de gente identificada, e bem informada, benfiquista.
O calendário futebolístico é fascinante pelo poder que tem em nunca tornar eterno o sofrimento de nenhum adepto, nem perpetuar a felicidade de ninguém.
Não foi há muito tempo, aliás, há alguns meses atrás o sentimento de revolta com a gestão presidencial do nosso clube era generalizada. O rumo não era certo, principalmente o desportivo, as desilusões eram semanais e a descrença apoderava-se da nação encarnada.
Mesmo assim muitos eram os que teimavam eu não querer discutir o que ia mal no clube. São sempre os mesmos que se recusam em reflectir sobre o que vai mal no clube e atacam os autores de blogues que opinam de forma aberta e directa sobre o que acham que há que criticar.

Desportivamente os últimos tempos do Benfica foram amargos para quem opina diariamente por estes espaços. Pessoalmente foi doloroso ter todos os dias que cuspir no horrível Fernando Santos e ao mesmo tempo explicar ao leitores que nada tenho contra a pessoa, mas que odeio o treinador, e que isso não fazia de mim menos benfiquista.
Depois veio um segundo reinado de Camacho que cedo se percebeu que ia ser mau. E com a chegada de Chalana chegou a ser doloroso manter aqui as crónicas habituais, e as opiniões sobre o futebol do nosso clube.

Ao mesmo tempo a Direcção do clube passou um mau bocado, avesso a críticas negativas o Presidente também não ajudou a criar um clima de entendimento. De repente parecia inevitável que Vieira caísse da cadeira.
Afinal o rumo endireitou-se. E foi precisamente recorrendo a tudo o que lhe foi apontado que Vieira conseguiu endireitar minimamente o seu comando.
Afastou-se do futebol profissional onde ia cometendo o seu suicídio presidencial, chamou para perto de si um escudo de grande qualidade que repôs a dignidade no discurso oficial do clube. João Gabriel é um dos melhores reforços da "era" Vieira porque de uma só vez fez desaparecer os discursos ridículos e exagerados do Presidente que se empolgava com muita facilidade, e deu lugar a um estilo com classe que faz sempre falta no nosso clube.

A acompanhar esta mudança está a chegada em força da equipa da Benfica TV que se revela a promessa eleitoral mais bem sucedida deste mandato. O canal veio mesmo abanar o meio, e o futuro parece agora bem risonho. As pessoas escolhidas mostram-se a altura do desafio e o destaque vai para Ricardo Palacin que aos poucos vai ganhando a simpatia de todos. Não há benfiquista que hoje ao ver o logo da Benfica TV não sinta uma ponta de orgulho e não faça um sorriso de esperança sentindo que é este o nosso caminho.

Portanto temos que em poucos meses ganhámos um director de comunicação que mudou para muito melhor o nosso discurso, João Gabriel, e uma equipa da Benfica TV que tem correspondido às expectativas.

Mas há mais. Ainda no âmbito da comunicação do clube quero destacar, e celebrar, a chegada de uma pessoa que discretamente veio trazer uma nobreza, uma qualidade, e uma sensibilidade jornalística ao nosso clube como eu há muito já não via.
O jornal oficial do clube voltou a ser de leitura indispensável muito por culpa da página mantida pelo director do jornal.
Uma prosa de alta qualidade, uma intervenção sóbria, recados pertinentes, e opiniões surpreendentemente atentas, e actualizadas.
José Nuno Martins é outra contratação galáctica da "era" Vieira. Uma postura de olhos, e ouvidos, bem abertos receptivos a todos os cantos onde se discute o Benfica. E, finalmente, o reconhecer que no espaço da blogosfera há muita qualidade, e muito por onde discutir a vida do nosso clube.
Não são só os editoriais de Nuno Martins que mostram a sua atenção com o se faz por aqui, ele que até já destacou este humilde espaço, é também a abertura do jornal do clube ao destacar semanalmente um blog dedicado ao Benfica.
E o último texto assinado por José Nuno martins, e publicado aqui na íntegra durante o dia de ontem, é uma pedrada nesse imenso charco podre que representa a classe jornalística portuguesa que mostrou ao país toda a sua capacidade hipócrita de inventar sobre um assunto que desconhece e que pouco fez por conhecer preferindo ceder à tentação da invenção.

José Nuno Martins tem uma carreira profissional que fala por si e bem que podia ser o farol de todos os que escreveram sobre a "claque" do Benfica nos últimos dias.
Martins está no clube e é destes que nós precisamos.
Nem é preciso falar de Rui Costa e da nova equipa técnica porque as melhorias em relação aos últimos anos está espelhada em toda a comunicação social.
Hoje queria mesmo era enaltecer estas figuras que têm chegado ao Benfica, não só para salvar o Presidente, mas para engrandecer o nosso clube.
Obrigado a todos.

Etiquetas:

posted by J G at 11:59 da manhã

10 Comentários:

JG, tu que gostas tanto do MST, já leste certamente o que ele hoje diz:

"Olho para aqueles meninos dos No Name Boys e para o extenso rol das suas actividades «desportivas» e só espero que ninguém mais venha falar da selvajaria dos adeptos portistas — um dos mitos que alimentam as crónicas lisboetas desde há muito."
Blogger Bancada de Leão, at 3:02 da tarde  
Pedro Varela,

tu que gostas tanto de Ultras, Directivos, Brigadas, e Etc's, já leste, certamente, tudo o que o JG exemplarmente, e contidamente (digo eu) tem apresentado neste blogue.

É que aí não te vi a participar muito activamente e a mostrares de que lado é que tu andas. Ou será que tens rabos de palha escondidos entre o Castelo e o Alvalixxo?

Ou será que não te queres comprometer com os teus amigos dos vídeos e fotos.
Olha que quem anda à chuva molha-se.

Todos nós que lemos sobre o futebol já lemos o MST hoje, mas poucos leram o JNM na sexta, e por isso o JG resolveu , e muitissimo bem, divulgar o texto de um jornalista que em termos de carreira nada deve ao MST.
E curiosamente nesse post não te vi dizer nada.

Já não sei quem era que há uns tempos te chamou a atenção por aqui mas dou-lhe razão.
Eu até tenho estima pela tua postura, às vezes até espreito o teu blogue, nas vossas horas infelizes confesso, e até achava piada a essa tua imparcialidade mal disfarçada no 3º anel, mas tu muitas vezes vens aqui sob a capa de grande amigo do autor deste espaço, que felizmente tem mais amigos entre os comentadores, e adoras picar.
Não uses o MST para passares alguma mensagem. Se o MST foi aqui ( e em quase todo o lado ) ignorado com as suas imbecilidades, não és tu , por certo, que vai colocar os benfiquistas a pensar nisso.
Porque nesta polémica o Encarnado e Branco tem tido uma postura exemplar e que , certamente, cada vez trará mais fieis adeptos que trocam as fotos, e os vídeos, por textos e pensamentos.
abraço

André
Anonymous Anónimo, at 3:28 da tarde  
André,
obrigado pelas palavras.
Não precisando defender o Varela deixa-me dizer que a intervenção dele terá sido mais de alertar do que vir aqui picar.

Varela o MST há muito que não consegue picar a comunidade encarnada, e isso deve estar a preocupá-lo. É que a 7 pontos de atraso estou-me (ainda mais) nas tintas para o que ele pensa sobre um assunto que pouca gente conhece, e que ele desconhece no seu todo.
abraços
Blogger J G, at 3:34 da tarde  
faço minhas as palavras do leitor andré, que aproveito para saudar.
é de mau gosto vir aqui falar do escárnio do MST nos comentários a um texto tão sóbrio e bem conseguido, como o autor nos vem habituando.
lamentável.

RVF
Anonymous Anónimo, at 3:43 da tarde  
Excelente texto (mais um), JG.
Só uma pequena nota: segundo sei a escolha de João Gabriel deve-se a uma aposta pessoal de Rui Costa e não de LFV. Aliás, aquando essa mesma escolha, algumas vozes se levantaram questionando das motivações (pessoais ou objectivas?) da mesma. Felizmente parece, de facto, mais uma aposta ganha.
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 5:04 da tarde  
O q me espanta é alguem ainda ler o q o plagiador escreve...whatever...

Grande texto J G, grande texto.

PS: Quem é a Vanda?
:):):)
Blogger Pedro, at 5:39 da tarde  
Obrigado , Pedro

A Vanda é grande. :)
Blogger J G, at 11:26 da tarde  
Grande post.
Saudações Benfiquistas.
Blogger Unknown, at 10:26 da manhã  
Grande post, JG.
Quanto ao conteúdo, também me parece que, finalmente, temos as pessoas certas nos lugares certos.
Anonymous Anónimo, at 12:14 da tarde  
André,

Só hoje vi isto e porque o JG me alertou. E ele já tinha dito a parte importante, é que eu vi apenas mesmo alertar para o texto MST. O JG sabe que eu detesto O MST mas que leio sempre, tal como JG que o lê sempre.

Quanto ao início do teu comentário, não falei deste grande texto aqui no blogue porque já tinha discutido com o JG pelo telefone. E por isso passou-me ao lado.
Blogger Bancada de Leão, at 12:02 da manhã  

Comentar