Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Benfica 2 - 0 Nápoles

Que maravilhosas noites se vivem na Luz por estes dias. Há quanto tempo não nos empolgávamos assim com o nosso Benfica?
Nós nascemos para viver jogos destes. Depois da enorme alegria que foi vencer o eterno rival no passado sábado todos queríamos mais. Queríamos prolongar um estado de alma que nos últimos anos teima em ser sempre curto quando é alegre. Queríamos festejar, queríamos eliminar um clube italiano ao fim de 23 anos , altura em que afastámos a Sampdoria.
Mas acima de tudo queríamos muito assumir que a nossa equipa de futebol está empolgante, alegre, motivada, a jogar bem, a procurar o golo, e a apresentar novos deuses na Luz.

Nuno Gomes disse no fim do jogo que a verdade é que anda a marcar mais golos porque temos melhores jogadores. E disse bem. Este ano acertámos numa mão cheia de reforços.
O destaque total vai para a descoberta de Yebda. A fazer lembrar os bons velhos tempos em que os jogadores chegavam à Luz em perfeito anonimato, e dois meses depois eram ídolos do Terceiro Anel. Yebda é um desses. Na crónica anterior apelidei-o de Stromberg francês e agora repito a alcunha. Que grande reforço para o nosso meio campo.
Então a jogar ao lado de Katsouranis, que reencontrou a essência do seu futebol, o futebol encarnado fica muito equilibrado. Ruben Amorim veio de Belém para segurar um lugar importante no esquema da equipa. Também já convenceu.
Na defesa Jorge Ribeiro teima em não comprometer a arrojada aposta do técnico, embora eu suspire pelo regresso do grande Léo.
Luisão voltou ao seu lugar e mostrou porque é que é imprescendível no eixo. Sidnei continua a crescer a olhos vistos, e Maxi continua discreto e a cumprir.

A aposta em Di Maria com Nuno Gomes à frente foi mais forçada do que pensada, devido a tantas ausências, mas resultou porque o argentino conseguiu irritar os italianos com tanta posse de bola. O problema é que o miúdo é muito infantil. faz lembrar a tal frase do craque que finta onze adversários dentro de uma cabine telefónica mas nunca consegue achar a porta de saída.
Quando Di Maria puser ao serviço do colectivo a sua elevada técnica, e quando tiver força e colocação no remate poderá aspirar a vir a ser alguém no futebol.
Agora quero falar de Reyes.
Reyes não é propriamente uma surpresa. O espanhol já fez grandes jogos pelo Arsenal, e chegou a figura de Selecção espanhola. A novidade é que o cigano de Sevilha parece apostar nesta época para voltar a ganhar um lugar de destaque entre a galeria de melhores da Europa do futebol.
Segundo jogo absolutamente maravilhoso de José Antonio Reyes. Mais um grandioso golo pela esquerda, e uma disponibilidade fisíca durante 90 minutos surpreendente. Tudo para ocupar directamente um lugar no coração de todos os benfiquistas. Assim queira Reyes manter o ritmo.
Aquelas mangas à Poborsky, aquelas fintas pelo corredor esquerdo à Simão, aquele sorriso à Benfica, Reyes tem tudo para ser mais um Deus do nosso olimpo!

Ainda uma palavra para Nuno Gomes que está a fazer um arranque de época como há muito não se via. E para os jogadores que saltaram do banco. Tirando Urreta, que não me convence de todo, os homens que entraram deixaram marca no jogo. Carlos Martins aos poucos, e com muito esforço, começa a entrar no goto dos adeptos. Mais um passe de morte para golo, e atitude muito positiva. Bynia voltou aos jogos europeus e parecia um senhor naqueles minutos finais. Ainda bem. Ainda vamos precisar daqueles lançamentos laterais esta época.

O Benfica está num excelente momento, e nós começamos a sorrir. Sente-se o Benfica na rua, no trabalho, na imprensa. O Benfica que nós amamos.

Etiquetas:

posted by J G at 11:18 da manhã

15 Comentários:

grande crónica...Parabens =)
Anonymous Anónimo, at 11:59 da manhã  
E ninguém pára o Benfica, e ninguém pára o Benfica, e ninguém pára o Benfica allez oohh
Anonymous Anónimo, at 12:25 da tarde  
Grande jogo, finalmente um benfica que ganha jogos no meio campo adversário, que não dá veleidades. Gostava de realçar Ruben Amorim, Jorge Ribeiro, Sidnei, yebda e carlos Martins, as apostas pessoais de Rui Costa para esta época. Continuo a não o considerar o slavador do SLB, mas que acertou nestes meninos, isso é indesmentivel.

Quanto ao resto, o autocarro do SLB a deixar o Hotel...foie sta a primeira imagem que vi na Benfica TV e vou me lembrar para sempre.
Anonymous Anónimo, at 12:28 da tarde  
So mais uma coisinha, so falta ganhar ao Leixoes para irmos para a paragem de campeonato em alta e em 1º. Jogo importantissimo para a carreira do SLB nesta epoca.
Anonymous Anónimo, at 12:29 da tarde  
Meu amigo:

Tu e eu temos uma coisa em comum ... vivemos, respiramos, sentimos, amamos o Benfica! Por isso, deixa-me cumprimentar-te pelo teu excelente post que exprime bem o que vai na alma de cada benfiquista!

SLB FOREVER (roystar74@gmail.com)
Blogger Unknown, at 12:34 da tarde  
Uma das coisas que mais gosto destas vitórias do nosso benfica é que sei que a seguir ainda vou ter um bónus.
é tipo um extra como nos dvds.
E esse extra são estas crónicas únicas deste enorme benfiquista. Desde os tempos do Terceiro Anel que sou fã destas prosas.
Obrigado jg, assim o benfica é ainda maior.
beijo
Dani
Anonymous Anónimo, at 12:39 da tarde  
grande jg não é só slb que está em grande. o teu blogue vai a reboque está numa forma muito boa.
bem hajas.

Bruno M.
Anonymous Anónimo, at 12:40 da tarde  
J G e o ambiente?
Q loucura. Adorei estar nas bancadas neste jogo.

Os gajos do Nápoles deram uma pica brutal e os NN estiveram imparáveis mostrando aos italianos q por cá tb os há em grande estilo.
Blogger Pedro, at 12:46 da tarde  
Obrigado BENFICA, pela excelente prenda de anos que me deste neste dia.
Queria só destacar as palavras de Reyes a seguir ao jogo:
"Qual o golo mais bonito?Foram os dois, mas prefiro o do jogo com o Sporting, porque foi contra um rival."
Está tudo dito não está?
Blogger sempresente, at 2:06 da tarde  
eu sou do benfica com muito orgulho, com amooor!!!
Anonymous Anónimo, at 2:09 da tarde  
E ainda não estamos a 100%... ai que medo!
Blogger 1234567vv, at 2:25 da tarde  
Fico contente pelas vitorias, mas fico muito mais pela atitude e porque quem tá no banco tem a mesma qualidade de quem tá a jogar.
Blogger CF, at 2:48 da tarde  
Bem..., vou dizer o obvio: excelente crónica, com paragens veradeiramente deliciosas: bem observado, Reyes tem um sincero sorriso à Benfica. ;)
Grande abraço.
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 2:55 da tarde  
Este Benfica não pode parar! Há muito tempo que não nos deixavam sonhar!
Zé Amaral
Anonymous Anónimo, at 1:36 da manhã  
E ainda falta - AIMAR, CARDOSO, SUAZO, DAVID LUIS ...
Anonymous Anónimo, at 8:54 da manhã  

Comentar