Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Benfica 2 - 0 Sporting

Propositadamente deixei passar um dia sem escrever nada de extenso sobre o derby de sábado à noite. Ontem dediquei-me apenas a saborear a mais doce das vitórias.
Tempo agora de dedicar algumas ideias ao jogo.
É a segunda vitória seguida no campeonato após um início com dois empates que desmoralizaram um pouco. À partida é normal apontar como certo o caminho que o Benfica está a seguir, já que parece que a equipa começa a ganhar forma e consistência.
O jogo com o Sporting era sempre importante, primeiro por razões emocionais, segundo por razões racionais porque não podiamos ficar a 7 pontos do primeiro lugar ao fim de 4 jornadas.
Respondeu muito bem todo o grupo liderado por Quique Flores. O treinador do Benfica é uma figura com quem eu simpatizo, é daqueles que eu quero mesmo que tudo lhe corra bem, primeiro porque esse será o bem do SLB, segundo porque o homem tem o perfil certo para ser o nosso treinador. Espero que consiga mesmo ter a sorte do seu lado por muito tempo.

Algumas surpresas no onze titular e logo uma imagem de marca de Quique que não tem medo em apostar em miúdos.

Na baliza Quim afastou o período negro em que mergulhou desde a derrota com a Dinamarca em casa. Jogo imaculado para voltar a dar confiança a todos.

Ninguém apostaria num quarteto defensivo destes antes do campeonato começar, a verdade é que tirando Maxi Pereira na direita, o sector tem sido alvo de revolução completa. Surpresa total na esquerda com Jorge Ribeiro a segurar a titularidade deixando Léo no banco. No meio Sidnei a encher as medidas aos adeptos e a ganhar lugar de destaque. Excelente a defender, e ainda teve tempo de ir lá à frente fazer golo. Inesquecível exibição. Ao seu lado o puto da casa. Miguel Victor foi titular porque Quique percebeu, e muito bem, que o Miguel pode perfeitamente jogar um jogo destes porque o miúdo faz isto desde os seus 10 anos de idade. Por isto é importante ter jogadores formados na casa, porque nestes jogos podem tremer de início mas depressa se lembram dos inúmeros derbys que jogaram nos escalões de formação e rapidamente assumem o seu lugar dentro de campo.
Não sei se repararam que a nossa dupla de centrais não fez uma única falta o jogo todo!

No meio Yebda ganha cada vez mais a simpatia do "Terceiro Anel". O Stromberg francês é muito importante na equipa. Sentido posicional, agressivo a defender, e muito esclarecido com bola nos pés, e ainda importante no jogo de cabeça nas áreas. Acontece é que não pode ficar ali abandonado quando toca a pressionar e defender, já que Carlos Martins não é homem para ser o seu companheiro de luta, e Ruben Amorim descaído para a direita não pode ajudar no meio. Felizmente que Quique percebeu isto e emendou no intervalo fazendo a substituição que nos terá dado a primeira enorme alegria da temporada. A entrada de Katsouranis para o meio descaíndo Martins para a direita, deu uma consistência ao meio campo que mudou a tendência do jogo. Assim o SLB jogou muito mais compacto no meio, e Martins ficou solto para usar toda a sua loucura ( aqueles festejos no segundo golo apagam as dúvidas que arrastava ) , e deixa Reyes mais concentrado na rota do sentido da baliza contrária.

Quando ouvi o típico som da impaciência dos adeptos para com Cardozo por nem sempre ganhar bolas fora da área pensei que seria bom que o nosso treinador não fosse na conversa e deixasse lá o paraguaio, também conhecido por Deus. Quique voltou a acertar, tirou Nuno Gome, que fez um belo jogo saindo desgastado, e lançou Aimar para as costas de Cardozo. O jogo mexeu, o Sporting acusou a troca e não mais teve mão no processo ofensivo do Benfica. O Benfica chega aos golos no seu melhor período, depois das substituições, e portanto de forma gradual e natural.
O Benfica soube ganhar o jogo, o treinador teve influência no resultado, e eu pergunto: há quanto tempo não tínhamos nós um resultado positivo em que sentíssemos a mão directa do treinador?

Foi uma excelente vitória, foi um bálsamo de moralização e encheu-nos a todos de confiança. Que isto se mantenha é o que eu , e todos os benfiqusitas, desejamos porque ver o Estádio da Luz vestido de encarnado e branco em euforia aos saltos, e a pedir só mais um, é aquilo que nos enche de alegria nas nossas vidas.
VIVA O BENFICA!

Etiquetas: , ,

posted by J G at 11:25 da manhã

4 Comentários:

Quando aqui defendi o Quique depois do jogo em Paços so não me chamaram pai, agora pergunto eu: ja podemos tirar o homem do bidon de alcatrão e colar-lhe a cabeça no sitio outra vez, ou vão ficar à espera de uma proxima escorregadela do SLB para pisar outra vez? É que como não vamos ganhar os jogos todos, talvez queiram pisar mais um bocadinho hoje, afinal de contas porque é que aquele espanhol deixa o katso no banco? E o Gomes no lugar do Aimar? Miguel Vitor a central? E o Leo?
Tal como ja demonstrara anteriormente o Quique sabe ler o jogo (continuo a afirmar, em Paços ele mexeu bem na equipa, nunca critico um treinador do SLB por meter jogadores de ataque contra equipas pequeninas), dando um banho tactico ao paulinho quase roupeiro. A questão dos medios a mim resume-se ao facto de o Martins ser medio ofensivo e o Yebda ser um 8, que sente falta de um trinco atras. Indiscutivelmente estes 2 chegam e sobram para jogos com equipas pequenas e apesar do scp tambem ser pequeno, fez falta o Katso por que eles povoam muito o meio campo (uma caracteristica das equipas pequenas, sem duvida), conseguindo a maravilha de jogarem com 3 trincos e um tipo mais ou menos, vamos la chamar...medio que tenta ser criativo chamado cromagnoli (atente-se no losangulo do Santos no SLB que metia Petit, Katso, Karagounis e Simão, um meio cmapo de equipa grande). No computo geral, tudo normal, vitoria sem espinhas, juve com dentes e braços partidos e um penalty por assinalar (o paulinho tem avisado para termos atençao aos árbitros).
Agora não podemos embandeirar em arco, poruqe esta vitoria pode-se diluir em caso de maus resultados com o Napoles e com o Leixoes.

Um aparte: uma equipa que não pode contar com Luisão, David Luiz e Suazo e vai ao banco buscar Aimar, Katso e Di Maria só pode ter um excelente plantel. Claro que nem todos podemos ter pereirinhas e derleis, mas mesmo assim....
Anonymous Anónimo, at 11:50 da manhã  
Excelente texto,

e como já várias vezes disse, deixemos o Quique fazer o seu trabalho e ainda dará muitas alegrias aos Benfiquistas.

FORÇA BENFICA...
Blogger CF, at 12:35 da tarde  
joão, dos 3 grandes, o teu benfica é o único que tem um treinador com futuro.
o paulo bento & adepto benfiquista que se diz treinador do f.c. do porto são uns tretas...
Blogger pedro polonio, at 1:52 da tarde  
O jogo do Benfica com os lagartos deixou alguma azia nos pseudo-comentadores, como podem ver em :


http://soareskafe.blogspot.com/2008/09/azia.html
Blogger RMSoares, at 11:44 da tarde  

Comentar