Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 3 de julho de 2008

A Lei das Claques

É engraçado ver como as polémicas são rapidamente esquecidas por cá e só destacam o que não interessa.
Há uns meses faziam-se manchetes nos jornais, abria-se telejornais, para alarmar o país sobre esses animais que juntam nas "claques". A palavra está entres aspas porque eu não sei no fundo o que é uma claque.
O governo ameaçou, os clubes encolheram-se, e foram todos a correr cumprir uma lei sem nexo. Alguns resistiram.
No Benfica há adeptos que gostam de apoiar o seu clube em grupo. De pé, a cantar, se possível com bandeiras, tarjas, fumos, e o que deixarem mais para colorir a festa. A esses adeptos quiseram chamar de claques.
Um dos grupos recusou tudo o que quiseram obrigar a fazer. Entre outras coisas recusaram-se a legalizar por achar que legais já eles eram.
Se um adepto tem B.I., cartão de sócio do clube, quotas pagas, lugar cativo em dia, impostos pagos, vai legalizar-se em quê?
Ninguém soube responder a esta questão.
Por isso houve uma Assembleia Geral no SLB que ficou famosa por ter registado a presença de centenas de associados que são dos tais que gostam de apoiar. Fartos da perseguição interna, fartos dos abusos das forças policiais - a maior parte das vezes sem sentido, fartos de serem vigiados como criminosos, uniram-se, juntaram-se e mostraram a sua voz resistente aos responsáveis do clube. Não gostaram, mentiram, criticaram, e ameaçaram até sair.
Vem isto tudo a propósito do quê?
Vem a propósito de uma notícia que hoje é dada de forma muito discreta na imprensa e que informa que a famigerada Lei das Claques só foi cumprida por... nove grupos. Nove! O resto está tudo ilegal.
E sabem quem é que avançou com uma proposta de aproximar as vontades governamentais com a realidade?
Nem mais nem menos que o Presidente do Benfica.
Afinal os animais que tanto agitaram a Assembleia Geral não devem ser assim tão burros uma vez que Luís Filipe Vieira agarrou nas ideias que recebeu para as propor ao Governo , e já bem acolhidas pelo Conselho de Ética e Segurança no Desporto:
Alarga o âmbito de aplicação da legislação, que passa a abranger, em vez de «grupos organizados de adeptos», «grupos organizados de sócios».
Vale sempre a pena lutar contra o que não achamos justo.

Etiquetas:

posted by J G at 1:41 da tarde

2 Comentários:

"Um dos grupos recusou tudo o que quiseram obrigar a fazer"

Um ???
Blogger Velho Estilo, at 4:19 da tarde  
sim.

o outro desuniu-se.
Blogger J G, at 5:06 da tarde  

Comentar