Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Benfica na Desorientação Total

Depois da Assembleia Geral desta noite o meu desgosto, a minha tristeza, e o meu desânimo atingiram os níveis mais baixos desde os tempos do Vale e Azevedo.
Em 25 anos de sócio nunca senti tamanha depressão após sair de uma reunião máxima do meu clube.
Meus amigos, o Benfica está confuso. A desorientação é total. Todos são culpados, todos têm razão. Isto é, ninguém se entende.
É muito urgente tirar a pulsação actual à vitalidade do clube. Para se ter uma ideia matemática da situação eu direi que o contador de visitas individuais deste blogue regista uma média superior ao número de sócios que hoje estiveram na Luz.
Isto é grave. Não só porque mostra um grande desinteresse por aquela que é a maior massa associativa do país pelo seu clube, como se deixa o clube entregue a duas facções em rota de colisão, a Direcção, e adeptos enfurecidos.

Se o Benfica é isto que se viu nas últimas duas A.G's então estamos mesmo muito mal. Estamos logo mal do lado de cá. Do lado dos adeptos, dos sócios, dos contestatários que se habituam a largar a confusão num local sagrado que devia ser de discussão e fervor benfiquismo. Em vez disso temos insultos, e barulho desnecessários, e desajustados. Os benfiquistas entre os furiosos e a direcção também pouco fazem para dar uma 3a via ao impasse.
Depois a passividade da Direcção não ajuda.
Não se pode ter uma Direcção com ar enfadado a ouvir os seus associados fazerem críticas, a levantarem questões pertinentes, a apontarem o dedo a erros, e no fim nem uma resposta do Presidente.
Isto chegou a um ponto muito mau. A maneira como tudo terminou hoje deixa-me angustiado. Temo o pior para o futuro imediato do Benfica.
Os que se manifestam do contra vão subindo em número proporcionalmente à perda de razão que apresentam. Já não são objectivos, há desnorte, e perdeu-se o essencial. Adivinham-se tempos complicados mesmo em termos de apoio nas bancadas.

O Presidente já percebeu que não deve falar, não se deve levar pelo instinto e o seu silêncio é cada vez mais perturbador. Este Presidente não tem classe para o nosso clube, não tem o timming para enfrentar uma AG, não sabe como responder a tantas questões pertinentes. É fraco, tal como a sua Direcção.
Os sócios do Benfica não querem saber do clube, querem saber se o pongolle vem, se o Aimar já assinou... Não fazem ideia o que se passa de grave na vida do clube.
O benfica neste momento está à mercê da bola que bate no poste, ou da bola que entra.
Se a época arrancar bem as coisas acalmam e todos vão querer aparecer.
Mas e se as coisas correrem mal, como tem sido costume nos últimos largos anos?
Eu receio que estejam para chegar tempos muito maus. A Direcção está atada, os adeptos não se manifestam e são abafados por uma dúzia que não representam as intenções reais do resto.
Desculpem-me, mas estou muito desencantado.
Não me vou esquecer dos 5m de conversa que tive com Rui Costa. Falámos sobre Jorge Ribeiro e a expressão dele disse tudo.
O desencanto é geral.

Etiquetas:

posted by J G at 2:00 da manhã

24 Comentários:

Também lá estive e concordo com quase tudo o que disseste, JG. O diálogo está cada vez mais difícil e as posições apresentam-se extremadas. Para mim, só o Rui Costa poderá salvar a situação, porque é o único com estatuto suficiente para acalmar alguns adeptos e dar resposta às suas pretenções.

Mas não é desta maneira, com insultos e berraria, que se consegue fazer uma AG em condições.
Blogger S.L.B., at 3:11 da manhã  
Há coisas como o abuso policial que já deviam ter sido discutidas antes. O Timing não foi o correcto, mas tinha q acontecer.

Esta direcção está a colher o q semeou....

Não se dirige o Benfica esquecendo os sócios, esquecendo que eles estão a ser vitimas de abuso policial na sua própria casa...

No minímo dos minímos, a direcção tem q ter uma palavra de consideracção, tem q dizer que está atenta aos problemas... qd nem isso dizem......
Anonymous Anónimo, at 9:11 da manhã  
Eu acho q é nas AGS q quem discorda deve falar. Mas os modos têm q ser outros. Assim ninguem irá ouvir os argumentos das claques e apenas os irão apelidar de vandalos. É urgente q alguem dentro do grupo, com força e respeito, consiga impôr uma nova atitude. Desta forma só perde o grupo. Não tenham a menor dúvida q só perdem assim. Qd se perde o apoio popular do resto dos adeptos fica aberta a porta para as investidas policiais, para as repressões e represálias. É muito importante q o grupo para para pensar. Têm a razão do seu lado, não precisam deste espalhafato todo.

Por outro lado tb compreendo q chegar ali e ver um Vieira q se está a cagar para o Benfica e benfiquistas não deve ser fácil de aceitar. E no meio de uma multidão há sempre quem perca a cabeça. A culpa é apenas e só de Vieira. De mais ninguem. Por isso é importante q alguem de peso dentro do grupo tome as rédeas a esta contestação pq desta forma o abismo é o destino mais q certo.

Se Rui Costa não concorda com a contratação de Jorge Ribeiro só tem uma coisa a fazer: não o aceitar. Se o acordo já está assinado então ele q seja emprestado. Se isso não for possível, se Vieira não aceitar então ao Rui só lhe resta afastar-se. É importante q o Rui não se deixe queimar por Vieira. Precisamos de elementos como o Rui Costa para voltarmos a ter o Benfica q desejamos.
Blogger Pedro, at 9:43 da manhã  
Para já, não me vou alongar sobre os acontecimento ocorridos na AG. Ainda assim, nada que me espante...

Sobre o último parágrafo do Pedro, concordo a 100%. Se o Rui Costa não concorda com a contratação de Jorge Ribeiro, só tem mesmo duas alternativas. Bem que foi avisado sobre questões de autonomia de decisão, porque o poder desportivo não pode ser parcial. Também alertei para o facto de Rui Costa poder vir a ser o "escudo" do presidente, ainda a época decorria. O Rui deve tomar uma posição de força, pois tem os sócios do seu lado.
Blogger Catenaccio, at 10:11 da manhã  
A minha preocupação começou bem antes desta AG e sempre versou no desinteresse dos sócios e adeptos pela actualidade do clube. Uma Direcção é como um Governo, precisa de uma Oposição forte e interessada, que pressione as más decisões e aplauda as boas.
É angustiante ver um jogo do SLB na Luz contra, sei lá, um reles Leixões, em que empatamos a 0-0 e os adeptos ficam impavidos e serenos a observar, e o dia seguinte decorre na maior normalidade. Não sei quantas AG's houve durante a época, mas não deixa de ser curioso que a tensão só apareça quando se está a iniciar a nova época. Enquando o barco vai afundando todos saltam fora e limpam as mãos, quando ele bate no fundo do oceano regressam para pisar mais e certificar-se que ele não regressa à tona.

Quanto ao Rui Costa, que me lembre, não é mais benfiquista que qualquer um de nós, como tal não entendo esta elevação à condição de Deus. Estão a querer fazer dele o D. Sebastião do SLB, quando a experiência que ele tem do assunto é nula. Toni deu mais ao SLB que o Rui, tinha tanto carisma e aceitação junto dos sócios como o Rui e foi o que todos sabemos. Uma boa pessoa ou um Grande Benfiquista não faz um grande Director Desportivo, senão todos nós eramos.
E não se esqueçam, D. Sebastião nunca voltou....
Anonymous Anónimo, at 10:32 da manhã  
Já agora, embora imaginando o teor da conversa, podes revelar aqui o que disseste ao Rui sobre o Jorge Ribeiro?

E já agora, ele respondeu?
Blogger Paulo, at 11:26 da manhã  
Se puderes ser mais explicito sobre a conversa que tiveste com o Rui Costa, agradeço.

Quanto ao resto, de acordo com o Constantino. Está-se a colocar o Rui Costa num altar que me faz muita confusão. Sim, foi um enorme jogador e é um benfiquista de coração. Como eu e como qualquer outro sócio. Estar-se à espera dele para o papel de salvador, como boa parte da nação benfiquista parece estar à espera, é que não faz sentido.

Quem hoje muito o aplaude será o primeiro a assobiá-lo se as coisas correrem menos bem. Está num cargo novo para ele. Peço duas coisas. Aossócios, que lhe dêem espaço de manobra e tempo para se ambientar ao cargo. E ao próprio Rui Costa pedia-lhe mais discrição e sobriedade. Aparece todos os dias na tv ou na rádio. As contratações até podem resultar todas, esperemos que sim, mas continua-se a saber de tudo. Que o Rui Costa negoceia com o Aimar à segunda, com o Miccoli à terça, com Martins à quarta, com o Balboa à quinta, etc. É impossível guardar segredo de todos os negócios, mas não faz sentido que se saibam de todos os negócios que o Benfica está envolvido. Olhem como trabalham os outros.

JR
Anonymous Anónimo, at 11:56 da manhã  
Volta, Veiga! Tás perdoado! Tu é que tinhas razão!
Anonymous Anónimo, at 12:17 da tarde  
JR os outros trabalham da mesma forma. Não duvides por um segundo q os jornais não sabem que é q os lagartos e tripeiros andam a contactar. Simplesmente não interessa revelar. Só no caso do SLB. Pq é o Benfica q vende e pq é ao Benfica q se pretende criar destabilização. E, infelizmente, alguns benfiquistas ainda vão na conversa.

Nesta fase é natural q um clube entre em contacto com diversos jogadores, saber da sua disponibilidade, do contrato, numeros etc. Daí a haver negociações vai uma longa distância. Mas os jornais mal sabem qqr coisa espetam nas primeiras páginas.
Blogger Pedro, at 12:19 da tarde  
É Pena que so agora é que muitos socios estão a acordar e que não tenham visto isto há 2 anos a trás, pois eu digo que, este é o presidente de 95% dos socios que foram e não foram votar e como já muitas vezes o disse, cada vez fico mais contente por ter ido votar em branco. Se 50% dos votos tiverssem sido em branco, mesmo sendo o unico candidato o gajo pensaria duas vezes antes de assumir o lugar. Agora resta esperar por Outubro de 2009, já que o conjunto de assinaturas que foram solicitadas no fim do campeonato(do qual tive o prazer de assinar)de nada serviu.
Blogger CF, at 12:42 da tarde  
1. Desta vez não estive na AG e só posso lamenta isso mesmo.

2. Pelo que vejo e leio, infelizmente, foi o segundo acto daquilo que já se tinha passado há uns meses.

3. Não posso concordar mais com o que o Cosntantino disse no seu terceiro paragrafo.

4. Provavelmete teria estado ao lado do JG na converssa com o Rui. Também estou curioso.

5. Benfica é nosso e sempre será!
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 1:36 da tarde  
É lamentavel, mas não me surpreende, o LFV é bom gestor do Benfica mas como pessoa não vale nada.

"Já agora, embora imaginando o teor da conversa, podes revelar aqui o que disseste ao Rui sobre o Jorge Ribeiro?"

acho que esta conversa fica para quem lá esteve, porque o rui nas conversas que teve fora do pavilhao nas duas ultimas AG´s falou como benfiquista e não como responsavel do futebol do benfica.
è o que penso.
Anonymous Anónimo, at 2:07 da tarde  
Gosto de ver um blog, em que quem nele escreve, mostra tão bom senso e preocupação com o estado do SL Benfica. Acho bonito…

Gosto de saber que falou com o Rui Costa. Embora nunca ninguém poderá confirmar isso. Se estou a colocar dúvidas sobre a idoneidade do escriba deste blog? Obviamente que sim, alguém que, não há muito tempo, neste mesmo blog, desejou a morte de um jogador, uma pessoa, porque este decidiu jogar no FC Porto, e ao mesmo tempo achava graça a mais um acto estúpido dos mesmos que ontem envergonharam qualquer benfiquista que se preze, que incendiaram um autocarro que transportava a claque do clube rival, não me merece qualquer tipo de respeito e logo credibilidade.

Quanto às criticas ao enfado de LFV e à falta de classe na figura do presidente SLB, é curioso notar que se perde mais tempo a criticar quem não respondeu a uma cambada de ANIMAIS que passou a noite inteira a insultar a direcção e em particular o presidente, assim como os sócios – alguns com idade para serem seus avós – que votaram em sentido contrário a eles.

Isto numa Ass. Geral que tinha como ponto único, repito, ponto único discutir o Orçamento e Plano de Investimento da Direcção para o exercício de 2008/2009. Nesta assembleia ainda foram permitidas intervenções sobre o tema da "legalização" das claques, algo que o Presidente da Ass. Geral não devia ter permitido. LFV não fugiu ao diálogo e explicações! Quem não sabe respeitar uma Ass. Geral de uma SAD, Clube ou Associação, não merece ter assento nela. LFV e a direcção, não tinham de dar resposta a nada, a não ser dos pontos que faziam parte da convocação!

24/06/2008 CLUBE
Assembleia Geral Ordinária
Convocatória

Nos termos da lei e dos Estatutos, são convocados os senhores associados para reunirem em Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 3 de Julho de 2008, pelas 20 horas, no Pavilhão EDP do Parque Desportivo do Clube, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único - Deliberar sobre o orçamento ordinário e o plano de investimento elaborados pela Direcção para o exercício de 2008/2009;

Dado que, nos termos dos Estatutos, a assembleia geral só pode funcionar em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em segunda convocação, com qualquer número deles, fica desde já convocada a assembleia geral para, se for o caso, reunir em Segunda Convocação, uma hora mais tarde, isto é às 21 horas, no mesmo local, com a mesma Ordem de Trabalhos.

A participação e o exercício do direito de voto na assembleia geral deverão observar os requisitos estabelecidos na lei e nos Estatutos, sendo admitidos a presenciar os trabalhos todos aqueles que tenham sido admitidos como associados até à data da publicação desta convocatória, mesmo os que não tenham direito de voto, devendo todos os associados apresentar o cartão de sócio, devidamente actualizado, com o comprovativo do pagamento da quota de, pelo menos, o mês de Maio de 2008 (inclusive).

Lisboa, 20 de Junho de 2008

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Manuel Lino Rodrigues Vilarinho


O Benfica não está em crise como este senhor afirma, o que está em crise é a sociedade em geral, da qual estes putos débeis mentais – muitos deles aparentavam estar intoxicados – muito ofendidos porque o Benfica quer que eles cumpram a lei e não é o Benfica que faz leis – como outras nove claques já cumpriram –, são a amostra da falta de valores, moral, educação, civismo e inteligência. E para cúmulo da estupidez desta gentinha, reparem nesta noticia de ontem:

03 Julho 2008 - 00h34
Claques: Governo estuda lei
O Governo está a estudar uma proposta do Benfica para alterar a lei sobre às claques. O clube sugere que os grupos de adeptos deixassem de se formalizar em Associação, passando a grupos organizados de sócios e com os clubes a ficarem responsáveis pela sua identificação. Com a actual lei apenas foram constituídas nove claques.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=C918506B-B2A8-44BF-B6E1-0939263FE1FF

Ironicamente a direcção do clube está a tentar resolver esta situação e no sentido que esta gentinha pretende, mas, mesmo assim eles praticam estes actos de autênticos vândalos!
Blogger Unknown, at 2:22 da tarde  
Estar em desacordo não é ser mal educado! Cenas como as que os NN fazem todos os jogos e as que fizeram ontem só me envergonham! RUA com eles!
Blogger BP, at 3:44 da tarde  
Nuno M. S. Aleixo disse:

Quanto às criticas ao enfado de LFV e à falta de classe na figura do presidente SLB, é curioso notar que se perde mais tempo a criticar quem não respondeu a uma cambada de ANIMAIS que passou a noite inteira a insultar a direcção e em particular o presidente, assim como os sócios – alguns com idade para serem seus avós – que votaram em sentido contrário a eles.


Deves estar-te a referir ao Maximo, por isso aconsalho-te vivamente a não falares daquilo que não sabes, porque o Sr. Maximo sabe muito bem, até sabe demais, que aquilo que ele disse ontem na assembleia é MENTIRA!

O Curioso também não é dizer que o vieira é mentiroso tripeiro e não têm classe, curioso é o Sr. dizer que os SOCIOS do Sport Lisboa e Benfica são animais.

Normal e também o sei ver, que aquele grupo de jovens SOCIOS do SLB, por vezes não mostram o seu ponto de vista ( e que é totalmente acertado) da melhor maneira, perdendo muito ai, mas da mesma forma que esses abutres (das viagens ao estrangeiro e dos jantares no bingo),os ofenderam ontem, mas isso já não interesa!

Pergunta lá ao maximo barbas e Lda, como é que é quando se cruzam com os "animais" no estrangeiro, é eles a sairem do hotel, e os animais a dormirem em carrinhas depois de milhares de Km feitos...

Por isso e muito mais que eu nem te tenho que dizer, têns que ter mais calma a falar de socios do Benfica, por mais jovens e cabeças quentes que sejam.


ais um miudo com pouco mais de 20 anos, mas com 20VOTOS!
Anonymous Anónimo, at 4:39 da tarde  
eu gosto de claques e acho as claques fundamentais ainda para mais com o estado cada vez mais decadente do benfica sao eles que mais apoiam , só que nas claques parece nao haver lideres e se á ninguem os conhece e muito menos estao á altura pois nao dizem coisa com coisa nao querem ser legalizados depois nao querem alternativas uns dizem uma coisa outros outra as claques de si por vezes sao perigosas e sem um lider entao sao uma completa anarquia e nao se decidem nem sabem o que querem .

conclusao claques precisam de lideres e de deixarem as paneleirices para tras e legalizados ou nao toca a apoiar .
apoiem e deixem se de merdas isso se sao realmente benfiquistas


quanto ao rui costa director desportivo se nao tem liberdade entao deixe cair estes palhaços que nao entendem nada de futebol nem respeitam a memoria do benfica , jorge ribeiro?
rui aguas? traidores puta que os pariu .

e como é que se fazem as novelas das contrataçoes?
e como é que se negoceia 5 meses com um palhaço e depois somos enrraba dos pelos filhos da puta das antas e fazemos estas figurinhas?

será que estes gajos nao veem que com novelas e falhanços de contrataçoes só enterram o benfica e a sua imagem que provoca descredito e descrença entre os benfiquistas o que acham que os benfiquistas sentiram com a traiçao do rodriguez?

fds tem de acabar a palhaçada e as novelas e os folclores os bufos e os acomodados dentro do benfica.benfica para os benfiquistas ferrenhos competentes e com ansia de vencer. viva o benfica -norte vermelho
Anonymous Anónimo, at 5:14 da tarde  
Caro sócio.
Tudo o que disse será verdade sem tirar uma única virgula, e muito mais falta dizer, mas independente das emoções e das razões ,tudo será melhor ,quando todos perceberem ,que o BENFICA não se resume à Av.Norton de Matos. O Clube não pode continuar, a ser uma jaula gigante de pavões de várias espécies e neste momento está a tornar-se uma autêntica Santa Casa de Amigos e Conhecidos. Um pouco à imagem do tempo de Vale e Azevedo se não és por mim és contra mim o Presidente é um exemplo disso, mas também é verdade que as alternativas não existem, é um pouco como o país "É O QUE TEMOS".Concerteza apesar de eu ser anónimo voltaremos a falar também sou sócio à 25 anos.GM.
Anonymous Anónimo, at 6:33 da tarde  
Pois é nuno aleixo. O Vieira teve a oportunidade de calar aquele grupo de fedelhos mas não o quis fazer. Ele lá saberá porquê. Lá saberá que dividendos mediáticos retira da situação. Ou então teve medo que alguém dissesse: "alto lá! o esboço da proposta que você apresentou foi inicialmente redigida por um NN".

O que me parece errado, enquanto sócio de terceiro anel (ou quarto, ou Piso 3, tanto se me dá), mas em tempos frequentador das curvas, é a perigosa generalização que se faz. De duas dezenas de arruaceiros parte-se para centenas de pessoas que frequentam aquela curva. Curiosamente, muitos deles estavam no pavilhão sem se manifestar entre urros e insultos.

Mas a cereja, nuno aleixo, é essa dos animais. Porque quando vieira se assustou com uma simples recolha de assinaturas na Luz, a primeira coisa que fez foi chamar os animais para fazer uma proposta que me envergonha enquanto benfiquista. Mas os animais, felizmente, recusaram. E o puro, o honesto, o dom quixote da Luz, tirou-lhes a oportunidade de fazerem o que mais gostam: ir atrás do Benfica para o apoiar. Porquê? Porque se recusaram a encenar o triste papel de "Primo Fernando". E lá foram os avençados da Prosegur fazer o seu trabalho, mais timidamente, como é óbvio.

Quanto a Leis, fica a pergunta. Já a leu? Então leia. Leia e vai perceber que não há nenhuma obrigatoriedade de legalização daqueles adeptos. Leia e vai perceber que neste momento, só as Casas do Benfica é que podem ser abrangidas por aquela Lei. Leia e vai perceber que se aqueles adeptos quisessem legalizar-se, era o Benfica que ficava fora da Lei. Porque, ironicamente, o estádio da Luz, o estádio que deu de comer a Vieira, Mários Dias e afins, não cumpre os requisitos da tal Lei! Isso sim é ironia meu caro.

Mas batam-se mais palminhas nas costas do Presidente. Um Presidente que leva a equipa para Angola com o simples intuito de promover so seus negócios pessoais na área da construção civil. Aplauda-se o Presidente e envie-se mais umas Taças para ficarem retidas na alfândega. E que por lá fiquem. Importante é assinar mais umas licenças de construção.
Anonymous Anónimo, at 7:10 da tarde  
Concordo a 101% com o último post.
Não acrescento rigorosamente mais nada.
É assim mesmo que se faz valer os pontos de vista: com clareza, discurso fluente e justo.
Só faço um reparo: devias ter assinado, só tinhas a ganhar com isso.
Blogger GR1904, at 8:41 da tarde  
Entristecem-me mais os benfiquistas do que o Benfica. Entristece-me fundamentalmente não conseguirmos ser unidos e defender as nossas cores incondicionalmente, mas também o facto de não conseguirmos descortinar na imprensa o que é nocivo e apenas visa a destabilização do clube e de podermos escutar opiniões adulteradas dos autores do costume. Fernando Seara - Talvez a coisa mais sensata que tenha dito e escrito em toda a sua vida – “O 2.º maior clube de Portugal é o Anti-benfica.“

Constata-se alguma resistência à vinda de Jorge Ribeiro, o que é aceitável quando não andamos nisto há um par de anos, ainda que não possamos pô-lo no mesmo saco do irmão, não devemos desvalorizar posições de menor apreço para com o nosso clube do coração. Ademais, se quisermos ser coerentes, o regresso de Manuel Fernandes jamais devia ter acontecido, nem tão pouco devemos ser receptivos a jogadores representados pelo Paulo Barbosa - leia-se Carlos Martins. Pagamos a factura de não sermos autónomos e o recurso ao mercado ser mandatário na preparação da época.

Caríssimos, desde a direcção do Fernando Martins, na qual se construiu o 3.º anel, que as contas do nosso estimado clube têm estado em plano inclinado ao ponto de terem atingido a ruptura ou, dito de outra forma, o clube chegou a estar tecnicamente falido, a despeito das excelentes equipas de futebol terem sempre feito por ocultar e dissipar. Como benfiquista, dou naturalmente primazia ao plano desportivo, dificilmente podemos rejubilar com a estabilidade financeira do clube, não obstante admitir algum regozijo pessoal por ver o Benfica no bom caminho. Costumo dizer que sou da pior geração para se ser benfiquista. É certo que não presenciei a apoteose da década de 60, tão pouco os anos áureos de 70, mas acompanhei a última grande década do clube no capítulo interno, a década de 80, na qual, à nossa hegemonia interna somaram-se 2 finais da Taça dos Campeões Europeus. Assisti portanto ao declínio da década de 90, na qual os célebres 6-3 em Alvalade por si só adiaram a maior crise da vida do clube, desportiva e financeiramente.
Assisti ao consulado do grande benfiquista Jorge de Brito (ainda que romântico), ao ridículo da direcção de Manuel Damásio – quem se pode esquecer das operações coração e quejandos -, o descrédito da de Vale e Azevedo. Portanto, se me permitem, a "crise" que apregoam não deve ser imputável a esta direcção, a crise de identidade de que falam tem origem a partir do consulado de João Santos com a sua 'equipa para a Europa' e se acentuou fortemente na direcção de Manuel Damásio, o qual entrou em ruptura com a famosa mística e decapitou a equipa de futebol com a vinda do Artur Jorge. Ademais, a crise que apregoam não é neste momento financeira, não é de descrédito mas de descrença (dos benfiquistas). O descrédito sobretudo herdado de Vale e Azevedo vem sendo colmatado, a descrença (inerente à autonomia dos activos do clube) vem sendo combatida com a reestruturação das camadas jovens que recomeçam agora a reconquistar títulos, a autonomia nas modalidades amadores é agora uma realidade, o novo estádio, o centro de estágios, a futura sede, a reestruturação do passivo bancário, a profissionalização dos vários sectores, a construção do universo Benfica através da contratação de profissionais, podendo ainda enumerar outras. Será que esta direcção é assim tão má? Era necessário blindar o clube, temos um novo Director de Comunicação, urgia proteger a equipa de futebol com um Director Desportivo (que para ter mais peso e autonomia foi nomeado Administrador da SAD-Rui Costa). É necessário obviamente ter uma boa equipa de futebol, trabalhemos para isso. Quanto ao nosso presidente, desconheço posição de maior desgaste, para mais estando imiscuído de Apitos e mais Apitos. LFV assumiu as rédeas e regularmente se insurgiu contra o que de mal se passa(va) no nosso Futebol Português, enquanto Dias da Cunha esteve no Sporting teve o necessário acompanhamento, algo que se dissipou com a eleição de Soares Franco. Apenas o Benfica tinha interesse em ver estas questões resolvidas, de facto, os 4 processos em curso pertenciam-nos, o que se passa agora? O Vitória de Guimarães é acusador neste 5.º processo, e começamos a ver o Paços de Ferreira a insurgir-se contra o sistema, portanto quer-me parecer que afinal de contas LFV não teve este desgaste desnecessariamente. Apontam o dedo a LFV, não tem classe segundo dizem, sabe-se que não nasceu num berço de ouro, ainda assim, à semelhança do clube que representa, subiu a pulso. Antes falava de mais, tinha o coração perto da boca, agora fala de menos, outra questão que lhe é apontada é não ter o timing necessário nas intervenções. É fraco. Mas a minha questão é: Quem foram os grandes presidentes do Benfica? Curiosamente não foram doutores!
Sejamos razoáveis, criticamos Luís Filipe Vieira, não o criticámos quando o Benfica foi campeão, ainda as contas estavam em convalescência, e criticamos agora veementemente, ora diria que a razão se assemelha a muito óbvia, é insustentável gerir o Benfica sem resultados desportivos. Criticamos Luís Filipe Vieira, mas e encontrar alternativas? Jaime Antunes, que só aparece nos momentos chave para o tacho? Gaspar Ramos, das duas uma, ou tem a memória curta ou passa-se por estúpido? Não embarquem nas pseudo notícias, a imprensa é o pior inimigo do Benfica.
Compreendo a desilusão, o desencanto e a erosão dos sócios por repetidamente não ganharem títulos (lembram-se quando alguém disse na década de 90 que o Benfica não iria ganhar nenhum título nos próximos 10 anos?), mas quando se começa a ver a luz ao fundo do túnel, é absolutamente fundamental que os sócios estejam unidos, que acreditem, e sobretudo que não liguem aos ataques que nos são dirigidos de todos os quadrantes pois os nossos adversários (infelizmente alguns dizem-se benfiquistas), tomaram as rédeas da comunicação social, dos vários órgãos de decisão, e não só, e com meias-verdades e sobretudo falsidades, vão atingindo aquela massa de benfiquistas mais vulnerável.
Sabe-se que o SLB caminhou para o abismo e foi salvo no último instante. Tudo foi sendo delapidado por direcções irresponsáveis. Reconstruir a partir 'do nada' é obviamente uma tarefa hercúlea que requer capacidade, perseverança, competência e dinheiro que naturalmente é coisa que não abunda.
O futebol (afinal o pomo eterno de discórdia por ser a mola real do clube), parece-me agora estar bem entregue. Todos os que pugnaram pelo regresso de Rui Costa /e foram muitos), não podem esperar que de um momento para o outro como um passe de mágica, o SLB apareça a discutir em todas as frentes, mas podem exigir que a partir de agora (resolvida a crise económico-financeira), o clube parta para situações mais competitivas começando desde já a construir uma equipa que sem ser aquela que todos nós ambicionamos, não envergonhe o clube e dê passos sólidos tendentes à construção de uma grande equipa num futuro próximo, o que todos os anti-benfiquistas não querem por motivos óbvios.
Não será que o Rui Costa e a Direcção merecem isso?
Ou vamos abrir caminho a novos aventureiros que conduziram num passado próximo o SLB ao maior estado de degradação do seu riquíssimo historial?
O tempo da irresponsabilidade (quero lá saber se o Benfica está falido, quero é que o futebol ganhe!)já acabou há muito. Há que lutar por casar as duas situações.
As situações que aconteceram na última Assembleia Geral não dignificam o clube e só dão trunfos aos nossos adversários e à comunicação social adversa).
Será que não nos conseguimos portar como verdadeiros benfiquistas? Até quando?

Sou o sócio n.º 20348 e o que me desencanta é o vosso permanente negativismo.
Blogger Bolandas, at 8:56 da tarde  
Apesar das lagrimas nos olhos, nãos nos explicaste os interesses do Vieira.
Há uma coisa de que estou farto, o negócio Mantorras.
Estou farto de ser acusado de corrupto por este negócio.
Quando, mas quando, é que alguém se chega à frente e diz preto no branco o que se passou.
Digo-te já que a falência do Alverca não ajuda.
Sobre os interesses em África, há aí um comentário anterior.
Tu achas que isto tudo é de borla e tens uns grande presidente...há quem ache que não.
Anonymous Anónimo, at 11:35 da tarde  
O processo no qual LFV foi acusado de ter ficado com dinheiro do negócio Mantorras foi arquivado em 2002.

O Benfica é o Benfica por ter sido o que foi dentro e fora das 4 linhas, e quando escrevo fora das 4 linhas refiro-me, entre outras coisas, a pequenos gestos como é o de facultar possibilidades aos mais desfavorecidos de conviver com jogadores e pessoas relacionas com o clube. Escusado será dizer as raízes que o clube tem em África. O Luís Filipe Vieira nem sequer acompanhou a comitiva na digressão a Cabo Verde e Angola.

Seja bom ou mau, é presidente do Benfica, tenha interesses ou não, as contas do Benfica vêm sendo equilibradas, não te devo justificações, mas dou-te um conselho, não emprenhes pelos ouvidos, deixa essas resistências e apoia o Benfica, para o ano votas noutro caramelo. Até lá, pensa se porventura a hegemonia do FCP não é fruto da desunião benfiquista. “Benfica, unido, jamais será vencido.”
Blogger Bolandas, at 12:41 da manhã  
Não costumo responder a anónimos. É por isso que assino com o meu nome: Nuno Miguel Santos Aleixo, a.ka. Pl@ka. 36 Anos, sócio do SL Benfica desde os 7 anos! Fiz parte dos DV durante 2 anos. E saí da claque porque sei muito bem no que se transformaram as claques de futebol. Todas, não só as do Benfica. Por isso dispenso que me ensinem qualquer coisa sobre claques. Mas, aos anónimos que se ofenderam com o facto de eu ter chamado "animais" ao grupelho que passou de facto toda a Ass. Geral a ofender tudo e todos, sim. Afirmo-o e reafirmo onde e na cara seja de quem for! E não me venham falar em Máximos, porque se quissese debater o Benfica com taxistas bebados, aqui junto à minha casa tenho uma praça de táxis… Gosto bastante tambem da teoria da conspiração de pedidos para impedir manisfestações e outras coisas e tal… Provas é que nem uma! O LFV deve estar assustadissimo com as vossas manifestações, as quais, vocês andam a convocar no site Serbenfiquista, há não sei quanto tempo, isso e a recolha de assinaturas para convocar uma Ass. Geral e como não conseguem nem chegar a metade das necessárias, vão fazer figuras tristes para as únicas que podem assistir. Gostaria muito que nas intervenções que foram feitas alguém, dos muitos que lá estavam a insultar tudo e todos tivesse "subido ao palanque" e afirmado que a proposta apresentada pelo Benfica ao Governo (que curiosamente vai de encontro ás pretensões das claques benfiquistas) era efectivamente da autoria dos NN. Foi pena, não ter acontecido! Na discussão, mais interessante, mas não tão importante como a querem fazer, que versa a suposta divisão de benfiquistas, é minha opinião que ela existe no Benfica como noutro qualquer grupo, associação ou clube, profissional ou amador. Sei lá quem é melhor benfiquista ou não… o que me distingue desta gente que critico, não é ser mais ou melhor benfiquista… é ser melhor pessoa!
Blogger Unknown, at 7:01 da tarde  
nuno tens a mania que és esperto, não tens? Deixa-te andar...;)

aNoNimo...
Anonymous Anónimo, at 1:47 da manhã  

Comentar