Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ainda as Taças

Lê-se hoje n'A Bola:
"TROFÉUS RETIDOS. Vários dos principais troféus do clube estão retidos na alfândega de Luanda, capital de Angola, por motivos burocráticos que ultrapassaram os encarnados. No entanto, a situação deverá ficar desbloqueada a partir de amanhã. O acervo acompanhou a comitiva na digressão àquele país, em Maio"

Mas é uma coisa pequena, quase sem importância.
É nisto que o Benfica se está a transformar, numa imagem turva e duvidosa própria de quem manipula uma imprensa desportiva triste, medrosa, e assustada, pronta a servir o clube tratando assuntos polémicos com pinças para não chatear os grandes senhores todos poderosos da Direcção.

A Digressão acabou há um mês, foram com o Benfica uma meia centena de jornalistas, e eu , desculpem a sinceridade, não acredito que não tenha havido um único jornalista que não tenha sabido da bronca das taças retidas.
Estamos a falar de troféus que simbolizam algumas das maiores conquistas desportivas da história centenária do nosso clube. Estão retidas em África sem ninguém saber como, nem porquê.
Aliás, nem sabia que as taças tinham saído da Luz.
Aliás, na Luz já deviam estar expostas num majestoso museu que nos foi prometido há anos no local onde hoje há um... stand de vendas de automóveis.
Pelos vistos hoje em dia é banal que duas Taças dos Campeões Europeus estejam a descansar um mês num espaço digno e próprio como é uma alfândega algures em África.

No último mês os jornais, rádios, e tv's, que enviaram dezenas de profissionais para cobrirem a digressão africana bombardearam-nos com preciosidades vitais como o caso Apito Dourado, o caso da "Champions", Cebolas, os grandes "craques" que Rui Costa todos os dias descobre, e tudo espremido explica-se numa enorme, e bocejante, depressão. A ideia comum é que nada corre bem para o nosso lado. Nada!
Só vejo tentativas desesperadas da imprensa em dar esperança a uma angustiada nação benfiquista que já nem sabe no que acreditar.
Voltaram-se baterias a norte, O Porto ia ser punido, o Porto ia ficar sem Champions, o Benfica ia estar na linha da frente pela verdade desportiva, os craques vinham todos para a Luz...
E agora? Vamos jogar a UEFA, o Porto ri-se e exibe um Cebola, os "craques" anunciados vão rumando a outros emblemas, e nós... Bem, nós já nem sabemos onde estão as nossas Taças dos Campeões Europeus... E, pior, já nem contamos com a imparcialidade da imprensa para sabermos destes pormenores!

Quem denunciou esta situação, e que obrigou a imprensa especializada a ter que falar no incómodo assunto, foi um blog benfiquista. O Tertúlia Benfiquista alarmou, e os blogs vizinhos, atentos, e activos diariamente, como é o humilde caso aqui do Encarnado e Branco, divulgaram o assunto contribuindo para a difusão da indignação encarnada.
Foram os blogs, meus amigos, esses malditos espaços de opinião de gente malandra que não ganha um tusto à conta do Benfica, que não vai em belas viagens pelo continente africano à conta do Benfica, gente que não tem refeições pagas na Catedral da Cerveja, gente que não tem telefones "vermelhos" sempre prontos a fazer fretes à Direcção, gente que não aceita encomendas presidenciais para escrever artigos para as massas a justificar o injustificável, gente que (pasme-se!) sabe escrever razoavelmente, gente que pensa (pasme-se ainda mais) pelas suas própria cabeças, gente que paga, e bem, quotas de associados, cativos e bilhetes.
Enfim gentinha parva, incómoda, que mantém blogs só para desestabilizar a vida do clube.
Não liguem nenhuma a estes blogs desta gentinha.
O que interessa é o que a imprensa divulga.
E as Taças lá continuam na alfândega.

Etiquetas:

posted by J G at 11:17 da manhã

1 Comentários:

Quando li a notícia, não podia ficar parado. Movimentei-me e usei de alguns contactos para pôr a informação a circular e extravasar o espaço da blogosfera. Sim, mandei um email ao "MaisFutebol", porque já se sabe que quando a informação chega perto da opinião pública os responsáveis têm de tomar medidas.

Neste caso, faço minhas as palavras de Pedro F. Ferreira: Eu, enquanto adepto, respondo pelas minhas responsabilidades: pago as cotas, apoio o Glorioso no estádio e defendo o Benfica o melhor que posso e sei. Os membros da direcção e responsáveis por outros sectores que respondam pelas responsabilidades deles.

Estou cansado de ler frases soltas e queixumes de toda a espécie, mas depois ninguém faz nada. É preciso agir e não estou a falar em queimar autocarros. Se chegou ao "MaisFutebol", óptimo. Se chegar às televisões, paciência.

Eu quero é o raio (salve a expressão) das taças de volta. Como diz o meu ex-colega do ISG, Ricardo Sampaio Maia, acreditamos que na sexta-feira sigam para Lisboa. Estão sob vigilância 24 horas na alfândega.

MEXAM-SE!

P.S. João, excelente post.
Blogger Catenaccio, at 11:46 da manhã  

Comentar