Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

domingo, 11 de maio de 2008

Rui Costa e os ... The National

O Benfica faz parte da minha vida na medida em que todos os dias vivo o clube. Nasci há 35 anos e vivo há mais de 30 em Benfica, bem perto do(s) estádio(s) da Luz. Significa isto que foi sem dificuldade que comecei a ir à Catedral ver o Benfica jogar. Estou a falar do fim dos anos 70. Nas décadas de 80 e 90 vi quase todos os jogos do Benfica em casa. Os do campeonato, os da Taça, ou europeus, os particulares, os de apresentação e até os de reservas. Eu quando digo quase todos não estou a brincar, nem a exagerar. Vi mesmo quase todos. Sou capaz de apontar quais não pude ver e as razões. Como um contra o Guimarães num dia de semana à noite depois de Vale e Azevedo ter ganho as eleições e que vencemos por 1-0 perto do fim. Não fui porque tive de fazer um exame de Filosofia no ensino nocturno. É só um exemplo.
Mas vi jogos que muito poucos leitores pode dizer que assistiu como a segunda mão da negra eliminatória com o Celta, ou um jogo à noite com o Amora para a Taça em que os irmãos Ribeiro jogaram juntos. Mas para trás lembro de ver o Régua na Luz para a Taça, por exemplo.

Outra paixão da minha vida é o mundo da música. Os concertos ao vivo. Curiosamente em 1986 vi aquele que terá sido o primeiro festival de estádio da minha vida e vejam lá que aconteceu precisamente na Luz com Bryan Adams e Bonnie Tyler em destaque.
Como o leitor deve perceber ao longo destes anos fui confrontado muitas vezes com a história das opções. Concerto de grandes bandas marcados para a mesma hora de um jogo do Benfica. A situação foi agravando nos últimos anos com a chegada do horrível futebol moderno que é escravo das datas e horários das televisões pagantes. Hoje em dia nunca se sabe com antecedência quando é precisamente o jogo do Benfica. Sendo que na minha vida a primeira coisa a saber antes de se combinar seja o que for é a hora e data que o Benfica entra em campo, esta indefinição de horas e datas matam-me aos poucos. Nunca sei se me posso comprometer com um jantar de anos de alguém, ou um fim de semana fora. E então com concertos ainda pior.
Aconteceu-me na última visita dos Depeche Mode a Portugal ter comprado o bilhete com antecedência para não ficar apeado. Tudo combinado com amigos, um deles o meu companheiro de longa data de jogos na Luz, e a poucos dias do concerto a notícia mais temida: o jogo contra o Nacional para a Taça (que foi para penaltis) foi marcado para a mesma hora do concerto. Fui para o pavilhão Atlântico e passei o concerto todo a pensar que nunca mais faria aquilo tal era o sofrimento de saber que o SLB ia decidir a sua sorte nos penaltis.

Mas esta foi a excepção da minha vida. Porque há muitos casos em que foi sempre ao contrário. Desprezava o concerto e ia para a Luz. E nunca fiquei com remorsos. Nunca.
Nem na distante noite de 6 de Fevereiro de 1994 quando assumi que ia faltar ao concerto dos Nirvana, "apenas" a minha banda de eleição por aqueles dias, para ir à Luz apoiar o Benfica contra o FC Porto. O que aconteceu a seguir com a banda de Seattle já todos conhecem, mas a vitória categórica do SLB nessa noite contra o FCP fez com que nunca me arrependesse da difícil decisão que tomei.
Era assim o Benfica, fazia valer a pena todos os esforços que fazia por ele. Sempre.

Mesmo nos anos mais negros lá estava eu na última jornada em casa a ver o SLB acabar a época em lugares ridículos. Nem que fosse só para chutar a temporada para longe.

Hoje termina mais uma temporada para o Benfica. Infelizmente hoje vivemos novamente os dias negros de pesadelo que não há muito tempo nos abalaram, e que eu pensei terem desaparecido para sempre. Pelos vistos depois daquele período negro ainda é possível o Benfica terminar um campeonato em 4º (!!) lugar. Ainda é possível terminar um campeonato atrás de uma equipa que um ano antes estava a festejar uma subida de divisão. Ainda é possível terminar uma época sem treinador, nem rumo, no banco. Pelos vistos ainda é possível terminar um campeonato com um sabor amargo na boca, com o coração triste e despedaçado, e esmagados pelo nosso passado glorioso que nos reservava quase sempre para este mês de Maio festas lindas, e alegrias enormes. Hoje em dia até os dias de Maio são cinzentos e chuvosos, como a situação do Benfica.

Este final de época do Benfica é desastroso, vergonhoso, e embaraçoso. É preciso não esquecer que estamos a falar de uma temporada em que no mês de Agosto nos foi anunciado o melhor plantel do SLB da última década! Os jogos em casa nesta temporada foram absolutamente desastrosos.
Peguemos no exemplo dos jogos contra o adversário de hoje. Paguei para ver (só nesta época!) jogos contra o Setúbal por três vezes!! Duas idas ao Bonfim, e uma vez na Luz. Pois esta equipa do Benfica não me conseguiu recompensar com uma única vitória. Incrível, não acham? Dois pontos perdidos no campeonato e uma eliminação da Taça da Liga. Hoje querem encher o estádio para receber o Setúbal.

Na última jornada o Benfica teve a oportunidade histórica de se apurar novamente para a Liga dos Campeões onde tem sido presença habitual nos últimos anos com prestações dignas, deixando para trás tempos quem nem se conseguia apurar para a UEFA. Há oito dias o Benfica foi à Amadora e "só" tinha que ganhar para garantir que ficaria a depender de si para estar no sorteio da Champions daqui a uns meses. O mais complicado foi feito pelo Belenenses que caridosamente roubou 2 pontos ao Vitória de Guimarães oferecendo de bandeja o 3º lugar ao Benfica. O nosso destino era aquele, salvar a desgraça com mais um apuramento para a competição mais importante de clubes.
Pois bem, o que fizeram os jogadores do Benfica liderados por Rui Costa, hoje figura principal do dia?
NADA!!!!!! NADA!!!! ABSOLUTAMENTE NADA!!!!!!!
Porquê? Não sei... Foi das maiores vergonhas, e desilusões que senti na minha vida de benfiquista, e que infelizmente tem estado recheada delas.
Aquilo que eu vi há dois na Reboleira foi uma falta de respeito enorme pela nosso emblema , pela nossa história, pela minha vida dedicada ao Benfica.
E que aconteceu?
Ora, simplesmente acenou-se com o regresso de Eriksson, obrigou-se o Rui Costa a fazer uma das figuras mais infelizes que me lembro de ver um jogador fazer. Dizer aos media de manhã para respeitarem Rui Costa - o jogador, para depois o meterem num avião para Manchester de fato e gravata é não respeitar os adeptos, é não respeitar o Rui Costa, e pior , é o exemplo prático do que já todos desconfiamos: Rui Costa é apenas um escudo na mão do Presidente do clube. Coitado do Rui.

Sobre a exibição da Amadora? Nada. Leio o Nuno Gomes, e o Mantorras, a falarem de milagres para a última jornada, vejo estupefacto os apelos à nação encarnada para se esgotar a Luz hoje. E porquê? Porque é o último jogo do Rui Costa.
É? E então?! Vamos todos à Luz fazer uma enorme festa, chorar imenso, cantar o nome do Rui Costa, e voltamos felizes para casa?
Realmente a única coisa que funciona bem nesta direcção é o marketing. Aí tiro o meu chapéu, que não uso mas até podia usar para disfarçar a careca. Transformar um jogo triste que nos vai dar um vergonhoso e embaroçoso 4º lugar numa grande festa ... é de mestre. Ou de maestro, como preferirem.

E anunciam-se 50 mil espectadores. Pasme-se o leitor, 50 mil pessoas na Luz!! Onde estavam, vamos lá, metade deles quando o Benfica precisou de ganhar em casa jogos complicados nos meses de inverno?! No sofá, ou no café. Ah, mas hoje é a festa, caramba! Se o Vieira inventar um Kit chamado "Sempre em Festa" vai ver o sucesso que tem entre estes adeptos. Festa do quê? Não interessa, a chave aqui é a palavra festa.

Tenho vergonha do circo que se montou à volta do jogo de hoje.
Tenho vergonha mas iria marcar presença como sempre. Aliás, já paguei a minha presenºa no estádio hoje, uma vez que pago o lugar cativo na Luz que engloba todos os jogos do campeonato.
Mas não vou. Não, não é por birra.
Não vou porque pensei que o jogo de hoje seria jogado à tarde como sempre foi a vida toda. Ao menos a última jornada era jogada à tarde. Infelizmente os poderosos do nosso futebol conseguiram inventar uma maneira de marcar o jogo de hoje para depois das 8 da noite.
Azar dos azares há outra acontecimento em Lisboa depois do jantar que muito me diz. É o regresso dos The National a Portugal, para um primeiro concerto em nome próprio numa sala de Lisboa. Quando soube do concerto há meses quis logo garantir a minha presença. Grandes canções, grandes letras, grandes discos, música que faz parte da minha vida para ser vista e ouvida ao vivo na Aula Magna. Imperdivel.
O Benfica joga à mesma hora? Paciência! Vou abrir nova excepção na minha vida, troco um jogo do Benfica por um concerto.
E , como sempre, tenho a absoluta certeza que não me vou arrepender nadinha. Que argumentos na balança do meu coração tem o Benfica para eu decidir por uma presença na Luz? Nenhuns! É o jogo de consagração do 4º lugar. Dispenso, meus amigos. Obrigado, mas dispenso.

Ah!! É verdade... Mas é a despedida do Rui Costa. Então aqui ficam umas linhas sobre Rui Costa.
Adoro o jogador, não haja dúvidas. Respeito e admiro muito o Rui Costa. Grande jogador, excelente postura fora de campo, sempre ligado e assumido ao Benfica, e uma figura que merece todos os elogios.
Mas eu não consigo elevar o Rui ao céu dos deuses benfiquistas. É muito complicado para mim perceber o porquê deste louvor todo à volta de um grande jogador que defendeu as cores do meu clube nos últimos 15 anos por ... 4 temporadas, falando de futebol profissional, claro. Dessas 4 temporadas sagrou-se campeão por 1 vez e no jogo decisivo de Alvalade esteve sentado no banco de suplentes. Nos últimos dois anos representou o Benfica para terminar a carreira. Na época passada passou mais tempo, infelizmente, lesionado do que a jogar, e esta temporada esteve no seu melhor nível mas já não chegou para evitar um vergonhos 4º lugar, um afastamento da UEFA pelo Getafe, e uma derrota em Alvalade para a Taça onde foi a cara da desorientação técnica a partir do 1-2.
Tudo bem, é uma grande figura do nosso universo, mas o que lhe estão a fazer hoje não é uma festa, é um circo. Um circo para disfarçar uma horrível campanha. Um circo para enganar tolos e transformar um momento embaraçoso num momento de grande festa. Não concordo com isto, e tenho pena que o Rui vá nesta conversa. A minha esperança é que o Rui se esteja a fazer de parvo e a fingir que não está a perceber que apenas está a servir de escudo e tampão presidencial para acalmar ânimos. Espero que ele esteja a engolir todas estas palhaçadas para depois dentro da estrutura deixar cair os responsáveis por este momento horrível do clube e ele ter um papel determinante na nossa recuperação. Quero acreditar nisto, mas confesso que está a se difícil.

Perguntarão vocês; mas então o homem não merece uma festa de homenagem? Ok, pode até merecer. Mas essas festas para homenagear uma retirada de um jogador fazem-se nos momentos certos, nas horas certas, e em eventos pensados com esse propósito. Temos dezenas de exemplos de grandes jogadores mundiais que sairam e que tiveram direito ao seu jogo de despedida, mas foram sempre jogos particulares, não foram jogos a doer.
Faça-se então aí um jogo contra o Milan, ou Fiorentina, encha-se o estádio e destaque-se o "10" com mimos e carinhos para ele ter a festa que merece. Não se aproveite um momento péssimo do clube para nos acenarem com a partida do maestro.
Por mim, a despedida ao Rui Costa - o jogador, está feita. Foi em Alvalade na noite em levámos 9 mil dos nossos à casa do rival e que ele e os seus companheiros não souberam estar à altura da ocasião e sairam envergonhados do relvado, e nem se dignaram a correr até à nossa bancada. Foi uma despedida triste, sim. Mas foi uma despedida à imagem do seu regresso ao Benfica.
E agora vão ouvir o "Boxer" dos The National e digam lá que não tenho razão.

Etiquetas: ,

posted by J G at 3:17 da tarde

15 Comentários:

épa vai la ver a tua musica e pensar no teu Liverpool
tás de birra
quando o teu coração só tiver uma cor (o vermelho do Benfica e não o red)podes compreender vais ver q vale a pena ir dizer adeus a um grande BENFIQUISTA de uma só cor.
agr adeus q tenho de ir a luz ver o andebol q ja vou tarde depois de estar a ler este post...
Anonymous Anónimo, at 4:13 da tarde  
miguel delgado
olha que o andebol é em braga. não vas para o pavilhao da luz sozinho pa.
segundo o texto do joao é de uma honestidade brilhante.
e para quem nao sabe o jg quando vai a um concerto nao vai so em laser, ele escreve para uma publicaçao digital que tem dezenas de milhares de leitores e é um dos escribas mais considerados no que diz respeito a reportagens de concertos.

se ele se comprometeu em fazer o concerto de hoje para o orgao de comunicaçao que representa e optou por assumir é pq ele é grande e explicou.o como tu nunca conseguirAs fazer.

por fim, grande texto jg, ao nivel dos melhores tempos do 3 anel.

miguel
Anonymous Anónimo, at 4:26 da tarde  
Este post podia ter sido escrito por mim.a unica diferença é que ouvir os national só em casa,fonix.bom concerto. AY-A-TOLA
Anonymous Anónimo, at 4:41 da tarde  
só faz falta quem lá vai. Se lá não vais é porque não fazes lá falta.
não precisavas era de ter escrevinhado tanto para te justificares.
José Gama
Anonymous Anónimo, at 5:59 da tarde  
Brilhante post. És grande, João.
Blogger Pedro Neto, at 6:06 da tarde  
olá João , apesar de muito critico em relação ás tuas opiniões mais concretamente e se bem me recordo raramente criticavas as acções do LFV e culpavas apenas os treinadores quando eu sempre disse que o problema era apenas organizacional e de estrutura do nosso futebol, vejo que passado alguns meses alteraste completamente a tua opinião e observo neste texto uma óptima capacidade de análise do quotidiano benfiquista dou-te os meus parabens por isso e que nunca é tarde para mudarmos as nossas opiniões dos factos. LTP
Anonymous Anónimo, at 6:16 da tarde  
E neste texto grandioso apenas mudava o nome do clube e o nome do jogador, se caso se passasse com o meu.
É mais um brilhante texto do amigo JG, a lembrar claramente os tempos do Terceiro Anel, e que bons tempos!

Abraço
Blogger Bancada de Leão, at 6:50 da tarde  
Concordo com muito do que dizes, de que o Rui está a ser aproveitado.
Mas tal não faz com que não estivesse lá a chorar com ele.
Apesar de apenas ter jogado umas 4 épocas no Benfica, ele é acima de tudo um de nós.
Um dos que, caso n jogasse futebol, estaria em todos os jogos.
Um dos que choraria na despedida de uma grande referencia do Benfica.Um dos que não gostaria de ver um jogador querido dos adeptos ser usado pela direcção..

Cumprimentos
Anonymous Anónimo, at 11:24 da tarde  
épa é birra
épa posso ver o andebol na tv ou nao?

Anónimo, at 4:26 PM
Anonymous Anónimo, at 11:34 da tarde  
Excelente post, João! Concordo inteiramente. Infelizmente, parece que o Rui está mesmo a ser o bombo da festa...

Parabéns pelo blog, que visito diáriamente!
Anonymous Anónimo, at 11:35 da tarde  
Grande post,
Ontem também não fui, era para ir mas a palhaçada do Eriksson fez me mudar de ideias o nosso Rui está a ser levado por estes dirigente sem vergonha vi pela Tv.
O Rui mereceu agora os outros não .
Curioso também eu penso no jogo de Alvalade como o jogo da despedida estes jogadores não merecem os adeptos que têm
Anonymous Anónimo, at 10:40 da manhã  
Fantástico post, carregado de emoção. Sem dúvida, a fazer lembrar aqueles textos do Terceiro Anel.

Eu estive na Luz, mas compreendo a tua decisão. Aliás, nem podia criticar quem está presente em cerca de 90% dos jogos e segue a equipa nos jogos fora. Realidade da qual não me aproximo, por vários motivos. Mas, não vou falar de benficómetros.

De tudo o que escreveste, esta frase merece ser destacada:

"Rui Costa é apenas um escudo na mão do Presidente do clube. Coitado do Rui".

Já tinha dito o mesmo. No dia 25 de Março deste ano. Alguns podem ter lido, mas aproveito para deixar parte do conteúdo:

http://catenacc10.blogspot.com/2008/03/carta-aberta-rui-costa.html

Carta aberta a Rui Costa

"Foi no dia 14 de Maio de 1994. Eu tinha dezanove anos e tu vinte e dois. Eu estava no topo norte, de pé. Tu estavas no banco, sentado. Já nessa altura eras um jogador acarinhado, uma promessa com selo de qualidade. Mas, nessa noite, foi João Pinto quem se destacou e quem carregou o Benfica às costas, durante longos anos. O "menino de ouro", mais tarde o "grande artista", foi sempre o meu jogador preferido durante épocas seguidas.
Entendi a tua partida para Florença como um mal necessário. A saudade ficou. Recordações do teu futebol. Lembranças da tua paixão pelo clube. A minha admiração aumentou na proporção dos teus magníficos passes para Batistuta. O meu respeito cresceu à medida do teu carácter e benfiquismo confesso. Ano, após ano, esperei pelo teu regresso. Foram doze anos em que estiveste longe da vista, mas sempre perto do coração.
Durante cerca de dez anos, João Pinto foi o meu jogador preferido. Ao contrário, tu sempre estiveste num patamar superior. Para mim, eras mais do que um simples profissional de futebol. Eras um colega de bancada, de cachecol ao pescoço. Por isso, gostaria de formular dois pedidos: (i) encerra a tua carreira no final da época 2007/08; (ii) não aceites o lugar de director desportivo para a época 2008/09.
Em relação ao primeiro pedido, ou sugestão, sempre entendi que um profissional de futebol deve retirar-se quando, ainda, reúne condições de passear a sua classe nos relvados. Não que não tenhas capacidade, porque o teu talento irá perseguir-te até ao fim da vida. Porém, não aprecio quem se deixa arrastar pelas circunstâncias e estranho quem tenta lutar contra o tempo. Toma a decisão que tomaste em relação à selecção nacional e todos se lembrarão de ti no auge das tuas faculdades. Deixa uma boa imagem como herança. As lendas nunca se esquecem.
Relativamente ao segundo pedido, encara como um conselho. Foram anos e anos de profissionalismo, sempre ao mais alto nível. Pondera um descanso. Passa mais tempo com a família. Segue o exemplo do Sá Pinto e procura uma especialização num Mestrado Executivo, como Marketing Desportivo. Aprende outras matérias. Aproveita para escrever a tua biografia futebolística.
A sério, tira um ano sabático. Não queiras ser porta estandarte de ciclos empresariais. Deves ser superior a manobras mesquinhas e, neste momento, estás a ser usado por interesses alheios. O clube merece processos de escolha transparentes, tu necessitas de companhias dignas e nós, adeptos, só queremos respeito. Por favor, não sejas o "escudo" de ninguém. Esperámos por ti doze anos. Não é num ano que te vamos esquecer".


João, eu sei que costumas dar atenção ao que escrevo. O sentimento é recíproco, desde os tempos do TA.
Sabes que no início da época 2006/07, a partir da apresentação de Fernando Santos, afirmei que o calvário ia começar. Tinha convicções fortes que me levavam a esse pensamento. A preparação desportiva de 2007/08 ainda veio piorar aquilo que pensava e retirar grande parte da confiança. Sabes que não há milagres para tanta incompetência.
Quando escrevia no Catenaccio, a criticar esta Direcção da SAD, na pessoa do Sr. Luís Filipe Vieira, ainda fazia parte de um grupo reduzido que perspectiva a tal desgraça que temos vindo a assistir.

Numa coisa esta Direcção tem talento: em vender gambuzinhos. Por outras palavras, sabe como lidar com marketing psicológico (onde é que eu já ouvi dizer isto). Claro que o anunciar de novos ciclos, apresentação de jogadores e "fugas para a frente" já funcionaram melhor. Não era o Damásio que contratava um novo jogador depois de uma derrota? Os benfiquistas vão abrindo os olhos...

Por falar nisso, que dizer aos cânticos dos NN? Temos ali um foco de revolta? O que ouvi ontem, e passo a descrever:

"Vieira, cabrão...pede a demissão"!

"Rui Costa, amigo...NN estão contigo"!

"Fabrizio Miccoliiiii"

"Karel Poborskyyyyy"

Para terminar, até tenho medo de escrever sobre o que será 2008/09. Normalmente, nos últimos tempos, não tenho falado. Depois chamem-me pessimista e negativista, mas a próxima temporada já começou coxa. Espero que ainda possamos ir a tempo de emendar e voltar aos tempos que merecemos e ambicionamos.

Abraço.
Blogger Catenaccio, at 11:55 da manhã  
Xiii...do que este homem se foi lembrar....o concerto dos Nirvana. Ainda me lembro...levámos o walkman para o jogo para ouvir as músicas dos tipos. Grandes tempos.
Um abraço Morti
Guga
Anonymous Anónimo, at 12:58 da tarde  
Xiii...do que este homem se foi lembrar....o concerto dos Nirvana. Ainda me lembro...levámos o walkman para o jogo para ouvir as músicas dos tipos. Grandes tempos.
Um abraço Morti
Guga
Anonymous Anónimo, at 12:58 da tarde  
Apenas li hoje este excelente texto (12.05.2008) e ontem durante a tarde tive diversas "discussões" precisamente sobre isto, como é possivel fazer uma festa a um homem, que sem dúvida foi um grande jogador no mundo futebol.

Mas não terão passado pelo o SLB outros grandes jogadores que fizeram muito mais pelo o Benfica?

Tiveram esses jogadores despedidas destas?

Acham normal um estádio a fazer a famosa "hola" a festejar o 4ºlugar?
Mas ele é mais do Benfica que nós?

O ambiente de ontem no estádio demonstra bem o universo benfiquista neste momento, uns pouco ou nada se interessam, os que se interessam são criticados e parece ninguém se preocupar com mais esta época desportiva, nem mesmo o presidente.
Ah é verdade e que dizer da atitude dos outros jogadores do Benfica e sairam a correr no final do jogo para o túnel dos balnearios.Excelente!Que vegonha!

Rui atenção
O Vieria é um aldabrão!
Blogger sempresente, at 8:22 da tarde  

Comentar