Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sporting 5 - 3 Benfica

Depois de levar 3 em casa da Académica ver adeptos do Benfica em força em Alvalade é bonito. Isto é o Benfica.
Num fim de tarde a meio de uma semana de trabalho ir a pé do estádio da Luz a Alvalade no meio de milhares e milhares de benfiquistas cheios de fé e quase sem policiamento é bonito. Isto é o Benfica.
Estar horas seguidas a apanhar chuva enquanto se espera pacientemente á porta do estádio sempre cantando mais e melhor que os da casa é bonito, mas dá gripe. Isto é o Benfica.
Na hora do pontapé de saída ver uma bancada inteira do estádio do rival pintada de encarnado a cantar loucamente é um orgulho. Isto é o Benfica
Empurrar uma equipa do Benfica estilhaçada da maneira como aquela bancada empurrou até aos 0-2 é espectacular. Isto é o Benfica.
Olhar para a cara dos verdes ao intervalo e vê-los a tremer, é o costume. Isto é o Benfica.
Entrar na 2ª parte autoritários, dominadores, superiores, avassaladores, e procurar o 3º golo... Isto seria o Benfica.
Mas não foi, e infelizmente aqueles infelizes entraram em rota de colisão com a desgraça, e estranhamente os minutos a passarem não nos acalmavam, nem corriam a nosso favor, porque o Sporting carregou e acreditou. E nós desconfiámos, mas nunca deixámos de apoiar. Apoiar à Benfica.
E depois veio o 1º golo, e nós vemos na saída da bola a meio campo o Rui Costa e o Nuno Gomes a pedirem orientação ao banco e conseguia-se ouvir o enorme eco do vazio de ideias saído do nosso banco e depressa entendemos que estávamos a apoiar 11 rapazes cientes que a desgraça lhes ia bater à porta. E bateu. Bateu por 5 vezes em 26 minutos. Isto não é o Benfica, é uma cambada de rapazinhos borrados e esmagados pela grandeza de um clube movido por adeptos que esgotam um topo inteiro do estádio dos rivais.
No 3-3 ainda pensámos que tudo poderia acabar bem. Mas em 8 minutos a tranquilidade do rival resolveu o jogo. Esta segunda parte é algo estranho ao Benfica que eu aprendi a gostar. Isto não deveria ser o Benfica.
Apesar de tudo os 9 mil aplaudiram. Só que para nosso espanto os jogadores que envergam o manto sagrado sairam apressados de campo e não tiveram a dignidade, a humildade, e generosidade, de se juntarem andarem uns metros em direcção a um topo encarnado como os nossos rivais jamais terão visto na sua casa, e agradecerem o apoio. Eu não lhes peço a vitória, peço-lhes respeito. No fim da noite o Benfica estava vivo, estava forte, estava mexido.
O Benfica ontem à noite foi aquele topo encarnado.
Não quiseram reconhecer isso, então agora boa sorte para o Dragão. Comigo não contem na bancada a apoiar. Obrigado.

Etiquetas: ,

posted by J G at 1:21 da tarde

17 Comentários:

Custa ver acabar um jogo daqueles, humilhado pelos lagartos, com os olhos em lágrimas, e ver aquela equipa de desgraçados que saiu do campo rumo ao balneário sem sequer ir à nossa bancada agradecer-nos pelo apoio e pela presença...

Para mim o Benfica acabou este ano. Não vou mais ao estádio ver jogos.

Apenas irei no próximo sábado, dia 19, às 15.00h, manifestar-me em frente à porta 1, para reivindicar eleições antecipadas.

BASTA!
Blogger Paulo, at 2:04 da tarde  
Está na altura dos jogadores terem o máximo de respeito pelos os adeptos do clube.
Eu reclamo isto á muito tempo neste blog, no estádio ou em qualquer lugar e já tive oportunidade de dizer cara a cara ao presidente do Benfica que os jogadores nunca agradecem aos adeptos em caso de vitória ou em caso de derrota.
É simplesmente uma vergonha o que eles fazem aos adeptos.
Blogger sempresente, at 2:14 da tarde  
nao estive no estadio e por via disse desconhecia essa ida para o balneario com o rabinho entre as pernas dos jogadores..lamento muito..porque quem mais representou quem é o BENFICA ontem foram os 9 mil que mais uma vez mostraram que somos diferentes de todos e que merecemos muito mas muito mais...parabens pelo blog mais uma vez.
Blogger carlao17, at 2:15 da tarde  
Como começar a crónica de um derby que mais pareceu uma partida de matraquilhos? O que escrever numa altura destas? Quem está habituado aos meus comentários conhece, concerteza, a minha visão sobre o dia-a-dia encarnado. Repetir, pela milionésima vez, as mesmas críticas e argumentos é uma perda de tempo. Inclusive, tentei apontar soluções, quando escrutinei questões como a política desportiva e a estrutura organizacional, mas penso que chegou a hora de substituir as palavras por actos de mudança sérios.
Vamos debater as incidências da partida. A estratégia de colocar Di María como avançado solto, acompanhado por Nuno Gomes, resultou muito bem. Sabendo que o Sporting ia procurar ter o domínio do jogo, era natural que sobrasse espaço nas costas da defesa leonina. Esse hiato de relvado foi bem aproveitado pela m(a)estria de Rui Costa, aliado à irreverência de Rodríguez e, lá está, graças à mobilidade e velocidade do argentino.
Ao intervalo, o resultado era justo. Porventura, até poderia ter números mais expressivos, mas abstenho-me de opiniões sobre a arbitragem. Depois da vergonha (não me ocorre outra expressão) da derrota 0-3 com a Académica, os jogadores davam mostras de querer reagir à adversidade de uma época feita de equívocos. Pura ilusão.
A dada altura, recebi um telefonema do meu amigo Jorge Diogo, sportinguista presente no estádio. As suas palavras eram de total resignação. Chegou a dizer-me que o Di María era um belíssimo jogador, inúmeras vezes mal aproveitado. Nem o mais acérrimo sócio leonino acreditaria na reviravolta.
Na segunda parte, tudo diferente. O Benfica demasiado recuado, a defender em cima da área, perdendo o domínio e controlo do jogo. Algumas pedras nucleares foram mostrando défice físico e a intensidade posta nos duelos individuais começou a pender para os homens vestidos de verde. Adivinhava-se um golo, a qualquer momento. Após o 1-2, sentia-se que os jogadores do Benfica estavam mais expostos ao erro individual e jogavam sem confiança. Sem mentalidade. Os percalços da temporada tiveram o condão de desestabilizar o balneário e a questão anímica torna-se elemento crucial. De qualquer modo, creio que o problema vai para além do que se passa no relvado: é extra-futebolístico. Cada um dos sócios e adeptos encarnados que retire as devidas ilações.
Ironicamente, o Sporting teve uma atitude a fazer os velhos tempos do Benfica: mesmo diante das maiores contariedades, nunca desistiu e soube reagir com enorme atitude e eficácia. Pouco há a dizer sobre a justiça do resultado. Quanto aos números do marcador, por muito que custe, temos de encarar a realidade dos factos e, nesse sentido, relembrar as maiores goleadas do Sporting ao Benfica:

5-0
18.10.1936
Campeonato de Lisboa
Campo das Amoreiras

5-0
14.12.1941
Campeonato de Lisboa
Campo Grande

6-1
16.02.1947
Campeonato Nacional
Campo do Lumiar

5-1
14.11.1948
Campeonato Nacional
Estádio do Jamor

7-1
14.12.1986
Campeonato Nacional
Estádio José de Alvalade

Temos de assumir, de uma vez por todas, que para os lados da Luz existem problemas graves a serem resolvidos. Estamos perante uma verdadeira crise desportiva que ameaça dinamitar toda uma instituição, longe do seu passado glorioso. Na minha perspectiva, é urgente tomar medidas, pois os paliativos já não curam a doença.
Saliento a presença de nove mil benfiquistas em Alvalade e demonstro o meu apreço pelo apoio incondicional que sempre têm demonstrado. Nos melhores e piores momentos, sabem marcar posição de forma apaixonada. Aproveito, também, para felicitar aqueles treze adeptos que, durante a semana, se dirigiram ao Seixal em busca de explicações. Proponho que numa próxima ocasião os nove mil se juntem aos treze. Estamos à espera de quê? De mais um vexame nacional, agora no Estádio do Dragão? Chega de palavras vãs e passemos a actos que defendam o bom nome do nosso clube.
A este propósito, termino com uma mensagem de um sócio benfiquista que todos conhecem: António Ramos, o "Barbas", sócio n.º 6.111. Vale o que vale, mas pode (e deve) ser encarado como um sinal.


Barbas lança apelo: «Basta!»
CARTA ABERTA AOS SÓCIOS ENCARNADOS

"(...) Bem sei que a equipa do Benfica ficou aquém das expectativas, está com um plantel desequilibrado, carente de mais qualidade, mas penso que chegou a hora de todos os benfiquistas dizerem “basta”!

(...) Basta de sermos a única equipa que arrasta os sócios e simpatizantes aos estádios deste País, permitindo aos clubes as suas maiores receitas da época, ou seja o seu Euromilhões, e depois os seus dirigentes lançam autênticas passadeiras vermelhas aos dirigentes do FC Porto!

Por tudo isto e por muito mais que o espaço certamente me permitiria, venho lançar um desafio a todos os benfiquistas, aqueles que são verdadeiros sócios e não apenas aos notáveis, para um almoço/convívio a ter lugar no final da época, onde discutiremos todos estes assuntos – os mesmos serão debatidos e encontraremos as soluções dos procedimentos que os sócios e adeptos benfiquistas deverão adoptar para mostrar ao Mundo a força do Benfica!"

António Ramos, "O Barbas" Sócio n.º 6.111 do SLB
Blogger Catenaccio, at 2:18 da tarde  
Excelente texto. Não sabia q eles nem sequer agradeceram no final do jogo pq desliguei logo a TV...

Inaceitável.

Nos velhos tempos estariam faixas na Luz ou no Seixal (mais fácil) a referir isso mesmo .

"Nem um obrigado????" em letras garrafais ...
Blogger Pedro, at 2:45 da tarde  
Não vou ao jogos todos na Luz mas aqueles que vou já tinha comentado a falta de respeito por quem sofre por que faz o Benfica os seus adeptos.
Ontem tive lá há vários anos que não via um jogo á chuva e em pé gostei e relembrei outros tempos foi fantástico e apesar do resultado se os jogadores tivessem "tido a dignidade, a humildade, e generosidade, de se juntarem andarem uns metros em direcção ao nosso topo encarnado " a noite teria acabado menos amarga muito sinceramente penso que esta época acabou não merecem o nosso apoio.
Blogger rsa, at 2:50 da tarde  
Já de há muito tempo que o problema principal - percebe-se - são os jogadores.

Podem jogar pouco.
Podem não ter talento.

Agora, falta de atitude é que não.

Uma equipa que leva 5 golos em 26 minutos não é uma equipa séria.

Estes jogadores tem estado a ser levados ao colo pelos adeptos, sem que se justifique.

Agora fico a saber mais esta: que nem sequer o apoio dos adeptos agradeceram?

Péssimo. Péssimo.
Falta de profissionalismo, no mínimo.

Há jogadores que tem que sair, e se for preciso por juniores no lugar deles.
Terão, de certeza, mais respeito.

Isto é inaceitável.
Anonymous Anónimo, at 2:56 da tarde  
João, já me conheces desde os tempos do TA e sabes que a minha esperança neste Benfica começou a debilitar-se no momento em que apresentaram o Fernando Santos como treinador do Benfica na época 2006/07.
Desde essa altura, a critica subiu de tom porque intimamente já previa que estaríamos a passar por esta triste realidade.
Ao longo das últimas duas épocas, a precipitação em matéria desportiva, a péssima comunicação interna/externa e os casos de balneário vieram comprovar a minha Tese.
Os resultados têm feito o resto. Já estou cansado de repetir o mesmo ao longo destes largos meses. A critica actual é uma consequência da crise encarnada, mas tenho a consciência tranquila por ter sido coerente e fiel às minhas convicções.
Há muito tempo que previa este cenário. Negro!
A propósito dos nove mil que estiveram presentes, aproveito para deixar expresso o que escrevi, na altura, depois do Benfica-Académica. Aqui ficam as minhas (tristes) palavras:

"Esta noite, ao terminar o jogo, apeteceu-me um regresso ao passado. Lembrei-me de como há dez ou quinze anos atrás, este resultado teria consequências completamente diferentes. Desde logo, jogadores e dirigentes sentiriam a fúria de valentes milhares de adeptos que não arredariam pé tão cedo. Violência nunca, mas um clamor colectivo na hora certa faz milagres.
O futuro não se conquista com falinhas mansas, mas sim com o legítimo direito à indignação. Lembram-se do FC Porto antes de José Mourinho? Recordam-se dos cânticos utilizados? Essas frases de "joguem à bola, palhaços joguem à bola" e "são uma vergonha, vocês são uma vergonha", serviram, como gritos de união no balneário de um FC Porto que venceu a Taça Uefa e a Liga dos Campeões, nos anos seguintes.
Sou a favor de apoio incondicional durante 90 minutos, mas não consigo tolerar, de ânimo leve, exibições como a desta noite. Não há desculpas. Os jogadores mereceram todos os assobios e impropérios no final da partida e, se calhar, ainda ficou aquém. Neste sentido, durante toda a época desportiva, as claques fazem o seu trabalho fantástico de apoio e paixão por uma causa, mas são acéfalas e cegas na hora em que se devia abanar o status quo. Aquela ladainha no final do jogo é irritante. A atitude correcta, no momento certo não é uma forma de criticar o Benfica. É uma forma de ajudar a torná-lo mais forte, como forma de agitar mentalidades e promover a mudança.
Durante a semana, após a bela exibição no Bessa e, principalmente, derivado de acontecimentos ligados à arbitragem e aos casos de corrupção, desejei que o Estádio da Luz apresentasse uma moldura humana que fosse o espelho fiel da união e força benfiquista. Pela blogosfera pedia-se que o patamar dos 50.000 fosse ultrapassado. Os adeptos sempre responderam. A equipa é que nunca soube receber esse apoio. Não ganhámos ao FC Porto. Nem ao Sporting. Tampouco ao Braga. Nem ao Nacional. Idem para o V. Guimarães. Nem sequer ao Getafe. Na bwin Liga, perdemos dezoito pontos em casa. Hoje foi a gota de água. A paciência esgotou-se.
No próximo jogo, frente ao Belenenses, o meu pedido é diferente. Não vão ao Estádio. Fiquem em casa, a ver pela televisão ou escolham outro programa mais interessante, desde que não seja o McDonald's. A sério, não vão. Esqueçam a fasquia dos 50.000 ou prenúncios de casa cheia. O ideal mesmo seria uma lotação a rondar os níveis de Leiria. Vamos tentar contribuir para o fenómeno das bancadas vazias, como sinal de protesto. Talvez os jogadores não sintam a pressão da nossa presença".
Blogger Catenaccio, at 3:13 da tarde  
Parabéns pelo post, está muito bom.
Blogger Pedro Neto, at 3:56 da tarde  
Está bem que taça é taça. E está bem que há tomba-gigantes em quase todas as jornadas. Mas foda-se! Aquele jogo deixa qualquer gajo fodido. Até o Ghandi, se fosse Benfiquista, mandava ali no mínimo um "foda-se", em pleno museu do azulejo.
Blogger Aperta-Pitons, at 4:29 da tarde  
Já agora, algum comentário a isto?

Manifestação pelo "Orgulho Benfiquista"
Postado às 15:18h


Chegou-nos um email que temos obrigação de passar:


"Um grupo de adeptos indígnados pela situação de crise profunda a que se encontra o Sport Lisboa e Benfica decidiu convocar uma manifestação em frente ao Estádio da Luz, no SÁBADO, DIA 19 DE ABRIL DE 2008, pelas 15h00, para todos os adeptos que desejam uma marcação de eleições anticipadas. Após várias promessas e de falta de um projecto concreto, com mudanças constantes de treinadores, jogadores e perda de títulos, achamos que está na hora da VERDADEIRA mudança neste grandioso Clube do SL Benfica antes que seja tarde e não voltar a termos esta situação para a próxima época.

Agradecemos desde já a sua presença e que façam circular esta mensagem ao máximo de adeptos possível, por via e-mail, sms ou de boca a orelha. Não se limite a criticar, vamos agir para o bem do nosso GRANDE CLUBE!!!!


Ajuda nos a fazer uma previsão, e mande uma mensagem a dizer "eu vou" para benficamudanca@gmail.com "

Marquem presença. Cívica e ordeira. O BENFICA depende de TODOS vocês...

http://veultras.blogspot.com/
Blogger Catenaccio, at 4:37 da tarde  
Este ultimo comentário a exigir eleições antecipadas e mais restante conversa é exactamente aquilo que os opositores do Benfica querem e desejam.

Parabéns por ajudarem os rivais do Benfica pela promoção da desestabilização do clube ainda mais do que já está.

Só mesmo quem desestabilizar quer eleições antecipadas agora, quando as eleições normais estão marcadas para Janeiro do ano que vem.

Parabéns.

Eleições antecipadas agora imediatamente rebentam coma planificação da próxima época.

Ainda por cima a estupidez de enviar isto para a comunicação social para que "esta ajude", quando a comunicação social é controlada por uma agência de comunicação que tem o FC PORTO como cliente é de facto de dar dores de cabeça aos calhaus que tiveram uma ideia destas.


Calhaus ou pessoas do FCPorto.
Não há escolha aqui.
Anonymous Anónimo, at 12:25 da manhã  
epa inacreditavel! aonde vamos parar com isso tudo. JÁ NÃO AGUENTO MAIS . PRA QUE SUBSTITUIR SEPSI POR DI MARIA QUE ESTAVA DAR VELOSIDADES AO JOGO. SE NÃO SABE SER TREINADOR SAI DALUI, EM VEZ DE NOS DEIXAR ENVEGONHADOS, E A SABER QUE O NOSSO CLUBE NAO PARA ISSO, É UM CLUBE DE NOME GRANDE VITORIOSO, AGORA ASSIM DEIXA ESTAR OU SAIEM TOTDOS E ENTRANOVOS E BONS DIRECTORES, TREINADOR E O PROPRIO PRESIDENTE . POSSSASSSSS FICO SEM PALAVRAS
E ESPERO QUE NAIO NOS DESEPSIONEM NO DRAGÃO PORQUE SE NAO JA PASSA DOS LIMITES
Anonymous Anónimo, at 12:38 da manhã  
As eleições "normais" não estão marcadas para janeiro do próximo ano, mas sim para Outubro de 2009, é bem diferente...
Anonymous Anónimo, at 12:03 da tarde  
o que quer dizer que, na prática, as duas próximas épocas ainda vão ter o Vieira à frente do Benfica... se isto não é motivo mais que suficiente para querer eleições antecipadas, não sei o que será. e os moralistas que falam na necessidade de "estabilidade" que mostrem lá onde é que ela tem estado nestes anos todos para trás, quantos treinadores já tivemos, qual a estabilidade do plantel (pode prever-se já que dificilmente na próxima época continuarão o R Costa, o Léo, o Rodriguez, o Katso, o Adu, o Butt, o Nélson, alguns ainda bem, outros infelizmente), qual a política consistente para as modalidades (aqui, então, é de rir, para não chorar).
mas pronto, continuem a gritar pela "estabilidade" e a agradecer ao LFV o grande milagre da recuperação económica e organizativa do Benfica. os resultados estão bem à vista, o porto e o sporting também agradecem.
carlos
Anonymous Anónimo, at 1:31 da tarde  
Dois últimos anónimos:

ir para eleições antecipadas é a maior asneira que se pode fazer.

Mais ainda se se quiser eleições daqui a 2 ou 3 meses.

Sejam em Janeiro de 2008 ou em Outubro de 2009.

Se não se entende isto não se entende nada.

Agora passou-se da fase do "vamos derrubar treinadores, para fase do vamos derrubar presidentes"?

Vocês andavam onde nos tempos do Damásio, e do Vale e Azevedo?

Nunca ouvi ninguém a falar em eleições antecipadas nesses tempos.

Com o Vieira mal há duas ou 3 derrotas seguidas surge logo em certa "comunicação social" e depois nos adeptos do Benfica o "vamos para eleições"?

Tá bem já me tinham dito.

Continuem a ser manipulados que vocês até gostam.

Convinha era que soubessem quem é a agência de comunicação que trata da imagem do FCPORTO e qual é o real poder que ela tem na comunicação social em vez de emprenharem pelos ouvidos e passarem o tempo a exigirem eleições antecipadas.

A conversa nasce sempre dos mesmos lados e quem está tratar disso é sempre a mesma agência e as mesmas pessoas.

E de caminho vão saber quem era o sócio do Sr Jaime Antunes até há 2 anos atrás numa empresa - que aparece nestas alturas - sempre a criticar o Benfica.

Vejam se acordam e percebem como é que se de contestar o LFV em vez de irem atrás de quem quer que se vá atrás.
Anonymous Anónimo, at 2:40 da tarde  
Quais os "interesses" que podem desejar uma mudança no Benfica?

Tudo em:
http://forumbenfica.blogspot.com/2008/04/oposio-no-benfica.html
Anonymous Anónimo, at 3:40 da tarde  

Comentar