Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

segunda-feira, 17 de março de 2008

Marítimo 1 - 1 Benfica


Doloroso.
Depois de muito meditar encontrei a palavra certa. Doloroso.
É uma palavra que evoca dor e que dita desta maneira dá bem a ideia do sentimento em continuação. É assim que andamos, é assim que vamos andar. Dolorosamente.
Isto não é o Benfica. O Benfica enquanto equipa de futebol de alto nível não existe. Não interessa se Fernando Chalana é treinador, ou adjunto, ou se Shéu é que é treinador no papel, mas adjunto da prática, nem interessa o que faz realmente Rui Águas no banco.
Não interessa porque é que Rui Costa ficou no banco, ou porque é que Luís Filipe é titular, ou porque é que se mudou o esquema táctica.
Nada disto interessa quando a motivação dos jogadores nos entra pela casa dentro pelas imagens dolorosas da tv.
É uma equipa de jogadores cansados, desnorteados, abatidos, desmoralizados, sem garra, sem chama, e sem o menor respeito por milhares e milhares de sócios que assistem incrédulos a este arrastar doloroso pelos relvados do país.
Uma palavra elogiosa para Quim, e outra para Cardozo, dois rapazes que destoam da mediocridade geral.
Não sei o que querem, e o que pensam os jogadores nesta altura da época, sei é que conseguiram algo de muito raro na minha vida que é chegar um dia de jogo e a habitual alegria por se um "match day" deu lugar a uma insuportável angústia por já estar à espera do pior.
Não sei quantos jogos em 2008 é que não conseguimos ganhar, mas a sensação que tenho é que estamos a passar um daqueles maus bocados típicos dos negros anos 90 (segunda metade da década).
Faltam 7 jogos para o fim do campeonato, e sinceramente olho para eles com receio.
O Benfica anda morto.

Etiquetas: ,

posted by J G at 11:20 da manhã

20 Comentários:

Tenho a sensação que depois de o Rui Costa entrar na equipa os jogadores que pouco corriam acabem mesmo de o fazer, não sei se é ideia minha, mas ontem voltei a ter essa noção.
Acho que a equipa devia jogar mais vezes no esquema de ontem, tirando um medio defensivo e colocando mais 1 avançado.
Sim é verdade,o Quim merece uma palavra de elogio pois graças a ele temos conseguido somar ponto atras ponto.
Acreditem que hoje o Benfica jogar ou não jogar está-me a passar ao lado, o interesse está a desaparecer de dia pra dia...
Blogger CF, at 11:42 da manhã  
É este o Benfica que nós queremos?
Blogger CF, at 11:43 da manhã  
...e ninguém fica indignado, não há nenhum tipo de revolta, de contestação, ninguém vai ter uma conversa de Homens para Homens, com aqueles meninos ao Seixal, não se marca nenhuma Assembleia Geral do Clube, NADA!

E eis o que LFV tranformou: o maior clube de Portugal e um dos maiores da Europa e do Mundo num clube de plástico do Guiness, num clube amorfo, sem alma e sem vida!

Aposto como esta semana LFV, para desviar as atenções, vai mais uma vez tentar vender a banha da cobra, tirando mais um coelho da cartola, tipo anúncio do Canal Benfica, ou Rádio Benfica, ou Dia do Benfica, ou outra porra qualquer...

Triste!
Muito triste!
Caminhamos a passos largos para o abismo!
Isto não é o meu Benfica!

Cosme Damião
Anonymous Anónimo, at 11:44 da manhã  
Penso que não vale a pena bater mais no clube/equipa.

Interessa é tentar perceber porque é que uma equipa está cansada desmoralizada,etc, e perceber o que se fez mal e partir daí para recuperar.

Alguns dos problemas já estão à vista: como os jogadores já perceberam que esta equipa técnica não é para continuar estão a borrifar-se para o assunto.

Excepto aqueles que tem algo a ganhar ou brio profissional a manter.

Isto significa que os jogadores estão a sentir-se confortáveis demais no clube.

E caro cosme damião:

O problema aqui e o que se está a passar não tem directamente a ver com o LFV,mas sim com os jogadores que,repito o que já escrevi, tem várias ocasiões, tem que começar a ser responsabilizados e acima de tudo os sócios e os adeptos tem que começar a deixar de tratar os jogadores como florzinhas delicadas e começar a tratá-los como homens adultos.

A condescendência para com a falta de profissionalismo dos jogadores tem que terminar no clube.


A maior parte das pessoas não ganha o que os jogadores ganham de ordenado,não tem a assistência médica de topo,que os jogadores tem, não tem acesso a dezenas de coisas que os jogadores tem.

E isto tem que começar a ser percebido pelos adeptos.

Isto, independentemente, do LFV tirar discursos da cartola a prometer mundos e fundos...

E apesar de não se ruma personagem de que gostasse penso que agora se vê a falta que o trabalho do senhor José Veiga está a fazer.
É precisa arranjar alguém, do Benfica, que faça o mesmo tipo de trabalho.
Anonymous Anónimo, at 12:12 da tarde  
Claro que não estamos bem, longe disso, mas já vi algumas melhorias. Poucas, mas algumas...
Quanto aos jogadores que destacas, acrescento o Léo que teve uma prestação muito positiva.
Devemos continuar muito preocupados, mas temos de ter esperança. Pior do que isto....
Blogger Paulo, at 12:25 da tarde  
dissidentex, o teu discurso é ridiculo. Ja o disse e volto a repetir. Para ti o problema estaá nos jogadores mas esqueces-te de quem os trouxe para o Benfica. E esqueces-te que sendo LFV o presidente, é precisamente a ele, pq tem a seu cargo o dep.futebol do clube, que se deve pedir responsabilidades pelo que tem acontecido no Benfica. Se é ele que manda, é ele que tem de assumir um discurso duro e rude para com essa falta de profissionalismo que os jogadores demonstram. Tao simples quanto isso. Senão, mais valia nao ter um presidente. E para ter este LFV, eu preferia mesmo nao ter nenhum presidente. É que de facto o homem não tem moral para chamar à razao os jogadores se ele proprio é um incompetente demagogo e populismo que ainda tem de se rebuscar no Vale e Azevedo para justificar toda a merda que tem feito.
Anonymous Anónimo, at 12:41 da tarde  
Bem,

Não há muito a dizer. Concordo em absoluto. Não apenas com este post, mas com os textos mais recentes. É pena ver a equipa jogar como joga, é pena não ficar surpreendido com isso, é pena temer pelos jogos que faltam. E também acho que discutir esquemas tácticos, o Luís Filipe, o Rui Costa ou o Edcarlos é completamente secundário. Isso são manifestações do que está mal e não o mal em si.

Depois, ver Vieira e a sua entourage a reunir para planear o próximo ano esquecendo que este ainda se joga é lamentável. Acredito que Vieira queira esquecer este ano e que se deite a desejar que pelo menos fique em 2º lugar, e se não der, vá lá, em 3º. Agora, se quer construir um futuro risonho tem que olhar para esta equipa e não fingir que não se passa nada.

João: seria interessante - se tiveres interesse e oportunidade - comentares o que se passa com os juniores. Que já deve ter tido mais de 30 jogadores a treinar, têm uma imensidão de estrangeiros e com resultados pouco animadores. Será que Vieira vai ser tão exigente com Alves como foi com o Lage?

Alexandre
Blogger Unknown, at 12:42 da tarde  
Caro dissidentex:

mt obrigado pela réplica, é um prazer discutir o Benfica com alguém com quem partilho muitas opiniões,

posto isto,

na minha opinião, a situação que estamos a viver agora não é nada que eu (e muita gente) não estivesse à espera no início da época e apenas é reflexo da ruinosa gestão para o futebol que o Todo-Poderoso LFV tem feito. A sua inépcia vem de longe. Por muito que não gostemos da personagem, José Veiga tem razão nas críticas que fez à gestão.
Já uma vez aqui louvei a importância de LFV no chamar à atenção para o escândalo do que se está a passar com o Apito Dourado, que parece que não aconteceu, foi tudo um sonho, mas isso não se pode tornar um argumento para desculpar a sua íncapacidade.

E depois eu tb disse que se podia apertar os meninos no Seixal...


Cosme Damião
Anonymous Anónimo, at 1:02 da tarde  
eu acho piada que se diga que o LFV transformou uma das melhores equipas da Europa num clube de plástico. de que benfica é que estão a falar? do Benfica dos anos 90? do benfica do Damásio e do Vale Azevedo? que eu saiba, antes de LFV, o Benfica já estava há dez anos sem ser campeão, com épocas atrás de épocas miseráveis. que eu saiba, foi o LFV quem consegui, pela primeira vez em 10 anos, construir uma equipa de futebol com um mínimo de dignidade, que foi campeão nacional, que conseguiu até fazer prestações bastante razoáveis na Europa. alguém se lembra qual foi a melhor prestação do Benfica na Europa nos dez anterios anteriores a LFV?
eu não quero que me interpretem mal, LFV fez muito asneira este ano, cometeu erros no passado, mas eu não sou injusto e tenho memória, quando o LFV chegou, o benfica não era de maneira nenhuma o melhor clube português nem um grande da Europa.
para mim, o LFV tem muitos defeitos e tenho dúvidas se merece continuar à frente do Benfica, mas é muito melhor do que os que o precederam.
e já nem falo do saneamento financeiro.
Anonymous Anónimo, at 2:22 da tarde  
Cosme Damião: o meu ponto é mais ou menos o seguinte (e vamos lá a ver s eu consigo explicar isto bem).

O homem (LFV) é bom a negociar e é bom a criar valor para o clube/sad e a aumentar a exposição /expansão do clube.

Do ponto de vista desportivo o homem não é bom.

O " centralismo " e o total controlo dele na parte desportiva não são bons.
Alguém lhe devia explicar, claramente, isso.

Ou sócios ou grupos de adeptos ou alguém lá dentro lhe devia explicar que as coisas não tem a ver com "o Benfica ser apetecível o não e quererem o lugar dele, etc, mas sim que ele, desportivamente é mau gestor.

E não é uma questão de ele comprar ou não comprar jogadores.

É uma questão de organização ali dentro, e de se deixar que a Imprensa quase toda ligada ao Porto comande o clube de fora para dentro.

Os jogadores do Benfica tem que deixar de ser tratados com Deuses.


Para o SUPP:

Nota aparte: quanto à conversa de que foi o LFV que contratou jogadores e mais não sei quê, gostaria de explicar contrariamente ao que se pensa, que

o LFV e o BENFICA

não estão SOZINHOS no mercado, nem tem

200 MILHÕES DE EUROS

para contratar jogadores

Por ÉPOCA.

Muitas vezes tem que se comprar o que aparece, e não o que queremos.


E há outra coisa aqui que as pessoa parece que não compreendem ou não querem compreender:

O BENFICA TEM 300 milhões de euros de dividas.

OS clubes a quem se quer comprar jogadores SABEM DISSO!

Portanto ABREM A BOCA e pedem preços altos. Tornam as negociações mais difíceis.

Esteja o LFV à frente ou não esteja.
Anonymous Anónimo, at 2:44 da tarde  
"O BENFICA TEM 300 milhões de euros de dividas."

E já agora pq é q o Benfica tem 300 milhões de euros em dívida?

É q o Estádio "só" custou 150 milhões e o passivo qd Vilarinho chegou ao clube era de 45 milhões...
Blogger Pedro, at 3:52 da tarde  
Pedro:

".... o passivo qd Vilarinho chegou ao clube era de 45 milhões..""

Desde quando????

Quando o Vilarinho chegou ao clube?

Desculpa lá mas quem te disse isso enganou-te por 15 anos.

Entre 6 a 7 milhões de contos/30 a 35 milhões de euros já era o passivo quando o sr Damásio recusou uma oferta de compra do senhor João Pinto feita pelo D. Corunha em 1993 salvo erro.


E o Estádio não custou só 150 milhões.
O estádio custou mais, mas o Benfica foi biscar dinheiro de subsídios ao Estado Português e além disso na época teve que se pagar mais coisas como pavilhões e acessos e mais uma série de coisas, como por exemplo as prestações de construção à Somague que de certeza as aumentou para cobrir os juros e os 5 ou 6 anos de espera pelo pagamento faseado.

Pelo meio existem as dívidas bancárias altas feitas pelo sr Damásio, Vale e Azevedo e restante fauna.
Uma das dividas que já existiam quando o sr Azevedo pegou no clube ascendia a 18% de juros a pagar por prestação.Creio que ao ABN amro.
Por exemplo.

Mas ali julgam que o dinheiro nasce nas árvores ou que?

Os 300 milhões de dividas já vem de trás, não é o ser LFV que fez chegar a 300 milhões.

Desde 1988 pelos menos, que o Benfica já tem dividas.

E as únicas direcções que fizeram alguma coisa para parar com as dividas foram as de Vilarinho/LFV.


Além disso os ordenados são pagos a tempo e horas ou não são?

Continuem a iludir-se e a acharem que as dividas começaram ontem com o Sr LFV....
Anonymous Anónimo, at 4:19 da tarde  
Rua LFV!
Bola7
Anonymous Anónimo, at 4:52 da tarde  
As nossas dividas são antigas e são o acumular de vários anos.

Por certo recordarão a embrulhada que deu quando a Somague(já não tenho a certeza se foi a Somague ou a Teixeira Duarte) pediu mais dinheiro pelas obras do fecho do 3.º anel do velhinho Estádio da Luz.

A contestação do Benfica em tribunal a essa divida deu sempre em derrotas, mas sempre com as sucessivas direcções a chutarem para a frente, sempre que perdiam, apelando a novo recurso ( mais uma vez, o brilhantismo das direcções com a sua máxima: ''quem vier a seguir que pague a factura'' )

Resultado, ainda hoje, passados 20 anos, temos 70 ou 80 prestações para serem pagas à SOMAGUE ( Teixeira Duarte ???? ).

As sucessivas direcções fizeram mais do mesmo, e acabamos nisto: 300 milhões para pagar.

Sobre as grandes contratações, neste momento são os Bancos que não deixam ( com os lagartos acontece o mesmo ).

De todas as formas, o que é q fica mais caro, comprar: Luís Filipe, Edcarlos, Maxi, Marco Ferreira, Andrés Dias, Bergessio,..... ou comprar só um jogador de verdadeira qualidade ?

Os nosso Juniores são inferiores a estes jogadores ?

Não havendo dinheiro, não é preferível comprar só um bom jogador por ano ?

Este ano não foram gastos 30 milhões em jogadores ?

O Cardozo custou 9 milhões, mas agora já o podemos vender por 20, e com os jogadores acima referidos lucramos algo ?
A repetida história do saneamento feito pelo LFV, neste 2.º mandato, cheira-me a história mal contada, a ver vamos quem lhe suceder o que virá dizer...

Uma coisa é certa, as receitas sim aumentaram ( Venda de jogadores e Liga dos Campeões )...

Cump.s
CCF
Anonymous Anónimo, at 5:15 da tarde  
teixeira duarte
Blogger J G, at 5:40 da tarde  
CCF: foi a Teixeira Duarte.
Algo que o "grande" presidente Fernando Martins nunca explicou muito bem...

As 90 prestações (já devem ser um pouco menos actualmente) da Somague correspondem ao contrato que foi feito para as obras de construção do estádio da luz para o Euro 2004
Seixal,creio.

Quanto aos jogadores a maior parte deles custou pouco ou nada e alguns foram vendidos por pouco ou nada, portanto ficou ela por ela.

O preocupante foram jogadores como Marcel, por exemplo.

E alguns ordenados, bem como rescisões de contratos de treinadores.
Aí é que se gastou dinheiro mal gasto.

E as receitas aumentaram na quotização, publicidade( que é o que está apagar o Estádio), mediamarkt/lojas, receitas de publicidade televisiva etc.

Só que não chega, para as dividas que o clube tinha. Que eram muito, mas muito altas.
Anonymous Anónimo, at 5:49 da tarde  
Dissidentex

Obrigado pela correcção

Cump.s
CCF
Anonymous Anónimo, at 6:24 da tarde  
Obrigado tb JG

Realmente eu estava a fazer uma grande confusão...

Cump.s
CCF
Anonymous Anónimo, at 6:44 da tarde  
Já passaram alguns anos desde que deixei de ir regularmente aos jogos no Estádio da Luz. Actualmente, assisto ao vivo a um ou dois jogos por época. Quando eu digo jogos, digo futebol, basket, hoquei...
Nasci e sempre vivi perto do Estádio da Luz...do velho Estádio da Luz. Fui atleta do clube durante 16 anos. Comecei desde cedo a lidar diariamente com os Humbertos Coelhos e os Bentos no Futebol, com os Yokochis na Natação e mais tarde com os Lisboas e Plowdens no Basket. Todos eles brincavam com os "putos" Ensinavam os "putos". Eram estrelas para nós e acredito que eles pensavam o mesmo. Uma família? Sim. Uma família feliz que tinha como apelido Benfica. Queriamos vencer na vida. Todos os dias queriamos ser os melhores. Aprendiamos isso desde o primeiro dia. Era assim desde o homem da limpeza,passando pela senhora da secretaria da natação, os atletas...até ao Presidente. Únidos tudo era fácil, até nos momentos mais complicados. Havia algo superior que explicava tudo isto...algo chamado mística. Depois...chegaram os dirigentes incompetentes, os dinheiros, as manias, as publicidades, os egocêntrismos, os agentes de jogadores, o mau jornalismo, o Pinto da Costa em força, as televisões, Os Vales e Damásios, Artur Jorges, os bilhetes caros, as Sads, o novo Estádio, chegou tudo o que a globalização nos presenteia. Foi isto que ganhámos!Tudo o resto se perdeu...zero. Valeu a pena?
Anonymous Anónimo, at 9:22 da tarde  
2 apontamentos:

-bons tempos, caro Guga, bons tempos em que chegavamos ao Estádio às 5 da tarde para ver uma noite europeia que só começava às 9 e meia da noite...

-uma achega para a conversa: mas não nos disseram a todos que o novo estádio tinha sido um excelente negócio, porque tinha sido fechado num contrato de "chave na mão", por 20 milhões de contos??????

Cosme Damião
Anonymous Anónimo, at 10:26 da tarde  

Comentar