Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Benfica 1 - 1 Braga



Em 2008 ainda não conseguimos ganhar um jogo de campeonato na Luz!
E hoje foi mais do mesmo.
O que se escreveu nos jogos contra Leixões, e Nacional, serve perfeitamente para esta noite.
Não dá para entender. Hoje não foi um nulo, mas sim um empate a 1 golo. O Braga sai na frente do marcador e o Benfica passa a jogar em contra relógio.
Felizmente chega ao empate ainda na 1ª parte. No intervalo vem a boa notícia de Setúbal e o tónico que faltava para uma grande 2ª parte.
No fim tudo na mesma. Mais dois pontos ao ar, só em 2008 já se perdeu na Luz seis(!!) pontos. Era uma oportunidade histórica de irmos a casa do rival com 7 pontos de avanço.
Mas não dá. Este Benfica não sabe ser feliz, anda sempre atrás da desgraça, e não se vê luz ao fundo do túnel.
A equipa foi alterada, a ausência de Makukula obrigou novamente a usar um sistema de um só avançado fixo, Katso alinhou ao lado de Luisão, Nélson foi para o lugar do anedótico Luís Filipe, Bynia veio dar força ao meio campo ao lado de Petit, e Di Maria teve oportunidade de jogar de início. E isto tudo somado dá o mesmo resultado das outras vezes. Pouco satisfatório.
Era excelente que alguém se chegasse à frente e arrumasse a casa de vez.
Não é segredo nenhum que José António Camacho está completamente perdido nesta sua segunda passagem pelo Benfica. Neste momento a sua cabeça só pode estar em Espanha preocupado com a grave doença do seu pai. Era inteligente todos assumirem as suas preocupações, e resguardar-se os superiores interesses do Sport Lisboa e Benfica.
Camacho podia retirar-se mais cedo para Espanha, o Presidente do Benfica podia assumir que não foi feliz, e que só tem feito disparates desde que a época passada terminou, e podia-se arranjar uma equipa técnica de recurso até ao fim desta época. Temos nomes como Chalana, João Alves, Rui Águas, que podem assegurar o equilíbrio do plantel até ao fim. Era importante que se tomassem decisões.
Ou então que se começa a abrir o jogo e que não se faça a Camacho o mesmo que se fez a Fernando Santos. Camacho neste momento não precisa do Benfica, e é precioso em Espanha junto da sua família. O Benfica precisa de se organizar rapidamente para não ter uma pré época ridícula como a que teve há meio ano, e é preciso pensar no futuro breve.
Hoje deu-se mais um seguro passo na medianização em que se tornou o futebol do Benfica. Principalmente em casa.

Estádio da Luz.

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto).

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Katsouranis, Léo, Binya, Petit (Sepsi, 65m), Nuno Assis (Freddy Adu, 84m), Rui Costa, Di Maria (Mantorras, 78m) e Cardozo.

Suplentes: Butt, Luís Filipe, Edcarlos e Maxi Pereira.

Treinador: José Antonio Camacho.

Sp. Braga: Kieszek, João Pereira, Paulo Jorge, Rodríguez, Miguelito, Contreras, Brum, Zé Manuel (Wender, 61m), César Peixoto (Frechaut, 50m), Matheus e Linz (Jaílson, 72m).

Suplentes: Dani Mallo, Carlos Fernandes, Andrés Madrid e Vandinho.

Treinador: Manuel Machado.

Disciplina: Cartões amarelos: Brum (19m), Matheus (44m), Zé Manel (58m), Sepsi (66m), Luisão (76m), Nuno Assis (82m), Miguelito (87m).

Golos: Zé Manel (4m), Luisão (20m).

Ao intervalo: 1-1

Etiquetas: ,

posted by J G at 12:08 da manhã

15 Comentários:

Daqueles jogos para os quais passamos o dia com uma expectativa que não compreendemos. Afinal, todos sabemos qual vai ser a posição do Benfica no campeonato.

No fim, do jogo pouco fica.Apenas a desilusão.

Doença estúpida esta.

EU SOU BENFIQUISTA, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR
Anonymous Anónimo, at 11:36 da tarde  
Caro JG, isso é o que Benfica anda a fazer há vinte anos. Que eu saiba, nunca deu resultado.
Anonymous Anónimo, at 11:56 da tarde  
coño josé... coño josé!
Anonymous Anónimo, at 2:35 da manhã  
Comentei isto com na sexta feira com um colega, pois não acho normal a quantidade de vezs que camacho faltou aos treinos desde o inicio da epoca e quando Leo pediu para chegar mais tarde por causa da doença do pai, viu o seu pedido negado pelo treinador.
Agora já esta a preparar a equipa e os adeptos para a saida da taça uefa ao dizer que o 2º lugar é mais importante que a uefa, mas que merda de treinador este...será que uma coisa tem a ver com a outra?
Faz um favor ao Benfica e baza já...
Blogger CF, at 9:26 da manhã  
Eu percebo a frustação que se sente entre os benfiquistas. Mas, antes de "bater" no treinador eu gostava de ver alguma reflexão sobre a qualidade dos jogadores do Benfica. E gostaria também que se fizesse uma análise ao trabalho que o sócio do Porto e do Sporting tem feito, desde que entrou no clube pela mão do Vilarinho. Relembro alguns factos que poderiam servir de ponto de partida para esta reflexão:
1 - Destruição sistemática da equipa, logo que ela atinge algum nível competitivo, pela saída de elmentos importantes - Tiago, Miguel, "Soneca", Simão, Micolli, Karagounis. Etc. etc.
2 - Como complemento do enunciado acima, as fabulosas contratações: Marco Ferreira, Marcel, Beto, L. Filipe, meia-equipa do Alverca???, Andrez Dias, Bergessio, Makukula. Etc., etc.
3 - O discurso demagógico: "Equipa maravilha", "A melhor equipa dos últimos 10 anos", "Vamos arrasar". Etc.
Há muitos benfiquista que dizem que ele é muito bom gestor financeiro. Sobre isto o que sabemos é que o clube tem um passivo enorme, tem um gestor lagarto imposto pela banca e tem desperdiçado MILHÕES de € nas fantásticas contratações que exemplifico no ponto 2.


JM
Anonymous Anónimo, at 9:48 da manhã  
JM:

Explique-me se fizer favor e conseguir, como e que se pagam ordenados elevados para ter uma equipa competitiva, quando não se fazem receitas para os pagar?

Ou ali vive-se do ar?

Explique-me se quando alguém chega ao Benfica e diz que oferece 10 milhões de euros por uma jogador se isso não é de vender? Especialmente jogadores médios?

Quanto aos jogadores, eles ficam satisfeitos por verem o clube recusar-lhes uma transferência para um qualquer sitio onde vão ganhar 10 ou 15 vezes mais?

Como é que isso se gere dentro do plantel?

E desculpe lá, mas os jogadores que mencionou, todos, mas todos foram extremamente bem vendidos ou devolvidos à procedência.

Dou o exemplo do Miccoli , um jogador que eu até gosto, mas que foi muito bem cedido.
Porque, não é normal um jogador apenas jogar metade da época quando muito como era o caso desse.

É que pagar recuperações de jogadores por causa de lesões custa dinheiro. Bastante.

Lá que me diga que algumas contratações falharam isso é certo.
Mas não se pode esperar acertar sempre e além disso tal não acontece só no Benfica.

Quanto às contratações do seu ponto 2 foram todas menos o Makukula, relativamente baratas, e além disso existiram jogadores que foram vendidos e amorteceram as compras.

A única, que me lembre contratação cara, foi o senhor Marcel da académica.
Anonymous Anónimo, at 10:29 da manhã  
Este JM deve ter nascido ontem. Saberá ele o que acontecia nos anos 90, em que todos os anos entrava uma camioneta de jogadores e saía outra. O LFV está a cometer erros, sem dúvida, mas ao menos estabilizou o plantel, como já não acontecia desde os anos 80.
Além disso, as saídas foram quase todas inevitáveis: Miguel e Tiago saíram em ruptura, porque LFV não os queria deixar sair; Simão saiu depois de muitos anos em grande nível no Benfica (seria justo cortar-lhe as pernas, sabendo que queria ir para Espanha?)
Para mim, o LFV tem dois defeitos:
(1) fala muito, e mal, anda sempre com esta coisa do Apito Dourado na boca, que é completamente contraproducente;
(2) Anda perdido com os treinadores. A forma como Fernando Santos foi despedido foi completamente disparatada. Apostar nun treinador, deixá-lo contruir uma equipa e depois despedi-lo à primeira jornada é inacreditável. Foi o pecado original desta época. Depois disso, pouco haveria a esperar.
Por isso defendo a manutenção de Camanho. Que raio, quem sabe nunca esquece. Ele anda um pouco perdido, mas deixem-no errar e construir a equipa ao jeito dele. Ou há paciência ou nunca mais.
Anonymous Anónimo, at 10:44 da manhã  
Gostava de saber o que se passou com os NN durante a segunda parte. Alguém informado?
Anonymous Anónimo, at 11:02 da manhã  
Caro Mário Azevedo:
Vou tentar reponder a alguma das suas observações procurando, ao mesmo tempo, manter um nível de educação correcto.

"Este JM deve ter nascido ontem."
Não nasci ontem. Nasci em 1955. Vi jogar Eusébio, Coluna, J. Augusto, H. Coelho, Néné, Chalana, Alves e por aí fora.

"Saberá ele o que acontecia nos anos 90, em que todos os anos entrava uma camioneta de jogadores e saía outra. O LFV está a cometer erros, sem dúvida, mas ao menos estabilizou o plantel, como já não acontecia desde os anos 80."
Lembro-me destes períodos. Mas não é verdade que com o sócio do Porto e do Sporting também passaram carradas de jogadores pela Luz?

"Além disso, as saídas foram quase todas inevitáveis: Miguel e Tiago saíram em ruptura, porque LFV não os queria deixar sair; Simão saiu depois de muitos anos em grande nível no Benfica (seria justo cortar-lhe as pernas, sabendo que queria ir para Espanha?)"

É verdade que Miguel e Tiago saíram em conflito com o clube. Mas qual a razão desse conflito? Lembra-se que, pelo menos na caso de Tiago, o dragão de ouro José Veiga não ficou muito bem na fotografia?


As observações que fiz no meu comentário inicial têm apenas um objectivo: contribuir para o debate dos problemas que afligem o Benfica. Posso, naturalmente, estar errado em algumas das minhas opiniões, mas não me parece que os meus resultados do Benfica nos últimos 13/14 anos se devam apenas ao valor dos treinadores que o clube tem tido.
Para além disso conheço o sócio do Porto e do Sporting há muitos anos. Muito antes de ele entrar no Benfica.

Já agora, em vez de assinar este comentário com as minhas iniciais, vou fazê-lo com nome completo:
Justino Mendes
Anonymous Anónimo, at 12:28 da tarde  
Caro Justino Mendes,
Começo por lhe pedir desculpas pela forma como me dirigi a si. Confesso que pensei que fosse mais novo. Eu tenho 38 anos e obviamente sei muito menos do que o senhor sobre o Benfica.
Quanto a LFV, eu acho que ele tem feito em esforço muito grande para estabilizar o plantel. Sendo certo que se continua a contratar em abundância no Benfica, acho que nada se compara com o que acontecia antes dele. Nessa altura, que jogadores conseguiram permanecer no clube três ou mais anos, como acontece agora com o Luisão, o Petit, o Nuno Gomes, O Quim, o Moreira, o Mantorras, o Nelson, o Nuno Assis ou o Leo? Eu só me lembro de dois: Preud'homme e João Pinto. O resto foi poeira que passou.
Quanto ao que diz sobre os treinadores, concordo inteiramente. O problema do Benfica não são os treinadores. Para mim, foi um erro despedir o Fernando Santos. Será outro erro, mandar embora Camacho.
Anonymous Anónimo, at 1:26 da tarde  
Que culpa tem Camacho, de ter um ponta-de-lança chamado Cardozo, que custou milhões, mas que tem enormes problemas em recepcionar uma bola, em segurar uma bola, e em cabecear em condições? Só em termos de comparação, que saudades de Sokota.
Anonymous Anónimo, at 1:37 da tarde  
Quando começou o desacato nos NN até estava a olhar para aquela zona e percebi o que se passou.
Normalmente as pessoas que tem as bandeiras estao mas perto do relvado o que nao aconteceu ontem e quem estava sentado no piso superior não conseguia ver o jogo, essas pessoas começaram a agarrar na bandeira e falaram para baixo (dava ideia que ra a explicar que nao viam), dai os NN continuaram a levantar a bandeira e a bater com ela nos placares de cima, as pessoas agarraram novamente a bandeira porque criam ver o e acho que a mesma rasgou, foi quando pareciam macacos a subir para o anel de cima.
Como já varias vezes neste blog mostrei a minha solidariedade com as claques acho que desta vez perderam toda a razão, porque ninguem paga bilhete para ter uma bandeira a tapar o jogo e antes de a mesma ter sido rasgada penso que as pessoas pediram para a retirarem.
Blogger CF, at 2:27 da tarde  
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 3:30 da tarde  
Partilho no substancial com a tua análise, João. Camacho não está cá e resta saber se é apenas por questões pessoais. Não sei se mais alguém reparou – ainda não li jornais – mas ontem entramos com uma novidade táctica: 4x1x4x1 com Binya entre linhas e Cardozo sozinho na frente. A brincadeira rapidamente deu frutos: um Benfica paralisado fruto de um meio campo hiper-povoado a consentir um golo infantil. Com o decorrer da partida Camacho nem se importou que o 4x1x4x1 resvalasse para o menos anormal 4x2x3x1 – com o recuo de Petit mas sem que os extremos esticassem o jogo - e os equívocos mantivera-se até dez minutos do final da partida. Nesses últimos minutos, ie a partir do momento em que Camacho apostou em dois avançados (mesmo sendo um Mantorras) jogou-se mais, rematou-se mais, criaram-se mais oportunidades de golo do que nos demais oitenta minutos. No fim, Camacho, ainda teve a lata de se aborrecer com os jornalistas por estes lhe mostrarem o obvio.
Não será de estranhar que o princípio do fim de Camacho comece já esta quarta feira. Pelo sim pelo não quero lá estar e já tenho bilhete para esse “terrível” embate com o…, Moreirense.
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 3:34 da tarde  
1 - A um treinador pede-se que tire o melhor rendimento dos jogadores que tem ao seu dispor. Camacho nao parece estar a faze-lo. Nao consigo ver nenhuma progressao no jogo da equipa com o decorrer da epoca.

2 - No Benfica criou-se a cultura dos "reforcos". Cada vez que abre o mercado, tem que se ir buscar mais "reforcos", dispensando outros que correram mal. Fala-se muito pouco no treino, no trabalho diario. Exemplo: dificuldades em marcar golos nao implicam uma melhor afinacao do jogo ofensivo, explorar alternativas ou trabalhar movimentacoes; vai-se antes buscar mais "reforcos".

3 - Diga-se o que se disser, as ultimas epocas tem sido mal planeadas e esta em particular foi catastrofica. Exemplos: no ano passado nao havia concorrencia para Nelson (Pedro Correia nunca foi visto como alternativa), teve-se pelo menos um ano para avaliar bem uma potencial contratacao para defesa direito; comecou a pre-temporada e nada de defesa direito, ao fim de umas semanas foi-se buscar Luis Filipe a pressa pouco antes da pre-eliminatoria da Champions. Foi evidente que planeamento nao existiu. 2o exemplo: a saida de Simao tinha vindo a ser anunciada ha pelo menos duas epocas e era de certa forma uma inevitabiolidade, dados os valores envolvidos e promeesas feitas ao jogador. Ninguem foi capaz de contratar um jovem (tipo Di Maria) que estivesse no plantel ainda com Simao e que fosse gradualmente sendo introduzido e adaptado ao jogo da equipa, como se esta a fazer com Sepsi agora. 3o exemplo: O caso dos GR. Fernando Santos so queria dois, arranjou-se com dificuldade clube para emprestar Moretto e logo de seguida se contrata um alemao experiente e necessariamente bem pago (lembro que Butt veio antes da lesao de Moreira). 4o exemplo - Mantorras. Merece que o respeitem. Quando entra dez minutos joga tanto ou mais do que os que la estao ha 80 minutos. Ou decidem dar oportunidades ou de uma vez por todas dispensem-no, para que ele possa provar a todos e ate a ele proprio se ainda pode ser ou nao um jogador de futebol. Mantorras esta a ser assassinado para o futebol com esta indefinicao. 5o exemplo: Quando Miguel Vitor consegue o mais dificil a um jovem, que e ter oportunidades e corresponder com competencia, sai da equipa para se contratar Edcarlos. Agora foi emprestado ao Aves com o argumento de jogar, quando ate tinha provado que poderia ter jogos nas pernas ficando na Luz a treinar com jogadores mais competentes que na vila das aves. Mais um ano ou dois e vai desaparecer, como tantos outros - Tiago Gomes, Vasco Firmino, Fernando Alexandre, Nereu.

4- Despedir um treinador ao fim da primeira jornada apos um empate com o Leixoes foi ridiculo. Se o penalty sobre Nuno Assis fosse assinalado, ou o apito final fosse uns segundos antes se calhar Fernando Santos ainda estaria na Luz. Uma equipa grande que quer ser candidata a ganhar coisas nao pode ser gerida assim, com base em factos tao tenues e imediatistas. Nao era o meu treinador preferido, mas lutamos pelo titulo ate a ultima jornada numa epoca em que fomos varridos por lesoes prolongadas - Luisao, Nuno Gomes, Rui COsta, Miccoli. Isso hoje parece-me optimo, vendo o estado actual.

5 - Hoje nao da gosto ver o Benfica. Joga de forma aborrecida, muito individualista, espera-se que este ou aquele jogador faca algo que resolva e nao se ve nenhuma movimentacao em equipa consistente. O estadio tem muito menos assistencia e a descrenca instalou-se. Ainda ha Taca de Portugal, e a taca UEFA, mas ninguem parece acreditar, a comecar pelos profissionais do clube.
Anonymous Anónimo, at 4:57 da tarde  

Comentar