Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Ferreira Queimado - O Meu Presidente

Faleceu Ferreira Queimado. No dia que completava 94 anos de idade partiu aquele que foi o "meu" Presidente do Benfica. E explico porquê; Queimado foi Presidente entre 1977 e 1980, precisamente a altura em que tomei consciência do que era o Benfica, e de quem representava o Benfica. A figura do nosso Presidente era altiva, orgulhava-nos, e tinha mais expressão e classe que a do Presidente da República. Trazia com ele uma passagem anterior pelo clube na gloriosa década de 60, e tinha ideias revolucionárias e importantes para o futuro do Benfica.
Começou a construção do antigo pavilhão Borges Coutinho, e foi ele que abriu a porta do clube a atletas estrangeiros com aprovação dos sócios.
Foi justamente distinguido com a Águia de Ouro, e recebeu também a categoria de Sócio de Mérito pelos serviços prestados ao clube.
É nele que penso quando vejo as figuras tristes que fazem alguns Presidentes da era mais recente do clube.
Com ele parte a elegância, e a classe, que todos os que aspiram a presidir o nosso clube deviam ter de berço. Infelizmente não acredito que tenhamos mais cavalheiros desta estirpe a comandar o nosso clube. E , por coincidência, ou não, também não prevejo o regresso dos tempos de ouro daquela era.
O meu respeito pela memória de Ferreira Queimado.

Natural de Olhalvo, onde Nasceu na antevéspera do Natal de 1913, aos 12 anos já era sócio do Clube, tendo sido proposto pelo seu irmão, Joaquim Ferreira Queimado Júnior. Sócio vitalício com o nº 261, era um dos "Águias de Ouro" do Clube. Fez parte da Assembleia de Representantes em 1958-1959 e presidiu à Comissão Central em 1965. Em 16 de Junho de 1966, foi eleito presidente da Direcção e da Comissão de Obras do Novo Parque de Jogos.

Em 1973, fez parte da Comissão da Sede, lugar que ocupou até 1977. Foi novamente eleito presidente da Direcção em 23 de Junho de 1978, tendo-se mantido no lugar até 1980. Na sua gerência, iniciou-se a construção do Pavilhão "Dr. Borges Coutinho". Pelos serviços prestados ao Clube, foi-lhe atribuído, em 2 de Abril de 1970, a categoria de "Sócio de Mérito".

Etiquetas:

posted by J G at 12:10 da tarde

2 Comentários:

Descanse em Paz,Ferreira Queimado...
As mais sentidas condolências à família e ao Benfica...
Anonymous Anónimo, at 1:39 da tarde  
Concordo em absoluto...ultimamente, os presidentes do Glorioso não me dão motivos para sorrir. Não são homens completos, à dimensão do clube!
Anonymous Anónimo, at 5:01 da tarde  

Comentar