Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Benfica 1 - 0 Celtic

Petit ausente. Nuno Gomes ausente. David Luís ausente.
Só para lembrar 3 jogadores que na última temporada foram titulares indiscutíveis antes de começarmos a falar em opções individuais e tácticas.
Não tivesse aparecido o remate certeiro do paraguaio, e tanto que ele merecia este golo!, e estaríamos agora aqui a falar sobre a opção do Katsouranis a central, ou da última substituição de Camacho...
A verdade é que esta noite o Benfica fez mais do que o suficiente para garantir os 3 pontos, jogou futebol de ataque, mostrou garra, e mostrou vontade em vencer. Vontade essa que foi contrariada pelo guarda redes adversário, e pelos postes da baliza!
Não desgostei da opção de Katsouranis ao lado de Luisão, ainda que prefira vê-lo no meio campo mais solto, porque o Benfica esteve sempre mais activo e o grego integra-se muito bem no ataque. Já a insistência em Nuno Assis assusta-me um pouco, e o desempenho de Berguessio desilude-me.
Maxi na direita esteve bem, Léo na esquerda já conheceu melhores noites, Bynia no meio campo continua a crescer e a convencer, Rui Costa esteve perto de marcar monumental golo dentro da área, e alimentou bem a frente de ataque, Rodriguez é cada vez mais importante na dinâmica ofensiva da equipa, e Cardozo finalmente teve um momento de lucidez e calma para não acertar em nenhum poste e fazer o seu primeiro golo na Champions. E mereceu bem o golo ao caír do pano. As entradas de Di Maria e Adu foram importantes e os miúdos começam a assimilar o futebol europeu. O americano agarra-se menos à bola, o argentino fez uma assistência fabulosa para o golo do paraguaio.
Correu bem a noite europeia, já temos uma vitória, justíssima, e podemos continuar a sonhar.

Agora quero dedicar umas simples palavras a todos os que estiveram nas bancadas da luz e inteligentemente resolveram assobiar raivosamente o jogador Óscar Cardozo a meio do jogo:
pode haver jogadores a vestir a nossa camisola que não estejam à altura de tamanho prestígio, concordo. Mas meus amigos assobiadores, as bancadas do(s) Estádio(s) da Luz já foram frequentadas por gente muito melhor formada, muito mais inteligente, muito mais benfiquista, e acima de tudo por gente que assobiava muito e bem mas o ... adversário. Já ouviram falar no inferno da Luz? Eu agora só o sinto num sector do Estádio... Comprem a Sport Tv e metam os assobios na ... sala da vossa casa. Obrigado.

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Massimo Busacca (Suíça)

BENFICA - Quim; Maxi Pereira, Luisão, Katsouranis e Léo; Nuno Assis (Di Maria, 61 m), Bynia, Rui Costa e Cristian Rodriguez (Luís Filipe, 83 m); Cardozo e Bergessio (Freddy Adu, 61 m).

CELTIC: Boruc; Caldwell, Kennedy, McManus e Naylor; Donaty (Sno, 62 m) e Hartley; McGeady, Brown e Jarosik; Killen (Mc Donald, 74 m).

Ao intervalo: 0-0

Golo: Cardozo (86 m)

Resultado final: 1-0

Cartão amarelo a Caldwell, Killen, Haltley e Di Maria.

Etiquetas: ,

posted by J G at 1:33 da manhã

13 Comentários:

...chego agora a casa após mais uma maratona de grande cinema documental no doclisboa sem saber rigorosamente nada do que se passou na nossa outra casa. E nem imaginas o suspiro de alivio que dei depois de ler este post. Abraço.
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 1:41 da manhã  
Na televisão ouviram-se bem esses assobios. E isso só faz com que a minha estima pelo Cardozo cresça. Tendo em conta o contexto que o rodeia, ou rodeava - bem sabemos da bipolaridade de muitos adeptos do Benfica -, tinha tudo para se ir abaixo depois daquelas duas oportunidades flagrantemente desperdiçadas. Mas não, foi à luta e mostrou personalidade. E o homem é jogador. Os detalhes estão lá, é só estar atento.
Blogger Quetzal Guzman, at 2:10 da manhã  
Completamente de acordo com o último parágrafo. Fiquem em casa, por favor! Poupem dinheiro e poupem-nos à vossa presença!
Blogger S.L.B., at 3:34 da manhã  
Há muito que ando a dizer que Cardozo é bom jogador e ainda nos vai dar grandes alegrias.

Há um lance que define bem aquilo que podemos esperar dele: passe longo de Luisão, domínio excelente na recepção, movimento de rotação com o corpo e remate colocado com o pé esquerdo. Se tem entrado, era um golo fantástico e não me lembro (há muitos anos) de ninguém no Benfica que consiga fazer isso.

Quanto ao resto do tema...eu vi o jogo no piso 0, bancada PT, duas filas atrás dos jogadores do Celtic (Hesselink) que viram o jogo na bancada. Em tempos que já passaram, vi muito joguinho no NN. Mas, isso era quando tinha 19, 20, 21 anos e por aí adiante. Nos tempos do Gullit e quando os NN surgiram. Agora, confesso que sou um burguês porque tenho 32 anos, sou casado e a minha mulher também é sócia do Glorioso. Assim, vou para um local mais sossegado.

Ainda assim, acho que cumpri com os meus anos de Ultra e o que se vê agora é uma sombra do passado. Eu espero que as claques resolvam os seus problemas porque os Diabos já nem se fazem notar e os NN, ainda que em maior número, não são o que eram. É a verdade. Ontem, parecia que estávamos a jogar fora. Os escoceses abriam a garganta e não se ouvia mais nada. Éramos pura e simplesmente abafados. A lotação não ajudava (estava pouca gente) e as vitórias é que trzaem outro ânimo mas ontem fiquei muito desanimado com o apoio que dão à equipa. Quando me lembro de certos jogos...até dá pena!!!
Anonymous Anónimo, at 9:55 da manhã  
Muito falam das claques mas sem elas o Estádio da Luz é um marasmo.

Antes do jogo com o Celtic houve um, Benfica-Freixiero em futsal, o pavilhão estava bem composto por razões óbvias e ia sempre entrado pessoas. Era assustador o silêncio q imperava no pavilhão, ouviam-se os berros dos bancos, o "assobiar" dos ténis dos jogadores...Não consigo perceber tanta apatia dos benfiquistas...

Os NN tentaram fazer frente aos escoceses, não se calaram mas qd os do Celtic abriam a goela...ui...
Blogger Pedro, at 10:27 da manhã  
ah...então na Luz também se assobia ao clube da casa...
Blogger Bancada de Leão, at 10:37 da manhã  
Irei continuar a dizer que fiquei muito contente por o FS ter bazado mas a vinda do Camacho não me deixou assim tão feliz, já lá vão 2 meses e o que se ve da equipa a jogar? pouco ou nada, não concordo minimamente com a colocação do katso a central pois para este jogo chegava muito bem o Edcarlos e o Katso fez muito mais falta ao meio campo para dar mais liberdade a Rui Costa no Lugar de Berguessio(ainda não vi nada que fosse jogador). Quanto ao Cardoso sou um dos criticos dele e que ainda não me convençeu e não foram dois lances falhados mas eu conto 5 que nao se podem falhar pois lances assim podem ser unicos para se ganhar um jogo, mas nunca assobio um jogador e tb nao concordo que se faça.
Sim 5 e para quem não se lembrar aqui vai.
Um na 1º parte quando a 1 metro da baliza nao acerta na bola, dois aos postes e mais duas Cabecadas que se levarem força e nao forem amortecidas não ha Gr que as va buscar, ou seja vai mas é ao fundo da gaveta.
Quanto a adeptos no estádio, cada vez são menos e quanto aos diabos não é so pelas polemicas das claques pois já antes poucos eram.
Bem, o mais importante é que foram conseguidos os 3 pontos e agora temos que ir a a Glasgow conquistar mais 3.

FORÇA BENFICA...
Blogger CF, at 10:52 da manhã  
Pois eu posso dizer que onde estava o Cardoso ouviu das boas mas assobios quando houve foi apenas para abafar os canticos dos adeptos do Celtic fantástico.
Aliás neste jogo penso que houve sintonia entre publico e jogadores muitas vezes fomos nos apuxar pela equipa.
Pessoalmente gosto do Katsouranis a central pois garante mais circulação de bola.
Blogger rsa, at 11:19 da manhã  
Assobiar os jogadores do benfica na Luz é absurdo. Nem o Michael Thomas merecia.
Mas o Cardozo deu-lhes uma bela resposta. Revejam o lance e observem o momento antes do passe do Di Maria. É o Cardozo quem lhe pede a bola. Para mim isso mostra que ele não desistiu, nem com os assobios, nem com o azar, de lutar e tentar o golo.
Tem garra e muita técnica. O remate que bate no poste é um bom exemplo: isola-se, recebe a bola muito bem, roda e remata a bola em arco para que esta fuja ao GR. Bateu no poste, foi azar.
De resto acho que a equipa jogou como conjunto e bastante bem.
Mesmo com as bolas no poste e barra e as defesas do GR deles, a atitude da equipa deixou-me descansado. O golo havia de surgir.
A jogar assim temos hipóteses de passar.
Anonymous Anónimo, at 2:28 da tarde  
se gostam tanto da atitude dos adeptos do celtic, adoptem-na e façam o mesmo em relação ao vosso clube. porque gostar daquilo e fazer o contrário, como seja assobiar e barafustar com os jogadores da casa, é do mais ridiculo que há. e ridiculo é um adjectivo simpático.
Anonymous Anónimo, at 3:01 da tarde  
Quando atras digo "sou um dos criticos dele e que ainda não me convenceu" ao falar do Cardoso não estou a crucificar o jogador e pelo contrario a sua raça e a sua humildade fazem com que tenha pena dele e percebo todo o azar que ele tem transportado as costas.

FORÇA CARDOSO...
FORÇA BENFICA...
Blogger CF, at 3:23 da tarde  
bem podíamos aproveitar esta presença sucessiva de equipas britânicas na Catedral (Celtic, Manchester, Liverpool) para agarrar um pouco do estilo fantástico de apoio às equipas e aos seus jogadores que há tanto tempo encantam os estádios pelo mundo fora; é verdade que já há (houve?) alguns tímidos cânticos dedicados a alguns jogadores do Benfica mas ainda a um nível muito primário (e sem continuidade), acho que não seria complicado "cravar" alguns compositores adeptos do clube para criarem meia dúzia de jingles que fossem de adesão fácil, o resto julgo que viria por si. se até os UHF conseguiram...
Anonymous Anónimo, at 7:04 da tarde  
Já gostava de ler o blog,mas depois de ler este ultimo post,ESPECIALMENTE a parte final referente aos adeptos,já está no pódio.
Quanto aos ex.de outros comentários de aproveitarmos a presença britanica para aprendermos,isso nao resulta porque os tugas são "snobs" mesmo os mais pobres.
Eu tenho esse exemplo comigo na central se eu me estico a gritar olham me de lado e ja me mandaram fazer menos barulho.
A ópera é um local porreiro para estar calado,por ex.
Blogger editor69, at 11:02 da manhã  

Comentar