Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Selecção, Um Bem Necessário

Querem ver um português de repente a ficar racional, e discursar com neutralidade sobre futebol? Sirvam-lhe um jogo da Selecção. De preferência um que corra mal.
Do Estádio até casa assisto a um fenómeno curioso do adepto de futebol português. De repente ficamos todos muito racionais, e muito preocupados com a justiça do resultado final, e com os comportamentos de técnicos.
Ou seja, durante o ano inteiro este país discute violentamente se um atraso para um guarda redes é bem , ou mal, interpretado pelo árbitro. Às primeiras jornadas do nosso campeonatozinho há golos com a mão, em fora de jogo, e outros casos que são logo elevados a assunto de estado. Quem perde nunca, mas nunca, é capaz de criticar a sua equipa. Nunca se joga menos que o adversário, jamais se perde justamente, e até comportamentos de dirigentes são elogiados, e seguidos, por mais absurdos que sejam. E por cá não faltam maus dirigentes.
Resumindo, o país do "apito dourado" acaba de ver a sua Selecção perder 3 pontos em casa devido a um erro escandaloso da arbitragem liderada por um alemão que até já se enganou contra nós outra vezes. E o que faz?
No estádio assobia a equipa, à saída ouve-se que os nossos jogadores são uns calões que querem é gajas, que não se esforçam, e que é bem feito se não forem ao Euro.
No carro oiço na "bancada Central" da TSF um desfile de opiniões espantosamente unânimes na condenação ao comportamento "vergonhoso" do seleccionador nacional Scolari. Ninguém o desculpa todos o acusam.

É aqui que entra a minha estranheza. Deixem-me que confesse que cada vez simpatizo mais com Scolari.
Não é brilhante a ler o jogo? É teimoso a fazer a equipa? A convocatória podia ser outra?
Talvez sim. Mas, caramba, o homem fez da nossa Selecção uma equipa da primeira divisão mundial, o homem chega às fases finais e brilha, tem sorte, e tem moral. É quase o oposto do treinador português (à excepção do Mourinho).
Hoje ao vê-lo atirar-se a um jogador sérvio no meio da molhada que se gerou em frente ao banco fiquei entusiasmado, gostei! É assim mesmo. Defender o que é nosso, sentir o espírito.
Desculpou-se com a arbitragem? Claro que se queixou! Tem toda a razão para isso!! Não estamos a falar do atraso do Tonel, nem do golo fantasma do Petit na Luz contra o Porto. Estamos a falar de um lance de golo no fim do jogo com um jogador claramente em fora de jogo.
E quando a nação, adeptos e jornalistas, o deviam acompanhar na sua indignação, e no seu protesto aos "chefões" como Platini, a malta resolve dar uma de intelectual da bola e desata tudo a criticar o homem. De repente o povo , que semana a semana insulta árbitros culpando-os de todos os males que acontecem aos seus clubes, resolve ser muito imparcial e percebe que errar é humano , que é um golo irregular mas é bem feito porque estávamos mesmo a pedi-las. Só queria ver um dos grandes a mamar um golo daqueles nas mesmas circunstâncias...

O Scolari esteve muito bem em crescer para o jogador da Sérvia e mostrar quem é que manda cá em nossa casa, e tem toda a razão do mundo para se queixar da arbitragem.
E agora que temos razões para estrilhar damos todos em Rui Santos e preocupamo-nos com exibições menos conseguidas?!
Então pá? Esqueceram-se que isto é futebol de alto nível? O que interessa é somar pontos para chegarmos à festa do verão!! Dar 5-0 à Sérvia, ou um enorme banho de bola à Polónia não nos leva a todos para o Marquês de Pombal a festejar a noite toda , pois não?!
O que interessa é pontos suficientes para a festa do verão, malta!
Agora a nação deu toda em santinha e a condenar os gestos menos próprios de um líder, e a desculpar um erro de um ladrão alemão só porque não jogámos nada?!
Pensem só se em vez de um jogo para o Euro fosse uma jornada do Campeonato, se em vez da Selecção fosse o vosso clube do coração, se em vez do Scolari fosse o vosso treinador, e se em vez da Sérvia fosse um dos vossos rivais... Ah, pois era!! Tudo ao contrário, não era?

Por estas e por outras é que o "grande apoio dos adeptos" à Selecção se resume a cantar o hino, bater palminhas, e cantar de duas maneiras: POR - TU - GAL repetidamente, ou OOOHHH Portugal Alleeez... Isto enquanto uma Polónia traz 7 mil adeptos loucos pela sua selecção a Lisboa, por exemplo. Amor pela Selecção têm os brasileiros, ou os ingleses. Nós somos só uns tristes hipócritas e cínicos, que nem temos a coragem de nos assumirmos como tal.
Eu ao menos sempre disse que sou vampiresco com a Selecção. Se ganhamos festejo, se perdermos penso no ... Benfica.

Etiquetas: ,

posted by J G at 1:39 da manhã

20 Comentários:

Fabuloso post. É mesmo como dizes.
Blogger Pedro Neto, at 2:22 da manhã  
muito bem visto.
e entretanto os ressabiados, os moralistas da treta, os eternamente medíocres com trejeitos de novorriquismo, os ignorantes da bola, os mal agradecidos, os iludidos com lapsos de memória e os fascistóides hipócritas que vão lá fora apanhar ar um bocadinho.
scolari - o português com mais quelhões que eu conheço.
essa grande cambada de parvos não merece é nada...
força aí,
ratmic
Anonymous Anónimo, at 6:45 da manhã  
Grande, JG! De volta aos grandes posts. São estas análises que me fazem aqui vir todos os dias. E, por pouco, não o li... (por não ser sobre o Benfica...)
Anonymous Anónimo, at 9:32 da manhã  
Antes perder como a selecçao de rugby... COM DIGNIDADE e a darem tudo que têem!!!

N foi o scolari que mudou o nosso futebol.. foram os nossos jogadores que evoluiram noutros campeonatos! Ele devia era pedir desculpa a todos os portugueses pela reacçao que teve ontem.. envergonhou-nos!!

E se criticamos as actuaçoes miseraveis dos nossos clubes.. pk n criticar a selecçao por n ter a classe, em 2 jogos consecutivos, de gerir um jogo deixando-s empatar a 5 min do fim??
Anonymous Anónimo, at 9:57 da manhã  
no final de um jogo... um treinador atribuir as culpas de uma não-vitória a um erro do árbitro & com isso tentar "limpar" a má imagem da sua equipa... é triste.
os adeptos do futebol gostam é das suas equipas... a selecção não apaixona ninguém.
Blogger pedro, at 10:10 da manhã  
Não gosto do treinador Scolari é bom fora do campo mas como treinador no campo muitas vezes não concordei com ele quer na escolha dos jogadores quer nas substituições.
Ontem repetiu o mesmo erro que tinha feito com a Polonia jogar sem ponta de lança (substituição do Nuno Gomes )é teimoso e muito conservador.
Foi bom para Portugal? Foi mas a agressão de ontem para mim têm que significar um fim dessa relação senão...
OK falem da agressão do Zidane e outras que tais mas com o mal dos outros podemos nos, logo temos que liderar pela diferença.
PS A selecção é para mim um intervalo na paixão pelo SLB
Blogger rsa, at 10:26 da manhã  
6 meses de suspensão para o Scolari, força aí Platini.
Blogger Vit, at 11:17 da manhã  
Concordo com muito do q dizes. Mas, por muita razão q tenha Scolari não pode ter uma atitude daqueles.

Por muito q um colega de foda se lhe dás uma pera quem é despedido és tu. Sabes bem q é assim.

O problema do povo tuga é pensar q percebe muito de futebol qd na realidade não percebe um corno do assunto.

Assobiaram a saída do Nuno Gomes e aplaudiram orgásmicamente a entrada do Quaresma....sem perceber q isso ía, como foi, atrofiar todo o jogo ofensivo da equipa...

Fomos roubados, claro q fomos. Scolari tem muito mérito no q conseguimos até hoje? Claro q tem. Mas nada desculpa aquela atitude.Nada.
Blogger Pedro, at 11:38 da manhã  
Não me lixes. Ainda há pouco a federação suspendeu um puto por mau comportamento, com o intuito, presumo, de dar o exemplo. Agora, perante isto, o mínimo que pode fazer é despedir o seleccionador.

enes
Anonymous Anónimo, at 11:45 da manhã  
Confesso aqui, desde já, que ñ morro de amores pelo Scolari (mesmo apesar de ser a única pessoa a impôr respeito ao Pinto da Costa, Joaquim Oliveira, etc., e de ter tido o mérito de fazer passar como sua a ideia das bandeiras à janela, de Marcelo Rebelo de Sousa). Por várias razões: desde não o achar brilhante a ler um jogo, como parecer estar sempre com um ar incomodado e a dar lições de moral aos outros, como ainda por ser teimoso como um burro, mudar a táctica, por força da pressão generalizada e não reconhecer que errou, só para dar ideia que a mudança foi obra dele e que só pensa pela sua cabeça.
Exemplos são:
-o episódio canalha com o Vítor Baía (não está em causa quem era melhor GR),
-o 1º jogo do Euro 2004 contra a Grécia,
-o jogo da Final (num jogo que se precisava ganhar, quando o Miguel sai lesionado e, em vez de fazer como no jogo das meias, em que recuou o Deco-que ñ estava a jogar nada- para defesa-drtº e entrou o Rui Costa para o meio, mandou entrar o...Paulo Ferreira, grande visão ofensiva!),
-a falta de coragem em não ir ver jogos ao Porto,
-insistir em Deco (compreendo pq está no banco em Barcelona) e Nuno Gomes (chega a ser exasperante o facto de ñ saber fazer 1 recepção a um passe!), etc., etc.,
já depois de, no Brasil, um microfone no balneário do Palmeiras o ter apanhado a dar uma táctica que faria corar o...Paulinho Santos, e perguntem ao nosso Léo qual a opinião que tem do Scolari, depois de o ter excluído do escrete e de ter dito que nunca seria um bom lateral esquerdo...
Parece-me, agora, que a sua aura está a desvanecer e começo a sentir pena dele, sobretudo pela crucificação que se prevê, ou será que quer sair à força de Portugal, fazendo esticar a corda por (dizem), ter um contrato milionário à espera?

ÁGUIA ESCARLATE
Anonymous Anónimo, at 12:33 da tarde  
A mão pesada do sargent(ã)o

Ponto prévio. Vi as partidas frente à Polónia e Sérvia no conforto do lar. Já há muito que não vou assistir a um jogo da selecção nacional e tão cedo não devo marcar presença. Talvez para quando Mourinho for seleccionador. Por sinal, ontem até fui comprar bilhetes, só que dirigi-me ao outro lado da 2.ª circular: pack Champions League respeitante aos jogos do SL Benfica. Sim, gosto mais do meu clube do que da selecção. O que não quer dizer que não vibre até à loucura com as vitórias lusitanas. Apenas questão de feitio.

Comecemos pelo fim. A minha paixão com o emblema nacional segue a irracionalidade típica do adepto, mas não invalida que perca o espírito crítico. Durante os noventa minutos, é muito natural que observe as incidências no relvado com óculos da cor da nossa bandeira. O problema vem depois, mal o árbitro apita para o final. Obviamente, não posso concordar com o comportamento do Sr. Scolari e sinto-me à vontade para manifestar o meu desagrado, pois teria exactamente a mesma opinião caso a atitude tivesse sido cometida por um treinador do meu clube. Para situações idênticas, tomadas de posição semelhantes.

Relativamente ao seleccionador, tenho-me deparado com distintos pontos de vista: a imprensa desportiva condena, de forma veemente, o acto despropositado e desconfia acerca da qualificação para o Euro 2008; na blogosfera, vários autores desculpabilizam a agressão (ou tentativa de) ao jogador sérvio Dragutinovic e prestam (quase) homenagem face ao que o Sr. Scolari já conseguiu ao serviço de Portugal. Confesso que navego um pouco no meio das duas correntes. Vou explicar porquê.

Se há coisa que não sou é ingrato. Não esqueço o passado recente da selecção nacional que teve o seu expoente máximo na rídicula prestação no Mundial da Coreia em 2002. Deste modo, só posso agradecer o trabalho que Felipão tem demonstrado, agradecer ter voltado a sentir orgulho e prazer em acompanhar a selecção e agradecer, ainda assim, o facto de termos atingido o 2.º lugar no Euro 2004 e a 4.ª posição no Mundial 2006. Uma coisa é certa: com Scolari, a selecção renasceu e alcançou resultados que merecem respeito.
Contudo, era da opinião que o seleccionador devia ter seguido o seu caminho após o Mundial da Alemanha. Depois de duas provas internacionais, saía com prestígio e dava lugar a alguém capaz de prosseguir a tarefa de renovação. Ao não ter seguido esse destino, colocou as expectativas demasiado altas e assumiu o risco de fazer igual ou melhor. Infelizmente, o estado de graça tem vindo a reduzir-se proporcionalmente à qualidade das exibições.

Para finalizar este tema, gostaria de concluir com algumas apreciações. Não sei qual será o castigo imposto pela Uefa, nem tampouco que reacção tomará Madaíl. Mas, na minha opinião e depois do que aconteceu, Scolari devia fazer as malinhas e seguir o seu futuro noutras paragens. Obrigado por tudo e seria sempre recordado com alguma saudade. Mas, a verdade é que já ia tarde.
Se isso significa estar do lado dos intelectuais do futebol, não me importo. Prefiro esse lado da barricada ao daqueles que aceitam, com naturalidade, que um murro num jogador adversário é, tão só, uma forma de defender o que é nosso.
E digo isto se as circunstâncias ocorridas tivessem paralelo no seio do meu clube. Também fui daqueles que nunca votou no Sr. Vale e Azevedo e, desde o início, sempre o considerei um charlatão. Nunca fui atrás do palavreado populista dessa figura e, talvez por isso, tenha usado a minha qualidade de sócio para oferecer vinte votos ao Sr. Luís Tadeu. Deve ter sido outra vez a minha costela intelectual a falar mais alto ou, se calhar, a minha capacidade para vislumbrar um bandido de colarinho branco, no caso de Vale e Azevedo e comprovar de que massa é feita um arruaceiro, no caso de Scolari.

Quanto à exibição da equipa portuguesa, resumo com uma palavra: vergonha. Parece quase impossível como num curto prazo de tempo, se consegue praticamente destruir uma equipa. Actualmente, Portugal encontra-se longe daquela selecção capaz de jogar no meio-campo adversário, quer o opositor se chame Inglaterra ou Holanda, só para citar alguns exemplos. As substituições são um convite a recuar o bloco defensivo de forma excessiva e o conjunto actua sem chama, sem vivacidade, sem atitude, sem confiança. Ontem, olhar para a selecção, fez-me lembrar alguns jogos do SL Benfica sob o comando de Fernando Santos. Quanto a análises individuais, digo apenas que não basta ter malabaristas da bola, como Cristiano Ronaldo ou Ricardo Quaresma, para vencer os jogos. Depois de noventa minutos a jogar como se fossemos o Cazaquistão, nada como aquela atitude final do seleccionador. Foi a cereja em cima do bolo, em dia para esquecer. Ou, talvez, para recordar e pensar.
Anonymous Anónimo, at 2:18 da tarde  
"Pensem só se em vez de um jogo para o Euro fosse uma jornada do Campeonato, se em vez da Selecção fosse o vosso clube do coração, se em vez do Scolari fosse o vosso treinador, e se em vez da Sérvia fosse um dos vossos rivais... Ah, pois era!! Tudo ao contrário, não era?"

Fala por ti e ganha juízo.

Como se não fosse já suficiente terem feito um jogo displicente, desleixado e medíocre, quando se impunha uma vitória clara que limpasse a má imagem dos últimos jogos, para cúmulo, borram a pintura toda no final do jogo, revelando ao mundo, mais uma vez, para quem ainda tivesse dúvidas, que nós somos de facto arruaceiros, não temos a mínima ética desportiva e não sabemos perder, assim como não sabemos ganhar.

Naquele triste minuto, Portugal não devolve a bola à Sérvia, que a tinha atirado para fora para que fosse assistido um gajo, depois dá-se o apito final e, independentemente das razões, o Scolari espeta um murro na fronte de um sérvio.
Que vergonha e que tristeza!!!

Seria de esperar que depois, com a cabeça já mais fria, ele caísse em si e se desculpasse, mas nada.
Se fossemos um país a sério, este tipo ia para o olho da rua e já.

Mas não. Foi aqui que um jogador agrediu o Seleccionador Nacional e não foi irradiado. Fomos nós que ao perder com a França em 2000 ainda vimos 3 jogadores ser expulsos por discutir com o árbitro. Foi um dos nossos que deu um soco ao árbitro na Coreia, em 2002, tendo a Federação feito de tudo para o proteger. Foram os nossos miúdos que destruíram um balneário em França. Foram os nossos miúdos que andaram a sacar cartões da mão dos árbitros nas Américas. E agora isto.

E o problema de fundo está precisamente na clubite patente neste último post. Queremos ganhar não importa como e se perdemos a culpa é sempre de outrém, porque só assim ultrapassamos os sentimentos de inferioridade.

A vergonha de tudo isto já era suficiente mas ainda iremos passar pela humilhação de ser um organismo externo - a UEFA - a fazer o que se impõe: castigar, e de forma exemplar, o Scolari.

Não nos damos ao respeito.

Gaspar.
Anonymous Anónimo, at 4:05 da tarde  
quem nunca deu uma pera que atire a 1 pedra
força scolari!!!!!!!!!!!
Anonymous Anónimo, at 4:15 da tarde  
mudando de modalidade o barbosa já e nosso ja e nosso ja e nosso todos apoiar o barbosa e o benficaaaaaaaaaaa
Anonymous Anónimo, at 4:47 da tarde  
Poucos repararam mas o Dragutinovic foi expulso. Vamos esperar pelo relatório do árbitro.
Blogger Quetzal Guzman, at 5:10 da tarde  
A equipa não jogou a ponta de um corno, não tinham o interesse em correr atras da bola, alguns jogadores não tem lugar na selecção.
As opções na escolha de jogadores e na tactica utilizada são duvidosas.
Tudo isso junto deu um pessimo espetaculo. Que é finalizado com o acto sem nexo do socolari. A muito tempo que ele perdeu a sua aurea.
A sua atitude e resultados coloca-o fora da selecção (e a alguns jogadores tb).
Esta na altura de começar a pensar no Euro 2008, tera de se fazer mudanças, ponderar as atitudes e decissões do socolari
Blogger RMSoares, at 5:25 da tarde  
Eu vou por ti.
Depois de ele ter pedido desculpas como pediu, mostra que é dos GRANDES: humilde e frontal.
Deve continuar.

JP
http://pensarbenfica.blogspot.com
Blogger João Paulo Silva, at 10:29 da tarde  
Eu penso que o melhor seleccionador nacional de sempre nos vai levar ao Euro, onde vamos brilhar e onde espero encontrar a Sérvia pelo caminho...
E ninguém se vai lembrar deste (triste) episódio.
Blogger Augusto, at 2:02 da manhã  
Força Scolari, tens o meu apoio.
Concordo totalmente com o post. Por mais pacifico que um homem seja há sempre um momento em que salta a tampa.

Mesmo com castigo deve continuar o seu contracto, o Adil Amarante tambem tem um castigo de 1 ano e meio por ter dado umas boas peras e o Benfica foi Campeão.

Fora Scolari...
Força Benfica
Blogger CF, at 12:12 da tarde  
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogger CF, at 1:47 da tarde  

Comentar