Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Nacional 0 - 3 Benfica

Foram 3, podiam ter sido 6. Nas calmas fomos ao Funchal arrancar o primeiro triunfo do campeonato. Logo aos 2' o Benfica podia ter chegado à vantagem com grande falhanço de Cardozo que mais tarde emendou aproveitando um pontapé desastrado de Diego, guarda redes do Nacional.
A atitude do Benfica. É isso que está diferente. Já o tinha escrito após o jogo com o Guimarães, há atitude numa equipa que longe de estar feita e entrosada, consegue superar os obstáculos com entrega, luta, e mentalidade positiva. Na Luz contra o Vitória faltou Nuno Gomes acertar na baliza, coisa que esta noite voltou a não fazer, Fábio Coentrão marcar em vez de centrar, e Luís Filipe chutar para golo em vez de rematar em chapéu.
Hoje apesar de 3 claros falhanços, dois de Cardozo e um de Nuno Gomes, o Benfica fez 3 golos, esteve sempre por cima no jogo, e acabou o jogo com grande superioridade.

Uma vitória importantíssima porque, como tinha avisado Rui Costa, já não há espaço para esbanjar mais pontos. Mesmo porque neste mês vamos ter embates com Braga e Sporting, e com visita a Milão pelo meio. Era preciso embalar, era preciso aproveitar o que de positivo foi começado a construir na Dinamarca e foi isso mesmo que a equipa fez.
E estamos muito longe de ter o Benfica ideal em campo, estamos muito longe de ver a equipa no seu máximo. Antes pelo contrário, o Benfica consegue dois triunfos seguidos com a equipa remendada, e com os reforços a entrarem a conta gotas.
Na defesa só Léo é presença regular. Luís Filipe esteve do lado direito, e apesar de ser uma besta sem dois dedos de testa capaz de fazer as faltas mais estúpidas, assim como os cruzamentos mais disparatados, conseguiu estar melhor do que quando jogou a extremo. No meio a improvisação total com Katsouranis mais uma vez a transpirar classe por todos aqueles poros, e a comandar uma defesa completada por Miguel Vítor que apesar de uma escorregadela, umas desatenções de marcação, e de uma entrada a matar que lhe valeu 3º amarelo em 3 jogos, mais uma vez cumpriu com toda a naturalidade o lado direito da zona central do terreno.

Um enorme Petit, grande responsável pelas duas vitórias seguidas e ainda o homem que marcou na triste estreia no Bessa, no meio campo dá espaço para que Rui Costa tenha voltado a brilhar intensamente, e hoje marcou pela 3ª vez esta época com mais um belo golo fora da área! Depois a surpresa Maxi Pereira na direita que se mostrou muito interessante sempre que furou para o meio chegando mesmo a estar perto de marcar, Di Maria a assinar excelente exibição aproximando-se do estatuto de estrela com belas jogadas da esquerda para o meio, e com o lutador Nuno Gomes a abrir espaço para o ponta de lança Cardozo que começa a justificar o investimento.
É este o Benfica que está em construção e que começa a mostrar atitude competitiva que dá esperança à nação encarnada.
Camacho tem agora 2 semanas para recuperar gente importante como Luisão, David Luís, e entrosar os reforços e preparar melhor um 4-2-3-1 que começa a ganhar vida.
Assim, sim. Vivemos mais felizes.

Estádio da Madeira, no Funchal

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

NACIONAL – Diego; Patacas, Ávalos, Ricardo Fernandes e Alonso; Cléber, Bruno Amaro (José Vítor, 46 m), Fellype Gabriel e Juliano; Edu Sales (Cássio, 46 m) e Lipatin (Ricardo Pateiro, 73 m).

BENFICA – Quim; Luís Filipe, Miguel Vítor, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira, Petit, Rui Costa e Di Maria (Romeu Ribeiro, 83 m); Nuno Gomes (Cristian Rodriguez, 64 m) e Cardozo.

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1, Oscar Cardozo (17 m); 0-2, Rui Costa (69 m); 0-3, Oscar Cardozo (76 m, de grande penalidade).

Resultado final: 0-3

Cartão amarelo a Cléber, Miguel Vítor, Katsouranis, Diego e Romeu Ribeiro.

Etiquetas: ,

posted by J G at 1:15 da manhã

10 Comentários:

"Luís Filipe esteve do lado direito, e apesar de ser uma besta sem dois dedos de testa capaz de fazer as faltas mais estúpidas, assim como os cruzamentos mais disparatados, conseguiu estar melhor do que quando jogou a extremo" LOL

Estamos a crescer, acredito nesta equipa =)

PS: Os comentadores da Sporttv bem tentaram fazer a cova ao Maxi Pereyra durante a primeira parte...
Anonymous Anónimo, at 2:41 da manhã  
As coisas estão a melhorar, é verdade, mas calma com o Luis Filipe. Já perdeu o benefício da dúvida? Tipicamente benfiquista. Não lhe façam já a cova porque o homem a lateral não vai meter água.Penso que esse tipo de atitudes não ajuda em nada. Assobiado logo no primeiro jogo... Não o queimem já, deixem-no provar se tem estofo ou não para jogar no Glorioso.

Força SLB!
Blogger Augusto, at 5:33 da manhã  
Concordo com o comentário do Augusto sobre o Luis Filipe.
Se lhe derem oportunidade e tranquilidade, acho que ele se pode tornar o lateral que nos tem faltado nos últimos tempos: "certinho" a defender, sem cometer erros básicos de cobertura.
Anonymous Anónimo, at 9:04 da manhã  
A partir daqui é só a melhorar.

E concordo com as opiniões em relação ao L.Filipe.
Com tempo parece-me que será o lateral direito precisamente, porque, por incrível que pareça .consegue ser melhor que o Nelson a defender.

A atitude de não estar à espera que o Benfica agora tem é o melhor de tudo. Antes era só conformismo e deixa andar.
Agora não, por isso se deu 3 no nacional.

Só é pena é terem-se perdido 15 meses.
Blogger ""#$, at 9:52 da manhã  
Luis Filipe melhor que Nélson?!
Nem em sonhos.
Vão ver que com o Camacho a dar nas orelhas do Nélson ele deixa de ter as paragens cerebrais e se afirma como um dos melhores laterais direitos.

Gostei do espírito guerreiro do Di Maria, defensivamente muito bom. Tem ainda de limar algumas arestas, como a melhor altura para soltar a bola, mas o talento está lá todo, finalmente um desiquilibrador :)
Blogger dezazucr, at 10:25 da manhã  
O Luis Filipe é uma belíssima alternativa a Nélson e uma bela forma de pressionar o miúdo a jogar o q sabe. Luis Filipe no Braga era um bom lateral e, pasme-se, muito bom tb nas tarefas ofensivas. Há q dar tempo para ele se adaptar ao manto sagrado.

PS: J G viste o Manchester-Sunderland? Os gajos do Sunderland a cantarem o "YNWA" em pleno Old Trafford...foi brutal...estranho por não serem os adeptos do Liverpool mas brutal...e cantaram no ritmo q os NN costumam cantar, mais acelarado...
Não fazia a minima ideia q adeptos q não do Liverpool tb cantassem o YNWA em Inglaterra...
Blogger Pedro, at 11:05 da manhã  
E pronto, lá ganhámos o 1º jogo, com uma atitude diametralmente oposta à dos tempos do Shô Santos.
Começando por alguns destaques individuais, quanto à questão do L.Filipe, estou no meio-termo: acho que o Nélson tem mais potencial (no jogo de Copenhague já se viu um lámiré do Nélson de há 2 anos), é mais jogador e Camacho pode tirar-lhe as peneiras e os vícios que o incompetente Shô Santos deixou, mas é importante ter o L.Filipe no plantel a morder-lhe os calcanhares...
Katsouranis é um fenómeno interessante e, a continuar com esta classe, poderá ser um caso sério a pensar para defesa central, se o esquema táctico assim o permitir. Miguel Vítor é esforçado, até agora não comprometeu, mas vê-se que não é jogador para o Benfica, ao contrário de David Luiz, que, no ano passado, após os primeiros 15 minutos em campo, se notou de imediato que claramente que era uma jóia em bruto.
Agora, meus amigos, expliquem-me lá o que é que se passa com Rui Costa? Aquela alegria a jogar, aquele futebol de outra dimensão em relação aos demais, as fintas, as desmarcações, os remates, tudo isto o pode lançar para uma época excepcional, a poder reeditar com Cardozo, com a ajuda de Petit nas costas, o famosa dupla com Batistuta na Fiorentina. Por falar em Cardozo, insisto na maior agressividade que terá de ter no pressing sobre os adversários e, ao contrário dos comentadores, creio que, apesar de, claramente, ser bom jogador e dos 2 golos apontados neste jogo, revelou insuficiências a jogar com o pé direito, uma espécie de epidemia que, parece atingiu os avançados do plantel deste ano.
Di Maria, reforçando o que já tinha dito anteriormente, é, de facto, um grande reforço, poderá ser a grande revelação deste campeonato e é um up-grade muito melhor do Fabio Coentrão...
Quanto aos reforços uruguaios, apesar de ter visto alguns bons pormenores, deixo a minha opinião para posteriores jogos, deixando tempo para Camacho fazer a sua pré-época (a 2ª da equipa e a 1ª a sério...) de 2 semanas.

ÁGUIA ESCARLATE
Anonymous Anónimo, at 11:22 da manhã  
gostei do maxi pereira. o luis filipe não vê um boi de bola. estamos a melhorar, pelo menos em termos animicos. estes 15 dias sem campeonato, caiem que nem ginas, para que o zé camacho possa trabalhar a equipa e integrar os novos reforços para o próximo jogo.
Anonymous Anónimo, at 2:14 da tarde  
Finalmente temos ventos a favor! Os lagartos e os andrades já tremem!
Anonymous Anónimo, at 8:37 da tarde  
Para quando a colocação do "Nulo Gomes" junto à linha? Mais propriamente naquele que futebolisticamente se designa por banco de suplentes... Se Camacho tivesse vindo a tempo, talvez aposta-se em Pedro Correia ao invés do seu empréstimo e contratação do "flop" Luis Filipe.
Visitem tb: http://bloga-mo.blogspot.com/

Saudações Benfiquistas
Anonymous Anónimo, at 11:08 da manhã  

Comentar