Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Os Vitória-Nacional Deste País

Toda a gente diz que o futebol vai mal, que o futebol português não presta, que a qualidade é fraca. Chego à conclusão que a malta fala sem conhecimento de causa. Generaliza, fala só por falar.
Quem diz estas coisas não vê jogos como o de ontem à noite em Setúbal. A questão é mais profunda do que isso.
Eu gosto de futebol, mas não consigo aguentar um jogo inteiro do nosso campeonato sem mudar de canal. E gosto mesmo muito de ver futebol. Sou dos que preferem ir aos estádios do que ver na tv. De vez em quando gosto de ir ao Restelo ver o Belém. É o melhor estádio do país para ver bola. Fácil estacionamento, e mesmo à porta, boa visibilidade, e uma excelente paisagem alternativa quando os jogos são uma seca. Tão bonito ver o Tejo da bancada do Restelo.
Na tv se estiver a dar um jogo de Inglaterra acabo por ficar a ver sem mudar de canal. O mesmo com os outros campeonato grandes. Aliás, eu sou o gajo que mete férias de dois em dois anos em função das transmissões televisivas do Euro, ou Mundial, de maneira a não perder nenhum jogo.
Então o que me falta para conseguir aguentar um Vitória de Setúbal - Nacional?
O mesmo que ao resto da nossa população; paciência.
A coisa começa bem. Quero ver o que está a jogar o João Coimbra, tenho curiosidade em ver o Nacional que vai ser o próximo adversário do SLB na competição. Lá está, o SLB é afinal o grande motivo para eu estar ali a ver o jogo. Já tinha sido essa a razão que me fez ficar a ver o duelo entre os Vitórias em Guimarães.
Conclusão: este ano tenho que levar com os jogos do Setúbal porque ficamos sempre com as sobras deles. Estou sempre à espera de uma expulsão do adversário dos sadinos, ou outra infelicidade maior que beneficie o SLB. É sempre assim, a mentalidade já vai formatada por pensamentos maiores.
Ora, isto tira grande espaço à oportunidade de ver um jogo da nossa "beuin" (tal como pronunciou ontem Manuel Cajuda) com o simples prazer de apreciar um simples jogo de futebol. O facto de não haver quase nada de bom em jogos como o de ontem também ajuda a que não possamos extrair qualquer prazer.

O problema da qualidade do nosso futebol resume-se a isto: eu cá vejo por semana um jogo completo com toda atenção e sem ponta de isenção, em que o único prazer possível é ver o meu Benfica ganhar.
Depois há mais dois jogos que começo por ver. A duração do visionamento termina quando os dois rivais ficam em vantagem nos seus jogos. Portanto, aqui também não procuro qualidade de jogo, aliás o zero a zero nestes casos é um óptimo estado de espírito.
E com estes casos está feita a jornada, para o resto não há motivação, e como a qualidade das restantes equipas é o que se sabe...
A questão é que o próprio campeonato é uma seca para todas as equipas. São 30 jornadas que se cada clube pudesse escolher passavam a umas 6 ou 7.
O Setúbal e o Nacional estão-se nas tintas para o confronto entre eles. Reparem como nos últimos 3 encontros no Bonfim as equipas fizeram sempre o mesmo resultado; 1-1. Isto é de quem não quer mais.
São dezenas de jogos destes que não interessam a ninguém, nem às desmotivadas equipas, nem aos árbitros que podem roubar à vontade como ontem no golo fora de jogo do Setúbal, e ninguém os vai chatear porque aquilo não conta para nada.
Chegamos à conclusão que há 13 equipas que dão tudo por tudo para brilhar em 6 jogos do campeonato, ou seja, contra os 3 grandes. E dá ideia que é para essa meia dúzia de jogos que se preparam com jogadores defensivos, "tacticamente perfeitos", "carregadores de piano", jogadores que ajudem a evitar a vitória dos favoritos e assim serem os heróis de meio país durante uns dias.
Isto está mal. As 13 equipas que não os grandes devem continuar a alimentar rivalidades contra iguais. É necessário que cada uma dessas equipas deixe de viver para o confronto com os grandes e passe a arranjar mais motivações contras os outros. Já temos bons casos que é preciso aumentar. Veja-se a emotividade à volta de Belenenses-Boavista, Guimarães-Académica, Leixões-Guimarães, Braga-Boavista, etc...

É que se cada equipa tentasse vencer com convicção os outros 14 jogos que não enfrentam os favoritos, quem fosse bem sucedido aparecia a lutar pelo título, digo eu.
Enquanto reinar a mentalidade do pequenino e do médio, o povo está-se nas tintas para os Vitória-Nacional deste campeonato. Mesmo a malta que tira férias para ver bola.

Etiquetas: ,

posted by J G at 11:59 da manhã

7 Comentários:

Assunto oportuno. Bem visto e bem escrito. Resume a opinião de muitos e toca num ponto sensível que tem que ver com a competitividade do nosso futebol, com a espectacularidade do mesmo e com a questão das receitas de bilheteira. O 1.º treino de Camacho, por exemplo, teve mais adeptos/simpatizantes do que os jogos da 1.ª jornada de Naval e Leiria.

Também eu não tenho a mínima pachorra para ver os Vitórias-Nacionais deste País e limito-me a ver os jogos em que actuam os Grandes, sem esquecer o futebol internacional. Esta liga é mesmo muito fraquinha!
Anonymous Anónimo, at 12:21 da tarde  
A questão da rivaliadde é muito importante e faz-me lembrar um artigo que li numa fanzine espanhola aqui há uma dezena de anos.
Escrevia-se por lá, e bem, que a Liga já tinha tido o seu período de futebol mais descaracterizado, com muita força e pouca capacidade técnica, mas que nem por isso as assistências se tinham ressentido. E isso explicava-se facilmente. Todas as regiões espanholas tinham duas ou mais equipas presentes e os adeptos nunca deixaram de alimentar a rivalidade nas dezenas de derby que ocorriam em cada época.
O futebol tem que ser bem jogado lá em baixo mas muito do que é deriva também das bancadas.
Blogger Quetzal Guzman, at 12:27 da tarde  
É por essas e outras que só me interessa o futebol inglês e o espanhol, com a excepção de uma espreitadela no (espero enganar-me) cada vez mais decadente e ainda campeão mundial futebol italiano para ver o jogador que actualmente mais gosto de ver jogar - Káká.

Os clubes nacionais de média e pequena dimensão, com a excepção do Vitória de Guimarães e, agora, do Sp. Braga, também são mt. culpados do divórcio com os adeptos, pela falta de ideias do seu marketing e merchandising, no sentido da captação dos seus adeptos, preferindo um estádio vazio com preços caros, do que cheio, a preços populares e com motivos de atracção para as famílias.

ÁGUIA ESCARLATE
Anonymous Anónimo, at 6:07 da tarde  
Eu sinceramente até e interessei pelo post, comecei a ler e derrepente começoume a doer os olhos.

A concentração foi toda para o caraças, lol :P

Eu queria dar um reparo q acontece no meu caso e espero q seja unico, post curtos de fundo preto e letras brancas lê-se bem, mas post longos deixa um gajo em flip-out. Não quer dizer q tenhas q mudar nem nada do que pareça, até pq eu tenho sempre a hipotese de copiar colar e ler aquilo no wordpad.

Gostei em parte do artigo (foi o que li :P) e trazes um assunto opurtonissimo, eu gostava tanto q nós tivessemos uma carga de jogos á "inglesa" (mas obviamente com publico, pq até jogos chatos com publico até teem piada :P) mas tarde ou nunca teremos, bem é com o nosso futebol q temos q viver é pena.

Kahuma
Anonymous Anónimo, at 8:07 da tarde  
Este é um dos bons blogs dedicados ao benfica que visito com alguma regularidade e antes de mais começo por dar os parabéns por este espaço.

Este assunto é oportuno e para mim uma das possíveis soluções para aumentar a competitividade do campeonato seria um campeonato com apenas 10 ou 12 clubes a 4 voltas ou com duas fases. Mas parece-me que esta hipótese nunca é bem aceite. Acho que temos um país pequeno demais para tanto clube na primeira divisão, ainda para mais clubes cujo único objectivo é continuarem na liga, nem que seja por um ponto ou até por assuntos de secretaria. Não há planeamento, não há objectivos a médio e longo prazo...

Mesmo com os 16 clubes actuais há uma medida óbvia que obrigaria os clubes pequenos a entrar em todos os jogos para tentar ganhar: aumentar o número de equipas que descem à segunda divisão. Não faz sentido nenhum num campeonato com 16 equipas só duas descerem. A consequência disso é que a partir de Janeiro há equipas que já por aí andam sem qualquer objectivo, pois a manutenção está +/- garantida e não há meios nem ambição para tentar mais do que isso. Uma equipa pequena pode dar-se ao luxo de fazer uma época medíocre, ir ganhando uns pontos de vez em quando, e ainda assim safar-se! Quem perde é o futebol, quem sofre somos nós e é a bola, por vezes tão maltratada!

Valha-nos a premier league!
Blogger David, at 10:50 da tarde  
Concordo plenamente com o post, e com a sugestão de se aumentar o nunmero de equipas que são despromovidas, isto obrigaria às equipas e ter que jogar e lutar todos os jogos, não faz sentido descerem só duas.

Mas a questão da emoção dos jogos tb passa pelas das rivalidades entre equipas,e pela forma como as adeptos vivem a paixão pelo seu clube, a grande maioria dos adeptos são do Benfica, Sporting e Porto, com algumas excepções para braga, boavista, belenenses, ninguém é ( ou muito poucos são) verdadeiramente e só do Paços de Ferreira, da Naval, etc... Dou o exemplo de Italia que conheço bem pq lá vivi, um jogo entre o Spezia e Genoa (2 equipas que estavam na série B) tem 30mil pessoas a assistir, não pq seja um grande espetáculo, mas pela paixão que os adeptos de cada equipa sentem pela sua, e o "ódio" que sentem pela rival! Em Génova as pessoas são do Genoa e da Samp como cá se é do Benfica Porto ou Sporting.

abc's
Anonymous Anónimo, at 11:04 da tarde  
joão, as coisas podem parecer assim tão simples se vistas na óptima de um 'grande'.
Mas quem é verdadeiramente adepto duma equipa média ou pequena (como é o meu caso) percebe que é cada vez mais difícil ter motivos para cativar novos adeptos -> sócios -> objectivos com a comunicação social que temos.
Ainda há pouco tempo vi um Domingo Desportivo de há uns 10 anos atrás e, depois de um jogo da jornada mais detalhado, davam resumos de 3 minutos de todos os jogos do Campeonato, com bancadas bem mais cheias do que agora.

Se a comunicação social é só "Porto Benfica Sporting Cristiano Ronaldo e José Mourinho" como muito bem simboliza a primeira página do MaisFutebol, como raio queremos que as pessoas sejam incentivadas a apoiarem do clube da sua terra e, por aí, a elevarem os objectivos das suas equipas?


PS: o Cajuda por dizer que ía à Luz para ganhar e que era um jogo como os outros foi tratado do piorio pela comunicação social. Porquê, se afinal devia ser esta a filosofia de todas as equipas em todos os campos?
Anonymous Anónimo, at 12:37 da tarde  

Comentar