Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

FC Copenhaga 0 - 1 Benfica


Pelo terceiro ano seguido estamos presentes na Liga dos Campeões. É lá o nosso lugar, por isso temos de estar contentes.
Esta noite em Copenhaga a equipa agora orientada por Camacho teve 90' para emendar todo equívoco que foi o último mês de Abril, altura em que se falava em ganhar a UEFA, e vencer o campeonato, e acabámos apurados para esta pré eliminatória.
Felizmente o Benfica foi cheio de atitude à Dinamarca e cumpriu à risca as palavras do técnico que tinha falado em esforço, sofrimento, e tentar marcar.
O Benfica aguentou muito bem a previsivel ofensiva dinamarquesa, com alturas a fazer lembrar o jogo da equipa de Camacho na Noruega há uns anos, e dois nomes merecem todos os elogios do mundo: Katsouranis, pelo que defendeu e pelo golo à ponta de lança que marcou, e Miguel Vítor, pelo que defendeu, e pela maneira atrevida como ainda apareceu em terrenos adiantados.
Jogar na Dinamarca contra avanaçados duros, e possantes, com um médio defensivo adaptado a central, e um puto a fazer o segundo jogo da vida a sénior e não sofrer nenhum golo é assinalável!

Foi complicado? Sofremos? Sim, sim... Mas isso já nós sabiamos que ia acontecer, a novidade foi ver Di Maria a arrancar bons pormenores, e uma equipa coesa cheia de atitude e a lutar pelo que queria. Há um ano com muito menos pressão jogámos a passo e viemos com um empate. Hoje ganhámos e conseguimos o apuramento com 3-1 de vantagem.
Há muito ainda para construir no Benfica, isso é certo. Mas pelo menos cumpriu-se o primeiro grande objectivo da época.
Espero que tenha sido a última vez que se insistiu numa ala direita com Luís Filipe e Nélson, espero que Di Maria ganhe forma depressa, espero que não se faça ao Miguel Vítor o mesmo que fizeram ao Rui Nereu, espero que todos percebam que o melhor jogador do nosso clube por estes dias se chama Petit! Que entrega, que exibição do nosso "6"!
Apesar dos sustos que Quim passou, e que a defesa do Benfica sentiu, a passagem do Benfica não tem discussão.
Que tenha sido o arranque para uma grande época.

Ficha de Jogo:

Jogo no Estádio Parken, em Copenhaga.
FC Copenhaga - Benfica, 0-1.
Ao intervalo, 0-1.
Marcador: 0-1, Katsouranis, 17 minutos.

Equipas:

- FC Copenhaga: Jesper Christiansen, William Kvist, Michael Gravgaard, Brede Hangeland, Niclas Jensen, Michael Silberbauer, Hjalte Norregaard, Rasmus Wurtz (Libor Sionko, 59), Atiba Hutchinson, Nordstrand (Ailton, 74) e Marcus Allback.
(Suplentes: Nathan Coe, Oscar Wendt, Bertolt, Libor Sionko e Ailton).

- Benfica: Quim, Nelson (Nuno Assis, 46), Miguel Vítor, Katsouranis, Léo, Luís Filipe, Petit, Rui Costa, Di Maria (Romeu Ribeiro, 74), Nuno Gomes (Bergessio, 90) e Cardozo.
(Suplentes: Butt, Miguelito, Romeu Ribeiro, Freddy Adu, Fábio Coentrão, Nuno Assis e Bergessio).

Árbitro: Eric Braamhaar (Holanda).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Atiba Hutchinson (17), Cardozo (57), Katsouranis (68) e Miguel Vítor (77).
Assistência: Cerca de 40.000 espectadores.

Etiquetas: ,

posted by J G at 1:46 da manhã

3 Comentários:

O Petit foi muito importante mas se a chave do jogo era não nos remetermos à defesa e marcar então o jogador mais valiosos foi o Rui Costa. A experiência e inteligência no momento de tomar a decisão de lançar o ataque rápido ou de segurar a bola no meio do campo… tranquilo e a jogar simples contagiou os companheiros e foi o líder que a equipa precisava.

outras notas:
Quim finalmente seguro no jogo aéreo
Nelson os melhores 45m que realizou nos últimos 12 meses
Miguel Victor boa exibição, apesar de alguns erros, mas muito acima do expectável… só que com a chegada de mais um brasileiro será o 5º central
Katsuranis mais um jogos naquela posição e tornava-se num grande central (e mais um golo decisivo)
Luís Filipe a única hipótese de ter um lugar será só a defesa direito e mesmo aí tem muito que trabalhar
Assis estamos à espera de que para o dispensar? custa perceber que ele não consegue mais do que cavar umas faltas a meio campo?
Di Maria viram-se as qualidades que se reconhecem mas tem muito que amadurecer
Cardozo foi fundamental no jogo aéreo defensivo…trabalha muito no ataque… está em adaptação mas é jogador…
Nuno Gomes muito boa primeira parte a fazer aquilo que ele melhor faz…

LFF
Anonymous Anónimo, at 10:13 da manhã  
De facto, digam agora os comentadores e paineleiros do costume aquilo que quiserem, mas a atitude competitiva e a raça (e alguma sorte, confesso) que se viu ontem, há muito que estava arredada da nossa equipa. Mesmo que tivessemos perdido, pelo menos correram. E muito. Petit e Katsouranis grandes a defender e a sair bem. Quim, apesar da avalanche, sempre a aparentar segurança, o que é importante para toda a defesa. Nélson a renascer como há 2 anos. Léo, como sempre: não sabe jogar mal. Rui Costa, na verdade, foi a chave: a pautar os ritmos do jogo, ora segurando a bola, ora lançando os ataques ou individualmente, ou através de desmarcações, não complicando, jogando sempre bem, passando a bola para a opção sempre mais correcta (a continuar neste nível até ao fim da época, terá de rever a sua intenção de abandonar a carreira...). Nuno Assis precisa de acompanhamento específico, porque, apesar de tudo, tem potencial, mas não pode adormecer à sombra, porque os novos reforços uruguaios já espreitam oportunidades. Di María vê-se que tem futebol no pé (esquerdo), numa comparação ligeira, por enquanto parece-me um up-grade do Fábio Coentrão (isto de termos 3 esquerdinos com as mesmíssimas características...). Precisa de ritmo e de aprender os timings certos para soltar a bola. Cardozo é um jogador valioso, que há muito não víamos por cá, mas não lhe ficaria mal ter uma atitude mais de futebol europeu, mais pro-activo no momento em que perdemos a bola no ataque (o avançado é o primeiro dos defesas).

Em suma, estamos na Champions, onde é o nosso lugar natural e, como diz JG, corrigindo o mês de Abril, esperando ser este o nosso rumo certo, não esquecendo que há ainda muito a fazer, não nos esqueçamos que, na verdade, Camacho está a fazer um esforço meritório para, num mesmo momento, fazer a pré-época já com a época a decorrer...

ÁGUIA ESCARLATE
Anonymous Anónimo, at 11:04 da manhã  
Enorme jogo do Petit, bem secundado pelo Rui e pelo Nuno Gomes. Pormenores de Di Maria a deixarem boas expectativas. Miguel Vitor, sem comprometer, tem ainda que crescer alguma coisa - foi lento a reagir em 2 ou 3 lances. O empréstimo já este ano a um clube de 1ª liga era o cenário ideal.
Anonymous Anónimo, at 1:11 da tarde  

Comentar