Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Joe Berardo Lança OPA ao Benfica

Peço humildemente aos leitores deste espaço que me expliquem se esta coisa da OPA é boa, ou má, se tem vantagens, e quais, porque eu não percebo nada disto...
Obrigado.
posted by J G at 4:02 da tarde

41 Comentários:

Ouvi dizer que dá uns descontos jeitosos no McDonald's, no Intermarché e em alguns museus.
Blogger Sir, at 4:19 da tarde  
Mais a sério, mesmo que não se venha a concretizar a OPA, pelo menos, já teve repercussões na bolsa: as acções subiram 50%. E consta que havia gente a comprar caro e vender barato para que elas descessem, prejudicando o clube.

Obrigado, shôr Berardo! Tomem, bandidos!
Blogger Sir, at 4:21 da tarde  
Tambem não sei se é bom ou mau, mas uma coisa é certa não contem em comprar as poucas que tenho.
Blogger CF, at 4:48 da tarde  
Não é bom nem é mau. Para já.

Em primeiro lugar não se irá concretizar a OPA porque mesmo que Berardo compre a totalidade do capital à disposição no mercado será sempre o Benfica e a Benfica SAD a deterem o controlo da maioria do capital.

Do ponto de vista de Berrado é muito bom a médio - longo prazo porque significa que ele acredita que vai encaixar mais valias significativas daqui ao 4 ou 5 anos e já está a posicionar-se antecipadamente.

Uma das razões é a seguinte: creio que em 2011 acaba a mama que o Benfica dá a ganhar à Olivedesportos e a partir daí as coisas mudam.

O que agora aconteceu foi que ele entrou a comprar e imediatamente se gerou especulação com o preço. Uma parte dos sócios do Benfica não vendeu, outra parte ou que eram sócios ou quem não era, vendeu para tentar ou minorar prejuizos ou para encaixar alguma mais valia que conseguisse obter.

Também sucedeu que alguns investidores ao verem Berardo a comprar imediatamente seguiram aquilo que ele estava a fazer e desataram a comprar também.

Do ponto de vista da análise financeira , para quem é sócio e para quem é simpatizante só( o meu caso) isto é uma muito boa caução positiva à gestão que está a ser feita no Benfica - DO PONTO DE VISTA FINANCEIRO - dado que o Berardo a analisar e a comprar raras vezes falha nos negócios em que se mete.

O único ponto negativo é que o Berardo mal veja lucro substancial a aparecer imediatamente venderá para encaixar dinheiro - ele não está ali para "ajudar" o Benfica; está a "investir" numa marca que ele considera poderosa e com grande capacidade de crescimento.

Quanto á lógica do compra caro e vender barato que o "SIR" desenvolveu, no caso do BENFICA essa teoria não se aplica.

E se tivessem existido adeptos de outros clubes ou entidades financeiras a fazer isso as pessoas do benfica deviam rir-se imenso com isso porque seria uma extraordinária demonstração de imensa estupidez e perca de dinheiro.

Em termos de acções, o Benfica não pode ser controlado a parir de forma porque os estatutos bloqueiam a aquisição do clube por forçs exteriores ao mesmo.

Logo, a cotação do clube estará sempre mais baixa que a de uma série de clubes europeus.

O benfica vale mais ou menos , em termos reais uns 60 milhões de euros em mercado actualmente .Antes desta brincadeira estava aí nos 48 milhões.

O Newcastle vale em bolsa à volta de 178 milhões salvo erro.

É pela bitola do Newcastle que devemos orientar a análise e ver qu e o Benfica está ai perto desses números.

Porque vale mais o NEWcastle?
Porque ao contrário do Benfica não há blindagem dos estatutos e dos accionistas o que quer dizer que o capital pode ser livremente adquirido em bolsa e isso torna-se muito apetecível para quem quer fazer mais valias, juntando a isso a má situação desportiva do clube.

É mais ou menos por estas razões acima, que um investidor em Bolsa, normalmente foge dos clubes , precisamente porque a expectativas mais valias não existe. (Comprar acções em baixa para vender em alta)
E além disso os clubes não ofercem dividendos aos accionistas.

Só quem compra acções são normalmente sócios ou simpatizantes para ajudar o clube.

A conversa de lagartos e dos outros lá de cima que as acções desceram e mais não sei que é apenas conversa de merda.

E de falta de memória uma vez que quando as SAD dos outros dois lançaram no mercado papel passou-se a mesma coisa - as acções desceram.

Portanto o titulo dos jornais Berardo lança OPA é apenas sensacionalismo - ele lança OPA sobre o capitalq ue está disponível para ser lançada a OPA; 49,9% creio eu.
No fim não controla a maioria do capital.
Blogger ""#$, at 5:27 da tarde  
Olá João, aceitei o teu repto e respondo-te humildemente lá no nosso cantinho. Abraço.
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 5:41 da tarde  
como licenciado em economia posso acrescentar algumas coisitas..
qq opa é benefica p o mercado..dd logo desperta o mercado bolsista(cm se viu hoje,as acçoes a subirem perto de 60%, ate as dos dois outros clubezekes subiram)...
em relaçao a esta opa á k acrescentar desde ja, e p akeles k dizem k o berardo ficava dono do benfica é td mentira...
berardo qto mto e caso a opa tenha sucesso, tera direito a 33% do clube...benfica continuara c 51%..
esta opa no meu pto de vista é positiva, permite k as acçoes se valorizem e o clube se valorizar ainda mais..
qto ao clube penso k so teria a ganhar c o sucesso da opa...deixemo-nos de saudossismos, k o clube é do povo e tretas dessas...hoje em dia futebol é negocio, e temos k tar sp abertos a estes negocios(kem me dera um dia aparecer um abramovich e adquirir o clube e gastar aki parte da sua fortuna)...
p esta opa ter sucesso existe um nucleo duro p convencer(vilarinho;lfv e oliveirinha) so estes sao perto de 25%...oliveirinha ja sabe k n vende(ele sabe k o benfica é rentavel),resta saber o k fazem os outros dois...
é logico k os cofres da luz ficariam a lucrar c esta opa, uma vez k a instituiçao iria encaixar uns bons milh de euros...e n eskecer k o berardo tem um poder grande na pt multimedia, situaçao k podia desblokear uma futura fonte de receitas k é o canal benfica, e k ta precisamente a ser blokeada plo oliveirinha(pk será?)..
p akeles k tem acçoes(n é o meu caso) devem pensar bem no k fazer...á k esperar os proximos dias e o desenrolar de novos acontecimentos..kem sabe se n aparece uma contra opa(oliveirinha deve andar td ruido) e ate o sr berardo pode aumentar a proposta,caso as acçoes continuem a aumentar...
á k esperar p ver, mas se fosse eu k tivesse acçoes, n pensava duas vezes, vendia a acçoes, pois sejamos realistas, elas foram compradas a 5e, mas ate ontem elas estavam no preço em media k vale uma acçao no futebol k anda plos 2,5/3e... n mais k isto..
vender umas acçoes por 3,5 ou mais é sp um bom negocio..
pedro
Anonymous Anónimo, at 6:21 da tarde  
pedro, es um economista mas so de canudo pq de resto a tua analise, nos pontos fundamentais, esta toda errada.

primeiro, o benfica n vai ganhar milhoes absolutamente nenhuns, pq a opa é feita sobre acçoes b e quem as detem na larga maioria é o vilarinho, vieira e oliveira. ou seja, sao estes, juntamente com quem vender as acçoes, que vao receber o dinheiro que o berardo esta disposto a pagar. o que se traduz, se tiver sucesso, a que essas acçoes deixem de estar na mao de tres accionistas + nao sei quantos outros e passem a estar na mao do berardo.

segundo, em relaçao ao teu conselho de vender as acçoes, é pura estupidez faze-lo para quem as comprou a 5 euros, pois incorre num serio prejuizo q é tanto maior quanto maior for a diferença face à cotaçao das acçoes no momento da venda. a questao é que ha quem tenha comprado as acçoes abaixo dos 3 euros - dps da entrada em bolsa da sad - e esses, sim, poderao lucrar com a opa do berardo.
Anonymous Anónimo, at 6:40 da tarde  
Oh Pedro licenciado em economia, lá na escola onde te licenciaste não te ensinaram a escrever? Também fazias os exames com esses caracteres em mandarim?
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 6:45 da tarde  
É claro que isto só beneficia o Benfica.É a prova de que aquilo que eu ando a berrar há muito tempo afinal é verdade....Temos o melhor projecto económico-financeiro a nivel de SAD's em potugal.Se não estivessemos no bom caminho, não era o benfiquismo de Berardo que iria enterrar dinheiro em algo sem futuro....agora a nivel desportivo temos que aguardar....A nivel de prestigio é obvio que nos eleva um pouco, nem que seja a moral.

Cumprimentos....
Blogger José António Torres, at 6:57 da tarde  
josé antónio Torres:

Não é só "o melhor projecto financeiro".

É a dimensão mítica e o potencial de crescimento que são valores não calculáveis- impossíveis de determinar mas que o " mercado " sabe que são altos. Muito altos.

Há perto de 10 anos atrás explicaram-me que a ADIDAS tinha assinado só com 4 clubes europeus - Ajax, Real Madrid, Bayern e Benfica pelo facto de os considerar os clubes míticos com maior potencial de crescimento.
À época a Adidas considerava que o Benfica só vendia 10% de camisolas que tinha- segundo os cálculos da Adidas - potencial para vender.

À época o Benfica vendia quase 140 mil camisolas ano. Era preciso juntar todos os clubes da primeira divisão para todos juntos venderem mais que o Benfica.

Só não aconteceu isto um ano devido ao fenómeno "Jardel".

E só estamos a falar de camisolas, note-se.

Portanto aquilo é uma super potencial máquina de fazer imenso dinheiro desde que seja bem gerida.
E atrás do dinheiro vem os resultados, obviamente.

Agora andar a financiar os outros clubes portugueses - todos os outros clubes - desde há mais de 20 anos com os contratos de televisão, vai terminar em 2011.
À partir daí os contratos são feitos em função do poder de mercado dos clubes e não dos esquemas dos incompetentes presidentes que passaram pelo Benfica desde 1988 até à direcção vilarinho, exclusivé.

Porque é que acham que o senhor Oliveira comprou acções do Benfica?
Precisamente para tentar parar esse processo por dentro. Ou tornar-se também parceiro do canal Benfica.

Actualmente a Olivedesportos dá 50 aos clubes e fica com 800 para si própria e pelo meio o material usado ainda é o da RTP.

Ou seja são um intermediário de luxo.

Outra questão:
Não é por acaso que o SCP está a espelhar a gestão do Benfica e a copiar tudo o que o Benfica faz. O sr Franco já falou em benchmarking e seguir o líder de mercado nas direcções em que o líder de mercado vai e não foi por acaso que o fez.

Quanto ao clube semi regional tem andado a viver à conta da projecção do SLB e do SCP(menor) durante os últimos 20 anos e parece que é muito grande, mas isso está a mudar. E quando mudar ficam reduzidos à dimensão de clube de meio da tabela que nunca deixaram de ser.
Blogger ""#$, at 7:30 da tarde  
a minha anlise ta errada?n me faças rir ta!!!o berardo vai ser obrigado a fazer uma opa ao benfica cm um td, o regulador de mercado so vai aceitar assim a opa..ficamos ca p ver se n vai ser assim!!!
c a opa o benfica pode ganhar dinheiro e mto,uma vez k benfica e benfica sgps tem 60%acçoes, vendendo 9% das acções diz-m se n ganha dinheiro?
e fica c 51% cm o nosso presidente ja disse k o benfica sp c o poder..
no dia que as acçoes voltarem a 5e diz-me..avisa-me ou outra coisa qq!!!
tirando estas alturas expeculativas cm aconteceu c o anuncio da opa, as acções de um clube de futebol é um negocio pouco rentavel em bolsa, e o valor k elas estavam no mercado antes do anuncio da opa, era o valor k elas iriam andar nos proximos tempos...
uma coisa é certa, dos 32%de pequenos acionistas a grande maioria compro-as por mero valor simbolico, n pensando em fazer negocio...mas agora c esta nova realidade, esses accionistas terão k pensar de outra forma, pois estando em bolsa, isto é um negocio e valores sentimentais n existem...
as acções nunca na vida valem 5e, bem podes esperar sentado p q elas cheguem a esse valor(tirando cm ja disse a especulação)...
c este anuncio da opa, as acções nos proximos dias vão andar la por cima,situaçao que levará o sr.berardo a ter q alterar os valores por cada acção...mas esse aumento n passara dos 4e...valor q qto a mim e p quem tem acções ja será um bom negocio em vender...
e digo e volto e reafirmar, se tivesse acções n pensava outra vez, vendias-as ao sr berardo plo valor q ele apresentar qd a opa der entrada na entidades compententes...
e se esse sr quiser investir no benfica c mais uns milhoes q os dê p o reforço do plantel c umas qtas mais valias..
p o sr q referiu a minha escrita..so umas palavrinhas!!!
escrita rapida,abreviaturas, sabe o q é isso?seus profs nunca o fizeram na escola?
mas p o sr vou ter o cuidado de escrever:)
pedro
Anonymous Anónimo, at 10:12 da manhã  
se é boa ou má depende dos planos que o Berardo tiver.

mas mostra que o clube está a ser bem gerido financeiramente, e que é uma marca que pode criar muito valor. de lembrar que antes de LFV, era uma desgraça, agora temos uma equipa que vai à europa, que luta pelo campeonato, vencemos uma taça, um campeonato e uma super-taça. Deviamos ter ganho mais, sim, mas também tivemos 11 anos sem ver nada. As modalidades amadoras voltaram, temos Estádio, PAVILHÃO, academia, etc...

As outras duas colectitividades ninguém as quer.
Anonymous Anónimo, at 2:46 da tarde  
sinceramente pedro tens mt q aprender sobre economia e mercados financeiros e aí sim, poderas ja ter mais capacidade de analise correcta, pq reitero o que disse, a tua primeira analise esta totalmente errada nos pontos fundamentais como ja expliquei e agora esta analise posterior q fizeste ja parte de premissas que na altura em q se soube da opa, nao se sabiam ainda. mas repito q a tua parte do conselho em vender acçoes q custaram 5 euros, é um autentico tiro no pé.
Anonymous Anónimo, at 2:48 da tarde  
Não sei se o meu homónimo estará assim tão errado na questão da venda das acções.

É evidente a qqr um q quem compra acções a 5 euros se as vender abaixo desse valor está a perder dinheiro. Isso é óbvio.

A questão q o pedro coloca é q NUNCA as acções voltarão a ter o preço de 5 euros, nunca mais quem pagou 5 euros por elas conseguirá receber o mesmo valor e muito menos um valor acima. Dessa forma o pedro considera q conseguir vender as acções a 3.5 euros é um bom negócio pq será uma das poucas oportunidades q terá para perder menos dinheiro.
Na opnião do pedro o accionista irá sempre perder dinheiro, vender agora será o mal menor.

Não vejo q isto seja um tiro no pé. Excepto para quem acredita q as acções subirão acima dos 5 euros.

Mas isso é argumentação q ainda não vi sustentada em lado algum!!!

Abraços
Blogger Pedro, at 3:40 da tarde  
ao meu homonino pedro..
haja alguem k perceba o que quis dizer..
pcm kem tem k ter umas lições de economia e mercados financeiros és tu, ja tive a minha dose...
e qd as acções voltarem a 5e(tirando a especulação) volta aqui a este topico p conversarmos...
vai esperando sentado p elas voltarem a 5e..nem k o benfica ganhasse uma liga dos campeoes elas voltavam a esse valor...o mercado desportivo em bolsa é quase nulo n tem expressão...
agora c esta oportunidade que apareceu n a desperdicem, e aproveitem p fazer o melhor negocio...e p quem diz k o benfica n vai ter dividendos, vamos ver qd acontecer a aumento de capital da sad!!!
mas cm n percebo nada de economia e mercados financeiros deixo isso p o leigo da materia pcm...
pedro
Anonymous Anónimo, at 5:32 da tarde  
Sustentar e defender q as acçoes do benfica nunca chegarão aos 5 euros é de quem não percebe minimamente nada de mercados financeiros. Temos casos por este pais e mundo fora de acções de empresas que passaram a valer mais do que qd foi feita a subscrição do capital social. O exemplo mais flagrante de todos e mais recente é o da Soares da Costa que até já tirou a Novabase do PSI20. Com isto não me alongo mais, porque não sou eu a dar liçoes de mercados financeiros a um gajo que se diz licenciado em economia e que ja provou que nem atento esta ao mercado financeiro mais recente, para nao falar do mais antigo. Lamento Pedro, mas ter um canudo em economia não te capacita a fazeres analises correctas do assunto em causa, como ja provaste. Tens de lidar com os mercados para perceberes disto e isso, já provaste que nao sabes do que falas. E legitimo a minha arrogancia em virtude do facto dos teus comentarios se arrogarem que deixas a entender destes assuntos mas tiveste o azar de apanhar aqui alguem que sabe do que fala.

As acçoes do Benfica, ja valeram significativamente acima dos 5 euros SEM ESPECULAÇAO e SEM RESULTADOS DESPORTIVOS E FINANCEIROS QUE JUSTIFICASSEM A VALORIZAÇAO. É importante nao esquecer isto.

Pedro disse: "o mercado desportivo em bolsa é quase nulo n tem expressão...". Olha para o que se passa em Inglaterra e depois reformula o que disseste. Olha especificamente para o Manchester United e para o Liverpool, exemplo mais recente.

Pedro disse: "agora c esta oportunidade que apareceu n a desperdicem, e aproveitem p fazer o melhor negocio". Esqueces-te que o Berardo, se quiser levar a sua avante vai ter de obedecer, primeiro, à CMVM que vai analisar a legalidade das acçoes de categoria A por funcionarem como uma golden share que entidades privadas nao podem exercer, so as publicas. E que, segundo, mt provavelmente vai ter de alterar o valor que oferece por cada acçao. Ignorando o facto de 26% das acçoes de categoria B da sad estar nas maos de simples e anonimos accionistas que serao na sua maioria esmagadora, socios e adeptos do Benfica, o que significa que so o venderao, tal como explicou Bagao Felix, se o valor oferecido por cada acçao for, no minimo, igual ao valor de subscriçao. Porque o mais certo, para q isso acontecesse, era q fosse oferecido um premio por acçao que pusesse a parte emocional automaticamente de parte, ie, um premio muito generoso.

Pedro disse: "e p quem diz k o benfica n vai ter dividendos, vamos ver qd acontecer o aumento de capital da sad!!!!. Esta nao da para perceber pois uma coisa nao tem nada a ver com outra. O SLB é bem capaz de nunca distruibuir dividendos pela razao que os lucros que tiver serem melhor aplicados no core business da sad que é o futebol. A nao ser que algum dia tenhamos lucros astronomicos, como é obvio. O aumento de capital nao tem nenhuma relaçao com dividendos e vice-versa. Essa deixou-me chocado.

Perceber de economia não tem rigorosamente nada a ver com perceber de mercados financeiros.
Anonymous Anónimo, at 9:06 da tarde  
ao pcm recomendo duas leituras..record de ontem e dn de hoje..
record sobre aquestao do aumento de capital e o artigo de opiniao do director do expresso(so hoje é k o vi) e o dn de hoje sobre as acçoes a 5€..segundo os analistas elas vao voltar a descer,sendo impossivel voltarem a 5€...
mas cm n percebo nada de economia e mercados financeiros deixo p o pcm...ai seu eu percebesse!!!por vezes mais vale ficar calado do k andar a gabar-se de ser um intelectual de mercados financeiros..so mais uma coisa, qd as acçoes voltarem a 5€ fale cmg
pedro
Anonymous Anónimo, at 1:26 da tarde  
Certamente nao foi de mim que leste que as acçoes iam voltar aos 5 euros. Mas é bom saber que te guias por jornais que não sao especialistas em mercados financeiros. Realmente pegar em Records para suportar o que quer que seja a nivel financeiro, é obra. Principalmente depois de mts artigos que ja vi em jornais desportivos em que nem sabem a diferença entre divida e passivo. E lamento informar-te mas o director do expresso pode falar do que quiser mas ele nao é leigo na materia. Devias guiar-te por outras tarimbas, Pedro. Mas tudo bem, a minha discussao ctg acaba aqui. Não me da prazer nenhum discutir com alguem que nem sabe do assunto nem sequer esta disposto a aprender com quem sabe. E pior que isso, nao me da prazer debater assuntos com alguem q tem de ir buscar opinioes externas (que nem sao as mais indicadas) para compensar a falta de argumentos e conhecimento no assunto.

P.S.: Nenhum analista do mundo conseguiu prever o aumento das acçoes da Soares da Costa. Nenhum analista do mundo conseguir medir com antecipaçao as crises petroliferas. E entre expectativas baseadas no potencial intagivel de uma marca e previsões baseadas no que já aconteceu historicamente a diferença é como do sol para a chuva.
Anonymous Anónimo, at 3:16 da tarde  
pcm por acaso so hoje e qd fui ao cafe é k vi o record..tal e qual cm o dn..
n preciso de opinioes exteriores p dar as minhas..
simplesmente achei curioso tais ptos de vista..mas se o esses n merecem credibilidade, k entao quem vai merecer credibilidade?
tlv tu entao pcm...
pedro
Anonymous Anónimo, at 7:50 da tarde  
Peço desculpa a intromissão, nada de pessoal tenho, mas acho que o Pedro não demonstrou argumentos para refutar o que o pcm explicou até agora e com o qual concordo quase em todas as suas vertentes.

Abraço a todos.
Anonymous Anónimo, at 10:54 da tarde  
"Vender por menos de 5€ é um autentico tiro no pé."
pcm n foste tu q disseste isto?
desculpa mas tas a dizer q as acções vao voltar aos 5€...
volto a reafirmar,nunca mais as acções vao voltar a esse valor...e n é preciso ser um cranio de mercados financeiros p ver isso..mas se continuas na esperança q esse dia aconteça, continua então sentado á espera desse dia..
só n vê esta realidade quem n quer..é a mesma coisa que acreditar no pai natal:)...
dizes que as acções já valeram acima dos 5€..é verdade e isso qd foi?recordast?e pq subiram acima dos 5€?falta essa parte que n explicast ou n quiseste explicar...
simplesmente subiram acima dos 5€ pq foi o 1ªdia em bolsa e toda aquela euforia de ser uma novidade...no final do dia viu-se onde elas ja estavam dp de passar essa euforia...
reafirmo, e n venhas c exemplos do MU e Liverpool, isso não cola, acções desportivas em mercados valem pouco ou nada..se queres exemplos vê a realidade italiana..
se isto desse dinheiro, pq é q os dois maiores clubes do mundo(real e barça)n estariam já em bolsa?
pcm ainda bem que n percebo nada de mercados financeiros, ai se percebesse...n dizia tanta "bacuradas" cm já referiste...ainda bem que n me gabo de perceber de mercados financeiros, p dizer tais disparates...
n preciso de lições de opas, sei que caminho tem que percorrer e os tramites q isso leva..
agora é esperar p ver o q o berardo vai apresentar á CMVM..e cm disse(n sei se quiseste ler), afirmei que a proposta incial dele mto provavelmente iria ser alterada, mas q nunca passaria de 4€...
p aqueles que tem acções e que pensam fazer negocio c elas(n me refiro á aqueles que as adquiriram por mero valor simbolico),vender as acções pla proposta final do berardo é o melhor negocio, uma vez que estas acções tirando a especulaçao pouco ou nada valem, sendo o valor delas igual oas dos outros clubes em bolsa, andando na ordem dos 2,5/2,75€...
qd referi o aumento de capital, e falei de dividendos, referia esses dividendos p o futebol, cm por exemplo o investimento em jogadores..n sei cm percebes tanto de mercados financeiros onde possas ficar chocado...
será que fazendo um aumento de capital nesta altura da opa,n iria ser mais facil e se obteria mais dividendos p o clube?acho que qq um nem q seja economista ou um expert de mercados financeiros percebe isso...mas prontes...
epá e duvidar da opinião de nicolau santos,analistas, e outros directores de jornais economicos,entao isso é q eu fico chocado...n me digas que ainda és mais expert q eles...se sim os meus parabens, e desde já pq n vais p a redação destes orgaos de informaçao e nos ajudavas a elucidar c as tuas opiniões tão elucidativas...
e ainda bem q so no domingo dp de ter ja escrito o q disse,é q li os jornais, e pessoas c mais conhecimentos q eu(penso eu, q n me gabo de ser um expert em nada)terem ideias e opiniões parecidas nos ptos k referi aqui...
dirigo-m p aqueles agora que têm acções e que pensam fazer negocio c elas...
esperam os proximos capitulos desta "novela" e tirem os melhores dividendos, mas n se iludam que as acções, e cm ja disse, tirando a especulação, nunca mais vão atingir os 5€, isso so em sonhos e bem cor de rosa..
pedro
Anonymous Anónimo, at 10:36 da manhã  
olha as acções tao a descer...
5€ sobe..sobe...
afinal o gajo expert em mercados financeiros borrou a pintura..
nunes
Anonymous Anónimo, at 12:59 da tarde  
Já que o pcm disse expressamente que não ia mais comentar este assunto com pessoas que demonstram pouco saber disto (o que eu compreendo e corroboro de todo), vou aqui tentar elucidar esse Pedro que, desculpem a acusação, demonstra argumentos muito parcos nesta matéria.

Por alíneas.

a) Parece-me que tens de melhorar o teu português compreensivo, pois do escrito não me apráz falar tal são os atropelos à língua materna. Nunca o pcm disse que as acções iam voltar aos 5 euros. Dizer que "Vender por menos de 5€ é um autentico tiro no pé" é uma questão meramente interpretativa que só tem um significado: prejuízo claro e inequivoco para quem comprou acções acima desse valor. Apenas e só isso. Olha para o caso da Galp, só mais um entre tantos.

b) "Euforia em bolsa e ser uma novidade". Foi esta a explicação que deste para as acções terem subido no 1º dia. Isso não é explicação rigorosamente alguma. É tudo uma questão de procura/oferta. Subiram, porque houve uma procura acima da oferta. Desceram, porque quem quis vender era em maior numero do que quem quis comprar. Foi precisamente isto que aconteceu na passada 6ªfeira. E não havia propriamente o efeito novidade como referiste.

c) Exemplos ingleses que são excelentes para analisar um mercado bolsista de clubes, não cola mas o exemplo italiano já cola? Enfim, com um argumento deste nível não considero relevante explicar coisa alguma. De qualquer das formas, lanço uma achega: informa-te sobre o valor que foi feito ao principal accionista da Lazio e o valor que Moratti pediu para lhe ser comprado a posição maioritária que detém no Internazionale.

d) Porque razão o Berardo não ultrapassará os 4 euros por acção, numa eventual reformulação da OPA? Não basta ser bruxo, é preciso sustentar essa opinião que eu considero muito fraca, tecnicamente falando.

e) Estás mal informado no que toca ap average stock value das sads do porto e sporting. E ainda estás mais mal informado quando dizes que as acções da sad do Benfica valem equivalentemente. Há uma coisa que tens de incorporar numa análise técnica que é a intagibilidade da marca e do potencial de receitas futuras. Quanto a isso, julgo que as acções do Benfica até poderão valer mais do que 5 euros.

f) Relativamente aos dividendos, tenho a dizer que também estou chocado com a tua opinião. Não faz sentido algum, acho que não sabes o que são dividendos e misturas mais-valias com dividendos. Também não sei bem se será isso, pois a tua explicação é perfeitamente descontextualizada e carece de conhecimento técnico sobre o tema em causa.

e) Nicolau Santos não é analista financeiro e o Expresso não é propriamente uma referência económica. Directores de jornais estão no cargo por influência política, que é do conhecimento geral. E os melhores analistas financeiros da praça não são públicos nem conhecidos. De qualquer forma, não vejo como seria interessante estarem nas redacções de jornais generalistas quando o público que os lê, se forem como a tua abertura e aprendizagem, é de um nível muito abaixo das expectativas formadas para um licenciado em economia.

Para o nunes, agradecia que contribuisses com alguma informação ou opinião que fosse relevante ao invés de escreveres algo que borra acima de tudo um debate como este.
Anonymous Anónimo, at 6:33 da tarde  
ao josé pereira:
a) o meu portugues tlv seja melhor q o teu..mas n é isso q aqui ta em discussão.
Se alguem diz que vender abaixo de 5€ é um autentico tiro no pé, epa desculap mas essa pessoa ta a afirmar que as acções vão chegar a esse valor..
supondo que tens acções, e um dia as queiras vender, e elas tao abaixo de 5€ pura e simplesmente n vendes, pq segundo a tua logica é um mau negocio e tens esperanças que elas ultrapassem os 5€...digo e reafirmo, podes esperar sentado entao p as vender...
b)essa tua explicação é de rir,mas rir mto..n me venhas dizer que as acções no 1ª dia n antigiram o valor que atingiram por ser novidade e uma coisa nova que apareceu, eu chamava-lhe "febre bolsista" por ser novidade..o mesmo aconteceu agora na sexta c o anuncio da opa, qd as acções caminhavam p valores mto baixos, eis que uma novidade e que novidade as fez disparar..n é preciso ser expert na materia e analista de mercados p ver isso...
c)so dei o exemplo dos clubes italianos p ver a outra face da realidade..mas cm disse, se a bolsa fosse um "euromilhoes" p os clubes de futebol, n achas que ja la tavam todos?
d)qto as 4€ epa n é preciso ser mto inteligente p ver que as acções de futebol pouco ou nada valem,e se a proposta chegar aos 4€ acho que ja é mto acima do que realmente as acções valem...mas se queres continuar a viver no mundo da ilusao e c o pensamento nos 5€, cm ja disse vai esperando sentado...qd o porto foi campeao europeu recordas-t o qto elas subiram?subiram p ai 20centimos no inicio do dia bolsista, terminando o dia quase c o valor que tinham terminaod no dia anterior..cm ja disse e ja me canso de repetir, acções desportivas valem pouco no mercado...
f)chocado?epa entao fica..é que n retiro nada do que disse..este anuncio da opa, cm ja disse entre outros aspectos positivos pode trazer c o aumento de capital, dividendos(ganhas, o k kiseres chamar)que poderam ser aplicados no reforço do plantel e outras coisas, cm abatimento da divida...
g)p um expert, olha que a seguir ao f) vem o g) e n o e), revê os teus conhecimentos de português...
duvidar do maior e principal jornal português n sei que lhe chamar, n sei se será burrice ou terá a ver c questões politicas..mas ok..e duvidar e por em causa directores de jornais economicos(DE,JNeg) tb n da p acreditar...mas prontes sao questões politicas..que piada..
pedro

p.s. ao nunes, tiveste bem...ao contrario do que aqui disseram..á que saber fazer humor c estas situações, apesar de alguns ditos experts n gostarem...
Anonymous Anónimo, at 9:56 da manhã  
Este Pedro é um autêntico otário, deixai-o falar meus amigos que ele já não é capaz de dizer muito mais do que isto. Sempre a mesma coisa, bla bla. Ele percebe tanto do assunto como do português que escreve mas nem isso ele admite.

Cumps.
Anonymous Anónimo, at 10:43 da manhã  
Ó Pedro pá que idade é que tens? Acabaste a licenciatura e já pensas que és um grande carola? Estive a mostrar as tuas opiniões a amigos brokers e tu não dizes coisa com coisa então a parte dos dividendos é de bradar aos céus! Vê lá se isto tudo não é uma novidade para ti e andas com o tesão de mijo hehehe.
Anonymous Anónimo, at 10:48 da manhã  
Uma coisa que notei nos comentários desse Pedro é que ele tem uma argumentação muito fraca e não desenvolve nada para justificar as coisas que diz. Outra coisa que verifiquei nele é que se limita praticamente a pôr as opiniões de jornalistas. E uma muito importante que eu tambem registei é que em nenhum jornal económico e financeiro se fala na questão das acções do clube poderem vir ou não a atingir os 5 euros iniciais, assim como tambem não dizem que o valor correcto delas é na ordem dos 2,70 que tinham antes da Opa do Berardo. Dizem sim que as acções estão sujeitas a incorporar variações que algumas vezes se tornam impossiveis de explicar pela racionalidade económica. Este é, aliás, uma característica do mercado bolsista e que torna impossível explicar como é que casos como o da Soares da Costa, como foi citado na discussão, valorizou de forma astronómica como ninguém poderia prever.
Anonymous Anónimo, at 11:13 da manhã  
um otario que percebeu e apoio em td o q o pedro disse.
Anonymous Anónimo, at 5:46 da tarde  
p aquele que perguntou a minha idade, aqui vai.
chamo-me pedro, tenho 27 anos e se queres saber a minha profissão tb digo(trabalho no depart financeiro de uma das maiores empresas do pais,n preciso de dizer o nome, que n é p aqui referido) e no qual tenho as funções de tudo o que diz respeito a contabilidade..
espero que tenhas ficado satisfeito...
pedro
Anonymous Anónimo, at 5:49 da tarde  
eu me considero entao otario...
sou mais um otario entre outros que estao de acordo c o q o pedro disse,e perceberam...talvez vcs que são mto batidos neste assunto n tenham percebido...enfim
cm alguem dizia...
acções sobem..sobem...
Anonymous Anónimo, at 5:51 da tarde  
aqui o nunes mais um otario ao q parece tb vem dizer q percebeu o que o pedro disse e do qual em grande parte estou de acordo c o que ele disse...
nunes(otario nº2,pois o pedro parece que é o 1ª)
Anonymous Anónimo, at 5:54 da tarde  
calma..n preciso de apoios nem nada disso..
á q saber conviver c opinioes diferentes...mas falta de educaçao de parte de alguns é q n admito...
otario so se for esse que n se identifica...
pedro
Anonymous Anónimo, at 6:07 da tarde  
Ah trabalhas em contabilidade, está td explicado então. Explicado o facto de não demonstrares conhecimentos solidos sobre mercados financeiros pq nao tem nada a ver com contabilidade e se disseres o contrario ainda es pior do que pensava. Explicado o facto de teres pouca abertura de aprendizagem, porque afinal aquilo que se diz dos contabilistas terem palas nos olhos não é nenhum mito. E explicado o teu português paupérrimo, porque com tantas contabilizações a fazer esqueces-te das regras gramaticais e ortográficas.

Ou mto me engano ou os ultimos comentarios são todos da mesma pessoa. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Peço desculpa por não me ter identificado há bocado mas as alarvidades aqui escritas foram tantas que me esqueci disso!
Anonymous Anónimo, at 6:37 da tarde  
epa ja duvidam de quem escreve..
ainda vao dizer q ando a pagar p escreverem p me defenderem..
esse comentario da contab, bem ja me tinha rido mto aqui c alguns comentarios, mas este foi demais...
orgulho-m de fazer parte dos quadrosde uma grande empresa,agora tu deve ser p ai uma empresa do teu pai..e n sei mm
pedro
Anonymous Anónimo, at 10:35 da tarde  
Achas mesmo que se trabalhasses aí numa grande empresa podias gastar esse tempo todo a escrever tanta merda junta no horario de trabalho? Só se for daquelas empresas que têm um nome assim para o grandinho de se escrever. Quanto ao sitio onde trabalho ou deixo de trabalhar, é problema meu e nem me interessa levantar a garganta a dizer que trabalho numa das grandes companhias para me armar. Isso é conversa de menino com mtas frustraçoes e problemas mal resolvidos.
Anonymous Anónimo, at 10:02 da manhã  
correia vê-se mm q és um gajo frustrado c a vida..
n digo o nome da empresa, mas so digo que pertenceás aguas e saneamento basico...a maior do pais...n deve ser mto complicado...
pedro
Anonymous Anónimo, at 11:29 da manhã  
Exactamente, como percebeste eu não estava enganado. De grande so tem o nome. E vê la se paras de repetir o que os outros dizem, e de te passares por comentadores diferentes tambem ja agora. Quem falou em frustraçoes fui eu, clama por outras coisas diferentes. Se fores capaz, claro. Este gajo precisa de um valente saneamento mental...
Anonymous Anónimo, at 11:39 da manhã  
Ah é verdade. Parece que as acçoes do Benfica estao outra vez a subir e ja vao acima dos 4.20 esta manhã. Vejam la se o Pedro não estava enganado ao aconselhar o pessoal a vender as acçoes ao Berardo a 3.50 cada uma!! Quem quiser, segundo o Pedro, grande conhecedor destas coisas, amenizar o prejuizo em que irá sempre incorrer por ter comprado acçoes da sad a 5 euros, é melhor vender ao Berado a 3.50 do que vender directamente na bolsa a 4.20!! Por aqui ve-se que és o guru do assunto.
Anonymous Anónimo, at 11:42 da manhã  
epa o teu ultimo comentario é de alguem que n percebe nada..
desculap alguma vez eu disse p vender por 3,5€..
volta atras e vê, eu disse p aqueles que tem acções as venderem e fazerem o melhor negocio..e esperar plos proximos capitulos desta "novela", na qual a proposta inicial do berardo tlv fosse aumentada mas nunca passaria dos 4€..ou leste algo diferente?
mas vamos continuar a ver a evoluçao das acções, elogo qd a bolsa fechar diz-m o valor que ficaram..
queres ja apostar que elas vao ficar abaixo dos 4€?
pedro
Anonymous Anónimo, at 12:03 da tarde  
Nao pa, quem nao percebe nada és tu, isso sou eu que digo portanto, mais uma vez, nao repitas o que os outros dizem.

Vou-te explicar como se tivesses 5 anos, TRASNCREVENDO algo que tu proprio escreveste e contra isso é melhor não dizeres nada senao enterras-te todo:

"n pensava duas vezes, vendia a acçoes, pois sejamos realistas, elas foram compradas a 5e (...) vender umas acçoes por 3,5 ou mais é sp um bom negocio.."

Tal e qual o q escreveste, sem tirar nem pôr.

Quem quiser seguir a tua logica de amenizar o prejuizo, so tem é de vender agora e nao a 3.50. Percebeste ou precisas de um desenho?
Anonymous Anónimo, at 12:28 da tarde  
Eu consigo honestamente compreender ambas as partes nesta historia da venda ou nao a 3.50 Euros. O que eu nao entendo e como e quem defende a venda a 3.50 para "minimizar prejuizo" na mesma teia de raciocinio diz que quem comprou accoes do benfica a 5euros o fez por razoes sentimentais. Ora estas duas teorias nao podem (quanto a mim obviamente) pertencer ao mesmo plano de raciocinio. E mais do que obvio que a unica maneira de nao perder dinheiro com a compra de accoes seria nao as ter comprado aos tais 5 euros na altura da subescricao. Sendo assim o conselho de vender as accoes a 3.50 e uma utopia que nao assenta nesta realidade que apesar de financeira nao perde contornos desportivos...
Marco
Blogger morphine1976, at 5:44 da tarde  

Comentar