Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

domingo, 27 de maio de 2007

Benfica 1985

Ligo a tv e páro no canal RTP Memória. Está a dar a final da Taça de 1985. Incrível como isto tudo me parece ainda hoje tão familiar. Consigo identificar todos os jogadores do Benfica só pela maneira de correr. Não era preciso os nomes nas camisolas.
O mais engraçado é que esta equipa até foi das primeiras com que comecei a embirrar. Jogadores como Nunes, Oliveira, ou José Luís não tinham a minha devoção. Aliás, esta época de 84/85 foi má, este jogo com o Porto no Jamor foi das poucas coisas boas.
Lembro-me bem deste dia. Fui cedo para o Jamor, não havia os aparatos mais próprios de cenários de guerra que se notam hoje à volta de qualquer estádio onde o Benfica jogue. Era tudo mais puro, se tivesse que haver estalada com malta do Porto havia mesmo e ninguém podia evitar. Até era saudável. Eu ia com os companheiros dessa claque mítica chamada Exército Rubro! Ficámos na bancada de sempre, atrás da baliza de Bento na primeira parte, e onde vimos o 3-0 de penalti pelo grande Maniche, o original. Aliás, apesar de temos lá alguns jogadores que não me convenciam, a confiança andava sempre em alta quando do "11" faziam parte Bento, Pietra, Bastos Lopes, Álvaro, Carlos Manuel, Shéu, Diamantino, ou Maniche. Alguns dos melhores jogadores da secular história do Benfica.
Tinham eu 12 anos, portanto estava no auge da febre clubística em que passava todas as horas a pensar no Benfica, e no futebol.
Às vezes dão jogos do Benfica do meio/final da década de 90 e até tenho alguma dificuldade em indentificar à primeira alguns jogadores, mas da época dos anos 80 não falha um!

O mais engraçado é que olho para a equipa do FC Porto e também reconheço todos, até o Mito que entrou com o decorrer do jogo.
Havia grande rivalidade, claro, mas curiosamente 2 anos mais tarde, em 1987, essa rivalidade não evitou que eu tivesse saído à rua de bandeira do Benfica a festejar a vitória azul em Viena, faz hoje 20 anos! Hoje em dia é impensável, mas a verdade é que aconteceu.
Tudo mudou pouco tempo depois quando vi na tv que alguns portistas festejaram uma derrota encarnada numa final europeia. Mas até esse dia o futebol era diferente.

Etiquetas:

posted by J G at 2:02 da tarde

4 Comentários:

Pois para mim, passou a ser impensável festejar qualquer vitória dos "andrades" desde uma célebre quarta feira (em que ano, já não me lembro mas anterior a esse acho) em que o Porto foi jogar à União Soviética com aqueles tipos com quem o SLB jogou na pré época este ano (Shaktior Donetsk?)e o Benfica jogava nesse mesmo dia na Luz com o Liverpool (ainda estivemos a ganhar 1-0, mas caíu um dilúvio e levámos acho que 4). Nesse dia deu-se o milagre da RTP transmitir ambos os jogos; Primeiro o Porto à tarde e à noite o jogo da Luz. O Porto ganhou lá por 1-0, acho que com um golo do Vermelhinho. Eu estava no Porto na altura e só quando acabou o nosso jogo é que houve festa nos Aliados, mas com toda a gente a gritar Liverpool. Para mim, esse foi o fim de algum tipo de proximidade que eu poderia sentir por aqueles tipos...
Anonymous Anónimo, at 3:07 da tarde  
Afinal enganei-me...
Foi em 1984 e o Porto empatou na Rússia 1-1. Quanto ao Benfica, foi aquela eliminatória em que o Bento sofreu o golo em Liverpool e disse que tinham sido os holofotes a encandeá-lo...
Anonymous Anónimo, at 3:25 da tarde  
claro pá. e no jogo seguinte do porto em casa, havia uma faixa num dos topos a dizer 'obrigado liverpool'. ou foi depois da derrota na final da taça das taças desse ano? ou foi 'obrigado juventus'? ou foi na luz? sometimes my mind plays tricks on me :mellow:
Blogger celtic, at 8:22 da tarde  
Também vi o jogo na rtp memória,apesar de me lembrar de alguns jogadores, não me lembro do jogo em si....Ja em 1987 eu queria q o porto perdesse, talvez por ser do Benfica e ser do norte....e depois em 1988 naõ foram alguns a festejar depois do penalty do Veloso, foram mesmo muitos!!!Os gajos ainda tem complexos de inferioridade por serem um clube de bairro....
Blogger José António Torres, at 12:31 da tarde  

Comentar