Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 13 de abril de 2007

A Caminhada Europeia

Isto acaba como começou: empatado a zero contra equipas teóricamente ao alcance.
Já não estou a contar com a pré eliminatória com o Austria que foi naturalmente bem resolvida em Lisboa, apesar de sobressaltos na Áustria.

O primeiro jogo da Liga dos Campões foi bem esclarecedor do que iriamos ter o resto da temporada. Ir a Copenhaga segurar a todo custo um empate a zero, em vez de mostrar ambição em trazer 3 pontos, foi o anunciar de uma mentalidade mesquinha, e pobre. E isto não era assim, já que a equipa vinha de uma brilhante carreira europeia, com uma vitória histórica em Anfield Road.

Com este treinador ficámos a saber que era excelente um ponto na Dinamarca perante um estreante Copenhaga, que acabou naturalmente em último lugar do grupo. Podem dizer que as outras duas equipas perderam lá, mas isso a mim pouco me interessa, pois no 1º jogo os rapazes não tinha o seu melhor jogador, e perderam aquele que estava a ser o melhor em campo a meio da partida. Aos 78' há a imagem que nunca mais esquecerei de ver o Benfica a congelar a bola perto da sua área, enquanto os dinamarqueses espantados esperavam do outro lado do campo. Ridículo!

Depois, a triste derrota em casa com o Manchester, um ano depois de lhes termos ganho por 2-1. A seguir o descalabro em Glasgow, a famosa chapa 3. Estava hipotecada a continuidade na maior prova europeia.
Como não houve milagre em Manchester, apesar de termos estado em vantagem, as vitórias em casa contra Celtic, e Copenhaga apenas serviram para o apuramento para a UEFA. Era mau de mais perder o lugar para os dinamarqueses.

Aí afastou-se o D. Bucareste com duas vitórias, e caímos perante um Espanyol que ganhou a eliminatória em pouco mais de 45'.
Para quem tinha caído aos pés do Barça, campeão europeu, depois de afastar o Liverpool, na altura o detentor do título, esta carreira na Europa soube a pouco.

Etiquetas:

posted by J G at 8:05 da manhã

7 Comentários:

É o retrato da época! Essa mentalidade nem parece de um Benfiquista! (Dizem que o Fernando Santos é Benfiquista) Façamos um Benfica grande, moderno e vencedor, agora do século XXI! Está mais nas nossas mãos caro amigo, do que eventualmente possamos imaginar!

Abraço
Blogger Nuno Costa, at 8:36 da manhã  
Se este senhor lá ficar para o ano será mais do mesmo.
E o pior não será isso.
Será a estagnação completa durante dois anos no clube.
Blogger ""#$, at 10:54 da manhã  
Mas alguem tem duvidas que vai ficar, vão dar a desculpa que foi aos quartos-final da UEFA, que discutiu o campeonato até ao fim e mais sei lá o que...

CF
Anonymous Anónimo, at 1:21 da tarde  
«Não falo em perdas, pois aquilo que tínhamos orçamentado para a época actual já foi superado, por isso deixámos de ganhar mais do que perdemos. Mas, considerando os prémios da UEFA, assim como as receitas de bilheteira e de transmissão televisiva, o Benfica poderia ter tido, caso ultrapassasse esta fase da competição, encaixe adicional de cerca de dois milhões de euros»


Pessoal para que pagar quotas e bilhetes o Benfica já tem dinheiro que sobra, o administrador da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira diz isto, querem o que?

CF
Anonymous Anónimo, at 1:43 da tarde  
João, aqui fica o meu comentário, tal como escrevi no Catenaccio

O Benfica entrou em campo desconfiado de si mesmo, mas arrancou para uma segunda parte de grande nível. Os jogadores trabalharam imenso, procuraram a vitória e só os postes travaram a passagem à fase seguinte. Fica um sabor amargo, mas fizémos tudo o que estava ao nosso alcance para seguir em frente. Só por manifesta infelicidade não lográmos esse objectivo. Este poderia ser o discurso de Fernando Santos, no final da partida.
Infelizmente, tenho uma visão diferente do percurso europeu. Como nota introdutória desta crónica, defendo a minha coerência: não foi pelo fracasso de ontem que julgo que o treinador é um fiasco. Com efeito, já o considerava incompetente desde o início da época e, neste espaço, tinha alertado para as consequências da sua contratação. Em tom de ironia, pergunto o seguinte: será que Fernando Santos também tirou Engenharia na Universidade Independente?

Breve história

Era fim-de-semana, ao final da tarde. A dada altura, recebo uma chamada telefónica de um amigo a informar-me que Fernando Santos ia ser o novo treinador do Benfica. A conferência de imprensa estava por minutos. Liguei a televisão, vi por breves momentos e, no final, disse a quem estava comigo na sala: “Pronto, este ano é para esquecer. Não vamos ganhar nada e vai ser uma época perdida”.
Mais tarde, liguei de volta ao amigo que me tinha contactado e discutimos a escolha. Do outro lado da linha, o meu amigo disse-me que ia comprar cativo e desafiou-me a fazer o mesmo. Logo ali fui peremptório e respondi negativamente, por duas razões: primeiro, porque ia iniciar Mestrado em Setembro e sabia que não iria ter disponibilidade para ir a todos os jogos; segundo, porque a escolha do treinador deixou-me desiludido. Infelizmente, não me enganei nem me sinto arrependido.

A Direcção

Depois de um ex-presidente a contas com a justiça, qualquer magnata dos pneus servia os interesses da Instituição. Não sou ingrato e, como tal, penso que esta Direcção é a melhor de há largos anos: construção do novo estádio, implementação do centro de estágio, maior estabilidade financeira e aposta numa equipa mais competitiva. O título, onze anos depois, foi a cereja em cima do bolo.
Contudo, esta Direcção, personalizada na figura de Luís Filipe Vieira tem de aprender com os erros do passado. Camacho foi o impulsionador da viragem e ainda hoje estamos a recolher os (bons) frutos do seu trabalho. Com Trapattoni criou-se um espírito de grupo fantástico e no mercado de Inverno a contratação deu pelo nome de Nuno Assis. A partir daí, tem-se desbaratado alguns valores e Janeiro tem sido um mar (tempestade?) de equívocos. Depois de contratações falhadas como Moretto, Manduca, Marcel, Marco Ferreira e Laurent Robert, este ano temos o Oscar para o flop do ano: Derlei. A juntar a estes factos, fomos perdendo alguns campeões: Alcides, Ricardo Rocha, Manuel Fernandes, Geovanni, só para citar alguns. Este assunto merecia, concerteza, mais linhas, mas a seu tempo irei aprofundar o tema.

Fernando Santos

As bolas no poste não explicam tudo. Aliás, irrita-me profundamente aqueles que explicam o insucesso com base em circunstâncias de sorte e/ou azar. Explicação demasiado simplista, que os treinadores de top recusam veementemente.
Comecemos por uma situação normalmente debatida: não é costume afirmar-se que um bom treinador é aquele que retira o máximo potencial dos seus jogadores? Mais uma vez, refiro o nome de José Mourinho. Não é verdade que muitos jogadores, agora mais apagados, parece que só jogam bem quando dirigidos pelo Special One? Agora, olhem para Nélson. Acham que aprendeu alguma coisa com o Fernando Santos? Pensam que o jogador evoluiu, as suas capacidades foram melhoradas e as insuficiências corrigidas? Ou entendem porque Ronald Koeman apostava em Alcides, para defesa direito?
E que dizer do tipo de futebol praticado, principalmente nas transições defesa - ataque? Posicionalmente, a equipa desenha um 4x1x3x2, sendo que a saída de bola é efectuada pelos laterais ou por Petit. Porém, quando o pivot defensivo encontra-se pressionado pelo playmaker adversário, o Benfica só tem duas soluções: recuo, ocasional, de Rui Costa, como forma de pegar no jogo; passe directo de Anderson ou David Luiz para os avançados. Por acaso, alguém enumerou a quantidade de passes longos efectuados? Faz todo o sentido questionar o porquê de optar por um sistema baseado no losango, quando o futebol directo é a imagem de marca. Sinceramente, qual a lógica de usar e abusar deste kick and run quando temos um homem na frente mais preocupado com o penteado (Nuno Gomes) e outro que tem, apenas, 1,67m de altura (Miccoli)? Será que o treinador não repara que mais de 75% deste jogo directo está condenado ao fracasso?
Confesso que, desde o início, dificilmente dei o benefício da dúvida a Fernando Santos. A memória só é curta para quem quer. Este foi o Engenheiro do Penta que na época seguinte não foi campeão pelo FC Porto, quando ainda tinha Jardel, Deco, entre outras figuras de proa. Este foi o treinador do Sporting que foi eliminado, na Taça Uefa, pelo fantástico Gençlerbirligi, após derrota em Alvalade por 0-3. Mas, não fica por aqui. Ainda no Sporting, tratou de ser eliminado pelo poderoso Vit. Setúbal, na 5.ª eliminatória da Taça de Portugal e, outra vez, diante dos adeptos leoninos. Depois desta fase, foi recambiado para a Grécia, tornou-se coleccionador de segundos lugares e faz-me imensa confusão verificar como o próprio se julga intocável. Como se o seu curriculum e prestígio não pudesse ser alvo de críticas.

Nota final

Acredito que Fernando Santos também esteja a sofrer, tal como ontem milhares de adeptos e simpatizantes ficaram amargurados com a eliminação aos pés do 9.º classificado da liga espanhola. Todos sabemos que o treinador é um benfiquista assumido, ia ao antigo estádio da luz em criança e nunca escondeu o seu amor pelo clube. Mais do que ninguém, seria o próprio treinador a querer ter sucesso, só que lamentavelmente, não é suficiente. Por isso, peço que tenha consciência das suas limitações e regresse à Grécia.
Nesta altura, poucos acreditam que o Benfica possa chegar ao título. Eu tenho sempre uma leve esperança, mais que não seja pela qualidade de alguns jogadores. Segunda-feira lá estarei, novamente, a apoiá-los do primeiro ao último minuto. Mas, o treinador há muito que me esgotou a paciência...
Anonymous Anónimo, at 2:07 da tarde  
Meus caros
apesar de ainda acreditar num milagre no campeonato (espero que seja esta crença a minha única semelhança com FSantos!!!), o que já aconteceu é suficiente para um balanço negativo desta época, mesmo que ainda se ganhe o campeonato.
E o ponto principal, para mim, é só este: FSantos e a equipa confirmaram os piores prognósticos e as maiores desconfianças do início da época, quando muitos, cheios de boa-vontade, ainda diziam que não nos precipitássemos, que tivéssemos paciência (nós, os que assim que se soube o nome do novo treinador, a rábula do Simão e mais da duzentas contratações anunciadas, do caso Nuno Assis e das exibições de pré-época imediatamente previmos a desgraça).
Aqui chegados, ainda alguém pode ter dúvidas e achar que se anda a jogar o melhor futebol dos últimos não sei quantos anos?! Que jogador evoluiu favoravelmente esta época? Que jogador da formação teve alguma oportunidade séria de se mostrar? Como, e quando, ficou esclarecida a questão dos três guarda-redes (para quem é de memória curta, FSantos apostou sempre no Quim, mesmo na Taça, e manteve a indefinição em relação ao segundo guarda-redes até ter uma birra e querer fazer uma demonstração de força e anti-adepto totalmente despropositada com a afirmação de que o Moretto é que era a escolha porque quem mandava era ele!!!! mas até aí mantinha a alternância entre o Moreira e o Moretto como se isso fosse a coisa mais natural deste mundo...).
Faço já aqui a minha declaração de intereses, como está na moda: Moreira é o meu guarda-redes e ponto final, posso discutir isso noutra altura, se quiserem.
Continuando o balanço da época, o Benfica desbaratou todo o prestígio conseguido na época anterior (é verdade, Lille foi uma vergonha, mas era uma época de conquista, esta tinha que ser uma época de afirmação, o que é muito diferente), andou-se a semear tempestades por metade dos campos deste país, e aí a culpa maior é do Vieira, nem sequer do FSantos, desperdiçou-se completamente o reforço com jogadores revelação da época anterior, como o Miguelito e o Manú (com que espírito é que o Coentrão virá para a Luz? já terá comprado uma mantinha para não arrefecer no banco?), não houve qualquer capacidade de gestão do plantel (as grandes equipas usam só 13 ou 14 jogadores, disse aquela besta de treinador um destes dias, só se forem as equipas que ele treina na playstation...) nem de preparação de esquemas alternativos de jogo para dar a volta às dificuldades, andou-se a gozar com o Mantorras e o Coimbra...
Isto podia continuar, mas não vale a pena.
A única coisa que vale a pena, ainda, é correr com FSantos e começarmos a fazer as coisas a sério, com competência e com hombridade, em vez de parvoíces, guerrilhas, expedientes e chico-espertismos.
Os resultados estão á vista.
Carlos
Anonymous Anónimo, at 7:13 da tarde  
Caro catenacio.
Boa análise.

Mas o problema não é futebolístico como se depreende e bem da sua análise, mas sim religioso.

O senhor Santos gere a equipa - por estranho que isto pareça - com base em critérios religiosos e não de ciência futebolístíca com o resto das ciências acopladas( emocional, psicologia,etc).

Como tal todas as acções dele como técnico baseiam-se em dogmas.

Cujo fundo é religioso e nada tem que ver com futebol.
É por isso que ele só substitui aos 70 minutos.
É um dogma pessoal.

É por isso que fala em sorte ou azar. É um dogma. Deus não estava com a equipa hoje.

É por isso que só escolhe certos jogadores. É um dogma. Se o destino já está traçado e "o futuro a Deus pertence" para quê substituir uns jogadores por outros?
É o destino.

Tudo são dogmas e verdades reveladas mas imutáveis. Faz-se assim e ... se Deus quiser ... teremos sucesso.

O resultado é aquela merda que se vê - uma equipa conformada, conformista em que metade dos jogadores quer atacar, e a outra metade quer defender.

É por isso que um jogador como Nélson que precisa de levar uns valentes banhos de humildade joga da maneira que joga.
E por ai em diante.

É por isso que R.Costa se está a passar com tanta inépcia, e o Mantorras diz o que diz.
E o karagounis e o Micoli dizem que querem sair no fim da época.

Porque é insuportável trabalhar com um cristão fundamentalista que apenas prega todos os dias o conformismo, a falta de ambição , o sofrimento em busca de um novo mundo.

Se sofrerdes ,sereis recompensados.
O problema com Santos é que ninguém é recompensado.

Eu sou só adepto.
Não sou sócio.

Mas começo a ficar mesmo fodido com Santos porque já começo a bater em telefonias a ouvir relatos e ao ver jogos começo a falar sozinho aos berros com aquilo que estou a ver, e isto só me acontece com o senhor santos a treinar.

Se chagar a ter um ataque cardíaco por causa do Sr. Santos é garantido que venho do inferno para chatear o Sr. porque estou mesmo farto das merdas cristãs dele a gerir a equipa.

Mas vocês que são sócios não conseguem promover um boicote ou uma pressão qualquer junto da direcção para correr com o ártir Santos?
Blogger ""#$, at 7:53 da tarde  

Comentar