Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Benfica 0 - 0 Espanyol

Para o Lado, e Para Trás...

O Espanyol eliminou o Benfica da Taça UEFA com toda a justiça. Antes que comecem já a falar das duas bolas ao poste, quero só dizer que a maneira como o Benfica encarou as duas primeiras partes dos dois jogos desta eliminatória foi vergonhosa.
E isto é fruto de uma táctica pensada por alguém que é muito fraco a treinar equipas de futebol. Se em Barcelona a abordagem ao jogo ia resultando numa catástrofe, em Lisboa a nulidade que foram os primeiros 45 minutos deu quase de bandeja a passagem às meias finais aos espanhóis.
Quando se pedia que o Benfica entrasse forte, e com a corda toda, em busca de um golo que virasse a eliminatória, a equipa entrou apática, presa aos movimentos de Rui Costa, sem soluções de ataque, e completamente à mercê da bem organizada defesa catalã.
Ficou a ideia que quem preparou o jogo deixou a mensagem à equipa que não se devia arriscar muito, para na segunda parte chegar ao golo. Isto tendo por base o que eu ouvi o treinador dizer no fim do jogo de Manchester, a mentalidade é sempre a mesma: merdosa!

Ora, dar meia parte de avanço a uma equipa que não sendo uma potência do futebol europeu, é uma equipa bem organizada e competitiva numa Liga superior como a espanhola, é convidar o adversário a brilhar.
Sabendo-se que Rui Costa era o dinamizador de jogo, e que já levava 45' em campo, é óbvio que o Espanyol apertou marcações no segundo tempo, roubando tempo e espaço para o Benfica pensar o jogo.
Afinal Rui não podia jogar jogos completos, e tal, mas esta noite ficou 90' em campo! Muito coerente!
O futebol do Benfica na grande maioria do tempo foi jogado para o lado, e para trás, e muito raramente se conseguia colocar bolas na frente em condições de criar perigo. Das poucas vezes que conseguiu criar perigo não teve a sorte do seu lado, duas bolas no poste, e alguns falhanços inglórios. Mas a falta de sorte não explica nada, porque é para compensar infelicidades que se devem criar muitas mais oportunidades de golo de maneira a concluir uma outra. Criar poucas, e ter azar não é infelicidade, é incompetência.

O Benfica não tem flexibilidade táctica. O sistema de jogo é sempre o mesmo, e por isso é muito fácil, e cada vez o é mais, preparar uma partida contra o Benfica. Não se passa do mal parido losango, e não há alternativas a esta aberração!
Não se joga pelas alas, não se roda os jogadores. São aqueles 13/14 homens, e mais nada. As substituições são completamente idiotas. Alguém que me explique o faz Derlei na ala?! Eu nunca vi o Derlei a fazer cruzamentos no FC Porto, o Derlei não joga na ala.
Alguém que me explique porque razão é que contra o Beira Mar em Aveiro o treinador arriscou a saída de um defesa para entrar um atacante, e esta noite troca avançado por avançado!
Alguém que tenha pena de mim, e me explique como se explica aos putos que substituição foi aquela do Katsouranis!!

O Benfica esta noite foi a imagem da impotência perante uma equipa apenas razoável, e teve uma deslocação a Lisboa muito mais tranquila do que aquilo que os seus adeptos imaginavam.
Chegar a uma eliminatória nos 1/4 de final da UEFA e jogar 10' no 1º jogo a tempo de evitar um resultado escandaloso, e atirar duas bolas ao poste no jogo da segunda volta, é muito pouco para quem queria chegar à final, digo eu.

Etiquetas: ,

posted by J G at 12:29 da manhã

12 Comentários:

Caro joao, nao posso de concordar contigo !Digo mais ate, Foi VERGONHOSO ! ate tenho dado o beneficio da duvida ao fernando santos, mas nao da mais...e muito mau, mau de mais... Ir ao estadio da luz a ver 60e tal minutos de inactividade e ter umtreinador no banco inactivo e desesperante. por momentos pensei que era um pesadelo e neste momento a desejar que a epoca acabe o mais rapido possivel. A liga ja era, segunda feira era para ir a luz, a uefa ja era e o segundo lugar ta por um fio...enfim so nos resta esperar pelo proximo campeonato e rezar para que haja um treinador que perceba de futebol...
Blogger Nuno Gonçalves, at 12:44 da manhã  
Criar poucas, e ter azar não é infelicidade, é incompetência.

Grande frase João...ilustra bem a epoca da rapaziada. Haja coragem para mandar o treinador embora.

Abraço, JA
Anonymous Anónimo, at 2:05 da manhã  
Este post está muito bem conseguido! O Fernando Santos é tão bom que conseguiu 3 eliminações num ano: perdeu na fase de grupos da champions, o escandalo taça chamado varzim e ontem mais uma para o currículo. Mas o problema é que conseguindo estar 15 jogos sem perder para o campeonato e com a ajuda do fraquinho Jesualdo a equipa dá a sensação de estar perto do título e chegar a uns quartos-de-final legitima o presidente, lamentavelmente, a manter o treinador... esperemos que o LFV tenha a inteligencia e a coragem de o mandar embora no final da temporada, porque palpita-me até que vamos acabar em 3ºlugar! Espero sinceramente que na proxima época o Veiga volte para controlar a equipa como ele sabe bem fazer e traga um treinador capaz para se atingirem calmamente os objectivos!

Saudações Benfiquistas!
Blogger Nuno Costa, at 8:34 da manhã  
Não concordo nada com isto. O Benfica foi claramente superior ao Español. Falei com alguns adeptos deles e quem se benzia eram eles que nunca passaram por tamanha aflição esta época. O resultado certo do jogo de ontem era uma vitoria folgada por dois ou três golos de diferença. Mas até um chegava. Quando inventarem um treinador que consiga ele próprio finalizar as oportunidades de golo criadas, concordo em contratá-lo. Até lá, acho que o Fernando Santos é o treinador que nos pôs a jogar à bola como já não me lembrava de ver. Aquilo ontem, entre os 55 e os 80 minutos foi um autêntico massacre e o Español não é uma equipa qualquer. Está nas meias-finais da taça UEFA sem ter perdido um unico jogo.
Blogger Miguel Lopes, at 11:39 da manhã  
Miguel n concordas nada com isto? Tens direito à tua opinião, mas deves ser o único. Estou a ver que ficaste satisfeito com o jogo de ontem, eu saí do estádio de lágrimas nos olhos de tantos nervos, raiva e sentimento de impontência ao ver a que ponto chega o meu clube. E, ao que me parece, espero bem estar enganada, n ficará por aqui...
E aquela besta de treinador diz que é frustrante. Pois, frustrante é ter de continuar a tê-lo como treinador! É vergonhoso! E é, sim senhor, INCOMPETÊNCIA!
Cláudia
Anonymous Anónimo, at 12:16 da tarde  
Não é o treinador que vai finalizar, mas é a ele que compete por os jogadores a jogar o que nao acontece.

Não estamos aqui para brincar e em 180 minutos jogar 20 ou 30.

Não vamos falar em bolas nos postes e sorte do guarda-redes, muito antes de nós tambem enviaram uma bola ao poste com a vedeta do Quim (F.... da P... não se lesiona)a ver a bola passar.

CF
Anonymous Anónimo, at 1:28 da tarde  
Continuamos é a ser um clube de merda. Uns não têm direito a criticar o treinador, mas não faltam gajos aos pontapés a desejar que jogadores do Benfica se lesionem. Façam um favor e copiem o exemplo dos mercenários do início do século. Mudem-se para os lagartos!
Blogger Quetzal Guzman, at 3:16 da tarde  
Claúdia, se queres que te diga, saí muito satisfeito do estádio. Não com o resultado mas com o esforço e empenho de toda a equipa. Foi triste sairmos assim mas aquilo que eu menos quero é voltar a ver o nosso clube entrar pela via errada do passado recente. Leio aqui palavras como Vergonhoso, incompetente e incapaz e não concordo nada. O Benfica está a jogar o melhor futebol desde que me lembro e está a fazer um dos melhores campeonatos dos últimos 20 anos. Para finalizar Claúdia, envergonhado senti-me eu no ano passado em Paris contra o Lille. E o resultado foi o mesmo...
Blogger Miguel Lopes, at 4:30 da tarde  
"O Benfica está a jogar o melhor futebol desde que me lembro e está a fazer um dos melhores campeonatos dos últimos 20 anos."

Sr. Miguel, dá-se conta da enormidade que acaba de dizer? Ou será em que em vez de 20 anos queria dizer 20 meses?
Anonymous Anónimo, at 6:03 da tarde  
Esta foi a época de correr sempre atrás do Prejuízo, 1 inicio vergonhoso de Temporada que viria a limitar o resto da temporada.
1 Treinador com medo de apostar em jogadores (caso paradigmático David Luis).
Mais uma vez as contratações de Janeiro foram muito más, Derlei para que ?
Anonymous Anónimo, at 9:14 da tarde  
Sr. Quetzal, se foi uma directa ou indircta para mim nao sei mas não vai sem resposta.

Eu nao desejo que os jogadores do Benfica se Lesionem, apenas o desejo ao quim porque detesto o gajo e irei continuar a detestar e nem me vou repetir a justificar, para isso chega ler alguns comentarios meus em post anteriores e perceber um pouco da posição de guarda-redes.

Não sei onde o Sr. Miguel anda a ver Futebol mas fica contente com bem pouco.

Posso dizer que nunca pensei hoje estar fora das competiçoes Europeias e quando o jogo acabou fiquei mais de 5 minutos a olhar para o infinito para cair na realidade.

Não vou dizer que sou mais ou menos Benfiquista que outros, sei apenas que sou socio com cativo, e que muito sofre.

FORÇA BENFICA...

CF
Anonymous Anónimo, at 9:24 da tarde  
Basta fazer as contas à média de pontos por jogo que temos actualmente na liga para chegar à conclusão que desde 1992 que o Benfica não tem uma média tão alta. Nem com Koeman nem com Trap nem com Camacho. E a somar a este dado objectivo, acrescento o dado subjectivo de o Benfica ter feito desde Outubro para cá, muitos e muitos bons jogos. Alguns exemplos:
Leiria fora; Sporting fora; Celtic casa; Manchester casa(apesar de perdermos); Praticamente todos os jogos em casa para a liga incluindo o Porto que na segunda parte foi literalmente encostado às cordas(63% posse de bola do Benfica). Enfim, criticar assim é fácil. Mudar de treinador também. Não se esqueçam é que boa parte do início de temporada foi a acertar esta táctica do losango. Acho que seria mais sensato reforçar a equipa com um avançado que fosse titular indiscutível(Tamudo seria uma excelente aquisição) e manter o Fernando Santos mais um ano. É a minha opinião. Sei que vale o que vale mas já agora posso acresentar que já acompanho o nosso querido clube há mais de 20 anos, desde a época de 86/87 quando tinha mais ou menos 15 anos, a primeira vez que fui à Luz.
Blogger Miguel Lopes, at 3:57 da tarde  

Comentar