Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Celtic 3 - 0 Benfica

"Perfeitamente normal"
A frase do poeta Artur Jorge, outra grande encomenda que passou pelo banco encarnado, serve na perfeição para descrever o desfecho da visita do Benfica a Glasgow. Perdeu 3-0, e acho normal, e até previsível. Tinha arriscado este resultado entre alguns amigos durante o dia.
Tudo normal no reinado de Fernando Santos na Luz, claro está! Há uns meses num ambiente parecido, em Anfield, o Benfica arrancou mais um vitória que entrou directamente para a sua gloriosa história. Esta noite em Glasgow, Fernando Santos conduziu a equipa de volta ao desnorte da noite negra de Bruxelas. Foi há mais de 2 anos que fizemos triste figura na europa do futebol, todos pensámos que esses tempos já lá iam, mesmo porque nessa época acabámos campeões, e na UEFA só o vencedor nos eliminou.

Mas a verdade é que os tempos negros estão de volta.
E se o estimado leitor, que me honra com a sua perda de tempo a ler esta prosa, é daqueles que acreditou que os 0-4 de Leiria eram para continuar, pois fique sabendo que este atento observador da vida encarnada nunca deixou de bater na tecla: foi o tal jogo anual em que tudo sai bem. E hoje comprovou-se.
Nem vale a pena estar para aqui a pormenorizar o que correu mal. Já o fiz muitas vezes nas últimas semanas, não faço outra coisa desde Julho.
Voltámos a ver um imaginário losango no meio campo, com Simão na posição de "10" a fazer de Rui Costa, com Petit à frente da defesa, e Katsouranis e Nuno Assis descaídos para as alas. Quantas mais "chapas 3" vamos ter de engolir até o senhor Engenheiro se deixar destas invenções?!
A exibição do Benfica foi vergonhosa. Entrou a medo, reagiu timidamente, sobreviveu 55', e o seu treinador ficou quieto no banco à espera do... 2º golo sem mexer na equipa!!
Quando mexe é para lançar... Nélson e tirar Katsouranis!!
E a minha preferida: Fonseca para o lugar de Nuno Gomes. Não sei o que dizer. Até sei!!! Melhor que tudo isto só mandar Manu para a bancada e deixar no banco Karyaka!

Por favor, acordem-me e digam-me que isto é um pesadelo!!!!!!!!

Celtic 3-0 Benfica
(Miller 55', 66', Pearson 89')
CELTIC: Boruc; Telfer, Caldwell, McManus, Naylor; Lennon, Sno, Nakamura; Maloney, Zurawski e Miller
BENFICA: Quim; Alcides, Luisão, Ricardo Rocha, Léo; Petit, Katsouranis, Nuno Assis, Simão; Nuno Gomes, Miccoli. Estádio Celtic Park, Glasgow

Árbitro: Eric Braamhaar (Holanda). Assistentes: Arie Brink; Wijnand Rutjers

posted by J G at 1:45 da manhã

27 Comentários:

Totalmente verdade. Temos de correr com o engenheiro para as ilhas gregas quanto antes!!!
Blogger NUNO FERREIRA, at 2:50 da manhã  
Alguém me explique como é que um treinador depois de 4 meses, vem para uma conf. de imprensa dizer que os jogadores não compreendem o que fazer em campo? É impressão minha ou ele já devia ter explicado?
Se calhar até explicou, e eu até posso dizer-vos o que ele explicou! Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada. Pelo que vejo nos jogos, é só "meinhos". Preparação física, zero, coisa pouco importatnte no futebol actual. Componente motivacional, zero, aquilo é cada um por si. Treino específico, zero. Não vejo nínguém com frieza e técnica para remates de meia distância ou movimentações na área para 2ªs bolas. Enfim, não quero falar muito mais nisso.
Vão vocês falando em apoio, que eu vou pondo fé num empate em Alvalade e numa derrota frente ao Amadora em casa para ver se conseguimos salvar a Época 2006/7.
Anonymous Anónimo, at 9:20 da manhã  
o gajo ainda têm a lata de falar na Liga dos campeões da época passada.
Blogger JoaoLynch, at 9:48 da manhã  
E o que eu escrevi no post anterior a este comprovou-se: o Alcides não devia ter jogado em vez do Nélson.
Perdemos velocidade nesse sector e isso viu-se no primeiro golo do Celtic.

Que treinador tão otário!
Blogger Pedro Gabriel, at 10:03 da manhã  
Fernando Santos para a rua já!
Muito inventa este senhor. Como é que é possivel levarmos 3 de uma equipa banalissima como o Celtic?
O Alcides a defesa direito? Para dar altura á defesa? Se fosse para isso tirava tb o Leo e punha o Ricardo Rocha na esquerda e o Andersson a central... Ou o Léo é mais alto do que o Nélson? O Simão a nº10? Petit e Katsoranis juntos não dá! As substituições são de fugir... E a direcção continua contente com este circo. O prestigio recuperado o ano passado já se foi. Este engenheiro é uma miséria como treinador. Erickson ou Laudrup para treinar o glorioso.
Anonymous Anónimo, at 10:21 da manhã  
JG acho que ja podes ir aos jogos fora. ;)
Anonymous Anónimo, at 10:34 da manhã  
Caro joão Gonçalves:
Pelo menos ficou provado científicamente que nada tem a ver com as derrotas ou vitorias do benfica o o jõao ir ou não ir à bola.

Quanto ao F.S vai ser assim até ao fim da época, caso lá fique o que infelzimente será o caso.

Quanto a leiria foi uma ilusão que durou 3 dias.

E quanto à comparação com artur Jorge ela é plenamente justificada.
Para este senhor asneiras que ele faz são sempre perfeitamente normais.

Masoque mais irrita é o medo permanente dele.
Está a perder por dois zero e continuou cheio de medo.
Blogger ""#$, at 11:07 da manhã  
Desculpa lá, podes estar com azia e eu tb estou mas essa análise que fazes ao jogo e à táctica é, para mim, totalmente errónea e descabida. Gostava que tivesses atenção ao primeiro e ultimo golo do Celtic. Gostava que falasses um pouco da sorte/azar deste jogo. E gostava que tivesses visto o Simão na esquerda e o Assis no centro assim como Katsouranis ao invés de falares num losango que só existe na tua análise. Curiosamente, a mesma táctica que deu para golear o Leiria. Concordo apenas ctg no facto do Nelson ter entrado para o lugar do grego. Mas concordaria ainda mais se tivesses falado no facto do Alcides ter estado ali a mais, nao se compreendendo pq ficou o Nelson no banco sabendo-se que o Celtic nao tem jogadores altos na frente e que acabou por marcar os golos com bola no chão e com 2 golos do lado direito da nossa defesa (Alcides) e outro em contra-ataque em que o mesmo Alcides não consegue cortar uma bola fácil a meio campo.

Não compares é a derrota em Bruxelas com esta, pq contra o RSCA não jogamos nada de nada e agora, se quiseres ser imparcial e olhar para o técnico do Celtic, até os puseste em sentido até ao descalabro e à sorte dos escoceses. Não te esqueças que dps dessa derrota na Bélgica ainda fomos a Estugarda perder por três outra vez na mesma época e em que voltaste a não jogar rigorosamente nada.

Cumprimentos.
Blogger GR1904, at 11:33 da manhã  
gr1904, primeiro respeito a tua azia e desejo as tuas melhores. Por aqui não há azia nenhuma, já escrevo desde Maio sobre a ERA Fernando Santos, por isso já nem há lugar a azias. Acho tudo normal.
Falar de sorte / azar neste jogo é tão válido para a tua opinião como pode ser para qualquer adepto do Celtic que achou um azar do caraças não ter conseguido marcar nenhum golo naqueles primeiros 10 minutos. E se acontecesse nem estariamos a falar de chapa 3 provavelmente.

Falemos de táctica. Posso estar muito errado, mas a minha análise (vale o que vale) é que muito simples e passo a explicar.
O Benfica apresentou-se ontem com o seguinte esquema:
quarteto defensivo - alcides, luisão, rocha e léo.
losango de meio campo facilmente decifrável - petit à frente da defesa, simão atrás dos dois atacante, nuno assis descaído para esquerda, katsouranis descaído para a direita.
na frente - nuno gomes e micolli

esta é a minha análise, podes não concordar, mas não me passes um atestado de burrice porque o losango está lá, ok?

comparo esta derrota à de Bruxelas, sim, e não me esqueço da passagem por Estugarda.
Blogger J G, at 12:17 da tarde  
João,

Estou de acordo contigo!

Ao contrário do que diz o nosso confrade GR, o Nando voltou à trampa do losango, o Simão só jogou à esquerda depois do 2º golo, quem aparecia descaído sobre a direita (de vez em quando) era o KAT.PQP esta táctica! DASSSSS! Ainda não percebeu que para se jogar assim é preciso jogadores inteligentes? Aonde é q os tem? Precisa de 4 só tem 1!

Muito má preparação do jogo. O Nando convenceu-se que o Celtic ainda joga à escocesa antiga, ou seja, pontapé para a frente e para o ar. WRONG! Joga pelo chão! Daí que não era preciso o Alcides para nada (se jogasse o gajo do nome comprido, ainda vá). Mas, também pela forma que o Nelson joga, venha o diabo e escolha!

O 3º Golo é de antologia! Deve figurar num Manual de Como se Não deve Defender em Futebol. Tudo a olhar, parados, a ver o que os gajos iam fazer e os escoceses espantados com tanta facilidade que lá tiveram que marcar o golo. Sorte? Só se o enrolamento do pontapé enganou o analista. Sorte há no 1º.

O 2º é de uma infantilidade indiscritível. Pela perca da bola e pelo NAssis a olhar para o gajo que estava ao lado dele.

Não temos classe internacional! Agora, como no ano passado! Contudo, o ano passado tivemos um treinador que observou bem os adversários e soube motivar os jogadores. Este ano nem isso. Que venha o 3º lugar porque creio que, mais tarde ou mais cedo, conseguimos, pelo menos, uma final da UEFA.

PS: Ainda não perceberam que os únicos jogadores do SLB que tratam a bola por tu são o RCosta e o KARA? Não jogaram, veio a desgraça ao de cima!
PS': Petit está a mais! Banco.
Anonymous Anónimo, at 12:18 da tarde  
A questão da altura esbarra no 1.71m do extremo-esquerdo Shaun Maloney. Alcides é uma anedota!
Blogger Pedro Neto, at 1:40 da tarde  
“Azar do caraças não ter conseguido marcar nenhum golo naqueles primeiros 10 minutos”?

Foi uma oportunidade de golo que o Quim defendeu durante esses 10 mn e tu falas de azar para eles? Tu não percebeste onde eu quero chegar. O nosso keeper defendeu, portanto tem todo o mérito. Não é comparável à cabeçada do Katsouranis que, isolado, falhou o golo sem que o guarda redes dele tenha esboçado qualquer defesa. Isto sim, é azar, pois a bola entrava. Como tb entrava o livre do Simão que razou o poste com o keeper deles a olhar. Podes juntar tb o remate à trave do Nuno Assim. E podes olhar, sff, para o primeiro e ultimo golo dos celtics pq há mesmo muita sorte à mistura para eles. Ou achas que aquele golo às 3 tabelas não é azar nosso? Ou que o remate enrolado e caprichosamente batido na relva (não era isso que o jogador escocês queria que a bola fizesse) tb não é azar ter sido assim? Podes justificar o resultado à vontade com tácticas, sejam elas de losangos ou não, porque o Benfica não jogou mal. Três golos, para o que se passou, é uma enormidade. E teve algum azar. Mas teve, acima de tudo, uma incapacidade de reacção a situações de desvantagem que tu não falas e que é, em minha opinião, a grande pecha desta equipa de Fernando Santos. Foi agora, foi contra o Man Utd, foi no Bessa...

Eu pergunto: viste alguma oportunidade de golo flagrante do Celtic? Do Benfica vi pelo menos três.
Blogger GR1904, at 2:39 da tarde  
gr1904, o azar e a sorte para mim nunca explicaram sucessivas derrotas por 3-0.
Se queres ficar na sorte e no azar, tens todo o direito e não sou eu que te vou tentar abrir os olhos para outras coisas.
Mas ficas a saber que sempre que visitares este meu humilde espaço nunca esperes prosas a lamentar o azar, ou a agradecer a sorte. Aqui tento ser objectivo.

Foi pena não quereres discutir o "losango", já que me desmentiste com tanta convicção gostava de saber se já percebeste que usámos mesmo o "losango". Isso sim, preocupante.
Blogger J G, at 3:33 da tarde  
Se estiveres com mais atenção ao que escrevi, não justifiquei sucessivas derrotas por três golos devido ao azar ou à sorte. Apenas em relação ao jogo contra o Celtic, dos outros dois que referi, foram três merecidos e bem merecidos, por isso é que discordo da comparação que fizeste.

Eu sou um gajo teimoso, ficas informado. E convicto, isso é verdade, por isso mantenho a opinião que não vi nenhum losango, mas sim um 4x3x3 com o Simão na esquerda e Miccoli a descair para a direita, com o N.Gomes no meio. O N.Assis no centro e à frente de Petit e Katsouranis, achando eu perfeitamente normal, isso sim, que o Assis deambule pelo meio campo como qualquer jogador naquela posição faz. Em Leiria não vi nenhum losango e marcámos quatro, ontem à noite a única alteração foi o Alcides e a tua opinião é que havia losango. Podes ficar com ela, é tua e se achas que tem pernas para ser defendida, força. Mas a partir do momento em que o desenho táctico e disposição dos jogadores mostra um 4x3x3 não sou eu que vou discutir sistemas contigo. Por isso fico-me por aqui, uma vez que não é minha intenção andar a puxar a brasa à minha sardinha quando do outro lado me parece que a análise feita não é, de todo, a melhor e a mais correcta. Principalmente quando não se vai com a cara e tácticas de um treinador.

Cumprimentos.

PS: A sorte e o azar, muitas vezes - demasiadas até - levam uma equipa do inferno ao paraíso.
Blogger GR1904, at 3:59 da tarde  
"não vi nenhum losango, mas sim um 4x3x3 com o Simão na esquerda e Miccoli a descair para a direita, com o N.Gomes no meio. O N.Assis no centro e à frente de Petit e Katsouranis, achando eu perfeitamente normal, isso sim, que o Assis deambule pelo meio campo como qualquer jogador naquela posição faz."

Bom, mas olha que viste mal. Já li por aqui quem me entenda e já vi/ouvi na imprensa desportiva a mesma opinião que a minha.
Não sei porque não havemos de discutir sistemas tácticos.
Se tu não viste o Simão a jogar na posição "10" então não sei o que te diga...
Blogger J G, at 4:19 da tarde  
Não digas nada. Eu certamente não vou prolongar este debate inóquo porque já te disse e volto a repetir que, à parte do sistema táctico, o Benfica não perdeu por causa disso. É a minha opinião e é totalmente divergente da tua. Com a certeza duma coisa: não me vou apoiar no que outros dizem, sejam ou não jornalistas ou outros mais ou menos entendidos na matéria, para sublinhar a minha opinião. Por isso, excusado será dizer que também já li e ouvi opiiniões que o sistema usado foi o 4x3x3. Este foi mesmo o último, boa sorte para o blog.
Blogger GR1904, at 4:29 da tarde  
eu nunca entendi esta mania dos "comentadores" quando entram em discussão nos blogues alheios por discordarem da opinião do autor acabarem a participação com um adeus e boa sorte.
a ideia é ficares por cá, partilhares a tua opinião. gosto quando as pessoas defendem pontos de vista diferentes dos meus, só tenho a aprender.
neste caso eu tenho uma opinião, e tu tens outra. não há drama, não considero isso uma afronta.
Blogger J G, at 5:02 da tarde  
a equipa de beje, sofreu muito no início do jogo, equilibrou o jogo e poderia ter marcado golos.
a partir dos 60 minutos (altura que, mais ou menos, coincide com o golo do celtic) há uma quebra física notoria e um desnorte geral. a partir desta altura não houve liderança (o engenheiro não conseguiu unir as tropas), era cada um por si.
não temos treinador (não consegue motivar os jogadores, não consegue liderar a equipa, não consegue organizar a equipa quando tal é preciso) não temos preparador físico (os jogadores aguentam 60 minutos e estamos em início de época) não temos departamento médico (as várias lesões, e as suas lentas e insufucientes recuperações não me deixam mentir - como é possível um jogador ter alta clínica, jogar 90 minutos, ou menos, e voltar a estar lesionado?)
Anonymous Anónimo, at 6:50 da tarde  
Amigo, um conselho: se achas que o pessoal tem de ficar pelo blog e comentar, não podes ter opinioes preopotentes a roçar "eu é que sei e tenho razão".
Anonymous Anónimo, at 8:27 da tarde  
keria uma revoluçao no meu clube:direcçao,treinador,alguns jogadores e departamento medico-tudo pra rua o BENFICA e um grande clube nao merece tanta incompetencia!!!!
Anonymous Anónimo, at 10:46 da tarde  
vá lá que sou só eu a achar que não houve táctica alguma...
Anonymous Anónimo, at 11:32 da tarde  
Que idade vocês têm, principalmente os últimos participantes?
Anonymous Anónimo, at 12:37 da manhã  
Como é que se pode falar de sorte no primeiro golo sofrido? Um lateral que marca o extremo com o olhar a mais de 2 metros. Um lateral que, quando cai em cima do extremo, vira as costas na altura do cruzamento. Um avançado que recebe uma bola perdida porque, mais uma vez, o defesa está a marcá-lo com os olhos. Dois jogadores de futebol profissionais que colocam o avançado em jogo. Um porque recupera do lance a passo (olha! curiosidade! é o lateral outra vez!), o outro ainda nem percebi, já que no início da jogada estava fora da área. Isto é sorte? Não será antes burrice?
Do terceiro nem vou falar... quando se troca a bola com aquele à vontade, pouco há a dizer.
Blogger Quetzal Guzman, at 2:12 da tarde  
Não é pesadelo não! é a mão do porco da costa a manobrar através dos andrades que lá estão infiltrados.
Anonymous Anónimo, at 4:52 da tarde  
ó quetzal, nao queres ver nao vejas. Por essa lógica daqui a nada estas a começar a justificar um golo sofrido com uma jogada de ataque falhado do Benfica pq o Simao perdeu a bola numa finta do outro lado do campo!!
Anonymous Anónimo, at 8:46 da tarde  
sugestão:

leiam o Freitas Lobo no Público de hoje que ele explica o losango usado.
Blogger J G, at 1:00 da tarde  
Oh anónimo, isso é descoversar. Então uma jogada onde os erros são sucessivos (e repara, todos na zona defensiva) seria comparável a uma perda de bola junto à área adversária? Queres que eu faça o quê? Que embale na tanga da sorte e faça de conta que não se passou nada de anormal ali? Esse é meio caminho andado para não sairmos da cepa torta. Só se evolui mediante o reconhecimento das falhas e a sorte, embora por vezes, seja mesmo determinante, na maior parte dos casos é o refúgio dos fracos.
Blogger Quetzal Guzman, at 1:27 da tarde  

Comentar