Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Notas de Angústia

Que o Benfica é a minha paixão já toda a gente percebeu. O que já não é tão visível é que eu adoro futebol, gosto de ver, de ler sobre, e até ouvir.
Raras vezes na minha vida uma coisa chocou com a outra. Tenho um truque já de há muitos anos que é separar mentalmente o adorar futebol, da paixão do Benfica.
Há primeira vista não faz sentido, mas eu explico.
É que a paixão encarnada torna todos os jogos que envolvem o SLB, directa ou indirectamente, em pedaços de interesse cego. Não interesse se há qualidade futebolística, se há beleza de dentro de campo, isso é tudo secundário. O que verdadeiramente interessa são as vitórias do Benfica, e os espalhanços dos seus mais directos adversários em todas as provas em que esteja envolvido. Isto é claro e não deixa margem para dúvidas.

Como também adoro futebol, tenho os jogos dos outros campeonatos para apreciar, para disfrutar com prazer. Os belos golos, a grande jogada, os movimentos tácticos, a força alemã, a técnica espanhola, a velocidade inglesa, ou o rigor italiano. Isso tudo pertence ao mundo do futebol que gosto de consumir, com prazer, mas sem a paixão de ver o Benfica como parte interessada.

Ora, explicada que está a diferença entre a paixão benfiquista, e a adoração pelo desporto mais popular do mundo, passo a compartilhar a minha angústia.
Graças à miserável maneira como o Benfica está a ser comandado pela técnicos escolhidos para esta época, a revolta está a apoderar-se de mim de maneira perigosa.
Ontem fiquei num estado de fúria que me tirou o sono, hoje custou-me ler o jornal, e passei a evitar olhar para a tv, não vá dar de caras com mais um resumo da vergonha dinamarquesa.
Isto faz com que me afaste de todo o futebol, ou seja ainda nem vi os resumos dos outros jogos de ontem. Mais grave: nem vi os golos de metade da jornada (se alguém souber de um link onde eu posso ver os golos com calma partilhe comigo).
Não me apetece falar de futebol, não estou com vontade de saber que voltamos a jogar já no domingo, não estou com aquele entusiasmo de saber que amanhã já vou ter mais uma barrigada de futebol para ver na Sport Tv.

E tudo se explica com um nome próprio, e um apelido: Fernando Santos
posted by J G at 1:20 da manhã

8 Comentários:

Benfiquista?
Que desilusão!!!
Blogger Jardim da Celeste, at 1:35 da manhã  
Não há nada a fazer...és o maior!
"água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Ou o Santos sai a bem, ou sai a direcção á frente dele.

Abraço, JA
Anonymous Anónimo, at 1:47 da manhã  
Então, gigi?! Qual é a desilusão?!
Blogger J G, at 2:24 da manhã  
Camacho trouxe-nos a garra espanhola , Trapattoni o rigor tactico italiano , Koeman a leveza e objectividade do futebol holandes ... Fernando Santos agarrou em 3 anos de evolução em todos os aspectos e substitui-os pela apatia , pela desorientação , pela tristeza ...
Onde vamos parar ??
Apoio a direcção e espero que já estejam à procura de um substituto ... Entretanto promovam o Chalana a treinador principal ... Pois pior trabalho que o 'Nandinho está a fazer é dificil ... Saudações
Anonymous Anónimo, at 12:25 da tarde  
Acontece-me o mesmo. Não fico ansioso em dia de jogo, arrastome com dificuldade para o café, não tenho entusiamo. Demita-se, vá lá Fernado Santos
Blogger Spinafro, at 4:54 da tarde  
Tudo, mas tudo neste comentário faz sentido.
Blogger ""#$, at 7:44 da tarde  
Ora, João, não percas o amor pela beleza do futebol!
Caga lá nisso da cena clubistica e continua a ir a Alvalade.
Anonymous Anónimo, at 8:59 da tarde  
Vejo aqui um cheirinho de "Domingo Subjectivo".

És um grande benfiquista, João, és dos nossos!
Blogger Pedro Neto, at 11:13 da tarde  

Comentar