Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Cansado do Fair Play

Ouvi hoje no telejornal o jogador do Sporting, Miguel Garcia, afirmar que gostava de ter a companhia do Benfica na Liga dos Campeões. Ele, como português, desejava o mesmo que todos os portugueses, mais uma equipa lusa na principal competição europeia.
Não gostei do que ouvi.
Se um jogador do Benfica disser numa conferência de imprensa que deseja a vitória de um rival seja em que jogo for, e que não seja por interesse ao seu clube, eu não vou ficar nada contente.
Nós adeptos desejamos sempre a derrota dos nossos rivais. Já sei que hoje em dia existem os cavalheiros que ainda conseguem "torcer" pelo rival num jogo europeu, mas isso são excepções, não é regra.
Hoje em dia o futebol vai perdendo encanto, e em alguma parte porque se força o apelo ao chamado fair play. É um exagero!
Começa a ser difícil explicar aos mais novos porque razão dois jogadores se beijam na troca de garlhadetes antes de começar o jogo, ou simplesmente no acto da substituição. É preciso trocar beijinhos?! E depois há um jogador que cai e logo vem a paranóia dos comentadores a exigirem a bola fora de campo, mesmo que se esteja a ver que o homem no chão não sofre de nada a não ser de teatralidade aguda. E as palmadinhas, e os abraços... Caramba! Futebol também é duro, também vive de rivalidades. Parece que começa a ser pecado ser duro dentro de campo, assumir as rivalidades dos seus adeptos. Eu sou dos que fica agradecido a Zidane por aquele belo momento na final. Estava a ver que o Mundial acabava sem um bonito momento de raiva para a história.
Qualquer dia é só flores e beijinhos dentro de campo.
Eu quero que o Miguel Garcia não diga que quer o Benfica na Liga dos Campeões, não faz sentido. Aliás, eu se fosse lagarto começava a desconfiar de um gajo que falha um penalti contra o Benfica e põe fora da Taça o seu clube, e que ainda afirma querer o Benfica na Liga dos Campeões...
posted by J G at 10:28 da tarde

4 Comentários:

Mais um post muito bom!
Só eu sei o que tenho de aturar de colegas e amigos por torcer SEMPRE pela derrota dos meus rivais nas competições em que entram sejam elas quais forem!
Blogger Pedro Soares Lourenço, at 9:55 da manhã  
Não concordo com este ponto de vista.
É obvio que se deve mostrar "raça" dentro do campo mas é possivél fazer isso sem violência intencional.
Sou benfiquista e sim, torço muito por qualquer equipa portuguesa que esteja numa competição europeia.
Também não gosto quando se usa a expressão clubes "rivais" ou adeptos "rivais", já pressupõe a noção de conflito.
Gosto muito de ver fair play num terreno de jogo, contribui para que o futebol seja realmente visto como um desporto e não como uma guerra onde quem derruba mais adversários sai vitorioso.
Anonymous Anónimo, at 10:44 da manhã  
Não concordo inteiramente com este ponto-de-vista. Dou por mim a torcer e a vibrar quando Académica, Beira Mar, Aves, P. Ferreira, Leiria, FC Porto, Sporting, Marítimo, Nacional, Amadora, Naval, Gil Vicente, Braga, Boavista e Setúbal conseguem sucesso na Europa. Esqueci-me de alguém? :)
Blogger paulo rico, at 10:57 da manhã  
além do mais o Miguel Garcia esquece-se que se o benfica for à liga dos milhões, o patrão dele (o sporting) perde dinheiro.
Blogger pedro, at 1:09 da tarde  

Comentar