Encarnado e Branco

TVGolo.com - Novos Golos

segunda-feira, 22 de maio de 2006

A Ditadura da Sportv Tv

A notícia parece brincadeira mas não é. A Sport Tv não quer os jogos do Mundial a serem transmitidos em lugares públicos como cafés e restaurantes. Ou seja, os proprietários que pagam a mensalidade, nada barata, ao canal de desporto, e que já investiram na compra de televisões de grandes dimensões, vão ter que pensar em ter as suas tvs sintonizadas em novelas à hora dos jogos do campeonato do mundo!

Isto só não dá para rir por ser demasiadamente grave. Mais um sinal de ganância desmedida em busca dos euros perdidos. Durante a época toda, restaurantes e cafés encheram-se à hora dos jogos de Benfica, Porto ou Sporting, e não me lembro de alguém ter posto em causa a legalidade disso.
Agora, a 20 dias do arranque do Mundial a Sport Tv quer o pessoal longe de lugares públicos!

Eu proponho mais: obriguem os lojistas de electrodomésticos a desligarem os televisores expostos nas montras à hora dos jogos, não vá um grupinho de malandros abancar em frente a uma montra dentro de um centro comercial, ou mesmo num qualquer passeio público.
Melhor ainda, enviem fiscais a casa de todos os assinantes da Sport Tv, e eles que se certifiquem no seio das famílias afinal quem é que paga a assinatura. Assim, obriguem o pagante a ver os jogos sozinho, enquanto os restantes membros da família ficam noutra divisão qualquer sem acesso às valiosas imagens.

Deve ter corrido mal a troca das box's clássicas pelas digitais, está visto.
posted by J G at 9:10 da manhã

9 Comentários:

Isso não terá sido alguma imposição da maFIFA ?
Blogger JoaoLynch, at 12:17 da manhã  
Perante esta notícia...

http://www.maismundial2006.iol.pt/noticia.php?id=685442&div_id=2714
Blogger Pedro Gabriel, at 1:05 da manhã  
Aqui está parte dela:

"Segundo explicou Nuno Ferreira, director do canal, ao «Correio da Manhã», tudo se deve a uma indicação superior: «Os direitos de transmissão que a Sport TV adquiriu não incluem o chamado ¿public viewing¿ e, a FIFA, através da empresa Infront Sport & Media, avisou-nos que não autoriza a transmissão do evento em praça pública»."
Blogger Pedro Gabriel, at 1:05 da manhã  
Vou acanpar na Reinaldo Ventura, isto é, se o Engenheiro deixar.
Anonymous Anónimo, at 11:00 da manhã  
Reinaldo dos Santos!!!

esclarecimento no DN de hoje:

"Os bares e restaurantes são clientes da Sport TV, como tal, podem exibir os jogos" do Campeonato Mundial de Futebol, garantiu ao DN Nuno Ferreira, director do canal do cabo. "Era como se a Sport TV cortasse o sinal em casa de um cliente que tivesse um grupo de amigos a assistir ao jogo", explicou.

A polémica estalou aquando da proibição de exibição em espaços e eventos públicos criados para o efeito, uma vez que a empresa que negociou pela FIFA os direitos de transmissão televisiva, a Infront Sport & Media, não colocou à venda public viewing (visionamento público).

Segundo o responsável pela estação desportiva, esta foi uma estratégia "para evitar abusos do passado". O Mundial tem os seus patrocinadores oficiais. No entanto, outras marcas associam-se frequentemente de forma indevida e criam acontecimentos paralelos retirando deles os mesmos ou maiores benefícios. Assim sendo, a Infront colocou no seu site a possibilidade de as mais diversas instituições (marcas ou associações) poderem formular um pedido de autorização para visualização pública. Depois de analisados os dados, seria dada a permissão ou indicado o valor a pagar pelos direitos dessa exibição.

O DN soube que o ICEP, o instituto que gere a marca de Portugal, já garantiu junto destas entidades a autorização para exibir os jogos da selecção na Alemanha, para as comunidades emigrantes.

No decorrer do Euro 2004 houve a possibilidade de assistir aos jogos em espaços públicos porque a própria organização do evento se responsabilizou.

Se alguma entidade promover uma emissão pública, a Sport TV escusa-se a qualquer responsabilidade, afirmando que esse será "um acto ilícito", e reitera a sua confiança no "bom senso".

Bares e restaurantes podem exibir jogos do Mundial
Monstrinhos 'hard rock' vencem na Eurovisão
Uma vitória sem surpresa
A minha pátria é um anúncio
Blogger J G, at 11:45 da manhã  
Ai essa precipitação JG. Se tivesses lido, ontem, o CM, já saberias que os cafés e restaurantes não estavam proibidos de transmitir o Mundial. O problema é que a ARESC interpretou mal a questão e informou o 'Expresso', que publicou uma pequena nota na última página do jornal, transmitindo informação errada. A única coisa que está proibida, são eventos tipo Fun Park, porque os direitos de visualização pública são negociados á parte (no site da Infront, era possívele requerer esses direitos até 12 de Maio... foi o que o ICEP fez). No Euro 2004, a questão não se pôs porque as imagens pertenciam à sociedade organizadora, tal como o evento Fun park, onde a UEFA também estava inserida com 52% do capital. ou seja, tratou-se de utilização própria de algo que já lhes pertencia.
Blogger Quetzal Guzman, at 1:07 da tarde  
Pronto. Menos mal :)
Blogger J G, at 4:41 da tarde  
E o maravilhoso satelite ? ;)
Anonymous Anónimo, at 8:42 da tarde  
felizmente tenho Sporttv a 3/4 anoss
Anonymous Anónimo, at 11:36 da tarde  

Comentar